quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu, de Howard Phillips Lovecraft


Lovecraft criou os Mitos de Cthulhu e com isso influenciou grandemente a cultura do século XX e XXI.





Título: Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu
Título Original: The Call of Cthulhu*
Autor: Howard Phillips Lovecraft
Tradutor: Lenita Maria Rimoli Esteves
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1928**
Nº de Páginas: 196
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Nesse livro publicado pela editora Martin Claret o leitor encontrará quatro contos assinados por Howard Phillips Lovecraf, mais conhecido como H. P. Lovecraft:
- O Chamado de Cthulhu
- O Horror de Dunwich
- Sussurros na Escuridão
- O Assombrador das Trevas
Todos os contos desse livro fazem parte dos chamados "Mitos de Cthulhu" - que falam das criaturas Antigas criadas por Lovecraft.

O que eu achei do livro:
H.P. Lovecraft é realmente um autor muito bom! Com um estilo diferente de escrita, contando com a incerteza como uma aliada, o autor usa e abusa do imaginário do leitor para ajudá-lo na composição de seus personagens. A escrita dele não é simples, portanto, já abram o livro preparados para algo mais denso e de leitura mais lenta. Entretanto, também se preparem para encontrar um mundo onde o inimaginável é simplesmente tão real quanto eu ou você.
Em um primeiro momento, confesso, estranhei bastante a maneira como Lovecraft não descrevia muitos dos elementos de suas histórias - dizendo que era algo não humano, indescritível, ângulos não-euclidianos e outras expressões para dizer que ele não poderia descrever completamente seus seres para nós. Ou seja, parte do trabalho ficaria por nossa conta. Mas à medida em que fui evoluindo na leitura, passei a gostar mais dessa forma diferente dele de contar a sua história - acho que Cthulhu agora é um tanto quanto meu, e nunca poderá ser igual ao seu, já que parte dele (e da cidade onde ele habita) foi criada por minha imaginação.
E por falar em Cthulhu, a leitura do livro já valeu a pena apenas por poder conhecer esse personagem, tão influente na cultura popular - ou vai falar que você nunca ouviu nenhuma referência a esse personagem: seja em livros, músicas, filmes... Várias músicas de bandas famosas de rock, como Metallica (com The Call of Cthulhu, The Thing That Should Not Be e All Nighmare Long), Black Sabbath (com Behind the Wall of Sleep), Nehëmah, The Black Dahlia, Dream Theater, dentre outras, foram baseadas nos mitos de Lovecraft. E Cthulhu é parte da "mitologia" nerd - e eu nunca havia conhecido o monstro antes. Uma das melhores descrições dadas no livro sobre o monstro é essa.
"Se eu disser que em minha mente meio extravagante surgiram simultaneamente figuras de um polvo, de um dragão e de uma caricatura humana, não estarei sendo infiel ao espírito da coisa. Uma cabeça polpuda e cheia de tentáculos encimava um corpo grotesco coberto de escamas e com asas rudimentares."
Acho que uma das melhores maneiras de visualizar o monstro é através da visualização de outras pessoas do mesmo, por exemplo, fazendo uma busca de imagens pelo Google (clique aqui para acessar as imagens).
No meu caso, ainda havia um incentivo a mais para que eu lesse alguma coisa de Lovecraft - ele é um dos autores favoritos e fonte de inspiração do meu autor favorito: Stephen King! E esse foi o meu maior problema com o livro... acho que esperava algo mais terror e menos seres de outros planetas das histórias de H. P. Lovecraft. Talvez eu tenha apenas lido o livro errado ou esteja esperando as coisas erradas por causa de King. Acabei me decepcionando um pouquinho com o que encontrei na história, mas justamente pelas minhas expectativas - que estavam nas alturas!
Lovecraft escreve muito bem e fez histórias incrivelmente originais - que foram capazes de influenciar, e muito, a cultura popular do século XX e XXI. Além disso, a edição da Martin Claret merece os parabéns - pela excelente tradução, revisão e diagramação desse livro! A capa também ficou ótima - uma das melhores que já vi nessa Coleção A Obra-Prima de Cada Autor! Gostei muito também do Prefácio dessa edição, só senti falta da assinatura, queria saber quem foi o escritor do prefácio.
Resumindo, essa é uma obra muito boa e super indicada para quem se considera nerd ou roqueiro - uma forma de conhecer um dos elementos bastante presentes nessas culturas. E se você for um nerd-roqueiro e não conhece Cthulhu, está super atrasado! Só não espere encontrar uma história de horror, com muito suspense... não é bem isso. É mais uma história do inimaginável - muito bem escrita e fascinante!

PS: Tenho certeza que não fui a única que ao ver a primeira vez o termo "Cthulhu" olhou para esse monte de letrinhas e disse: "caraca, como pronuncio essa coisa?". Aposto que você também já fez isso... e se ainda não descobriu, fique calmo! Segundo o próprio autor a linguagem dos Antigos não é compatível com nenhuma linguagem humana, de forma que qualquer tentativa de pronunciar "Cthulhu" ou qualquer outro termo na língua Antiga é, no máximo, uma aproximação da forma correta. Quando sugeria uma maneira de pronunciar o nome do mais famosos dentre os seres por ele criado, Lovecraft não era muito consistente, sendo o "Khûl-lhoo", com uma vocalização gutural na primeira sílaba, a forma mais citada. Entretanto, essa não é a pronúncia mais comum entre os fãs. Estes preferem "kuh-THOO-loo" (e confesso que é a maneira que eu acabei adotando para pronunciar o impronunciável), segundo o site How Stuff Works.
Agora você já sabe como falar o nome desse monstruoso ser e sabe também que não precisa se envergonhar caso o pronuncie de forma diferente das outras pessoas.

PS2: O último conto do livro - O Assombrador das Trevas - foi escrito por Lovecraft como uma resposta ao conto "The Shambler from the Stars" publicado em 1935 por Robert Bloch, no qual Bloch mata um personagem que foi inspirado em Lovecraft. O autor retribuiu o favor com esse conto publicado em 1936 caracterizando Robert Bloch no personagem Robert Harrison Blake. Bloch ainda escreveu uma terceira história em 1950 - "The Shadow from the Steeple" - criando uma trilogia.
Infelizmente, não tive a oportunidade de ler as histórias escritas por Robert Bloch.

PS3: Lovecraft mistura o real com o imaginário no seu livro sem fazer distinções - cita, por exemplo, faculdades reais e imaginárias numa mesma frase. Para uma brasileira do século XXI é até difícil saber o que ele está citando e existe e o que é invenção da cabeça do autor.
Mas vale citar na resenha a existência do Necronomicon, livro de autoria do insano árabe Abdul Alhazred. Não a existência no mundo real, uma vez que o livro foi criado por Lovecraft, mas a existência fictícia do mesmo. O livro se tornou muito conhecido entre os fãs e é tão comumente citado pelo autor em suas obras, que existem até mesmo filmes baseados no livro! Sim, filmes baseados no livro não existente citado nas obras de Lovecraft!

* título original do primeiro conto.
Os demais contos do livro são originalmente intitulados: the Dunwich Horror, The Whisperer in Darkness e The Haunter of the Dark.
Os contos que envolvem a mesma temática desse livro são chamados de Cthulhu Mythos, alcunha dada pelo escritor August Derleth aos contos de ficção científica e horror e aos seres fantásticos que os povoam criados por Lovecraft.

** Data de publicação do primeiro conto O Chamado de Cthulhu, escrito em 1926 e publicado, pela primeira vez, na revista Weird Tales em fevereiro de 1928. O segundo conto O Horror de Dunwich foi escrito em 1928 e publicado em Abril de 1929 na mesma revista. Sussurros na Escuridão foi escrito em 1930 e publicada também na Weird Tales em Agosto de 1931. O último conto do livro, O Assombrador das Trevas, foi escrito em 1935 e publicado em 1936 na mesma revista que publicou os demais contos.

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Bom dia, Nanie!

    Eu tenho o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler (não que não me chame MUITO a atenção... falta de tempo é algo terrível!). Eu já li diversas referências a ele, mas acho que a sua resenha foi a mais próxima de uma referência técnica marcante e que com certeza me fará ter mais vontade de lê-lo! Muito bom!! ;D

    Um grande abraço!
    Blog Seis Milênios.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida!
    Fico feliz que tenha gostado da resenha =)
    É uma história muito boa, mas mesmo que fosse horrível, acho que a leitura dela ainda seria importante só para conhecer algo que marcou a nossa cultura desse século ^^

    ResponderExcluir
  3. Nanie, ótima resenha! Parabéns! Em relação ao prefácio, quem escreveu foi a tradutora do próprio livro, Lenita Rimoli Esteves. Mas você tem razão, falta a assinatura e já haviamos percebido isso. A correção sairá na próxima edição.

    Um grande abraço!

    Julio Talhari
    Comunicação - Martin Claret

    ResponderExcluir
  4. Nanie,

    Não sabia que o Stephen King era seu autor preferido!
    Do Lovecraft já li  A Tumba e Outras histórias, no começo também estranhei o modo como ele escreve, mas no final acabei gostando bastante.
    Não sabia que a Martin Claret tinha O Mito de Cthulhu publicado,
    assim que eu achar compro!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que tenham gostado =D
    Muito bom saber que foi a própria tradutora quem escreveu o prefácio - ela mandou muito bem na tradução e também na introdução ^^

    ResponderExcluir
  6. Como assim não sabia?! Não é o único, mas está entre os meus cinco favoritos *-* Ele é o máximo!!!
    Esse foi o primeiro que li do autor, mas agora quero ler outros \o/

    Foi lançado há pouco tempo, por isso talvez você ainda não tenha visto por aí =D

    ResponderExcluir
  7. Que legal não conhecia! Mais fiquei super curiosa para ler.
    Gostei muito da sua resenha. *.*
    Abraços...
    1° Visita aqui! SEguindo))))
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    Tá rolando uma promoção por lá, se poder participar: São 3 Livros + Brinde Supresa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro num sorteio feito pela própria editora,no ano passado,agora depois dessa aula de como falar "Cthulhu",que pra mim "Thiuloo",vou lÊ-lo assim que der.Bj.

    ResponderExcluir
  9. Hahaha a forma de pronunciar é sempre complexa >< ahhahah Mas do jeito que for está valendo =D
    Leia-o sim - é muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nanie!
    Achei super interessante a resenha. Não era um livro que me interessava muito, mas, agora, ao conhecer melhor sobre o que ele fala, até me interessei.
    Dei uma olhada no Google para ver as imagens e foi realmente da maneira que eu havia imaginado com a descrição que você colocou.
    Adorei mesmo.
    Beijão
    www.babilorentz.com

    ResponderExcluir
  11. Alguns clássicos são sempre interessantes para conhecer!!!!
    As imagens ao mesmo tempo se parecem e conseguem ser completamente diferentes, né?! 

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanie!! Não curto esse tipo de livro. Apesar de vc conseguir descrever tudo de uma maneira bem interessante não atiçou minha curiosidade. Acho que gosto de ler coisas mais palpáveis. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ei Nanie,

    Não conhecia este livro acredita?
    Achei super diferente, nunca tinha lido resenha sobre ele também.
    Eu não sou muito fã de história de terro, morro de medo dos livros do King rsrs.

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é só da Martin mesmo - é uma coletânea de alguns dos contos do autor! 
    Já tinha ouvido falar de Lovecraft e do Cthulhu, né?!
    Não precisa ter medo, pode ler =D Como eu disse, não é muito terror e não tem nada a ver com Stephen King - é mais algo inacreditável, monstros de antigamente... mas não um terror daqueles de fazer parar o coração =)

    ResponderExcluir
  15. Realmente, Rê, não é um livro que fala de coisas palpáveis... é tudo muito místico...
    Talvez não seja uma boa ideia, para você, ler esse livro - se não gosta desse tipo de coisa, não vai curtir essa história!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou nerd-roqueira e não conhecia esse livro e nem sabia que algumas músicas foram inspiradas nesse monstro...acho que não sou tão nerd assim hahaha.
    Adorei a dica e as informações de como falar o nome do monstro. Tb achei a capa muito bonita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nataly, eu também não conhecia o bicho até ler esse livro... mas já tinha ouvido falar muito nele!!! ahahah
    Você precisa conhecê-lo - e esse livro é bem interessante =)

    ResponderExcluir
  18. Adoro essa editora e o excelente trabalho que fazem! Não li (e não conhecia) o livro. Não sou muito fã de contos então já vou com a mente fechada, sabe?
    Como você disse que é uma leitura mais densa eu passo!

    Beijos
    Gabi

    ResponderExcluir
  19. Gabi, eu adoro essa editora também! Sempre fui muito fã do trabalho deles, e principalmente da proposta de trazer livros a preço acessível! Agora, então, eles estão fazendo umas capas mais bonitas e caprichando bastante na tradução e revisão dos livros! 
    Querida, se você não gosta de contos, não encara esse livro mesmo não... O próprio Lovecraft tem outros livros que não são de conto! Ainda não li, então não posso propriamente indicar... mas ler algo que não gostamos não dá certo mesmo...

    ResponderExcluir
  20. Vou pesquisar alguns títulos dele e ver se me interesso por algum. 
    Virei fã da editora quando comprei a Carta de Pero Vaz de Caminha para um trabalho da faculdade. Achei a edição tão boa que passei a prestar mais atenção nos livros deles. Excelentes!
    Uma das melhores na minha opinião!

    ResponderExcluir
  21. Gabi, nas edições antigas a gente encontra alguns problemas de revisões, mas nas mais recentes não encontra nada! E o que eu mais gosto na Martin é sempre trazer os textos na íntegra! Sério, eu tenho medo de comprar livros clássicos de outras editoras e descobrir um "adaptado por Fulano de Tal" na contracapa... já aconteceu algumas vezes e me irrita muito... E isso não acontece com a Martin!
    Já tive a oportunidade de comparar traduções também - a de Alice no País das Maravilhas, por exemplo, a da Martin é muito boa, o mais próximo da versão original (inglesa) o possível, sem perder o significado das frases! 
    Enfim, eles tem mais de 300 livros ó nessa Coleção A Obra-Prima de Cada Autor - tem muita coisa boa mesmo =)
    A maioria dos clássicos que leio são dessa editora ^^

    ResponderExcluir
  22. ei Nanie,

    eu sou roqueira e vou querer ler esse livro sim. rsrs.
    Não conhecia esse livro e nem a editora, mas estou curiosa e quero ler rapidamente. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  23. Luciara, tem muita gente que não gosta dessa editora, mas eu gosto muito!!!
    Leia sim, é muito interessante conhecer o mito de Cthulhu!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Nanie!!! Fiquei super interessada em sua resenha especialmente no mito do Cthulhu, aqui em casa já tinhamos ouvido falar muito nele, meu marido é simplesmente vidrado nesse mito. Um filme que vc pode assistir e que faz uma referencia a esse mito é Hellboy do Guillermo del Toro, assista ao filme com comentários do diretor lá ele explica algumas coisas!!!! até comentei sobre sua resenha com meu marido e ele leu, gostou muito, e alha que ele nunca leu um post meu!!!
    Bjus!!
    Fabi
    Um romance, um sonho...

    ResponderExcluir
  25. Ah, já vi esse filme - é muito bom =D

    Ah, que legal saber que ele leu a resenha e gostou ^^ hahahahah

    ResponderExcluir
  26. O livro me pareceu bem diferente do que eu estou acostumada a ler!Não faz muito o meu estilo ,sou mais pro romance!Mas me pareceu um clássico bem interessante !Gostei da resenha!Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Tika, é um clássico muito interessante!!! Mas além de ser conto, não tem nada de casal nos livros... sem romance ><

    ResponderExcluir
  28. Eu não conhecia este livro, é a primeira resenha que lei sobre ele, mas parece ser bom!

    ResponderExcluir
  29. É um livro muito bom! Mas a leitura´e difícil e já aviso para não esperarem um livro de terror, como eu esperava... é muito mais um livro de ficção científica do que de terror ><

    ResponderExcluir
  30. Sempre ouço falar sobre HP Lovecraft, mas nunca li nada dele, na verdade, não sei quais são os titulos, mas depois de ler a resenha, vou ficar mais informada, com certeza. Gosto de ler romances, fantasias, mas como fã de filmes de terror, uns livros dele vão cair muitissimo bem, pra variar! ^^

    ResponderExcluir
  31. Ah, ele tem vários livros e é bem conhecido no meio da ficção. Olha, não é muito de terror não, mas é legal! hahaha acho que a minha única decepção com esse livro foi porque eu achei que seria de terror e é mais de ficção científica =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥