domingo, 27 de junho de 2010

Mulherzinhas, Louisa May Alcott


Título: Mulherzinhas
Título Original: Little Women
Autor: Louisa May Alcott
Tradutor: Alex Marino
Editora: Martin Claret
ISBN: 85-7232-666-9
Ano da Edição: 2005
Ano Original de Lançamento: 1868
Nº de Páginas: 253
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
O livro retrata a história de quatro irmãs - Meg, Jo, Beth e Amy que vivem nos Estados Unidos do século XIX. Conta o dia a dia das quatro moças, seus afazeres domésticos, suas preocupações e seus sonhos. As meninas moram com a mãe, enquanto o pai está na guerra.
A família, que um dia fora rica, perdeu tudo e encontra-se pobre. E as duas irmãs mais velhas, Meg e Jo, têm que trabalhar para se manterem. Enquanto todas têm que conviver com uma vida difícil.

"Margaret, a mais velha das quatro,tinha dezessseis anos. Era linda, cheia de corpo e atraente, de grandes olhos, sedosos e abundantes cabelos castanhos, boca delicada, mãos muito alvas que eram o seu orgulho. Jo, de quinze anos, a excedia em altura; magra, esgrouviada, parecia nunca saber o que fazer dos braços compridos demais. Tinha boca de expressão enérgica, nariz petulante, olhos cinzentos e vivos, que pareciam ver tudo e se mostravam, a reveses, coléricos, joviais e pensativos. A espessa cabeleira era só o que possuía de belo; trazi-a porém, o mais das vezes, presa numa coifa, para poder-se mover desembaraçadamente. Tinha espáduas arredondadas, pés e mãos grandes, e lançava olhares de esguelha para seus vestidos, com inquietação da menina que se transforma com rapidez em mulher, mesmo sem o desejar. Elizabeth - ou Beth, como todos a tratavam - era uma rosada adolescente de treze anos, com finos cabelos, olhar brilhante, maneiras tímidas, voz suave e uma expressão de candidez que raras vezes se mudava em outra. O pai chamava-lhe a sua pequenina 'Dona Tranquilidade" e esse nome ia-lhe a calhar; parecia mesmo que vivia num mundo todo seu, muito feliz, dando-se bem unicamente com os poucos a quem amava e em quem depositava confiança. Amy, conquanto fosse a caçula, era a mais importante de todas - pelo menos em sua própria opinião. Menina muito clara, de olhos azuis, louros cachos encaracolados sobre os ombros, pálida e magra, portando-se sempre como uma dama zelosa de suas maneiras. Eis o retrato das quatro irmãs."

O que eu achei do livro:
O livro é de uma simplicidade cativante. Uma história cativante e, apesar de sua simplicidade, muito densa. Conta a história das quatro irmãs e de seu mundinho. Retrata o dia a dia de uma família no século XIX nos Estados Unidos.
O mais legal do livro é justamente ver descrito como é a vida de uma pessoa simples, uma pessoa normal - basicamente me vi pensando em como seria a minha própria vida naquela época.
O livro ainda é muito rico em detalhes, ou seja, descrições de roupas, sapatos e costumes da época. Mas, não de forma enfadonha, de uma forma interessante.
A maneira como o livro é contada me pareceu um monte de contos - cada capítulo um conto. O nome disso é "romance desmontável". Sinceramente não sei se este é o caso desse romance, mas senti como se fosse. Todos os capítulos contam um caso com início, meio e fim. Sendo que todo capítulo realmente tem um desfecho - acho que foi isso, principalmente, que me deu essa sensação de que o livro era um conjunto de contos.
Enfim, a história é uma delícia de ler! As quatro meninas são cativantes e você vai se apaixonar pelas quatro - torcendo por elas sempre!
Só um detalhe: coloquei o nome da autora como "Louisa May Alcott". Essa é a grafia do nome que encontrei em diversos sites da internet. Porém, na edição que li - da Martin Claret -, o nome da autora está grafado "Louise May Alcott" em todo o livro. Realmente não sei se é um erro da editora, embora assim pareça, até porque encontrei em algumas outras edições a grafia com "e". Se alguém souber me esclarecer quanto a esse ponto, ficarei sinceramente grata.

Nota:







Dificuldade de Leitura:

13 comentários:

  1. Foi um dos primeiros livros que li, lembro que li uma edição antiga que encontrei na biblioteca. É lindo! Quem gosta de Jane Austen vai adorar! E o filme com a Winona Rider e o Christian Bale jovenzinho também é lindo!

    ResponderExcluir
  2. A história realmente é ótima!!! E quem me indicou foram duas amigas (gêmeas) que adoram Jane Austem!!! Elas me indicaram o filme também - que em português chama "Adoráveis Mulheres", mas infelizmente ainda não tive tempo para ler! Mas com certeza é uma ótima história!!!

    ResponderExcluir
  3. Me parece mtooooo Orgulho e Preconceito da Jane Austen o.O

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse tipo de história^^v Na verdade vi o filme antes e apaixonei. Assisti várias vezes. Já o livro li apenas uma vez mas vou ler de novo agora, lendo a sinopse me deu vontade XD

    ResponderExcluir
  5. Não é mto o meu tipo hhahah. Mas tbm nunca li clássicos como esse e nunca li orgulho e preconceito :X
    Okay, na próxima vez que for em uma livraria vou tentar dar uma chance pra essese livros! ^^

    Beijinho, Nanie! :*

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros de época, já li dezenas mas esse ainda não... Valeu pela dica!
    Nanie, tem selinho pra você no meu Blog.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu sou sempre suspeita para falar... Mas eu AMO clássicos!!!! Dêem vocês também uma chance aos clássicos (não precisa ser Mulherzinhas)!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de ler livros medieval, e dos séculos XVII , XVIII e XIX.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanie.

    Adoro essa autora e livros clássicos.

    Acredita que esse livro ainda não li, mas sua resenha animou-me! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu já vi esse filme!
    Há muuuito tempo. E não sabia que era de um livro, que legal!!
    Gostei do filme na época, vou querer ler o livro.

    Obs: Estou gostando muito do seu Bingo! Por causa dele estou lendo as resenhas antigas que aparecem lá! Já gostei das duas que li até agora. hihihihihih ;D

    ResponderExcluir
  11. Nesse estilo de leitura o único que li, nem sei se é muito parecido, foi Orgulho e Preconceito, mostra um pouco da vida, que eu nem presto atenção, pois o Sr Darcy desvia meu olhar heheehe mas parece ser bom

    ResponderExcluir
  12. Acho que posso classificar esse como um clássico, que eu leria sem problema nenhum, só não curto muito a capa!
    Mas o que importa é o conteúdo, esse vale por 10!
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já viu o filme, com a Winona Rider? é muito bom, só não li o livro ainda!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥