quarta-feira, 9 de junho de 2010

9º dia: Série que você mais gosta

Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle




Não é bem uma série como a que estamos acostumados hoje em dia. Mas é a que mais gosto. A ordem cronológica de lançamento dos livros não precisa ser seguida para compreensão da história. É maravilhoso! É um detetive perfeito. 
Adoro Sherlock Holmes e seus métodos não ortodoxos. Além, é claro, de seus conhecimentos mirabolantes. Uma das passagens que não esqueço é do livro "Um Estudo em Vermelho", o primeiro livro no qual o personagem aparece. 


"A ignorância de Holmes era tão notável quanto seu conhecimento. O que sabia de literatura, filosofia e política contemporâneas era praticamente nada. Quando citei Thomas Carlyle, ele me perguntou, da forma mais ingênua, de quem se tratava e o que havia feito.
Minha surpresa maior, porém, foi descobrir, incidentalmente, que ele desconhecia a Teoria de Copérnico e a composição do sistema solar. Encontrar um homem civilizado, em pleno século XIX, ignorando que a Terra gira em torno do Sol, era algo dífícil de acreditar, de tão extraordinário.
- Você parece espantado - disse ele, rindo da minha surpresa. - Agora que sei, farei o possível para esquecer.
- Esquecer?
- Veja bem - explicou. - Para mim, o cérebro humano, em sua origem, é como um sótão vazio que você pode encher com os móveis que quiser. Um tolo vai entulhá-lo com todo tipo de coisa que for encontrando pelo caminho, de tal forma que o conhecimento que poderia ser-lhe útil ficará soterrado ou, na melhor das hipóteses, tão misturado a outras coisas que não conseguirá encontrá-lo quando necessitar dele. O especialista, ao contrário, é muito cuidadoso com aquilo que coloca em seu sótão cerebral. Guardará apenas as ferramentas de que necessita para seu trabalho, mas dessas terá um grande sortimento mantido na mais perfeita ordem. É um engano pensar que o quartinho tem paredes elásticas que podem ser estendidas à vontade. Chega a hora em que, a cada acréscimo de conhecimento, você esquece algo que já sabia. É da maior importância, portanto, evitar que informações inúteis ocupem o lugar daquelas que têm utilidade.
- Mas o sistema solar! - protestei.
- O que isso tem a ver comigo? – interrompeu com impaciência. - Você disse que giramos ao redor do Sol. Se girássemos em torno da Lua, não faria a menor diferença para mim e para meu trabalho."


Sherlock Holmes é um dos meus personagens favoritos!!! Adoro este cara que, por acaso, nunca disse "Elementar, meu caro Watson". E é por coisas como a que ele diz na passagem acima que eu adoro este cara! Ele é simplesmente muito legal. E um filme como o último que saiu do personagem realmente me deixa muito chateada, porque simplesmente acabou com toda a mágica. O interessante é descobrir que Sherlock sabe muito, mas somente sobre o que tem a ver com o trabalho dele e não sobre outras coisas. 
Se você nunca leu Sherlock Holmes, já passou a hora de você ir numa livraria ou biblioteca para pegar um livro desse famoso detetive e ler uma história maravilhosa!

7 comentários:

  1. Sherlock Holmes realmente eh MUITO BOM!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li todos, mas amo Sherlock Holmes! Mas ainda gosto mais do Mr Poirot da Agatha Christie!

    ResponderExcluir
  3. Olha, alguém que escolheu uma série diferente! Eu sou suspetira pra falar porque AMO Holmes assim como AMO Poirot. Enfim, AMO literatura policial... rsrsrsr

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler Sherlock Holmes, deve ser mesmo muito bom!

    Beijos!
    Cel.

    ResponderExcluir
  5. Ahh... Levei o seu banner para o Uma Janela Secreta, eu achei que já tinha =)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Estou ansioso para ler essa séria :D

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhhhhhh amooooo!! Sherlock é tudo!! ^^ Quero muito ter todas as ediçõeS!! ahhaha

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥