E aí, quem está afim de conhecer algumas curiosidades sobre os autores de língua portuguesa?
- Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, os personagens principais, mantendo-os em seua mesa de trabalho enquanto escrevia.
- Carlos Drummond de Andrade, aos 17 anos, foi expulso do Colégio Anchieta (em Nova Friburgo - RJ) depois de um desentendimento com o prefessor de português.
- Carlos Drummond de Andrade imitava com perfeição a assinatura dos outros e falsificou, sem ninguém notar, a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho.
- Carlos Drummond de Andrade tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua."
- Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta português Fernando Pessoa, em uma viagem a Portugal, no café A Brasileira (em Lisboa). Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação: Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.
- Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi o engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo - SP. A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.
- Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia sequer ligar uma televisão. Todas as suas obras foram escritas a bico-de-pena, incluindo seu mais extenso livro "Ordem e Progresso", de 703 páginas.
- Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos da retórica.
- Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue.", conta Agnes, a filha mais nova.
Fonte:
Amigos do Livro
Puxa vida! Que interessante, eu não sabia nada disso...
ResponderExcluirRacky, são engraçados, né?! E na próxima quarta-feira tem mais!!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAdorei as curiosidades. A maioria eu já sabia, mas a de Cecília e Fernando Pessoa é demais! Eu ri muito ao lê-la, rs.
Abraços e sucesso!
Adorei todas as curiosidades!!
ResponderExcluirQuarta tem amis?! \o/
Nossa... é de fato curioso!
ResponderExcluirAff! A Cecilia ia encontrar o Ferdando Pessoa, e ele não foi por causa do horoscopo... kkkk Mas ganhou um livro autografado!
bjusss
Ah! Eu já vi um manuscrito original de Gilberto Freyre em mãos! *.*
ResponderExcluirFoi emocionante!!!
Que legal esse post!
ResponderExcluirAchei muito massa saber dessas curiosidades ^^
bem legal Nanie, não sabia da maioria das coisas. ^^
ResponderExcluirbeijos.
Vc sempre acha coisas interessantes pra postar né nanie?
ResponderExcluirAdorei essas curiosidades.
bjos!!!