quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Morte do Cozinheiro, Allan Pitz


Título: A Morte do Cozinheiro
Título Original: A Morte do Cozinheiro
Autor: Allan Pitz
Editora: Above Publicações
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 79



Sobre o livro:
Luiz é um escritor que ganhou fama - já escreveu diversos livros que viraram filmes. E por isso tem muito dinheiro. Mas ele não tem a mulher que ama. Carmem era namorada de Lucas - o infame cozinheiro.
Ele não aguentava a situação, estava num abismo entre a ilusão e a realidade - ele tinha que fazer alguma coisa. Então, matou o cozinheiro.
"É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos."

O que eu pensei sobre o livro:
O livro é maravilhoso! Eu já esperava bastante do livro, devido às resenhas que li em outros blogs, mas ainda assim esse livro superou minas expectativas!
Senti-me lendo uma poesia em prosa! A linguagem que o autor utiliza, com um vocabulário singular e comparações poéticas, me fez lembrar o tempo todo de uma poesia. E apesar de ser um texto em prosa, me senti lendo um poema.
O texto é regido pelo ódio do protagonista-narrador - Luiz. Esse ódio é divido em duas partes: o ciúme que sente da ex-mulher, Carmem, que está namorando com o cozinheiro e o desprezo que sente pela profissão e o status social do cozinheiro. Enquanto eu lia o livro, o que mais me chamou a atenção nem tanto foi o ciúme do Luiz, nem sua vontade em ter a Carmem de volta. O que mais me chamou a atenção foi a pretensão de que ele como um autor não poderia ser trocado por um "reles" cozinheiro. O ódio dele é todo dirigido ao cozinheiro - pessoa que ele acredita ter todos os defeitos do mundo.
Outro ponto bem interessante é a sanidade do autor. Você termina o livro sabendo que ele não pode ser completamente são - afinal de contas, ele matou uma pessoa, mas sem saber entretanto se as tais "vozes" eram reais ou imaginárias.
Um livro maravilhoso que todos deveriam ler!
Ah, infelizmente também tenho que citar um defeito do livro - ele é pequeno demais. Entretanto, a história é maravilhosa - com personagens densos e completos.
E eu não posso deixar de mencionar que o livro traz trechos super engraçados. Eu não peguei muitos, até para não ter spoiler, mas o trecho abaixo eu adorei! E gostei muito da discussão que o próprio Luiz tem consigo mesmo sobre oportunidades.
"Acredito que Poe 'comeria cinco Mark Twain no café da manhã', por exemplo. Da mesma forma que Paulo Coelho me pareceu melhor do que todos os livros lançados por seus críticos revoltosos."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

10 comentários:

  1. Parece ser bem legal mesmo... vou lá participar da promoção já!

    ResponderExcluir
  2. Oi, concordo totalmente com sua opinião a respeito do King, vamos fazer parceria de divulgação? Me diz se vc estiver interessada, aí podemos colocar o banner uma da outra no blog, bj

    ResponderExcluir
  3. A sua resenha sobre o livro vou bem interessante,me despertou a curiosidade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca havia lido nenhuma resenha do livro só por achar que não ia gostar? Mas eu adorei a sua resenha. Acho que logo darei uma chance.

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie,

    Eu já vi várias resenhas, a sua ficou ótima :)

    Gosto de escrita assim de forma poética agora a capa é bem sinistra rsrs

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. A-M-E-I!!!

    Eu total quero ler esse livro!!
    Se eu não ganhar, vou comprar com certeza!! XD

    Beijinhoo

    ResponderExcluir
  7. Nossa, só 79 páginas? Bem curtinho mesmo é raro hoje em dia ver um livro de ficção com menos de 100 páginas.

    Humn, acho que o estilo e a trama do livro não me chamaram a atenção mas esse autor parece ser bom, vejo os livros dele por aqui e todos tem uns títulos muito doidos, parecem cômicos! rs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu jurava que esse livro era maior :S Mas isso é muito bom, pq tenho tanto livro pra ler, que se for um livro pequenininho, ajuda um pouco! o/
    Beijinhos
    Camila Candomil - @CamilaCandomil
    Seleção Literária
    http://selecaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Achava que esse livro tinha outro mote, mas devo confessar que não faz muito meu genero, mas leria sim, sem problema!

    ResponderExcluir
  10. oi nanie adorei seu blog. voce é muito legal, serei sua seguidora. Tambem gosto muito de ler, mas não sou intelectual como voce.
    Beijão para voce.
    Te amo de montão.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥