sábado, 14 de agosto de 2010

Entrevista: A. P. Ribeiro



A entrevista de hoje é com a talentosíssima A. P. Ribeiro, autora de Esmera!

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu? 
Ana Paula Ribeiro ,19 anos  ate maio , e nasci em curitiba no Parana.

2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Quando eu tinha 15 anos era viciada em livros (o que não mudou nada rsrsrsrs) Mas eu estudava em período integral, em um colégio de regime semi-interno. Então não tinha como ficar grudada em um livro o tempo todo. Com isso começei a escrever,criar minhas próprias histórias. Aos poucos, sem querer, elas começavam a surgir sozinhas. Era uma maneira de fugir de toda a pressão da escola. Eu fantasiava sobre tudo. Criava toda uma história na minha cabeça desde uma pequena coisinha que o professor dizia, até imaginar que um grupo de Aliens montados em Mamutes podiam devastar  a escola no meio da prova de matemática (certo, isso era quase um desejo diário rsrsrs).

3) De onde veio a inspiração para escrever o livro "Esmera"? 
Quando eu tinha 16, já havia criado vários personagens, e eles viviam histórias paralelas . Foi quando resolvi juntar tudo, e dar destino a eles, e eles me guiaram a Esmera.

4) Você começou a escrever muito cedo, muito novinha. Você teve apoio dos seus familiares? Como foi isso?
No começo eu não contei pra ninguém. Achava que pensariam que eu era boba de tentar escrever. Mas uma bela tarde nada ensolarada, minha mãe achou todas minhas anotações no meu quarto (eu escrevia em um caderno rsrsrs). Ela foi a primeira a sentar comigo e dizer que eu tinha um dom que não deveria ser desperdiçado. Ela disse que eu poderia ser o que eu quisesse quando quisesse, desde que eu fosse feliz. Daí em diante milha família tem me apoiado em tudo. Claro que ainda aparece um tio naqueles churrascos de domingo que adora soltar "Eu não acreditava que você ia conseguir guria".

5) Eu li o livro, que achei ótimo por sinal, e fiquei pensando se não haveria uma continuação. Acredito que muitas pessoas que leram também ficaram na dúvida. Você pode nos revelar se o livro vai ter uma continuação?
Obrigada. (rsrsrs) Sim, para o próximo ano, podem contar com o próximo livro. Eu gostaria de ver Anika novamente, e todos que leram o primeiro, merecem uma continuação (Com muito mais páginas rsrsrs).

6) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Estou no fim do próximo. Uma série completamente desvinculada de Esmera, mas que estou super ansiosa e tenho certeza que os fãs de YA e sobrenatural vão gostar.

7) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu livro? A idade ajudou ou atrapalhou?
Atrapalhou e ajudou (rsrsrs). Atrapalhou porque eu não sabia nada de nada (ainda não sei muito rsrsrsr). E é realmente difícil encontrar credibilidade quando você não tem nem autorização para dirigir. Mas ajudou porque a adolescência é a fase em que somos mais persistentes e cabeça dura. Isso me ajudou a não desistir, e continuar sempre tentando.

8) Como é a sua vida. Conte um pouquinho para gente do que você faz, em que momentos escreve, de onde tida suas inspirações.
Gosto de escrever o tempo todo,mas com três irmãos mais novos sempre em volta as vezes só faço isso a noite (rsrsrs silencio é uma benção). A inspiração é o mundo em cada pequeno detalhe. Gosto de ver as coisas simples ganharem vida com as palavras. Escrever é transmitir como você vê o mundo, e mostrar ele de uma perspectiva completamente diferente.
Quando escrevo sempre tenho a companhia do meu gato (que é muito folgado diga-se de passagem), além de tambem estar com o Twitter ligado (rsrsrsrs). Acabou virando um ritual: música no ouvido, uma xícara café de um lado e twitter do outro.

9) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Nunca desista. Técnicas de escrita você adquire com o tempo. Ler já faz parte do menu de todo escritor. Então a persistência é o que deve ser trabalhado. Nunca desista. Persista em escrever, persista em encontrar editora, persista em mostrar ao mundo seu trabalho. Desistir deve ser riscado de seu vocabulário.

10) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura é mágica. Antes de começar a escrever eu já achava isso. Ela transforma a vida das pessoas. Ela inspira e incentiva. Há livros que mudaram completamente minha maneira de ver a vida, que me emocionaram, ou que me deram incentivo para continuar uma jornada. Ela íncita a coragem, a força, a esperança. Um verdadeiro combustível à alma.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Um amor para recordar de Nicholas Sparks
b) Um(a) autor(a): Nora Roberts
c) Uma música: Hey You. - Tokio Hotel (a que eu estava escutando hoje de manhã)
d) Um(a) cantor(a)/banda: Mcfly
e) Um filme: A Última Música
f) Um(a) ator/atriz: Jim Carrey
g) Uma pessoa: Ivan Resner
h) Uma frase: "Enfrente seus medos e viva seus sonhos"

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Eu que agradeço imensamente toda a atenção e o carinho. De todos. Vocês tem sido incríveis, e só tenho a agradecer por tudo. As blogueiras,os leitores,e todos que apoiaram Esmera de alguma maneira.

7 comentários:

  1. Gracinha... e tão novinha.. quero muito ler o livro dela... conheci essa semana no twitter. Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tokio Hotel e McFly =D!!!

    Muito simpatica ela!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ela é simpática mesmo e uma autora tão pertinho de mim =)
    Ainda se chama 'Ana' <- só quem me conhece vai entender esse ressalava, hehe.

    Eu não gosto muito de literatura fantástica, talvez seja minha maior limitação. Mas tenho que confessar que a entrevista, a resenha e sinopse desse livro me deixaram curiosa e com vontade de ler. Percy Jackson soava estranho, mas amei. Ah e ADORO gatos!!! =^_^=
    bjs
    Aline N.

    ResponderExcluir
  4. Já vi tanto os livros dela sendo resenhados pelas meninas, que deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. é verdade!!! precisa mesmo de uma continuação *-*
    acabei ele faz 2 dias, fiquei com sede de saber mais sobre os personagens *-*

    adorei a entrevista!! =D

    e olha só, ela tem um livro que eu tenho, dá pra ver na fotinha dela lá em cima, o livro "Feia" xD

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥