Todo mundo estudou sobre gênero literário na escola, mas isso já faz um tempinho e vejo que muita gente não lembra mais do que estudou. Para alguns não foi a tanto tempo assim, mas a matéria não era tão interessante ou o professor era muito chato, e o conhecimento não foi adquirido.
Eu considero esses conhecimentos importantes para quem gosta de ler. Particularmente um ponto me tira do sério - o desconhecimento do que é um romance. Esse é um ponto que me deixa muito incomodada em muitas situações. Acho um absurdo uma pessoa não saber o que é romance e confundir o gênero (ou modalidade) com "caso amoroso". Muitas vezes já ouvi alguém dizer "eu li um romance policial, mas não vi nada de romance". Nesses casos acontece que "romance policial"
Eu até entendo que a palavra tem dois significados e isso torna as coisas um pouco confusas. Mas, sinceramente, acho que esse é um conhecimento muito importante para todos aqueles que adoram ler!
Vou fazer algumas postagens sobre literatura, para lembrarmos desses conceitos que são importante.
Vou tentar manter esse post sempe atualizado com os links para os posts sobre cada assunto do qual eu tratar.
Então, quando você ler um romance policial não espere que exista amor no meio do livro. Sherlock Holmes é um dos mais clássicos romances policiais e você não vai encontrar amor nos livros do detetive (com exceção do livro "Vale do Medo").
Enfim, essa vai ser uma nova "coluna" do blog sem periodicidade definida (mas vou tentar colocar no ar toda quarta-feira).
Na páginas Curiosidades sobre Literatura você vai poder acompanhar todos os posts que eu fizer e ficar por dentro do que já foi falado.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Curiosidades sobre Literatura
8 comentários:
Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vou acompanhar!
ResponderExcluirToda vez que falo em romance, as pessoas acham que tem que ser romântico.
ResponderExcluirEu sempre explico essa diferença tbém.
Literatura era a minha matéria preferida.
Saudades das aulas de Romantismo, Barroco e Realismo.
rsrs
Bjim!
Oi, Nanie
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita! Eu tb adorei a novidade dos grupos do Skoob; se antes já era viciada, agora não saio mais de lá..rs..
Acho que essa semana já consigo retornar ao blog, vamos ver...gostei muito do seu blog tb. Bjs
Oi, Nanie! ^^
ResponderExcluirAdorei o blog, já estou seguindo!
Beijinhos! :**
Adorei sua idéia!!! Realmente, até nós grandes apreciadoras da literatura nos confundimos um pouco com os genêros, vou esperar com grande curiosidade seu próximo post sobre isso!
ResponderExcluirBeijos flor!
Nossa!
ResponderExcluirEsse negócio de romance me confundia até a morte e até eu aprender que romance não era livro com casalzinho-bonitinho-que-fica-junto-no-final e blablabla (porque, quando alguém morria no fim, para mim não era mais romance!) deu trabalho!
Uma vez na tv, falaram que Harry Potter era um romance e explicaram, só aí fui aprender e não esqueci! haha
Adorei sua idéia!!! +1
;*
Ótima iniciativa!
ResponderExcluirADorei Nanie!! Adorei a citação de Sherlock asuhahush amoo.. e estou realmente precisando dessas aulinhas!! ^^
ResponderExcluirVou ficar atenta!!
beijos