terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrevista: Tammy Luciano

Tammy Luciano é a autora do livro "Sou Toda Errada". Ela é super simpática e concordou em conceder uma entrevista para o blog.
Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro dela, mas pelas resenhas que vi em outros blogs, estou doida para ler.
Então, vamos conhecer um pouquinho mais dessa autora brasileira?











1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Sou Tammy Luciano, tenho uma idade boa de ser viver, onde você tem liberdade e juízo suficientes. Nasci no dia 20 de agosto, Rio de Janeiro, na Tijuca, apesar de jamais ter morado no bairro. Moro no Bairro das Árvores, Jacarepaguá.

2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Na infância, eu adorava livros, mas jamais me imaginei trabalhando "dentro" deles. Na adolescência, comecei a escrever peças de teatro, foram mais de 20 ao longo de uns dez anos. Também escrevi muitas crônicas, adoro! Os livros vieram em 2003 e não quero mais parar. Mas jamais me imaginei por exemplo dando autógrafo, encontrando leitor, tudo isso é uma linda novidade! E se algum dia eu pensei em ser escritora não foi de livros, o que também virou uma deliciosa surpresa. Ou seja, acho que estou vivendo algo bem melhor do que um dia pensei.

3) De onde veio a inspiração para escrever "Sou Toda Errada"?
Um amigo contou sobre uma ex-namorada doida, eu achei que rendia um livro e comecei a papear sobre ex com meus amigos homens. A Mila é um pouco do que refleti depois dessas conversas e pode acreditar que existe garota como ela, não aceitando perder de jeito nenhum e achando que beleza e poder podem reconquistar alguém. A gente vive um mundo muito superficial, de meninas lindas sem absolutamente nada na cabeça. Eu queria abrir uma discussão, deixar um questionamento no ar e levantar o assunto "ex-namorada" que ninguém liga muito. Eu não tinha ideia como seria a recepção para a Mila, mas tenho acompanhado diariamente o que dizem do livro. As leitoras se dividem em: as que acham a Mila louca e as que entendem o que ela sente e assumem que já agiram um pouco como ela. Acho que o livro está sendo falado porque, normalmente, os livros contam sobre um casal protagonista, já que toda história de amor é linda, mas em Sou Toda Errada a vilã é que toma conta da cena, destilando veneno.

4) Quais outros livros você já tem publicados? 
Tenho três livros! Em 2003, lancei "Fernanda Vogel na Passarela da Vida", sobre a modelo que faleceu em um acidente de helicóptero. Em 2005, eu estava na Bienal do Rio de Janeiro com "Novela de Poemas". Novela esgotou e eu só posso agradecer demais todas as leitoras queridas. Eu escrevo há 20 anos, mas só agora as pessoas estão começando a ligar o nome à pessoa. Acho que dessa maneira eu terei sempre o pé no chão e jamais vou ficar deslumbrada com sucesso, porque ralei muito para conseguir reconhecimento.

5) Você já tem algum outro livro aguardando publicação ou ideias para novos livros? 
Eu tenho dois livros inéditos na gaveta. Eu por enquanto quero eles lá. Aliás, eu só escrevo o que tô afim e sou um pouco temperamental porque não vou seguir mercado, não vou lançar o que tá na moda. Eu sou escritora, quero escrever e publicar o que estou sentindo. Imagina o trabalho que é ser assim? Mas acho que um dia isso será um ponto positivo na minha carreira. No momento, eu tô escrevendo o quarto livro, que deve sair no começo de 2011. É a história de uma garota que vive um mistério, algo que ela jamais imaginou. E no meio disso tudo ela está passando por muitas mudanças emocionais. Tô amando escrever esse livro e espero que minhas leitoras também gostem!

6) Foi difícil conseguir publicar o seu livro? 
Percorri um caminho um pouco diferente. Eu tinha feito uma biografia de uma menina conhecida, que faleceu de maneira trágica, e tinha um monte de nomes famosos na história como Luciano Huck, Ellen Jabour, Daniela Sarahyba... Isso ajudou no meu começo. Não sei como seria se tivesse começado com um romance. Poderia estar tentando até hoje. Tenho amigos que escrevem lindamente e ainda não conseguiram lançar seu original.  

7) Além de escritora você é atriz, já tendo atuado no teatro e na televisão. Você também é professora do curso de teatro da Casa dos Artistas e já escreveu peças de teatro. Conte um pouquinho sobre esses seus outros trabalhos e como eles influenciaram as suas obras literárias.
Eu vivo para o meu trabalho. Durmo e acordo pensando nos passos para construir uma carreira bacana. Sempre achei que minha carreira de atriz era prioridade, mas as conquistas de escritora foram me mostrando que eu podia ser muito feliz também escrevendo. Então, eu atuo quando me convidam, gravo vídeos para minhas leitoras no Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e escrevo cotidianamente. E enquanto divulgo meus livros em eventos, ensaio com atores no Retiro dos Artistas e atuo por aí. Acho que sou alguém que muita gente duvidou, então é bom hoje sentir esse carinho das pessoas, porque no começo tem sempre alguém para te colocar para baixo. No momento em que estou, honestamente, já não ligo mais quando aparece alguém que sinto ser do mal. Eu tô bem forte, acredito demais no que amo fazer e a unanimidade, como já dizia Nelson Rodrigues, é burra. Então vai ter sempre alguém criticando, mesmo que ele não faça nada melhor que você.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Fernanda Vogel na Passarela da Vida mudou minha vida para sempre.
b) Um autor: Estava lendo Caio Fernando Abreu
c) Uma música: Tenho mania de cantar sempre as mesmas.
d) Um cantor: É bom quando estou no meu apê e James Morrison cantarola pelo ar...
e) Um filme: Assisti o filme sobre a escritora Miss Potter muitas vezes.
f) Um ator: O Tony Ramos era muito educado e nunca negou falar comigo quando eu era Repórter do TV Fama. Fora ser um talento como ator!
g) Uma pessoa: Meu pai e minha mãe são quase a mesma pessoa. rs Lindos!
h) Uma frase: Atualmente adoro quando vejo na internet: Tô louca para ler esse livro Sou Toda Errada!

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Você é super simpática. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Um beijo enorme para todo mundo, sejam sempre felizes e espero vocês no meu site: www.tammyluciano.com.br

______
Adorei a entrevista. Foi muito legal conversar com a Tammy Luciano. Ela é super simpática!!!
Espero que vocês também tenham curtido a entrevista!

5 comentários:

  1. Não conhecia a autora mas estou vendo varias comentarios positivos sobre esse livro Sou toda errada, parece ser interessante! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar de Sou toda errada e adorei conheçer a Tammy! Nunca imaginei que ela já tivesse trabalhado na TV, para mim foi uma enorme surpresa descobrir isso!
    Nanie, adorei a entrevista que vc fez com ela! \o/

    Beijinho grande pra vc! :*

    ResponderExcluir
  3. A entrevista ficou ótima! Eu não conhecia direito a autora e amei saber mais sobre essa guerreira.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, sempre é bom autoras brasileiras *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥