segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sangue de Tinta, de Cornelia Funke



Título: Sangue de Tinta
Título Original: Tintenblut
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2005
Nº de Páginas: 559
Série: Mundo de Tinta - Vol. 2
Outros livros da série:
     Coração de Tinta
Comprar Online: Saraiva / Submarino


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série Mundo de Tinta. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Eles finalmente estavam livres de Capricórnio. E Resa estava de volta. Depois de tudo o que havia acontecido, eles passaram um ano maravilhos, Meggie, Mo, Resa e até mesmo Darius morando com Elinor! Os seres do Mundo de Tinta haviam desaparecidos, pelo jeito nem mesmo as palavras de Fenoglio eram capazes de trazê-los de volta da morte.
Mas para Dedo Empoeirado as coisas não iam nada bem. Ele não estava feliz. Dez anos longe de casa não era pouco, ainda mais para quem não gostava do lugar onde estava. Ele procurou sagazmente por um leitor - alguém que pudesse lê-lo de volta para a história de onde vinha. Levá-lo para casa. E finalmente encontrou - Orfeu. Mas Orfeu levou apenas Dedo Empoeirado, ele tencionava entregar Farid para Basta. O pesadelo ainda não tinha acabado.
Farid foi atrás de Mo para avisá-lo do perigo. Ele também tinha saudades de Meggie e a certeza de que, com as palavras de Orfeu, ela poderia levá-lo até o Mundo de Tinta, para que ele pudesse alertar Dedo Empoeirado contra Basta.
Meggie iria ajudar Farid, claro que iria. Mas ela também queria ir junto - queria conhecer todas as maravilhas que ouvia sua mãe contando. Sempre falando sobre aquele mundo que já havia sido a sua casa.
"'Eu sou capaz!' Este foi o primeiro pensamento de Meggie quando sentiu que as palavras realmente a tinham deixado passar, que ela não estava mais na casa de Elinor, mas num outro lugar, totalmente diferente. 'Eu sou capaz. De ler a mim mesma para dentro de um livro, a mim mesma.' Sim, ela realmente se enfiara por entre as palavras, como já fizera tantas vezes em pensamento."
Quando chegou no Mundo de Tinta, Meggie foi surpreendida pela beleza e magnitude do lugar. Mas logo se arrependeu por ter deixado seus pais para trás e foi atrás de Fenoglio, o autor do livro Coração de Tinta, que poderia levá-la de volta para Mo. Entretanto, antes disso, Fenoglio precisava da ajuda de Meggie.
"Mas que pandemônio! Aquela história tinha claramente personagens demais. Como poderia prever tudo o que se passava na cabeça deles?"
O mundo que ele havia criado não o obedecia mais... as coisas não estavam nada bem, não iam como Fenoglio desejava. Entretanto, ele acreditava que, com a ajuda de Meggie, ele poderia fazer com que o Mundo de Tinta voltasse ao caminho certo.
"Agora vamos retomar as rédeas desta história! Com as minhas palavras e a sua voz..."

O que eu achei do livro:
Esse livro é tão maravilhoso quanto o primeiro! Ok, talvez um tantinho menos, já que o primeiro livro é uma obra de arte! Mas também é uma história excelente! Agora, o invés de personagens do livro que vieram parar no nosso mundo, temos pessoas do nosso mundo que viraram personagens dentro livro - incrível!
"- Você está falando de magia! - ela sussurrou.
- Não. Estou falando de leitura."
Cornelia Funke escreve magistralmente bem e nos leva a mergulhar no Mundo de Tinta, nome dado ao mundo onde se passa a história do livro Coração de Tinta! Vivemos muitas aventuras que vários personagens! É uma delícia!
"Mas Meggie ainda estava sentada e olhava para as palavras escritas em seu colo. Parecia que elas respiravam. Carne de papel, sangue de tinta..."
É uma continuação direta do primeiro livro, embora possa-se ler o primeiro sem continuar depois com o segundo e o terceiro. Mas, garanto, não dá para ler o segundo e não ler o terceiro. Mal posso esperar para começar logo a leitura de Morte de Tinta!
Além de ter me encantado com a história, eu também me encantei com os personagens! Acho que eu queria ser a Meggie - ela é uma menina tão corajosa! E vai atrás de tudo o que quer! E como não querer conhecer alguém como o Mo? Eu queria ser casada com um Mo... meu marido é ótimo, mas ele não sabe encadernar livros como o Mo!
A série Mundo de Tinta é simplesmente maravilhosa e, embora sua leitura seja mais lenta do que a de tantos outros livros, é indicada para todas as idades!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥