A entrevista de hoje é com Mare Soares, autora da trilogia Chantilly, cujo primeiro livro estará às vendas em Outubro. Mas se você é uma pessoa apressada, já pode entrar no site do livro e reservar o seu exemplar! E também está rolando um concurso cultural valendo um exemplar do livro.
1) Qual o seu nome completo, idade e data de nascimento?
Mare Soares, 18 anos – 05/09.
2) Quando você descobriu essa veia de escritora e como isso aconteceu?
Para ser sincera, eu não me lembro da minha vida antes de gostar de escrever. Algumas vezes essa vontade desaparecia, mas sempre retornava, por mais que demorasse.
3) De onde veio a inspiração para escrever a trilogia?
Pois é... Eu estava de férias e não tinha absolutamente nada para fazer. Então, como boa desocupada, resolvi conhecer o mundo através do Google Earth. Passando pela França descobri uma cidade próxima a Paris chamada Chantilly e imediatamente pensei: “Isso dá história”.
Foi aí que iniciei o livro, mas eu odiei. Então, parei. Um tempo depois resolvi publicar num site e fez sucesso. Continuei. Hoje eu particularmente continuo não gostando do começo, mas as pessoas têm gostado e eu realmente gosto do final.
Sobre ser uma trilogia, aconteceu sem querer, eu acho. Depois que eu engatei no primeiro livro, começaram a surgir idéias que não davam para se encaixar nele, então, comecei pensando a frente.
4) Fale um pouquinho da trilogia, cujo primeiro volume é "Chantilly".
Meu vício é assistir filmes. Eu queria fazer um filme e eu não sabia escrever roteiro. Mas livro não parecia tão complicado (ilusão minha, rs). Durante o processo de criação eu imaginei cada cena cinematográfica e algum dia eu adaptarei para roteiro.
Focando na história, Chantilly trata de um acontecimento há 10 anos, quando as pessoas começaram a perder as memórias e uma mulher, Catherine, escreve suas recordações em busca de socorro. 10 anos depois um cientista a responde e inicia uma investigação, com a ajuda de personagens suspeitos que ele conhece no caminho. Leon Saiter, um alcoólatra sem perspectiva de vida e a Anabelle, uma mulher misteriosa. No segundo livro, Copenhague, que eu ainda estou escrevendo, os mesmos personagens precisam investigar outro caso: a tecnologia parou e ninguém se deu conta. Esse livro também traz uma surpresa para o leitor. Acredito que será algo inovador no universo literário. E o último, Champagne, eu não compartilharei por enquanto. Seria soltar muitos spoilers sobre os outros dois hahaha.
5) Você vai publicar os seus livros de forma independente. Quando foi que você tomou essa decisão? A busca de editoras é muito difícil?
Eu já tinha isso em mente desde o princípio. Até cheguei a dar uma olhada em editoras, mas nada que eu achasse que valesse muito a pena. Fazer de forma independente é mais caro, mas te dá uma autonomia que não tem tamanho e, ao menos por enquanto, eu quero essa autonomia.
6) Você tem outras atividades profissionais? Elas influenciam no seu trabalho?
Só estudo. Estou entrando no 4° período de Mídia (comunicação) da UFF. Mas eu tenho certeza que quando chegar a hora encontrarei um trabalho que só me complete como escritora.
7) Você já tem algum outro livro esperando publicação além da trilogia?
Não. Mas estou rascunhando um novo livro, mas dessa vez será literatura fantástica.
8) Qual dica você dá para quem quer seguir a carreira de escritor?
Eu vou dar uma dica bastante pessoal, baseada no que eu tive que encarar enquanto escrevia.
Engula a falta de crença das pessoas e continue amando o que você faz. Acredite que vai dá certo. Só você sabe do que é capaz. Faça amizade com suas palavras, elas vão se tornar suas melhores amigas e não desista nem quando tudo estiver dando errado. É só uma fase, vai passar.
9) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura nos proporciona uma viagem a novos mundos de forma saudável. Ela no ensina português, as vezes história, mas, principalmente, a encarar o mundo com novos olhos. Quanto mais você lê, mais ângulos diferentes seus olhos verão.
Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: O mundo de Sofia – Jostein Gaarder
b) Um autor(a): Markus Zusak
c) Uma música: Construção – Chico Buarque
d) Um cantor(a)/banda: Clara Nunes
e) Um filme: Sociedade dos poetas mortos (Mas também vale qualquer um do Woody Allen)
f) Um ator/atriz: Meryl Streep
g) Uma pessoa: Woody Allen!
h) Uma frase: “As palavras não foram feitas para enfeitar, brilhar como ouro falso; as palavras foram feitas para dizer.”
Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Continuem acessando o blog da Nanie ;) hahaha ela faz um ótimo trabalho.
Bom, mas focando em mim, foi minha primeira entrevista (espero que de várias, né?) e foi estranhamente positivo. Quando a Nanie me perguntou se eu estaria interessada em dar uma entrevista eu imediatamente pensei: "UHUL ENTREVISTA" e depois: "E agora, o que eu vou fazer...?" . Fiquei meio assustada, mas foi tranqüilo.
Espero que vocês gostem tanto do meu trabalho quanto eu gostei de fazê-lo. :)
Adorei a conhecer a Mare, que é super simpática! Ele responde rapidinho aos e-mails e também responde pelo twitter! Quem quiser ter mais contato com a autora e sua obra, deixo aqui alguns links:
Twitter da autora: http://twitter.com/marezinha
Twitter do livro: http://twitter.com/livrochantilly
Site do livro: http://www.livrochantilly.com.br
Adorei o seu blog e as entrevistas são demais!!!
ResponderExcluirParabéns!!
Beijos,
Dé (http://umsussurro.blogspot.com/)
E eu adorei conhecer a Nanie, porque além de fazer um trabalho muito legal, ela é um amor de pessoa. =P
ResponderExcluirObrigada pela oportunidade. :)
Parabens pela entrevista Nanie!! ficou mara!! ^^
ResponderExcluirA Mare é uma fofa mesmo!!^^
hihihi
beijos
que legal, não conhecia ^^
ResponderExcluirParabéns Nanie!
ResponderExcluirRealmnete a Mare é muito simpática e atenciosa.
Bjos!!!
Nanie!!!
ResponderExcluirEla é tão novinha e já escrevendo tão bem? Adorei as respostas dela!!!
Bjo
Parabéns Nanie por mais essa entrevista!!!
ResponderExcluirGostei do estilo dela!
bjus
Eu quero ler O mundo de sofia!
ResponderExcluirFicou show de bola.
ResponderExcluirEssa escritora promete!! =D
Adorei a entrevista, ficou bem legal :D
ResponderExcluirA escritora parece um amor de pessoa *-*
Como já disseram, tão nova e já escreve bem assim? Que ótimo \o/
Todo o sucesso pra ela!
Ela é um doce mesmo, né?
ResponderExcluirAdorei conversar mais um pouquinho com ela. rs
Ótima entrevista, Nanie.
Beijos.
Meu aplauso.
ResponderExcluirFlores...