Musashi, Yoshikawa Eiji
Ao ler o livro mais caro que outras pessoas apontavam, eu logo me achava um ET. Isso porque já comprei tantos livros mais caros que fiquei até com vergonha de escrever o post de hoje. Não que eu seja rica, eu não sou, muito pelo contrário. Mas eu realmente amo livros - e até mesmo divido a perder de vista para conseguir o livro que eu quero. É claro que tive um descontinho, mas não muito grande, admito. Esse livro custa por volta de R$ 300,00 reais. E mesmo se você dividir o valor entre as 3 obras que compõem a história - ainda fica caro.
Sobre o livro
A história começa com Takezo, Musashi jovem, num campo de batalha. A guerra de Sekigahara acabara e ele se vê vivo.
Depois de conseguir se levantar, Takezo encontra o amigo Matahashi e juntos os dois tentam encontrar algum lugar para se recuperar da recém terminada guerra. Eles se hospedam na casa de Okoo e sua filha Akemi, que também tem 16 anos como os dois.
Porém, um dia, Matahachi foge com a mulher Okoo e sua filha, e deixa Takezo para trás. Takezo volta, então, para sua vila sozinho. Porém, para chegar lá ele teve que cruzar uma barreira de inimigos e por isso tornou-se um homem procurado.
A mãe de Matahachi pensa que o filho está morto e que Takezo foi o culpado, e por isso passa a fazer de tudo para conseguir pegar o menino.
Mas é o monge Takuan, que junto com a ex-noiva de Matahachi, a orfã Otsu, que consegue pegar o menino e o prende a uma árvore. Mas Otsu se compadece do menino e com ele foge. A mãe de Matahachi, acha que a menina e Takezo fugiram para ficarem juntos e vai atrás dos dois com o propósito de vingança.
Takezo consegue fugir por um tempo, mas quando tenta salvar sua irmã, que havia sido presa por sua causa, ele também acaba preso. Mas Takuan consegue para ele uma pena mais branda do que a morte - Takezo passa 3 anos preso numa salinha do castelo com muitos livros a sua volta. E depois destes três anos, ele recebe um novo nome - Miyamoto Musashi. Musashi é um outra leitura de seu nome, Takezo e Miyamoto é a vila onde ele nasceu e cresceu. Ele decide então partir em uma vida de espadachim, uma vida da espada e de aprendizagem.
O que eu penso do livro
A história é muito diferente da biografia de Musashi, ou seja, foge muito a realidade. Mas é um livro maravilhoso! Eu fiquei um pouco triste da forma como o autor desfaz, sem deixar isso claro, de Musashi. Sempre diminui os adversários, dizendo que ou eles eram fracos, ou não treinavam ou coisas do tipo. Mas é um livro maravilhoso e uma história surpreendente!
Musashi é o maior espadachim da história do Japão (espadachim porque ele nunca foi Samurai, leia a biografia para entender). O livro é muito gostoso de ler, mas infelizmente o final é rápido demais. Em menos de 20 páginas acontece um milhão e meio de coisas e o autor não diz o que foi feito de todos os personagens da trama depois disso.
É um livro ótimo, de leitura fácil e gostosa!!! Se você estiver disposto a ficar pobre, realmente vale a pena comprar esse livro!