quarta-feira, 23 de junho de 2010

Gênero Literário


Etimologicamente, a palavra gênero significa família, raça ou conjunto de seres dotados de características comuns. A palavra usada no contexto de literatura, quer dizer obras dotadas de características comuns.

A definição de quais são os gêneros literários pode ser controversa. Muitos autores e estudiosos não concordam com tudo e tentam classificar a literatura de uma maneira melhor.
Entretanto, a maneira mais usual de dividir as obras literárias é a mesma desde a Antigüidade. Desde a Grécia Antiga, Platão propôs uma divisão que é aceita até hoje: narrativo, lírico e dramático.
Com esses três gêneros, consegue-se englobar todas as obras existentes. É claro que há ainda os subgêneros, para caracterizar as obras.
De forma geral o gênero lírico engloba as poesias de forma fixa, como os sonetos. O gênero narrativo engloba a epopeia, o romance, a novela, o conto e a crônica e o gênero dramático engloba as obras de característica ensaística.

Veja mais postagens dessa coluna

4 comentários:

  1. Legal! :D

    Nanie, é minha impressão, ou você mudou o template do blog? (to meio perdida por aqui... e atualizando os comentários nos blogs queridos! :D)
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  2. É impressão sua mesmo ^^ Eu não troquei o template do blog não :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥