sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma fênix em Praga, Suely Buriasco



Título: Uma fênix em Praga
Título Original: Uma fênix em Praga
Autor: Suely Buriasco
Editora: Novo Século
ISBN: 978-85-7679-243-7
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 216
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
O casamento de Lara já não ia bem a algum tempo. Mas isso só ficou muito claro para ela quando, de maneira trágica, ela ficou sabendo da traição do marido com uma mulher que ela havia considerado uma boa amiga.
As coisas estavam confusas para ela. Ela havia chegado a falar em divórcio com o marido, mas ele disse que não iria ser uma boa solução, por causa dos filhos do casal.
Lara decide então fazer uma viagem à Praga, sozinha. E essa seria uma viagem de autodescobrimento - uma viagem onde Lara poderia conhecer a si mesma.

O que eu achei do livro:
O livro é muito interessante. Lara é uma personagem decidida e muito madura. Ela já tem 45 anos, e está enfrentando um difícil período na sua vida - a separação. Na verdade, o divórcio não está certo quando ela viaja, mas só não está certo para o marido, pois ela já sabe que aquela realação não tem mais futuro.
E durante a viagem ela vai descobrindo a si mesma, pensando em tudo o que aconteceu e vendo o quanto ela falhou e o quanto o marido falhou no casamento que estava acabando.
Lara vai além da redescoberta de si mesma, ela redescobre o prazer de viver - a liberdade da alma!
É um livro que nos leva a muitas reflexões. Eu, particularmente, não concordo com tudo o que a Lara fez ou pensou, mas vivenciei com ele esse processo todo. E pude, junto com ela, refletir sobre diversas minúncias da minha vida. O tempo todo em que eu li eu pensava em tudo o que o meu casamento é e via no casamento de Lara o que eu não queria que ele se tornasse. E com as reflexões dela, enxerguei muitas coisas importantes - e fiquei muito feliz ao saber que boa parte está presente no meu casamento.
Achei uma história muito gostosa de ler. No meio ainda somos brindados com partículas da história de Praga - um prato cheio para quem, como eu, gosta de história.
Enfim, é um livro muito bom e ultra recomendado. Uma leitura que consegue ser ao mesmo tempo leve e profunda.
"Era interessante perceber como a sensação de estar só comigo mesma me faziabem! Só então me dei conta de que há muito tempo não me fazia companhia. Como podia pensar que as pessoas se sentiriam bem ao meu lado, se eu mesma não sabia se era isso que minha companhia proporcionava? Era a primeira vez que isso me ocorria, e a sensação gerada foi muito estranha. 'Há quanto tempo não dou atenção a mim mesma?', pensei. 'Aliás', reformulando as ideias, 'alguma vez preocupei-me com isso?". E a ausência de resposta foi a minha resposta."
"Sempre haverá o momento do despertar da consciência, que virá exigindo uma grande reforma íntima. Só desse modo o ser humano encontrará satisfação e vitória em sua vida. É preciso acreditar que o nosso mundo só se livrará da miséria, do terrorismo e de toda a violência e discriminação quando eliminarmos essas mazelas de nós mesmos. Precisamos desenvolver o dom de buscar opções mais sadias para nós mesmos e para todos."
"E foi assim que comecei a reagir. Eu não era daquele jeito, precisava sair daquilo. Peguei firme no trabalho, voltei a viajar, superei as inseguranças que teimavam em surgir e me levantei do pó. Cuidei de mim e voltei a me sentir uma mulher bela e atraente. Mas a crise não se resolveu - só mudou de aspecto."

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 


15 comentários:

  1. Esse livro tem uma capa linda, heim, que parece combinar muito com a história! É linda a história de Praga! Vale a pena conferir!
    Linda resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. já estava de olho nesse livro a algum tempo, mas depois da sua resenha ele me pareceu com cara de auto-ajuda demais pro meu gosto =/

    ResponderExcluir
  3. Olha Lanna, eu não achei nem um pouco de auto-ajuda não... é um descobrimento da Lara - a personagem principal do livro - ele não te auxilia em seu auti-conhecimento, embora seja capaz de despertar reflexões. E isso aconteceu comigo, principalmente, por falar de casamento.
    Eu achei o livro muito bom e não sou fã de auto-ajuda...

    ResponderExcluir
  4. Parece bom e ainda tem uma capa linda!Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Nanie, você será uma das primeiras blogueira a ler meu livro, se você quiser, é claro. rs
    Eu simplesmente adoro as suas resenhas.
    Não gosto de spoilers e gosto de me sentir convidada a conhecer a história. É o que você faz.

    Adorei e quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Nanieeeeeeee

    Com certeza depois de uma resenha dessa , precisarei ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, dei uma repaginada no blog e inclusive mudei o banner, por favor substitua no seu blog, bj

    http://www.danfalandodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bianca, muito obrigada! Nossa... fiquei toda boba aqui com o elogio ><''
    Com certeza eu vou querer ler o seu livro, tão logo ele esteja pronto!!! É claro que eu gosto um pouquinho da Vivi e do Rafa, mas você sabe que eu sou mesmo apaixonada é pelo Apollo s2
    PS: Para quem não sabe quem é Apollo, sugiram que leiam os contos no blog Redoma de Cristal
    http://www.redomadecristal.com.br/2010/03/conto-entre-o-amor-e-amizade.html

    ResponderExcluir
  9. Eu terminei esse livro ontem! =D Muito legal, dá pra refletir um pouco com ele!

    ResponderExcluir
  10. ual!! adorei a resenha!!
    me interessei pelo livro... parece realmente muito bom!! ^^ hihihi
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Este título "Uma fênix em Praga", parece dar a pista: uma mulher que renasce, se reinventa, nesta cidade belíssima, que é Praga. Capa muito bem feita, gostei muito. Resenha excelente!

    ResponderExcluir
  12. Ulysses, você pegou mesmo o espírito o livro - esse é mesmo o tema principal do livro! É uma história maravilhosa, vale mesmo a pena ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie.

    Não conhecia esse livro.

    Deve ser maravilhoso!

    Achei muito legal o título, porque a fênix sempre renasce das cinzas.

    Dica anotada!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. O nome faz muito sentido, o que é uma fêniz senão um animal que "renasce" das cinzas? gostei bastante, essa é a 1° resenha que leio desse livro e amei, só espero que não seja muito reflexivo, puxado pra auto ajuda

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥