"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia a mais.", José Saramago (1922-2010)
José de Sousa Saramago é um importante escritor português nascido em 16 de Novembro de 1922. Ele é autor de obras consagradas como "Ensaio Sobre a Cegueira" e "O Conto da Ilha Desconhecida".
Apesar da infância pobre, que o impediu de entrar na Universidade, não desistiu de seus sonhos e aos 25 anos publicou o seu 1º livro "Terra do Pecado".
Ele é conhecido por utilizar frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional - com diálogos inseridos nos próprios parágrafos. As suas frases ocupam até memso uma página inteira, utilizando-se apenas de vírgulas ao invés de ponto final. Apesar disso o seu estilo não torna a leitura mais dicífil, apenas exige que os seus leitores se habituem ao seu ritmo próprio. Essa característica torna Saramago único na literatura contemporânea - sendo considerado um mestre no tratamento da língua portuguesa. Em 2003, no livro "Genius: A Mosaic of One Hundred Exemplary Creative Minds" (Gênio: Um Mosaico de Cem Mentes Criativas Exemplares), Harold Bloom considerou Saramago o "mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje".
Em 1998 ganhou o prêmio Nobel de Literatura, que corou o seu trabalho. Também ganhou o prêmio Camões - o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.
Saramago é o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
Este é um escritor que sabe escrever - tem estilo.
Ele faleceu hoje, 18 de Junho, em sua casa em Lanzarote, na Espanha, onde residia com a mulher Pilar del Rio. O escritor tinha 87 anos e já estava doente a algum tempo.
Eu não pude deixar de fazer um breve comentário da vida desse autor tão importante que nos deixou hoje. O mundo literário hoje está de luto pela morte dessa grande mente. Li apenas uma obra desse autor - "Conto da Ilha Desconhecida", que na época eu achei o máximo. O estilo dele é super diferente, ireverente e delicioso. Se você nunca leu as obras desse autor, procure porque ele é ótimo!
Essa é a minha singela homenagem a este grande homem.
E só para me corrigir Lanzarote fica na Espanha e não em Portugal. Saramago foi morar a Espanha depois de escrever o livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" que foi banido pelo governo português.
ResponderExcluirDesculpem-me pelo erro. Assim que possível irei corrigi-lo (eu tive que publicar o texto via e-mail porque o blogger não está deixando eu publicar, então não dá para editar também).
o mundo da literatura está de luto mesmo.
ResponderExcluiradorei aqui.
vou seguir tá?
xx
Wow, fiquei chocada com a noticia...
ResponderExcluirEu nem acreditei qnd soube, dps quando liguei a tv era só oq se falava! :(
ResponderExcluirPerdemos um dos cérebros mais brilhantes no mundo da literatura.
Acabei de encontrar um artigo muito interessante: http://www.blogdacompanhia.com.br/2010/06/saudade-nao-tem-remedio/ Confiram lá.
ResponderExcluir