sábado, 5 de junho de 2010

Prince of Persia: The Sands of Time

Título: Prince of Persia: The Sands of Time
Título em Português: Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
Ano: 2010
Diretor: Mike Newell
Estúdio: Walt Disney Pictures
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Atores: 
  Jake Gyllenhaal ______________________ Dastan
  Gemma Arterton _____________________  Tamina
  Ben Kingsley ________________________  Nizam
  Alfred Molina ________________________  Sheik Amar
  Steve Toussaint ______________________ Seso
  Toby Kebbell ________________________  Garsiv
  Richard Coyle _______________________  Tus
  Ronald Pickup _______________________ Rei Sharaman


Sobre o filme
A Pérsia era comanda por um bom rei - Sharaman, que tinha dois filhos e um irmão fiel a seu lado para auxiliá-lo - Nizam. Mas a família real ainda não estava completa. Um dia passeando pelas ruas da Pérsia, o rei vê um menino - Dastan - ajudar outro e mostrar toda a sua coragem. É assim que Dastan acaba por tornar-se um Príncipe da Pérsia.
Quinze anos depois, a Pérsia está prestes a invadir Alamut, pois os espiões descobriram que estes estão vendendo armas para os inimigos da Pérsia. Após invadir a cidade, Dastan é aclamado por todos como o "Leão da Pérsia". 
Quando o rei chega, ele fica muito satisfeito com o filho adotivo e com o presente que dele ganhou - um manto sagrado. E o rei decide que Dastan deve se casar com a princesa de Alamut - Tamina. Dastan mal tem tempo de ficar desconcertado, pois o manto começa a  queimar seu pai - o rei. E assim o rei é assassinado e como o manto havia sido presenteado por Dastan, este acaba fugindo de Alamut com a ajuda da princesa Tamina.
E ao mesmo tempo que Dastan tenta provar que ele não foi o culpado pela morte do pai, tentando descobrir se seu irmão Tus realmente foi o culpado, ele ainda tenta proteger a Adaga junto com Tamina.


O que eu achei do filme
É um filme grandioso, cheio de efeitos especiais, lutas, um cenário maravilhoso! 
Fica bem claro que a Disney pretende fazer de "Prince of Persia" um novo "Piratas do Caribe". E se era isso que eles queriam, na minha opinião, eles conseguiram. O filme é maravilhoso! E apesar d'eu não ser tão conhecedora da história do game homônimo, já fui atrás e descobri que está idêntico ao jogo - até que enfim uma adaptação que é praticamente perfeita. Eu até brinquei dentro do cinema dizendo "duas vezes X" - na horas dos pulos mais altos. E você realmente quase sente o joystick nas suas mãos, nos momentos de ação - realmente remete aos games. 
E uma das coisas que mais gostei no filme é que não é apenas ação sem sentido - o filme tem uma história que é consistente do início ao fim. E isso para mim elevou muito o filme, porque eu considero a história muito mais importante do que efeitos especiais. 
O figurino estava maravilhoso, as roupas perfeitas - se você olhar as imagens do jogo vai ficar impressionado. E o cenário também estava maravilhoso. Todos os personagens foram bem introduzidos e caracterizados.
Apesar de algumas críticas negativas, eu achei que Jake Gyllenhaal convenceu no papel principal - ele realmente não tem cara de mal, a princesa Tamina parece mais malvada do que ele - mas essa inocência que trespassa no olhar de Dastan deixou aquela ideia de que ele realmente não era um príncipe nascido na realeza, mas que veio da plebe. Ok, sei que essa não era a intenção, mas quando eu olhava o Dastan, eu lembrava do Aladdin. E isso me dava realmente a impressão de alguém destemido, porém ingênuo. Então, eu gostei muito de Jake Gyllenhaal como o Príncipe da Pérsia. 
E o casal principal teve química - Dastan e Tamina, ou melhor, Jake Gyllenhaal e Gemma Arterton realmente ficaram ótimos juntos. E toda aquela história você não gosta de mim, mas eu gosto menos ainda de você e é óbvio que você não é meu tipo ficou bem legal e encaixou bem no filme. 
Os efeitos especiais são primorosos. As cenas de ação ficaram ótimas - principalmente as cenas de Dastan pulando pelos cantos, utilizando técnicas de Le Parkour. Mas a construção do cenário também ficou muito legal, e as partes de areia ficaram ótimas (diferente de tantos outros filmes com areia). As partes com a adaga, de voltar no tempo, ficaram mesmo muito boas.
Eu só fiquei um pouco na dúvida na hora de dar uma nota, entre 9 e 10 por causa dos clichês. Mas como o filme é maravilhoso, eu não consegui deixar de dar 10 só por causa disso. Eu tinha até especificado os clichês por aqui, mas eu não gosto de spoiler - afinal de contas, não quero estragar o filme de ninguém. Mas tenho certeza de que todo mundo que assistir o filme vai conseguir achar os clichês dos quais estou falando.
Antes de terminar, só mais um coisa (como diria o "Tio", só para aqueles que entendem e assistiram "Jackie Chan" na TV globinho agora a pouco como eu), a referência à Guerra do Iraque no início do filme ficou óbvia e foi durante criticada em outros lugares, aliás em todos os outros lugares. E eu não podia deixar de falar isso por aqui. Todo mundo vai perceber essa referência, até porque eles não foram nem um pouco sutis. Foi feita a invasão atrás de armas que não existiram. Uma clara referência de que o governo Obama não é culpado pelo que aconteceu, mas está tentado arrumar os erros do passado - assim como Dastan fez. A referência é um pouco clara demais, e pode incomodar a algumas pessoas - mas eu achei muito legal, então : )
Enfim, o filme é ótimo e super recomendado!!! Você ainda tem todo o final de semana para ir ao cinema com os amigos ou com o amor ^^ É um ótimo filme e seu dinheiro será super bem gasto - vocês vão gostar!


Nota:


5 comentários:

  1. ADOREIIII o filme, eh muito muito muito muito bom!
    Prince Dastan eh tudo de bom, fala serio! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ir assistir! Depois de jogar tanto o jogo, agora mereço assisir o filme em tela grande!

    ResponderExcluir
  3. Os efeitos são legais, só não gostei dos clichês^^
    Quero jogar XD

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti.... T.T depois de tanto tempo eu ainda quero assitir ele..

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥