segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de J. K. Rowling
Rocco - 510 páginas
E a saga do bruxo mais famoso do mundo chega ao sexto volume com o livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe! E a Nanie continua adorando acompanhar (pela enésima vez) as aventuras desse personagem tão adorado por todos!




Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Título Original: Harry Potter and The Half-Blood Prince
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2005
Ano Original de Lançamento: 2005
Nº de Páginas: 510
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - Vol. 6
Outros Livros da Série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta
     - Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
     - Harry Potter e o Cálice de Fogo
     - Harry Potter e a Ordem da Fênix

ATENÇÃO: Essa é a resenha do sexto livro da série. Se você ainda não leu os cinco primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Agora todos sabem que Voldemort está de volta e o mundo bruxo fica abalado.
Harry passa apenas alguns dias na casa de seus tios trouxas, e logo em seguida vai passar o final das férias n'A Toca, com Hermione, Rony e a família de seu amigo.
Dumbledore está mais próximo de Harry do que nunca - inclusive será o responsável por ministrar algumas aulas particulares a Harry durante o ano letivo. Aulas estas que deverão auxiliar o bruxo a cumprir o seu intento - destruir o maior bruxo das trevas de todos os tempos.

O que eu achei do livro:
Harry Potter é Harry Potter. E eu queria deixar claro logo no início da resenha que adoro essa série e todos o livros dela! Mas claro que tenho meus livros favoritos e os três últimos da série não estão entre eles... Portanto, não sou muito fã do sexto livro.
A escrita de Rowling é uma delícia, simples e fluidia - as quinhentas páginas passam em um piscar de olhos. E a caracterização dos personagens é muito boa, tornando-os bastante críveis! Eu gosto muito da forma como ela faz com que os personagens cresçam e evoluam, mas não gosto desse Harry adolescente petulante e chato! E obsessão de Harry por Malfoy é irritante demais. Entretanto, ao mesmo tempo que acho o Harry um chato enquanto adolescente, eu gosto muito da maneira como a autora o tratou - afinal de contas, só os próprios adolescentes não conseguem enxergar o quanto eles são infantis e presunçosos, todas as demais pessoas à sua volta conseguem ver isso. E a autora me passa exatamente essa impressão, então é quase como se eu realmente conhecesse Harry.
O sexto livro é uma história que conta algumas coisas que considero muito importantes para a trama do bruxinho mais querido do mundo. Ao contrário do quinto, que apenas promete uma grande revelação (eu entendo que muitos gostem da revelação e a achem significativa e respeito a opinião destas pessoas - mas ninguém me convence de que seja algo realmente interessante..) sem mostrar nada de mais, o sexto livro mostra alguns detalhes cruciais para a história!
Então, se o livro é bem escrito, se o personagem principal (e também os seus amigos) é bem desenvolvido, se a trama é construída de forma interessante, qual é o meu problema com o sexto livro? Confesso que ele é, quase estritamente, de caráter altamente pessoal. O final do livro é odioso. Não vou entrar em detalhes, porque sei que apesar da série ser muito conhecida muitas pessoas ainda não a leram. O caso é que duas coisas no final me incomodam altamente (clique no botão de spoiler no final da resenha para conferir o que estou falando) a ponto de me fazer não gostar tanto do livro quanto gosto dos primeiros.
E, como sempre, eu não poderia deixar de comentar algumas incoerências. Como leitora crônica da série - já li os livros várias vezes (apesar de os dois últimos terem sido lidos bem menos vezes do que os demais), é inevitável sair encontrando erros e pequenos probleminhas durante a série. Tenho certeza que todo mundo os nota e cada um os encara à sua própria maneira. E antes de falar explicitamente sobre eles, quero pedir aos fãs de Rowling que não me matem: ela criou um mundo incrível e muito complexo, é totalmente compreensível que alguns furos (na verdade, são muitos) tenham passado. Mas de forma alguma isso a torna uma escritora pior ou faz a série menos incrível do que ela é. Nesse sexto livro dois pontos específicos me incomodam bastante.
O primeiro é sobre a aparatação. Logo nos primeiros capítulos, Dumbledore faz uma aparatação conjunta com Harry. Ok, até aí eu até poderia aceitar. Se isso não tivesse sido extremamente útil anteriormente. Por exemplo no quarto livro - quando eles se dirigiam à Copa Mundial de Quadribol. Eu também poderia aceitar que alguém dissesse que o Sr. Wesley estava acompanhado de muitos menores e que, por isso, seria complicado realizar algo desse porte com tantas crianças (ou tantas vezes), mas simplesmente não consigo aceitar que Cedrico e seu pai não fizessem algo desse tipo. Inconcebível na minha mente de trouxa - seria muito mais simples para os dois aparatarem em conjunto. Seriam apenas dois (como no caso de Harry e Dumbledore) e Cedrico já era mais velho, de forma que não há como inventar um problema.
O segundo é uma afirmação de Dumbledore - que após negar a vaga de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas a um candidato muitos anos atrás, nenhum professor havia conseguido se manter no cargo por mais de um ano. O caso é que no primeiro livro me parece que Quirrell não é novato no primeiro ano de Harry - não posso afirmar com certeza, pois tive a péssima ideia de ler o primeiro livro antes do sexto (sarcasmo... Mas se eu tivesse lido o primeiro livro depois do sexto, conseguiria afirmar com categoria), entretanto, os gêmeos falam como se já tivessem tido aula com o professor no ano anterior - o que desmente a frase de Dumbledore. Além disso, os professores ao falarem com a turma de Harry sempre afirmam como o ensino deles foi péssimo nos últimos x anos (correspondendo ao número de anos que Harry estudou em Hogwarts), mas não parecem extender esse prazo para os anos passados - como seria notável de ser citado. Enfim, acho que a afirmação de Dumbledore nesse sentido foi algo que a autora acabou inserindo nesse livro e que seria muito interessante, caso ela pudesse se manter. Eu acho, por minha vez, que não dá para engolir essa afirmação justamente por causa da forma como a história foi construída e conduzida.
Afirmo mais uma vez, entretanto, que Harry Potter é uma das minhas séries favoritas! Se você ainda não leu a saga desse bruxinho, precisa remediar logo, pois está perdendo uma história incrível - que angariou leitores no mundo todo!


Alerta de spoiler
Você clicou no botão, mas vou alertar mais uma vez: aqui eu vou falar de coisas do final do livro e se você não leu o livro, garanto que terá a história estragada. Portanto, a não ser que já tenha lido o sexto livro, não leio o restante do texto.
Como eu afirmei acima, duas coisas me incomodam no final!
A primeira delas é óbvia e acho que a maioria dos fãs da série detestaram: o que aconteceu a Dumbledore (da primeira vez que escrevi a resenha, escrevi com todas as letras o que tinha acontecido. Mas acho que algumas pessoas podem clicar nesse botão e embora eu revele que algo aconteça, não quero dizer exatamente o que, porque realmente considero que essa revelação estragaria completamente o  livro)! Um bruxo tão inteligente e tão importante não poderia ter passado pelo que ocorreu de forma tão boba. Eu entendi os motivos dele (que são explicados apenas no último livro), mas mesmo assim achei que foi um acontecimento de forma muito tola para um dos maiores bruxos de todos os tempos.
A segunda é a forma como a autora trata o Snape. Também entendi (mais uma vez, explicado apenas no sétimo livro) o que ela pretendia com isso. Ainda assim, não gostei da forma como ela tratou um dos mais polêmicos personagens da série, por quem, inexplicavelmente, sempre tive uma grande simpatia.
Como eu também disse, são motivos totalmente pessoais, mas fizeram com que esse livro não fosse tão bom quanto os demais para mim!


PS: Para quem está curioso quanto à minha ordem de preferência dos livros dessa série, ela é Cálice de Fogo, Prisioneiro de Askaban, Pedra Filosofal, Câmara Secreta, Relíquias da Morte, Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe.
É, eu não sou muito fã dos últimos livros da série mesmo... Mas isso é só entre os próprios livros da série, ainda acho que eles batem outros muitos livros por aí - eu realmente gosto muito da história de Harry Potter e essa é uma das minhas séries favoritas!

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


27 comentários:

  1. Ei Nanie,

    Ah que legal que você está resenhando todos, eu já li e reli umas 8 vezes rsrs, mas ainda não tinha blog, então no site só tem Relíquias da morte :P
    Eu amo este livro, mas os meus favoritos acho que são os 3, 4 e 5 rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nanda, eu mesma já tinha lido várias (o primeiro mais de dez) vezes cada um dos livros! Mas ainda não tinha no blog e, por isso, eu estou tão feliz de estar conseguindo reler agora - para poder colocara a resenha dessa série que gosto tanto no blog =D
    O cinco é um dos que menos gosto... o Harry está chato demais no 5º livro ><

    ResponderExcluir
  3. Nanie, eu só li até o terceiro livro, mas tenho toda a coleção... Eu assisti até o quinto filme... Eu li sua resenha meio com medo de spoiler, pois esse e o último livro, são os únicos que eu não sei nada... e não quero estragar isso né... 

    ResponderExcluir
  4. Spoiler é para quem não leu o quinto livro >< hahahah E a parte do botão de spoiler, aí sim é para quem não leu o sexto =D
    Eu gosto muito de Harry Potter e não teria aguentado ficar igual a você não... lembro que fiquei esperando o quinto, o sexto e o sétimo livros saírem... e assim que saía eu já corria para conseguir comprar meu livro!

    ResponderExcluir
  5. Para o André esse foi o melhor livro da série.
    O filme foi o que eu menos gostei.
    Tenho muita vontade de ler todos sendo que parei no 4. Vou fazer isso um dia ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hahah sério?! Eu até consigo entender, em parte, talvez por causa da ação, né?! >< ahaha
    Como assim, Bia?! Não ficou curiosa para continuar lendo os livros?! Eu lembro que, na época em que lia os volumes pela primeira vez, eu mal podia esperar pelo lançamento >< hahahah

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o 'Enigma do Príncipe ' e ele é o meu preferido da série!Eu entendo quando vc diz que têm certos acontecimento que ti fizeram não gostar do livro ,pra mim esta mas para tragédia ,a principio eu também pensei assim ,mas quando eu o li pela segunda vez ,algo nele me cativo!Enfim, Adoro toda a série!Parabéns pela resenha Fofa!

    ResponderExcluir
  8. Oi nanie!Faz tempo que não lia uma resenha do Harry! rsrs Confesso que estava com saudades. rsrs
    Bks

    ResponderExcluir
  9. O meu favorito também é O Cálice de Fogo O/ e por incrível que pareça, tenho grande simpatia pelo Snape! Hahahahaha

    Já li e reli todos e algumas coisas nesse livro realmente me revoltaram! Não tinha reparado naquele detalhe que você citou. Vontade de reler ele e o primeiro. Quem tem tempo? Aff

    beijoos

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha Eu adoro que cada um goste de uma maneira diferente de cada livro =D

    ResponderExcluir
  11. Hahahah Eu adoro Harry *-* Estou relendo os livros da série para poder resenhar aqui no blog! Já tem dos seis primeiros (com essa agora) e só vai ficar falando o sétimo - Relíquias da Morte e Os Contos de Beedle, o Bardo!

    ResponderExcluir
  12. Opa! Que coincidência!!!!! O Cálice de fogo é bom demais, né?! *-* E o Snape é tão incompreendido... acho que por isso que gosto tanto dele!

    Eu também já li várias vezes!!! hahahaha Adoro ler e reler Harry Potter *-* Pior que dá vontade de reler prestando atenção nesse ponto específico! hahahah Mas mesmo que os gêmeos não digam com todas as letras (porque isso eu não lembro de eles fazem), tenho certeza que dá a entender que não é o primeiro ano de Quirrell =D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie.

    Sem dúvida, essa é a minha série preferida!

    Já perdi a conta de quantas vezes reli.

    Me deu uma saudade!

    Depois que a saga encerrou, me senti orfã do bruxinho, mas nada melhor do que relembrar e vivenciar essa inesquecível aventura!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu também já perdi a conta *-* É sempre um imenso prazer ler e reler essa série \o/

    ResponderExcluir
  15. Com certeza!

    Sempre tive antipatia pelo Snape, mas nesse livro gostei demais dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou querendo reler todos os livros da série mas o tempo é tão curto que eu acho que tenho que ler coisas novas. Mas esse ano vou tentar ler pelo menos uns 2. Acho que minha ordem de preferência é quase igual a sua, eu lembro que gostei menos do A Ordem da Fênix e gostei mais do Cálice de Fogo. Acho que essa foi uma das melhores séries já lançada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nataly, tenho inventado tempo para reler minhas histórias favoritas *-* Ah, cansei de não conseguir ler o que eu queria... hahahah esse ano eu quero ler as novidades também, mas quero muito ler o que eu tenho vontade, e entre isso vários livros que eu desejo reler!!!
    Harry Potter é uma série maravilhosa \o/

    ResponderExcluir
  18. Vi todos os filmes, mas não li os livros acredita? =(
    Quero ainda poder lê-los...
    Harry é DIVO eterno. rs Preciso conhecer a fundo sua história, porque por mais que o filme seja bom, o livro nem se compara.
    Adorei aquele lance de Alerta Spoiler que vc colocou, rs muito bom, muito criativo.
    Parabéns adorei a resenha.
    E sabe que de todos o que mais gosto é A ordem da Fênix, talvez quando eu ler os livros isso mude!
    Um Beijão!
    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.comwww.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  19. Ah, você está perdendo muito... os filmes não chegam aos pés dos livros... 
    Só os três primeiros conseguiram parecer com a história - nos demais, falta muita coisa ><

    Eu coloquei aquilo porque detesto spoiler... mas tem hora que eu preciso falar de algum ponto na minha resenha - com esse botão, a pessoa que, como eu, não gosta de spoiler só não clica ali =D hehehehe

    Leia os livros logo =)

    ResponderExcluir
  20. Como já te disse antes,Harry Potter é uma leitura dificil pra mim,não consigo me concentrar na leitura.

    ResponderExcluir
  21. Eu sempre acho estranho quando vejo alguém comentando isso >< hahahah Como fã'nática' pela série, é sempre difícil compreender quando outras pessoas não compartilham o mesmo sentimento ^^

    ResponderExcluir
  22. Já li todos os livros da série e adorei!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu também *-* Harry Potter é bom demais, né?!

    ResponderExcluir
  24. Não precisa me apedrejarem, mas não li e não assisti nada de HP. Sei que é uma loucura! Até mesmo pq não sei explicar pq ainda não fiz isso. Apenas não senti vontade. Sei que ainda vou começar a ler/assistir e vou me apaixonar e querer ler/assistir todos. Um atrás do outroo, como uma louca. bjs

    ResponderExcluir
  25. Não comece pelos filmes >< hhahah eu não gosto nadinha dos filmes...

    Mas os livros >< Sou apaixonada por eles *-*

    ResponderExcluir
  26. Amo Harry, sou apaixonada, sempre estou lendo sobre os filmes.
    Esse livro nao diferente dos outros eu amei!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu também sou super fã do Harry *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥