sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caninos Brancos, Jack London


Título: Caninos Brancos
Título Original: White Fangs
Autor: Jack London
Tradutor: Marcelo Albuquerque
Editora: Martin Claret
ISBN: 9788572328470
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Lançamento: 1910
Total de Páginas: 183
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
A loba havia fugido do convívio humano a algum tempo. Ela era igual a uma loba e vivia com os lobos, mas tinha antepassados cães. E ela se aproveitava desses seus conhecimentos sobre os seres humanos para atacá-los e conseguir comida.
Ela fugiu em uma época de fome e passou a viver com os lobos em uma matilha. Mas depois que essa época negra passou, os lobos começaram a se separar de novo e ela acabou ficando apenas com um lobo - o seu parceiro - o Zarolho, com quem teve uma ninhada de 5 filhotinhos - 4 pareciam com ela, com os pêlos avermelhados e um era como o pai - parecia com um lobinho, todo cinza.
Infelizmente, outra época de fome se abateu e apenas um lobinho sobreviveu - o cinzento. Até mesmo o Zarolho já havia morrido na incessante busca por comida.
E assim o lobinho viveu com sua mãe até que um dia cruzou o seu caminho uma tribo de índios. Justamente a tribo da qual sua mãe havia fugido. Os índios capturam o lobinho e sua mãe, que passam a viver com os humanos. O lobinho ganha um nome - Caninos Brancos e começa a ver sua parte cão aflorar.

"Daí em diante, não se iludiria com a aparência das coisas. Só confiaria nelas depois de conhecer bem a sua verdadeira natureza."
"O objetivo da vida era a carne. A própria vida era carne. A vida vivia da vida. Uns comiam e outros eram comigos. A lei consistia, pois, nisto:
COMER OU SER COMIDO.
Ele não formulou a lei em termos claros e definidos nem fez considerações morais acerca dela. Nem sequer concebeu a lei: limitava-se a viver a lei sem pensar nela.
Via a lei aplicada por toda a parte."
"Waban wabisca ip pit tah. (Olhem! Que caninos brancos!)"
"E a principal exigência dessas complexidades da civilização consistia no domínio de si próprio, em saber conter-se - num equilíbrio tão delicado como o das asas mais frágeis e, simultaneamente, de uma rigidez de aço."

O que eu achei do livro:
O livro é lindo. Eu adoro essa história! Já tinha lido esse livro uns oito anos atrás, então foi quase como se estivesse lendo essa história pela primeira vez.
A ideia que o autor passa, de que não só os animais, como os homens também, são moldados pelo meio em que vivem é incrível. E a convivência de Caninos Brancos com os homens e as suas respostas aos estímulos dos "deuses" são ótimas (os "deuses" para o lobo são os humanos).
A história é bem fácil de ser lida e uma delícia. A linguagem não chega a ser simplória, mas também não é muito complexa e a leitura é bem tranquila. A forma como o autor conta a história é excepcional, quase parece que você está assistindo aos acontecimentos na vida de Caninos Brancos.
Leitura super recomendada para todo mundo e principalmente para quem gosta de história de cachorro!!!
Eu sinceramente gosto da maioria das edições da Martin Claret, mas dessa vez eu tenho que reclamar. O livro tem duas colunas por página, o que torna a leitura muito ruim. E neste livro existe uma repetição de dois parágrafos 3 vezes, o que considero um absurdo. E a existência de alguns erros, como falta de letras, já estou até me acostumando - parece uma coisa muito comum no mercado brasileiro. Não me lembro de ter lido nem um único livro sequer que não tivesse ao menos um erro. Mas o que realmente me incomodou mesmo foi essa divisão de duas colunas por página - que torna a leitura super cansativa. No mais, a versão é boa e a tradução também está legal.

Nota:







Dificuldade de Leitura: 









10 comentários:

  1. Uma amiga minha leu e disse que o livro é incrível também, Assim que der vou ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro. Acho q assisti ao filme. Mas já tem muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. Ano Original de Lançamento: 1910


    meudeus AHAHHA

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro, é bom ?

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, obrigada pela preocupação ;/

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sim ^^ O livro é ótimo - maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  7. A capa me deu medo rsrsrs,mas a história parece realmente boa,já anotei.
    Bom fim de semana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Já ví o filme e gostei! Agora tenho que ler. =D

    ResponderExcluir
  9. Já li "O Chamado Selvagem", do mesmo autor, e amei! Agora quero muito ler "Caninos Brancos" tb!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li livros relacionados a animais
    Mas tenho bastante curiosidade!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥