Nos últimos dias, a censura foi muito discutida na internet, por causa dos projetos de lei SOPA e PIPA que estavam tramitando nos EUA e preocupando muita gente. Os projetos foram arquivados, mas o fantasma da censura não sumiu - ele sempre esteve por aí.
Lendo meus emails de manhã, vi essa tirinha na Newsletter do blog Esboçais (é um site de tirinhas muito bacana, clique aqui para conferir os demais trabalhos deles). Essa tirinha me motivou a escrever um post sobre a censura nos livros. Realmente os livros sofrem de censura há séculos e séculos - e muitas vezes os leitores nem ficam sabendo do fato.
Há anos os livros são banidos por motivos políticos, religiosos ou morais. E, claro, banir um livro é uma forma de censura!
Já ouviu falar do Index Librorum Prohibitorum? Não? Pois é uma das mais famosas listas de livros banidos! A Index Librorum Prohibitorum (ou, em português, Lista de Livros Proibidos) foi criada pela Igreja Católica em 1559 com o objetivo de proteger a fé e a moral dos católicos, prevenindo que eles lessem livros imorais ou que contivessem erros teológicos. Pela data também é possível associar a criação do livro com outro acontecimento importante: a proliferação do protestantismo.
E qual a importância dessa lista?! Ela foi atualizada regularmente até a 20ª edição, em 1948 - quando continha quatro mil títulos censurados (censurados por diversos motivos, entre eles heresia, sexualidade explícita, incorreção política). E essa era uma lista muito ativa, inclusive em países católicos, como Brasil, Portugal ou Polônia era muito difícil encontrar cópias dos livros. E a Index Librorum Prohibitorum não apenas mostrava quais livros estavam censurados não... ela ainda continha as regras da Igreja relativas à leitura, venda e censura prévia dos livros, incluindo as traduções da Bíblia.
Vários autores conhecidos (e consagrados!) tiveram suas obras listadas no Index Librorum Prohibitorum, tais como Galileu Galilei, Maquiavel, Descartes, Rousseau, Montesquieu, Kant, Victor Hugo, Emile Zola, Alexandre Dumas, Volteire, La Fontaine, Stendhal, Gustave Flaubert, Diderot, Darwin!
Autores nessa foto, da esquerda para direita e de cima para baixo, Darwin, Descartes, Alexandre Dumas, Rousseau, Diderot, Victor Hugo, Voltaire e Galileu |
E foi esse o fim da censura aos livros?!
Não, infelizmente não. A lista da Igreja Católica não foi o fim, nem mesmo foi o começo...
É importante lembrar que a prensa só foi desenvolvida em meados do século XV. Antes da prensa, os livros eram manuscritos, principalmente nos mosteiros e, portanto, era mais fácil manter um controle sobre eles. Talvez até mesmo por isso seja difícil encontrar referência sobre a censura dos livros antes dessa época - mas não se enganem, ela existia!
Antes da Index Librorum Prohibitorum, a Igreja Católica já havia lançado outras listas, embora elas não tenham obtido o alcance dessa última - que vigorou durante tantos anos.
E essa lista é apenas um exemplo sobre a censura. Você realmente pensou, em algum momento, que só a Igreja censurou obras?! Se pensou, errou... porque os governos de diversos países também renegaram obras pelos mais diversos motivos!
Um exemplo clássico é o do livro Ulisses, de James Joyce. Originalmente o livro foi publicado em série na revista "The Little Review", durante os anos de 1918 a 1920. Mas foi em 1922, quando ele foi publicado na íntegra que ele causou polêmica. A publicação foi pela Shakespeare Head Press em Paris e a sua importação para os EUA foi proibida! Cerca de quinhentas cópias do romance foram destruídas pelo departamento de correios dos EUA. O livro chegou a ser declarado imoral e obsceno em 1930 e também foi proibido na Austrália. Alguns anos mais tarde a proibição foi retirada e hoje ele figura em praticamente todas as listas de melhores romances.
Outros conhecidos livros que já foram banidos:
- Alice no País das Maravilhas: o livro foi banido em 1931 na China, por conter animais agindo como humanos. O general Ho Chien, responsável pela censura, temia que o livro pudesse ensinar às crianças a colocar animais e humanos no mesmo nível, o que seria desastroso.
- A Revolução dos Bichos: o livro foi banido em 2002 das escolas dos Emirados Árabes Unidos por ir contra os valores islâmicos.
- Admirável Mundo Novo: o livro de Aldous Huxley foi banido da Irlanda em 1932, por ter referências promíscuas (vou ter que reler com muita atenção, pois não consigo entender esse livro como promíscuo).
- Cândido: a obra de Voltaire foi banida dos EUA nos anos 30 por ser obscena.
- O Código da Vinci: banido no Líbano após líderes Católicos alegarem que o livro ofendia o cristianismo.
- O Diário de Anne Frank: banido do Líbano por retratar os judeus favoravelmente.
- Frankenstein: a obra gótica de Mary Shelley foi banida da África do Sul em 1955, durante o apartheid, por sua conotação obcena e indecente (outro livro que já li e onde não consigo achar nada de indecente).
- A Selva: o livro publicado em 1906 por Upton Sinclair foi banido da Alemanha Oriental por sua incompatibilidade com o comunismo.
- O Amante de Lady Chatterley: foi banido no final dos anos 50 nos EUA e Inglaterra por ser obsceno. O livro também chegou a ser banido na Austrália.
- Lolita: a polêmica históira de Vladimir Nabokov chegou a ser banida em vários países, incluindo Reino Unido, Argentina, França, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul por ser obsceno.
- Mein Kampf: o livro escrito por Adolf Hitler foi banido em vários lugares do mundo, incluindo Russia, Áustria e Alemanha.
- 1984: mais uma obra de Orwell que sofreu censura! O livro quase foi banido nos EUA e Reino Unido, mas não chegou a tanto. Entretanto, ele foi banido na URSS, sendo legalizado apenas nos anos 90.
E não pense que aqui no Brasil a coisa é diferente, porque não é! Durante a ditadura militar vários livros foram censurados e sua publicação proibida em território nacional. Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, é um dos livros que foram censurados!
E hoje em dia?! É claro que não é fácil encontrar quais são os livros banidos. Mas existe uma lista muito interessante, mantida pela ALA (American Library Association - Associação Americana dos Livros) que contém os livros banidos ou "desafiados", como eles dizem. E não se enganem, a lista não é pequena! Na lista referente ao ano de 2010 podemos encontrar Admirável Mundo Novo, de Aldoux Huxley, velho de guerra da lista, Jogos Vorazes, de Suzanne Collins e Crepúsculo, de Stephenie Meyer. Clique aqui para acessar a lista e dar uma olhada nos mais diversos livros que sofreram algum tipo de censura. Lembrando que a lista reflete apenas a realidade dos Estados Unidos e a censura, infelizmente, está presente no mundo inteiro!
Abaixo deixo para vocês os links que usei para pesquisar e escrever esse texto - deles vocês ainda poderão retirar várias informações interessantes sobre o assunto!
Censura não é coisa nova... está aí há muitos anos... e os pobres livros já sofreram bastante com isso...
Fontes:
Lista de livros banidos por governos - Wikipedia
A História por trás do banimento de Ulisses
Livros Controversos e Banidos
Index Librorum Prohibitorum
Lista de autores e trabalhos que figuraram na Index Librorum Prohibitorum
Literatura censurada pela ditadura é tema de estudo
Lista da ALA
Censura não é coisa nova... está aí há muitos anos... e os pobres livros já sofreram bastante com isso...
Fontes:
Lista de livros banidos por governos - Wikipedia
A História por trás do banimento de Ulisses
Livros Controversos e Banidos
Index Librorum Prohibitorum
Lista de autores e trabalhos que figuraram na Index Librorum Prohibitorum
Literatura censurada pela ditadura é tema de estudo
Lista da ALA
Nossa, adorei esse post! Já sabia de alguns títulos que haviam sido censurados, mas alguns me surpreenderam. É interessante também saber o que estava acontecendo no mundo para que proibissem as publicações. Sua ideia foi ótima!
ResponderExcluirCarine
@meiolivro
Tem muita coisa que a gente não sabe, né?! Alguns livros eu também me surpreendi ao saber que foram banidos, ainda mais ao ler os motivos... hahaha
ResponderExcluirTem muita coisa que a gente não sabe, né?! Alguns livros eu também me surpreendi ao saber que foram banidos, ainda mais ao ler os motivos... hahaha
ResponderExcluirParabéns pela postagem super informativa! Adoreiiii!
ResponderExcluirCensura é algo tãoooo ridículo. Lembra daquela polêmica de q queriam censurar um livro de Monteiro Lobato? Não faz mto tempo, mas não lembro mto bem de q livro se tratava.
Obviamente, sou completamente contra a qualquer tipo de censura - literária ou virtual, ou qualquer outra -, por trás destas censuras sempre há interesse em manipulação do povo... =P
Vou acessar a lista de livros censurados, por curiosidade...rs.
Bjoo,
Daniela Tiemi
By the way, o livro de Marcelo Rubens Paiva é "Feliz Ano Velho". rsrs.
Não pude deixar de lembrar um livro publicado pela editora Arqueiro, chamado Heresia. No primeiro capítulo temos Giordano Bruno lendo 'escondido' no 'banheiro' do mosteiro um dos livros proibidos pela Igreja Católica. Logo depois a perseguição dos padres e sua fuga para fugir da punição.
ResponderExcluirParabéns pelo post perfeito Nanie. Imagino o trabalho que você teve em fazer essa pesquisa e dividir conosco, obrigada!
Beijooos
Não pude deixar de lembrar um livro publicado pela editora Arqueiro, chamado Heresia. No primeiro capítulo temos Giordano Bruno lendo 'escondido' no 'banheiro' do mosteiro um dos livros proibidos pela Igreja Católica. Logo depois a perseguição dos padres e sua fuga para fugir da punição.
ResponderExcluirParabéns pelo post perfeito Nanie. Imagino o trabalho que você teve em fazer essa pesquisa e dividir conosco, obrigada!
Beijooos
Olha, agora fiquei mais perplexa ainda com toda essa lista x.x
ResponderExcluirMeu Deus... Que absurdo...E saber que o Brasil é o pais que vende TUDO mais caro... Desde um CD até um Eletrônico...É lamentável, toda essa situação...Só não prolongo mais isso, pq é complicado x.xEu questiono muito UHSAHUASHUUHSAHUS
Excelente post amiga :DBeijos, LuBookaholic Fairy@lu_ortega
Não pude deixar de lembrar um livro publicado pela editora Arqueiro, chamado Heresia. No primeiro capítulo temos Giordano Bruno lendo 'escondido' no 'banheiro' do mosteiro um dos livros proibidos pela Igreja Católica. Logo depois a perseguição dos padres e sua fuga para fugir da punição.
ResponderExcluirParabéns pelo post perfeito Nanie. Imagino o trabalho que você teve em fazer essa pesquisa e dividir conosco, obrigada!
Beijooos
Nanie!
ResponderExcluirDisse a verdade em letras garrafais! Achei incrível essa postagem informativa e seria interessante publicar colunas periodicamentes que tratassem do tema!
Bjs
http://www.viajenaleitura.com.br/
Eu lembro dessa polêmica com o livro do Monteiro Lobato - parece que era algo a ver com racismo...
ResponderExcluirEu também acho ridícula qualquer forma de censura! E sempre é uma forma de manipulação, claro! Somos capazes de filtrar o que lemos (ou deveríamos ser)...
Ah... não é Feliz Ano Velho não.. é Feliz Ano Novo mesmo... é outro livor >< heheheh - esse aqui http://www.skoob.com.br/livro/2409-feliz-ano-novo
Eu lembro dessa polêmica com o livro do Monteiro Lobato - parece que era algo a ver com racismo...
ResponderExcluirEu também acho ridícula qualquer forma de censura! E sempre é uma forma de manipulação, claro! Somos capazes de filtrar o que lemos (ou deveríamos ser)...
Ah... não é Feliz Ano Velho não.. é Feliz Ano Novo mesmo... é outro livor >< heheheh - esse aqui http://www.skoob.com.br/livro/2409-feliz-ano-novo
Ainda não li esse livro!!! Mas imagino que cenas assim devam realmente ter existido!!!
ResponderExcluirGabi, deu um trabalhinho, mas eu já tinha ouvido falar desse assunto antes e já tinha alguns desses sites aqui nos meus favoritos!! Só queria compartilhar com os leitores do blog que a censura que tanto nos assusta não está apenas na internet não...
Ah, amiga, eu nem concordo tanto com isso não, sabe?! Não acho que as coisas sejam tão caras assim... acho um absurdo que tenhamos que pagar tanto por impostos, nisso eu concordo! Mas não acho que está tão caro assim, de modo geral...
ResponderExcluirAgora, quanto à censura, eu acho totalmente lamentável! Seja aqui no Brasil ou no exterior!
Fico feliz que tenha gostado do post =D
ResponderExcluirhunnnn... adoro a ideia de colunas semanais, mas esse ano está super apertado e acho que não daria conta >< hehehe Ainda assim, fica aí a dica para outro blog que quiser dar continuidade aos posts ^^
Ah, amiga, eu nem concordo tanto com isso não, sabe?! Não acho que as coisas sejam tão caras assim... acho um absurdo que tenhamos que pagar tanto por impostos, nisso eu concordo! Mas não acho que está tão caro assim, de modo geral...
ResponderExcluirAgora, quanto à censura, eu acho totalmente lamentável! Seja aqui no Brasil ou no exterior!
muito, muito, muito e muito bem escrito e colocado mesmo o texto. parabéns.
ResponderExcluirJa tinha ouvido falar do Index nas minhas aulas de historia sobre a contra reforma da Igreja catolica. Alguns anos depois fui dar uma olhada nos livros que estavam na lista e descobrir que ja tinha lido pelo menos dois da lista, um deles foi Lolita. Nao gostei do livro, mas valeu a pena a leitura, o livro eh um classico.
ResponderExcluirAdoro saber que quebrei algumas regras, rsrsrsrsrs.
Beijos, Caline
Mundo de Papel
Eu já li alguns livros da lista também... Mas o mais interessante é saber que vários desses livros são hoje considerados grandes clássicos da Literatura Universal, como é o caso do próprio Lolita.
ResponderExcluirEu conheço a listinha que você cita no final. Acho sempre "interessante" como sempre enxergam coisas obscenas onde não existem.
ResponderExcluirNão sabia que Alice já havia sido censurado.
Adorei o post. E o blog.
Beijos!
kkkkkkkkkkkkkkkkk, agora que vi q o nome do autor é diferente. Só pq tem um Rubem no meio, eu confundi tudo! rsrs.
ResponderExcluirEste livro, "Feliz Ano Novo", eu não conheço... Bjo.
É muito interessante saber quais livros estão sofrendo censura - pelos mais inimagináveis motivos....
ResponderExcluirAlice também foi uma surpresa para mim - eu nunca tinha ouvido falar que ele havia sido censura!
Fico feliz que tenha gostado do blog =D Sinta-se sempre bem-vinda por aqui!
Mas o nome é tão parecido, né?! Do autor e do livro também... hahahha
ResponderExcluirMas o nome é tão parecido, né?! Do autor e do livro também... hahahha
ResponderExcluirMas o nome é tão parecido, né?! Do autor e do livro também... hahahha
ResponderExcluirEi Nanie,
ResponderExcluirEste vai para o Viaje comigo, ótimo texto.
Eu estudei este tema em uma matéria durante a faculdade, é realmente muito interessante e a maioria das pessoas nem imaginam quantos livros que conhecemos chegou a ser banido no passado.
bjos
Nossa, que chique \o/ hahahahahahah
ResponderExcluirPois é! Eu já havia pesquisado sobre esse assunto antes, tinha até alguns desses sites salvos nos meus favoritos, mas ainda não tinha falado sobre isso aqui no blog =D
ei Nanie,
ResponderExcluiradorei seu post. ^^
Odeio essa de censura, fiquei muito triste com o que ocorreu com o Megaupload e cia.
Eu não sabia sobre essa lista de livros, oO.
beijos.
Eu detesto todo tipo de censura...
ResponderExcluirNo caso do Megaupload foi mais por causa de pirataria, né?! Me preocupo mais com o Google e a Wikipedia...
Não sabia?! Pois é... vários livrinhos famosos hoje já foram proibidos >< hahahah
Creio que de todos o que mais dói é o da Igreja Católica... Censuraram renomados cientistas, atrasaram o conhecimento, até mesmo mataram por isso.... Em muitos países, como os próprios ESTADOS UNIDOS têm um pequeno inciso em sua "bela" constituição que prevê a Liberdade de Expressão. CADÊ.... Não vejo NADA disso nessas duas novas leis! O post ficou magnífico, Nanie!
ResponderExcluirBeijos.
Mariana, ainda bem que essas duas leis não foram aprovadas! Mas tampouco foram descartadas - precisamos ficar de olhos abertos, né?!
ResponderExcluirEu detesto qualquer tipo de censura... ainda por cima sou meio do tipo que é instigado pela censura >< hahahaah algo que foi censurado só me deixa com mais vontade de conhecer \o/
Oi nanie,
ResponderExcluirAdorei o post. Lembro do livro O Despertar (Kate Chopin), hoje considerado um classico, que foi firmemente criticado e recolhido das livrarias. O Motivo? A autora inovou e retratou a protagonista como uma mulher que pensava em si, e não no marido e filhos. Kate Chopin é considerada uma precursora da literatura feminista. Vale a pena ler.E isso ainda existe. Mas não só por partes dos governos e lideres religiosos, os próprios leitores contribuem p/ a censura. Quantas vezes vi leitores, falsos puritanos, criticando livros por conter cenas de sexo ou de carater religioso contrário a suas crenças. É triste ver esse tipo de coisa hoje em dia.BJs
Hérida, esse livro que você citou - O Despertar - está entre os meus desejados!!! Parece mesmo ser um livro excelente!
ResponderExcluirÉ verdade e muito triste isso, Hérida... Porque ninguém precisa gostar de um livro se ele vai contra suas crenças religiosas ou por conter sexo explícito... mas daí a criticá-lo por isso a dizer que é ruim... aí não é bom ><
Nossa, eu li o livro O Amante de Lady Chartterley e não achei nada obsceno e fiquei sem entender pq ele é tão comentado...ou eu estou muito acostuma a ler livros de banca (que eu adoro) hehehe
ResponderExcluirAdorei seu poste vou fuçar em todos os links que vc postou.
Beijinhos
Nataly, a época era outra, né?! hahahah eles eram recatados demais ><
ResponderExcluirFuce sim - você vai encontrar muita coisa bacana =)
Sabe que eu penso que a censura promove o interesse da política,pois muita porcaria que rola na televisão,rádio,internet,não é censurada,mas quando alguém, luta pelo bem comum ou coletivo dai é censurado.
ResponderExcluirBjs
Luciane oppelt
Ah, mas a censura não quer tirar a porcaria... isso é bom para a massa - faz parte da política do pão e circo! O que eles querem tirar, em muitos casos, é justamente o que pode fazer o povo pensar!
ResponderExcluirEu sou do tipo que acaba sendo instigada pela censura - porque aí eu fico curiosa para saber porque aquele material foi censurado e acabo procurando-o. Mas a maioria das pessoas não é assim... Eles acabam nem sabendo que algo foi censurado e não tem acesso àquele material.
Amei seu post, bem esclarecedor! Censura, qual é meu irmão!?! kkkk
ResponderExcluirNão se mete com a Leninha não, Censura... >< hahahaha
ResponderExcluirTem vários livros novos que já foram censurados!
ResponderExcluirÉ impressionante como hoje em dia isso ainda acontece =/
Adorei a coluna, Nanie!!
Beijos =)
Pior que tem mesmo... se olhar a lista americana vai encontrar um monte... ><
ResponderExcluirNanieee, eu a-do-rei esse post! Ficou maravilhoso e, com certeza, transmitiu tudo o que precisamos saber sobre censura sem ficar cansativo. Uma verdadeira aula de história e política, juntas!
ResponderExcluirRealmente espero que esses projetos fiquem arquivados de vez, muitos sites já foram fechados por causa dele e, odeio dizer, mas eu baixo séries de TV na internet e isso me atrapalha toda. rsrsrs
Espero que logo volte ao normal! Ou as emissoras de TV se toquem e comprem logo os novos seriados e episódios! xD
xx
Vê
Only The Strong Survive
Nanieee, eu a-do-rei esse post! Ficou maravilhoso e, com certeza, transmitiu tudo o que precisamos saber sobre censura sem ficar cansativo. Uma verdadeira aula de história e política, juntas!
ResponderExcluirRealmente espero que esses projetos fiquem arquivados de vez, muitos sites já foram fechados por causa dele e, odeio dizer, mas eu baixo séries de TV na internet e isso me atrapalha toda. rsrsrs
Espero que logo volte ao normal! Ou as emissoras de TV se toquem e comprem logo os novos seriados e episódios! xD
xx
Vê
Only The Strong Survive
Fico feliz que tenha gostado do post =D hahahahaha
ResponderExcluirEpisódios de série eu também baixo, até porque eles demoram séculos para lançar os DVD's... daí não aguento esperar sair para comprar >< heheheheh
adorei o post nanie.
ResponderExcluirObrigada =)
ResponderExcluirExcelente post, Nanie!
ResponderExcluirParabéns. Fiz um sobre séries no meu hoje.
Censura é terrível e mesmo ao contrário do que muita gente sonha, ela nunca nos deixou ou deixará, infelizmente.
Beijos
Hunn, que interessante, vou lá conferir mais tarde!
ResponderExcluirÉ triste mesmo... esse é um fantasma que nunca irá desaparecer enquanto houver alguma forma de poder - seja governamental, religioso, ou mesmo hierárquico (no caso das escolas, por exemplo).
Muito bom o seu post. Eu já tinha conhecimento do Index, mas não sabia que tinha durado tanto tempo, quatro séculos praticamente! Ri muito com alguns dos livros banidos, mas também dá algum medo. Acho que a gente não aproveita muito essa liberdade de leitura, agora que a temos...
ResponderExcluirPois é... durou muito tempo e quase até os nossos dias...
ResponderExcluirAinda existem algumas ações proibitivas (que esse site americano chama de "desafiantes") e nós precisamos tomar cuidado com essas coisas.
Eu sei o que é que tem no admirável mundo novo que os caras caíram dentro. nossa! escrevi legal! Bem não sei se você se recorda quando os bebês ficavam se 'pegando' em uma das partes para entender sobre o sexo, sou seja, os pequenos eram precoces e eles, o pessoal de lá tinha vários parceiros já tinha uns humanos menos evoluídos que tinham parceiros únicos. Dá um relida que você encontra muita coisa oculta, eu lembro disso porque foi o meu primeiro livro e eu fiquei sem palavras ao lê-lo. Agora quero 1984. Adorei a postagem e eu não sabia disso.
ResponderExcluirEu estou relendo o livro nesse momento!
ResponderExcluirE é exatamente isso - a cena das crianças e porque as pessoas só são consideradas normais se saem com vários parceiros... hahahahah
Menina, 1984 é ótimo! Leia sim que você não vai se arrepender =D
E eu sei lá. Mas eu me surpreendi com o livro e isso me deu cede de ler mais e mais. Agradeço por ter comprado ou agradeço a minha mãe por ter me dado naquela época uns 50,00 que me fez comprar uns livros bons na feira do livro. E eu vou compra 1984 porque foi o ano que nasci. Estou louca para lê-lo.
ResponderExcluir=)
Eu super me surpreendi com o livro da primeira vez que li e mesmo agora que eu já sabia o que iria encontrar! É uma história incrível ^^
ResponderExcluir1984 também é maravilhoso, só que tem uma linguagem um pouquinho mais pesada apesar de ter sido escrito mais de dez anos depois.
olha você querendo me mata de curiosidade.
ResponderExcluirAhh também quero ler, se tao bom pra vc reler hehe
ResponderExcluirmuito obrigado vc não sabe o quanto vc mim ajudou já tou procurando isso a muito tem po e nunca acho !!
ResponderExcluirobrigadaaaaaaaaaaaaaaa !
Samanta, fico feliz de ter conseguido ajudá-la de alguma forma.
ResponderExcluirWhat's up, I log on to your blogs regularly. Your writing style is witty, keep it up!
ResponderExcluirFeel free to visit my page payday loans