Hoje eu trago mais uma entrevista bem legal para o blog. Dessa vez com Aline Negosseki Teixeira, autora do livro "O Último Baile do Império".
1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Aline Negosseki Teixeira, 24 anos e nasci em Umuarama, no Paraná.
2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Aos 4 anos... Vou contar o trecho de uma história verídica. Imagine a cena: Uma garotinha cheia de imaginação observa alguém compenetrado à máquina de escrever.
Então ela amarra uma fralda cremmer no pescoço (achou sua gravata), coloca seus óculos cor-de-rosa de plástico e, “datilógrafa” seus primeiros romances de princesas e vilões em sua primeira máquina de escrever, um pianinho da Mônica... Assim surgia a escritora e, antes de nascer, morria a pianista que sua mãe sonhara.
3) De onde veio a inspiração para escrever seus livros?
De muito e inumeráveis lugares. Músicas (principalmente), imagens, reportagens, qualquer coisa que uma pessoa diga, causos que passaram de geração em geração até mim, vivências...
Quanto ao livro O Último Baile do Império a inspiração maior surgiu das lembranças da visita a Ilha de Paquetá. Aos 15 anos, de longe, eu via, em sua romântica imponência, recortar-se contra o poente, o castelo da Ilha Fiscal e imaginava: O que num passado remoto aconteceu ali? Seis anos depois descobri ao escrever o drama e suspense da vida de Angelina de Aragão.
4) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Tenho mais cinco.
5) Como foi a decisão de publicar o seu livro de forma independente?
Mandei o original para três editoras e, não obtendo resposta, uma escritora me incentivou a não desistir. Ela começou dessa forma e hoje publica pelas maiores editoras do país. Tenho algumas leitoras, as primeiras e tão carinhosas, que me incentivaram ainda mais a dar esse passo. Sempre me lembrarei delas. Mas, o principal responsável por isso tudo, que não me deixou temer ou fraquejar, que correu atrás de quase todo o necessário, foi meu esposo, meu companheiro que sempre sonhou meus sonhos comigo.
6) Você tem alguma outra atividade profissional além de escritora? Como ela influencia no seu trabalho?
Sou pedagoga. O profissional de educação que auxilia na construção da base da sociedade tem que ter uma mente voltada para todas as áreas do conhecimento e não focada numa só especialidade.
Até seu último suspiro é melhor para sua carreira, seu crescimento, que seja um pesquisador. Ter assimilado isso além de cotidianamente me lembrar de que preciso ter a humildade que nunca saberei tudo nem o suficiente, me dá prazer na principal atividade de um escritor: a pesquisa. Seja teórica ou de campo, aquela que você atesta com todos os sentidos e tornam uma narração mais palpável e vívida.
7) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Dedicar pelo menos quatro horas por dia a isso. Seja pesquisando, se informando, observando, lendo, vasculhando o conhecimento.
8) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
Literatura é arte. Há muitas formas de se fazer arte. A arte toca as pessoas; proporciona entretenimento, reflexão, abstração, discussão. A literatura provoca sentimentos. E, viver tudo isso no período de leitura, é sentir-se vivo.
Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Não dá pra ficar com só um. Pollyanna, Eleanor Porter e Saga, do Erico Verissimo.
b) Um(a) autor(a): Erico Verissimo e a Lya Luft.
c) Uma música: Noturno Op. 09 Nº2, Chopin e Sonata ao Luar, Beethoven.
d) Um(a) cantor(a)/banda: Desde que lançaram o primeiro álbum, adoro a Shakira e a Shania Twain. Gosto muito da Colbie Caillat e desde que ouvi Madredeus pela primeira vez, sou apaixonada pela voz da Teresa Salgueiro.
e) Um filme: O Pianista.
f) Um(a) ator/atriz: Tarcísio Meira e Adriana Esteves.
g) Uma pessoa: Minha filha.
h) Uma frase: "Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto." (Mc. 4:2)
Muito obrigada pela entrevista.
Ei Nanie,
ResponderExcluirEu já ouvi falar do livro mas ainda não li, não conhecia ainda a autora e gostei muito de saber mais sobre ela :)
beijoo
Eu não tinha ouvido falar nela e nem no livro, parecem ser bons.
ResponderExcluirvc ja leu ou esta por le?
gostei dessa entrevista, assim que conhecemos novos autores.
beijos
Eu já li. Se você clicar no nome do livro (logo no ínicio), você poderá ler a resenha sobre o mesmo =D
ResponderExcluirADorei conhece-la melhor Nanie!!
ResponderExcluirADoro suas entrevistas ahahah curiosa para ler o livro!!
beijos
oie.
ResponderExcluirAdorei a entrevista. ^^
Conheço a ALine tem um bom tempo e acho ela uma pessoa bem legal. ^^
beijos.
Nossa como esse povo anda escrevendo cedo hein sahsuhash ótima entrevista, não sabia sobre o livro mas agora olharei mais de perto bjks ;)
ResponderExcluirAdorei a resenha e responder a entrevista!
ResponderExcluirE a Nanie é mesmo uma flor de simpatia. ^-^
;*
Aline
Que isso, Aline, muito obrigada!
ResponderExcluirVocê também é um doce de pessoa e super simpática.