quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coração de Tinta, de Cornelia Funke



Título: Coração de Tinta
Título Original: Tintenherz
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Publicação: 2003
Nº de Páginas: 455
Série: Mundo de Tinta
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Meggie é uma menina de apenas 12 anos, mas já é apaixonada por livros como se fosse gente grande. E já leu muitos mais livros do que uma pessoa normal lê em toda a sua vida. Esse amor todo ela herdou do pai - Mo! Ela e o pai vivem sozinho desde que ela era bem pequena. A mãe foi embora em alguma aventura e nunca mais voltou, ao menos é essa história que ouve do pai sempre que consegue tirar dele mais do que um muxoxo sobre o assunto.
Nunca ficavam muito tempo em um lugar... Ela não sabia muito bem o porquê. As viagens ela entendia - afinal de contas o pai precisava ir atrás dos livros. E ela sempre ia junto! Mo era especialista em consertar livros - deixá-los melhores do que novos. E essa profissão sempre exigia que eles estivessem em constante viagem. Mesmo assim daquela vez havia alguma coisa diferente.
Para começar Dedo Empoeirado. Além do nome totalmente diferente, ele também tinha uma maneira muito peculiar de chegar na casa das pessoas. Meggie o vira na noite anterior - pela janela, parado na chuva. Somente quando ela avisou o pai, é que ele entrou na casa. E pela primeira vez, Mo exigiu que ela fosse se deitar.
Entretanto, a curiosidade era muito grande e Meggie não pôde resistir - ela espiou atrás da porta. E escutou toda a conversa sobre Capricórnio. Ela não fazia ideia de quem era Capricórnio, mas sabia que não era boa coisa.
A surpresa, portanto, quando o pai mandou que ela arrumasse a mala para viajar na manhã seguinte nem foi tão grande. Eles iriam para a casa de uma tia de sua mãe, Elinor, que possuia uma grande biblioteca cujos exemplares precisavam de um restaurador. Encontrar Dedo Empoeirado na saída, foi apenas mais um presságio de que aquela viagem era incomum e que o pai escondia alguma coisa.
Meggie estava prestes a embarcar na maior viagem de sua vida.

O que eu achei do livro:
I-N-C-R-Í-V-E-L!!! Não há outra maneira de descrever esse livro. Você está com medo de gastar um absurdo de dinheiro (porque essa série é bem cara) para comprar essa série? Querido (ou querida), arrume um cupom de 80%, divida em 55 vezes sem juros e seja feliz!!! Vale cada centavo!
Se o livro já é bom para pessoas normais, para aficcionados por livros é ainda melhor! Como não se apaixonar por um livro que fala sobre livros - sobre a paixão pela leitura e a maravilha que é embarcar em uma viagem literária? É realmente impossível.
Meggie é simplesmente uma personagem maravilhosa - curiosa, decidida, corajosa e amorosa! Por mais que Mo dê um pouco de raiva por ser um tanto tapado e bonzinho demais, Meggie compensa tudo. E Elinor? Ela é tão humana e ao mesmo tempo tão maluca!
E não fossem os personagens maravilhosos, o livro ainda é eletrizante! A cada página nos surpreendemos com o que a história nos guarda! Cornelia Funke tem uma escrita deliciosa e fluidia! Cada detalhe é super bem descrito pela autora (não chega a ser uma descrição enfadonha, embora tenha bastante descrição)! Dá quase para sentir o vento batendo no rosto e escutar o farfalhar das folhas caindo ao chão ao ler as palavras de Funke no papel! Ela é fantástica!
O livro é do jeito que eu mais gosto! Ele tem um final muito bom e que poderia ser o final da história mesmo, ao invés do final do primeiro volume da série. Admito que eu já sabia que a leitura seria magnífica, todavia nem mesmo eu conseguia lembrar que a leitura tinha sido tão espetacular, afinal de contas já havia mais de dois anos que eu o havia lido. O segundo e o terceiro volumes ainda não inéditos para mim e mal posso esperar para poder lê-los! Apesar do primeiro livro terminar, garanto que existem algumas pontas soltas capazes de gerar uma grande curiosidade e uma vontade gigantesca de continuar logo a leitura. Ainda me pergunto como eu consegui parar para escrever essa resenha.
E, para finalizar, peço duas desculpas. A primeira pela resenha que ficou gigantesca e nem conseguiu chegar aos pés do livro - ele é tão magnífico que fica realmente difícil conseguir passar tudo o que senti através de minhas palavras - e a segunda pela quantidade absurda de citações que eu vou colocar aqui para vocês, juro que tentei  colocar o mínimo possível (esse foi o mínimo possível).
Espero realmente que vocês tenham a oportunidade de comprar, alugar, emprestar, roubar, enfim, ler essa história magnífica!

"Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente."
Esse pequeno poema é uma inscrição que fica na porta da oficina de Mo. Eu adorei! Tento sempre digerir todos os livros que leio!

"Você não vai acreditar, mas num dos últimos livros que comprei, uma magnífica primeira edição do século XIX, eu encontrei uma fatia seca de salame como marcador de leitura!"
Elinor é uma aficcionada por livros e todas as passagens com ela são super divertidas! E essa não é diferente, afinal de contas, o que pode ser mais inusitado do que uma fatia seca de salame como marcador de páginas? Esse eu garanto que não quero na minha coleção...

"Sinto muito, Língua Encantada, não acredito em ninguém por princípio, você já deveria saber. Somos todos mentirosos quando nos convém."
Capricórnio é, certamente, um personagem repugnante... mas não burro... nem um pouco.

"A luz do quarto de Mo estava acesa. Era comum ele ficar lendo até altas horas da noite. Meggie herdara do pai a paixão pelos livros. Quando ela tinha um som ruim e ia se refugiar junto dele, não havia nada melhor para fazê-la adormecer do que a respiração calma de Mo ao seu lado virando as páginas de um livro. Nada espantava mais rápido os sonhos ruins do que o barulho das folhas impressas."
Ler é uma delícia! E ficar lendo até tarde, para os amantes de uma boa leitura, muitas vezes é muito mais do que uma escolha - é falta de escolha. Não há como fechar o livro e deixar de lado os personagens queridos e os enigmas insolucionados. E não sei muito quanto ao barulho, que confesso ter deixado de lado por todos esses anos, mas o cheiro de folhas impressas realmente é incrível!

"Meggie possuía muitos livros prediletos. E, a cada nova viagem para um lugar diferente, um novo se juntava aos antigos. 'Quando você leva um livro numa viagem', dissera Mo quando ela pôs o primeiro no baú, 'acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas."
Certamente isso é completamente verdadeiro! Não haverá uma só vez em que reler O Amuleto em que não me lembra da sensação de leitura na praia - do cheiro, do vento, do barulho das ondas... Só de lembrar já começo a sentir!

"Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas nas estantes, como na casa das outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda-roupa, pilhas pequenas, pilhas altas, livros grossos e finos, velhos e novos... livros."
Eu não sou assim... tenho que admitir que sou uma chata com meus livros... não só não os empresto, como ainda por cima os mimo. Estão super bem guardados na minha estante (embora admita que alguns estão no guarda-roupas... não tem espaço para tudo na estante). Eu sonho em ler todos os meus livros um dia! E até lá também desejo que eles sejam no mínimo mais de mil!

"Os menores são sempre os mais doces - ele disse, e o pôs na boca. - Sua mãe adorava morangos. Ela nunca cansava de comê-los, e ficava brava quando chovia muito na primavera e eles mofavam nos canteiros."
E, por último, morangos!! O que tem a ver com a história em si? Não muito... mas morangos são realmente uma delícia e os menores são sempre os mais doces!

Esse não é um livro pequeno, mas é um dos mais doces que tive a oportunidade de ler nesses últimos tempos!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 


27 comentários:

  1. Acho que de todas as fantasias que já li, essa é mais linda. É realmente incrivel a forma como a autora delineou cada personagem, a estrutura do enredo, o desenvolvimento...
    Lindo, lindo... e as citações é para deixar qualquer amante de livros encantados!

    Nanie, adorei a resenha!!! =)

    Super bju.

    ResponderExcluir
  2. Amoo esse livro também!!
    Elinor realmente é muito engraçada!!
    Parabéns pela resenha!! ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro Coração de Tintaaaa! Tenho a trilogia,mas só li o primeiro.Preciso ler "meus" livros e dar um tempo nos lançamentos. Saudades dos livros que comprei porque realmente queria lê-los.
    Parabéns pela resenha
    Sua empolgaçao é contagiante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amoooooooo essa trilogia estou com o ultimo aki para ler mas naum tive tempo!!! Adoroooo!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Menina, que empolgação! rs

    Esse livro está na minha lista de desejados há séculos. Adorei matar um pouco dessa vontade lendo sua resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. ei Nanie, estou doida para ler esse livro e amei a resenha viu?
    aff, vou ter que comprá-lo urgentemente e espero gostar muito também. ^^)
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ah!Eu quero muito esse livro.Agora!Amei a resenha e as citações.Assim que der vou comprar,mesmo sendo caro.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ai, pára de fazer esse tipo de resenha que faz eu já ter vontade de ler esse livro e passar ela na frente de todos os outros!! T___T
    Todos os trecho que você colocou são muito legais. XD
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  10. Vejo muita gente falando super bem, mas ainda não procurei saber nem o preço, e como vc diz que é bem caro...

    Não assisti nem o Filme...

    ResponderExcluir
  11. Nanie, eu li esse livro a tanto tempo atras... hahahahahahaah Mas fico impressionada com a sua animacao de ler de novo! Eu so leio de novo Harry Potter, mais NADA! =)
    Adorei sua resenha!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Que legal! DEsde quando eu vi o trailler do filme fiquei louco para lê-lo, e pela sua resenha parece ser muito bom mesmo! Espero poder ganhá-lo! Abraços Nanie!

    ResponderExcluir
  13. Sou doida p/ ler esse livro! *_*
    Acho a idéia linda e só leia resenhas positiva!
    Eu quero!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Nossa Nanie,

    E só de pensar que tenho este livro desde o início do ano passado e ainda não li. Oh céus!! Adorei os trechos q vc citou.

    bjo

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, já esta na minha lista deste ano. Ela só aumenta kkkkk
    Bjkasssssssss

    ResponderExcluir
  16. Minha irmã ganhou de presente da minha mãe(me causando inveja, pq eu queria o livro tbm^^) e me emprestou pra ler, e eu amei! Dei de presente pra ela os outros dois, mas, CLARO, com a ideia de que eu vou ler também ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Você realmente gostou desse livro heim!

    Mas é tão bom quando lemos algo e torna-se perfeito aos nossos olhos ne?!
    Nada melhor para começar 2011.

    Eu sinceramente, sou um pouco seletiva com generos literarios. Nem todos caem no meu gosto ou me chamam atençao.
    Esse nao me chamou atençao, mas a sua empolgaçao despertou em mim uma sincera curiosidade de saber mais sobre a historia dele.

    Se um dia eu tiver a oportunidade de le, te conto o que achei.

    Beijinhos,

    Lilia Reis

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Surtei agora com a sua fresenha, preciso desse livro urgente!! Carooo demais, mas deve mesmo vale a pena!!
    Se eu gostei do filme imagina do livro!!!
    beijocas
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela resenha, amei!
    Sou super fã dessa série, amo os personagens também, trago esses livros no coração e compartilho seu entusiasmo!
    Prazer te conhecer e a esse blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Nanie!!! adorei a resenha! fiquei morrendo de vontade de ler ele agora!! adorei a capa! eu já assisti o filme que foi feito baseado no livro!! e amei fala de tudo isso o que vc falou e um pouco mais eu fiquei encantada para ler a série e agora fiquei ainda amais!! eu sei ele é cara mais faz um tempo que venho juntando um dinheiro ( a meu porquinho kkk) para comprar uns livros que eu quero bastante vou fazer uma feira hahaha beijcas =**

    Simm o novo visual do blog ficou bonito!! eu gostada do outro e esse ficou fofo *-*

    ResponderExcluir
  22. Ai Nanie! Sua resenha, principalmente as citações, me fez querer ainda mais ler o livro. Vou ter que "rebolar", mas tá deciddo que vou ler essa série esse ano...hehehe...
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  23. Tbm to louca pra ler esse livro desde que vi o filme e li que a autora cita vários outros livros na história! :)

    ResponderExcluir
  24. Uau, quanta empolgação!

    Bom, eu gostei bastante do livro, mas não fiquei tão fascinada assim. Vamos ver se me empolgo mais quando ler o próximo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é uma pequena jóia!
    Tudo nele é encantador!
    Também achei Elinou divertida e adorei a complexidade de Dedo Empoeirado.

    Estou ansiosa para ler os próximos da série.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Até hoje eu não entendo o que houve comigo quando li esse livro...achei a história um tanto quanto parada, não sei se isso se deve a eu ter visto o filme antes ou não...não sei. Mas pela resenha deu vontade de tentar ler de novo...ele é um dos três livros que estão na minha estante de "Abandonei" do skoob.
    Acabou que acabei trocando ele por um da saga Millenium...que é uma das minhas maiores paixões, então de um jeito ou de outro esse livro me trouxe uma felicidade...espero comprar o box (tem?) com os 3 livros mais pra frente e tentar ler eles de novo.
    Ah, sobre sua resenha, é esse o comentário principal, não? Eu gostei dela, como falei me deu vontade de tentar terminar o livro...rs
    Eu vi a parte da sua estante...fiquei curioso, quantos livros tens? Eu to ralando pra chegar aos 100 (espero que seja esse ano)...e você vai e fala de mil....que inveja de ti. rs

    ResponderExcluir
  27. Thiago, o livro é bem descritivo e um tanto parado mesmo... melhora muito no segundo e no terceiro - que já são mais focados na aventura (por esse motivo eles são os preferidos de muita gente, enquanto o meu favorito ainda é o primeiro).
    Talvez seja mais bacana você tentar ler o segundo e ver se gosta =D Daí depois você volta para o primeiro (só confirma com alguém que já viu o filme se dá mesmo para fazer isso).
    Acho que não tem box não... eu não tenho porque fui comprando os livros de acordo com que eles foram sendo lançados *-* Sou totalmente viciada nessa série \o/
    Como assim comentário principal? Se todo mundo gosta do livro ou se esse é o único comentário na resenha? Bom, vou responder às duas coisas (e me perdoe se o que você perguntou foi algo completamente diferente disso ><): a maioria das pessoas gosta mesmo desse livro, porque é uma história muito diferente e divertida e Cornelia Funke conta de maneira magistral essa aventura. Quanto ao comentário em si, a resenha tem outros comentários, mas por causa de um problema no disqus, alguns comentários antigos em algumas resenhas (não em todas) não estão aparecendo.
    Quanto à minha estante, eu ainda não tenho mil livros >< hahahah Tenho mais da metade desse número, mas ainda estou bem longe de alcançá-lo =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥