quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Novela
A novela é caracterizada por ser um intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. Em comparação com o romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narratvivos. Geralmente é uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagenm (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).
Esse subgênero não é reconhecido por alguns autores, que preferem classificar o texto como um romance curto ou um conto longo. É por isso que alguns textos que se encaixam nesta modalidade, tais como Cândido ou Otimismo, de Voltaire e A Metamorfose, de Franz Kafka tendem a não ser classificados como novela.
É claro que eu não sou ninguém para dar uma opinião técnica e de grande valor. Mas particularmente, não consigo classificar nenhum livro como novela e prefiro a classificação em romance ou conto.
Ainda é comum classificar um texto como novela por causa de sua extensão - entre 50 e 100 páginas. Mas devido a fatores circunstancias, tais como fonte, tamanho do livro, espaçamento entre parágrafos, margem, entre outros, essa classificação torna, ao menos na minha cabeça, a classificação em novela ainda menos importante.
Veja mais postagens dessa coluna.
3 comentários:
Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
obaaa! Adoroooo ir descobrindo mais coisas! Bjo
ResponderExcluirCara, eu adoro esses seu posts sobre literatura !!!
ResponderExcluirMas tenho que dizer, Metamorfose, de Franz Kafka foi o livro mais difícil que eu ja li na minha vidha!!!
Legal! Eu não sabia disso! Bjss!
ResponderExcluir