O conto é um texto narrativo breve, em prosa, que conta situações rotineiras. Entre suas principais características estão a concisão, a precisão, a densidade e a unidade de efeito (impressão total).
O conto é uma história curta que não deve ultrapassar 20.000 palavras, porém essa é uma limitação que não é tão respeitada assim.
Existe ainda uma curiosidade - que eu descobri enquanto estava pesquisando para este post - o "romance desmontável". O romance desmontável é um romance que pode ser lido como uma série de contos, é o caso de Quincas Borba, de Machado de Assis, e de O Processo, de Franz Kafka.
A característica de final enigmática prevaleceu até o final do século XIX não sendo considerada essencial hoje em dia. Porém, não há como negar que o final do conto é sempre mais carregado de tensão do que no romance e que um bom final é fundamental no gênero.
No conto a trama é linear, objetiva, pois o conto, ao começar, já está quase no fim e é preciso que o leitor entenda os acontecimentos. Enquanto no romance o espaço/tempo é móvel, no conto a linearidade é a sua forma narrativa por excelência.
Eu sou uma grande fã de contos, sendo que Machado de Assis é um dos meus favoritos.
Resumindo, se o romance é a vida, o conto é o caso.
Veja mais postagens dessa coluna.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
4 comentários:
Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E o seu conto na votacao daquele site, como esta?! =)
ResponderExcluirLívia, eu não sei como está porque não tenho acesso aos dados parciais da votação. E o resultado sai no sábado =D
ResponderExcluirSó vou ficar sabendo mesmo no sábado ^^
20.000 Palavras? Definitivamente não são respeitados...
ResponderExcluirMuito legal essa curiosidade!!
ResponderExcluirSabia o que era conto, mas não sabia dos romances desmontaveis... Legal!!!
bjus