quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Vendedor de Armas, Hugh Laurie


Título: O Vendedor de Armas
Título Original: The Gun Seller
Autor: Hugh Laurie
Tradutor: Cassius Medauar
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-766-5-4834
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 1996
Total de Páginas: 287
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Thomas Lang é um ex-militar britânico que não faz nada. Ou melhor, faz sim - muita coisa errada. O livro começa com Lang na casa de um empresário americano. Ele quase uma mata um homem e assusta a filha do empresário - tudo isso porque ele recebeu uma proposta para matar Wolf, o tal empresário americano, mas que ele recusou. O que ele faz na casa do Wolf então? Bom, ele foi avisar o Wolf que alguém queria matá-lo.
Lang é inglês e isso já resume praticamente toda a sua personalidade. E ele também é muito sarcástico. E ele se vê no meio de uma trama internacional de armas e terrorismo, sem saber ao certo de qual lado está ou se ao menos está de algum lado.
Depois que Lang descobre que foi Wolf que tentou contratá-lo para matá-lo (confuso? eu também.), ele se vê conhecedor de um projeto de uma arma secreta para matança em massa totalmente desnecessária. E o problema é justamente esse. A arma é desnecessária, mas quem construir quer e precisa vender, e para isso será criada uma situação para que a arma seja usada e "salve o dia". Lang se vê no meio de toda essa confusão de arma e de falsificar um ataque terrorista para que a arma seja utilizada.
No meio disso tudo ainda existe a linda Sarah, por quem Lang não sabe se está apaixonado e a graciosa Ronnie, que com certeza está apaixonada por Lang.

O que eu achei:
Antes de comentar o que eu achei, acho melhor que leiam alguns trechos do livro. São trechos selecionados que não contém spoiler, então podem ler tranquilamente.
"Imagine que você precise quebrar o braço de alguém.
Não interessa se é o direito ou o esquerdo. O ponto é que você precisa quebrá-lo, porque se não o fizer... bom, isso não importa também.Vamos dizer que coisas ruins vão acontecer se você não fizer isso.
[...]
O braço do qual estávamos falando, como pode ver, era o meu. Não era um braço abstrato, filosófico. O osso, a pela, os pelos, a pequena cicatriz branca no cotovelo, ganhada na quina de um armário na Escola Primária de Gasterhill - tudo isso pertence a mim. E agora é o momento no qual devo considerar a possibilidade de que o homem atrás de mim, prendendo o meu braço e o levantando pelas minhas costas com um cuidado quase sexual, me odeia. Quero dizer, me odeia muito, muito mesmo.
Ele está fazendo isso há uma eternidade."
"Em uma mesinha havia vários potes e tubos. Creme facial, creme para as mãos, creme para o nariz e para os olhos. Imagino o quão perigoso seria se você chegasse um dia bêbado em casa e passasse acidentalmente o creme de rosto nas mãos e o de mãos no seu rosto."
"Juro que, se eu ganhasse uma libra em cada vez que ouvi uma mulher me contar essa história, teria pelo menos umas 3 libras agora."
"Me sentia como se precisasse ter trazido algo: ouro ou incenso, pelo menos. Mas não me sentia mal por não trazer mirra, porque nunca tive certeza do que era mirra."
"Mas como sabemos, se lemos pelo menos um livro na vida, o dia não cai nem se levanta. Ele nasce. Nos livros, os dias nascem e as noites caem."
"Andorinhas voavam frescamente para cá e para lá, entrando e saindo das árvores e dos arbustos, como pequenos homossexuais furtivos, enquanto homossexuais furtivos voavam frescamente pra cá e para lá, exatamente iguais às andorinhas."
"...e pode vir na cor que você escolher, desde que você escolha verde-oliva"
Então, deu para notar o tom de sarcasmo e muito humor que rodeiam o livro né?! Esse é o típico livro que é bom, mas é ruim. Como assim? Pois bem, quando comecei a ler o livro, esse foi um desafio que me incomodou bastante - como explicar o que eu estava achando do livro. Eis a conclusão a qual cheguei: Laurie sabe escrever super bem - ele sabe contar uma história. E os personagens são maravilhosos e muito cativantes. O problema é que Laurie escolheu a história errada para contar. Enquanto o estilo de escrita é ótimo e os personagens são super interessantes, a história que está sendo contada - a trama - é fraca e não empolga muito.
A sensação que ficou no final das contas? Espero que Laurie escreva um novo livro e espero que da próxima vez ele escolha a história certa para contar.
Mas no geral, o livro é muito bom e vale mesmo a pena de ser lido!!!

Nota:







Dificuldade de Leitura:

18 comentários:

  1. Vale pelo sarcasmo do Lang.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bom! Eu gosto de sarcasmo nos livros, vai para minha lista Eu Quero Ler

    ResponderExcluir
  3. O livro parece interessante!Já tava na minha lista porque eu adoro o Hugh Laurie.Mas pela resenha fiquei com mais vontade de ler porque eu gosto de sarcasmo.

    ResponderExcluir
  4. Estou com ele para ler... mas não desempacou!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler e conhecer o jeito de escrever do Hugh!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Está entre os livros que pretendo ler este ano.

    ResponderExcluir
  7. Nanie, vou ficar pobre de tanto comprar livros e você terá sua parte de culpa nisso!

    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro também, mas gostei do estilo das citações mesmo você dizendo no final que a história é fraca!
    Também não conheço o autor.

    Gostei ;)

    ResponderExcluir
  8. Nanie, esse livro está na minha lista de desejos faz tempo!

    Sou apaixonada pelo ator Hugh Laurie, que é de um brilhantismo.

    Mal posso esperar para ler o livro e ver se ele também é tão talentoso escrevendo quanto atuando!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com caras sarcásticos, são super sinceros e divertidos, esse parece ser daqueles que enrola a cabeça de um coma trama e ainda tem uma pitada de romance... perfeito!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a trama, parece ser meio enrolado esse lance de de usar a arma que não deveria ser usada, nem sei se entendi direito, muito enrolado, só lendo mesmo, mas gostei bastante

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa pra ler o livro.
    Mas espero não me sentir muito frustrada com esse treco de história errada.
    Nem sabia que o Hugh escrevia livros.

    Bye

    ResponderExcluir
  12. Nanie, consegui ler esse livro! Fiquei interessado por causa dessa sua resenha e descobri que um amigo meu tinha o livro.
    No final da história, fiquei com a mesma sensação que você, que o Laurie escreve bem mas a história é fraca, fraca.

    Acredita que só depois que peguei o livro em mãos percebi que o Hugh Laurie é o Dr House? o.O

    ResponderExcluir
  13. já ouvi falar bastante desse livro...mas nao tenho muito interesse em le-lo nao..ahahha

    ResponderExcluir
  14. Esses dias tava por 9,90 no submarino e eu perdi :( quero muito ler, todo mundo me falou bem deste livro!

    ResponderExcluir
  15. Eu já tive uma ideia diferente do livro xD

    Gostei do sarcasmo, ainda que algumas vezes Laurie o tenha usado em demasia, gostei dos personagens e gostei da trama também. Em algumas partes ela perdia o ritmo não posso negar, mas a cena final valeu pela capengadas durante o caminho. Eu também espero que o Hugh lance mais alguns livros, potencial ela já mostrou que tem! ^^

    ResponderExcluir
  16. Não se pode negar que o cara leva jeito =D hahahahah

    ResponderExcluir
  17. A história é simples. A narrativa é cheia de reviravoltas. Nas linhas da história percebemos muito do personagem que o autor do livro representou nas telas da tv, ou seja, na pele do Dr. House. O humor irreverente, as piadas sobre coisas importantes. Vale lembrar que Dr. House foi criado há mais ou menos 10 anos após esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Maristela, o livro é bem divertido e gostoso, mas ficou faltando alguma coisa...


    Eu nunca vi Dr. House, então não consigo comparar os dois >< heheheh

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥