quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Véu, Luis Eduardo Matta


Título: O Véu
Autor: Luis Eduardo Matta
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 978-85-61977-12-2
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 525
Comprar Online: Submarino

Sobre o livro:
Aracy Quintanilha é uma mulher vivida. Ela sempre trabalhou com arte e gosta muito do seu trabalho. Hoje ela é a responsável por uma das maiores casas de leilão de arte do Rio de Janeiro - a Casa Quintanilha. Gosta do que faz, mas não dessa vez. Ela irá leiloar, dentre muitos outros itens o quadro "O Véu", pintado pelo seu sobrinho Lourenço Monte Mor. 
Há dois anos, Lourenço morreu em um incêndio na casa de praia onde morava. A polícia arquivou o caso, mas, na época, houve rumores de que uma facção terrorista - a Azadi - estaria envolvida na morte do rapaz. Tudo por causa do quadro "O Véu", que havia sido considerado uma afronta ao Islamismo. Aracy não tinha gostado do quadro desde o primeiro momento em que o vira, mas não imaginava tudo o que aconteceria por causa dele.
O quadro havia sido dado como queimado após o incêndio que vitimou o seu pintor. Mas na verdade, ele havia ficado guardado na casa de Araci, a pedido do cunhado, durante todo esse tempo. E ele só ia a leilão por um pedido do cunhado. No fundo, ela se sentia aliviada por se ver livre do quadro.
Mas as coisas não seriam tão simples.
Na noite anterior ao leilão, houve uma pequena explosão que danificou o telhado do prédio onde seria feito o leilão. E uma das paredes havia sido pichada com um recado em persa. Seria a Azadi mostrando novamente suas garras por causa do quadro?
Araci estava apreensiva, ela pressentia que as coisas não iam bem. Mas não poderia imaginar o turbilhão de coisas que aconteceriam na sua vida.

O que eu achei do livro:
Eu adorei o livro! Cheio de mistérios, intrigas, viagens - o livro é delicioso! Acompanhar os vários personagens, a princípio, sem entender muito bem sua ligação, é ótimo!
Luis Eduardo Matta mais uma vez conseguiu me surpreender com um thriller maravilhoso, repleto de ação!
Se você é fã do gênero, essa é uma leitura obrigatória. O Véu não é cercado por apenas um mistério, e eu adorei isso. São vários acontecimentos que vão sendo desvendados aos poucos e as descobertas são incríveis. Me arrisco a dizer que é impossível desvendar os segredos que cercam a trama antes da hora certa (que é quando o autor revela). 
O livro se passa no Rio de Janeiro, Genebra, Paris e Teerão - ou seja, uma viagem literária deliciosa entre esses países. Outro detalhe que eu gostei muito foi a imersão na cultura do Irã, que acontece aos pouquinhos e de maneira acanhada. Mas, para o leitor atento, são bastante informações nas entrelinhas sobre essa cultura que é tão diferente da nossa.
A linguagem do livro não é difícil, mas a história é bem grande - mais de 500 páginas. Entretanto, como a trama é muito boa e envolvente, lê-se rapidinho.

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 

13 comentários:

  1. Só por curiosidade: "O Véu" é a 40ª resenha do blog \o/

    ResponderExcluir
  2. ah parabéns pela 40ª do blog *-**

    adorei a resenha :)
    quero muito ler esse livro, o meu ainda não chegou :(

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica!
    Parece ser um livro muito bom, com uma história interessante...
    A capa é espantosa! Diz tudo!

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que o nome não me chamou a atenção ( e o nome é muito importante pra mim), mas agora que vc falou um pouco da história, parece legal, vou pôr na lista, qdo tiver um tempinho eu leio. bjks ;)

    ResponderExcluir
  5. Ah Nanie, tenho tanto orgulho de você e do teu Blog.
    Quantos escritores nacionais eu conheci por aqui? As entrevistas, as resenhas...
    Nossa, demais.
    Pelo visto o livro é óteeemo. rs
    Dica anotada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo, e gostando muito, Luis Eduardo Matta, não te descreve o lugar, ele te coloca no ambiente... Por mega falta de tempo, ainda não terminei...

    ResponderExcluir
  7. Nanie, adorei você ter posto a opção de receber os posts por e-mail...já estou assinando ;-)
    E parabéns pela 40ª resenha! Gosto muito do fato de você resenhar livros de diferentes estilos literários... "O Véu" parece ser um bom livro de mistérios,e eu estava mesmo querendo uma indicação de livro nesse estilo =D

    ResponderExcluir
  8. Nani eu também amei O Véu e parabéns pela 40ª resenha.

    ResponderExcluir
  9. Gente muito obrigada =D Espero que vocês estejam gostando das resenhas!
    Esse livro é muito bom sim, é ótimo!
    E Amanda, você viu? Coloquei especialmente por causa do seu pedido. Como eu falei já tinha olhado antes, mas não levei muito a sério. Depois que você pediu eu fui buscar! Agora já está funcionando! Espero que você tenha gostado (PS: só não repare nas imagens que não ficaram muito boas >.<)

    ResponderExcluir
  10. Nanie, quando eu vi a opção lá em cima fui logo assinando a Newsletter... Obrigada! Agora posso acompanhar melhor o blog!

    ResponderExcluir
  11. Que isso, não tem nada que agradecer. Eu é que agradeço pelo toque =D
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. \o/ 40º resenha!! ^^ Parabens!!
    Não sei o pq mas nao havia me interessado muito pelo livro..principalmente pela capa...mas até que depois da tua resenha eu me interessei...hehaehha
    beijos

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥