domingo, 1 de agosto de 2010

Entrevista: Leandro Schulai

Eu realmente me divirto muito fazendo essas entrevistas com os autores. Adoro conhecer melhor os autores nacionais. E com as entrevistas do blog estou trazendo essa oportunidade para vocês também. Espero que estejam curtindo as entrevistas.
Essa é uma entrevista muito especial, porque segundo o Leandro foi a 1ª entrevista que ele deu! Ele é o autor do livro O Vale dos Anjos, que será lançado pela editora Novo Século agora em agosto.

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Leandro Manzione Schulai, 23 anos e nasci em São Paulo/Capital.

2) Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
Eu descobri a minha veia de escritor no ensino médio no 2º ano precisamente. Sempre me achava uma pessoa criativa porém não tinha mostrado nenhum talento em demonstrá-las as pessoas. Até que em uma redação escolar eu inventei uma história satirizando um amigo meu e ela fez muito sucesso entre os meus amigos. A partir daí uma chama se acendeu e eu passei a inventar mais redações parecidas e fui descobrindo que talvez na escrita eu teria condições de demonstrar minha criatividade com qualidade.

3) De onde veio a inspiração para escrever o série "O Vale dos Anjos"?
A inspiração veio do filme Matrix Reloaded. Na época do lançamento do filme eu estava fascinado pelo mundo que os irmãos Wachoswky haviam criado. Eu comprava revistas e havia assistido o primeiro matrix umas 30 vezes. Quando fui ao cinema algo bateu em mim e eu fiquei com muita vontade de criar um mundo parecido, uma história que talvez mostrasse uma saída diferente daquilo que encaramos como o certo e foi o que o Matrix fez. Nessa vontade eu resolvi criar O Vale dos Anjos, uma história que tenta mostrar de uma maneira diferente como são os anjos e o mundo após falacermos. Essa foi a minha inspiração.

4) Serão realmente 6 volumes? Quando você descobriu esse número?
Aparentemente sim rs. Eu tinha a ideia inicial de criar uma trilogia que acabou virando 4 livros alguns meses depois. Vinha trabalhando com esse número em mente, porém quando enviei o livro 1 à Novo Século com 600 páginas eles me informaram que esse livro diagramado passaria de 800 páginas o que tornaria inviável a sua comercialização. A solução que tomamos foi a divisão do livro em 2 partes e a partir desse momento refiz toda a história na minha cabeça e cheguei ao número de 6. Acho difícil esse número ficar maior, porém se alguma outra ideia surgir e seja algo que torne a saga mais interessante com certeza ela terá mais volumes.

5) Quantos volumes você já tem escrito?
2 volumes completos e 35% do terceiro. Pretendo finalizá-lo em um ano.

6) Além de escritor, você tem outras atividades profissionais? Tais atividades influenciam no seu trabalho como escritor?
Sim. Atualmente trabalho na área de faturamento de uma empresa de telefonia móvel e as atividades influenciam na questão do tempo, pois eu tenho que me organizar constantemente para conciliar esses dois trabalhos. O que me deixa feliz foi que tal atividade me permitiu expandir meu leque de relacionamentos e conhecer leitores interessados na minha obra. Infelizmente no Brasil é praticamente impossível um escritor viver exclusivamente de livros.

7) Você já tem algum outro livro esperando publicação (além dos livros da série "O Vale dos Anjos")?
No momento não. Trabalho exclusivamente no Vale dos Anjos e na divulgação da revista Fantástica.

8) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu livro?  Ser uma série dificultou ainda mais essa busca por uma editora?
Na verdade não. A Novo Século foi a primeira e única editora que eu enviei meu livro e ele foi aprovado de primeira. Eles apóiam a questão de uma saga já que o leitor quando se depara com um livro assim fica curioso pela sua continuidade e se o livro for bem escrito a tendência é de que os próximos volumes alavanquem as vendas dos anteriores e isso faz com que o livro dificilmente congele suas vendas, já que a cada lançamento ele passa a ser relembrado. Hoje temos exemplos de grandes séries como Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Eragon e Percy Jackson que mostram a força desse tipo de literatura e que o fato de mostrar uma história repleta de suspense, revelações e evolução ao longo de uma série de livros pode render muitos frutos.

9) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
A dica que eu dou é nunca desistir já que no começo quase ninguém botará fé de que um dia você chegará lá. Parece meio óbvio, mas não é. Encontrar motivação para se dedicar a algo que você nem tem certeza do desfecho é muito difícil e as vezes desistir é muito simples, já que lhe tirará um peso nas costas. Outra dica é ler muito e tentar ao máximo ser criativo. Se você quer que sua obra seja admirada tente fugir da mesmice e inove ao máximo. Isso trará leitores e curiosidade em relação ao seu trabalho.

10) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura permite as pessoas que as pessoas fujam do mundo real e de suas regras. Na fantasia tudo é possível e ali você é capaz de se tornar o que quiser. A literatura além de ensinar o básico como a ortografia, nos ensina costumes, tradições, histórias e curiosidades sobre tudo e todos e quanto mais você lê mais você percebe o quanto podemos explorar em um livro e aprender com ele, nele não há a necessidade de câmeras, atores ou estúdio de gravação. Com um pedaço de papel você mostra ao mundo o que você quiser e isso que torna um livro tão especial.



Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam
b) Um autor: J. K. Rownling
c) Uma música: Save a Prayer (Duran Duran)
d) Um cantor: Mike Shinoda (Linkin Park)
e) Um filme: Matrix
f) Um ator: Steve Carrel
g) Uma pessoa: No meu caso duas: Meu avô e meu pai.
h) Uma frase:  "Só há duas coisas certas na vida: A morte e os impostos." (Benjamim Franklin).

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Acreditem na literatura brasileira. Aqui também temos condições de criarmos grandes obras capazes de agradar muitos leitores! Espero que o Vale dos Anjos se torne uma delas e que possa agradar a todos aqueles que acreditarem nela!  Obrigado pela entrevista e desejo uma boa leitura a todos!



E aí? O que acharam do Leandro? Só lembrando que o livro dele vai ser lançado na bienal do livro de São Paulo! Já está pertinho!
Alguns links para quem quiser seguir o autor:

13 comentários:

  1. Adorei! Foi um imenso prazer conhecer mais um autor nacional.
    Parabéns Nanie, pela iniciativa, parabéns ao Novo Século pela sensibilidade de reconhecer um talento e principalmente, parabéns ao autor. Por acreditar no seu sonho e mostrar a todos que nada é impossível.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. nossa, que capa de livro liiiiiiiiinda (acabei de ver XD) , e ele escreveu um livro com 16 anos, eu tenho qse 21 e nada #failmaster xD

    ResponderExcluir
  3. Nanie seu blog é uma otima referencia para nós conhecermos autores novos. Simplesmente adoro!!! Parabéns por mais essa entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nanie.

    Ótima entrevista! O Leandro é uma pessoa fantástica. Tenho orgulho de ser colega de editora e amigo dele. O Vale dos Anjos será, certamente, um livro que as pessoas não irão esquecer.
    É de um cara assim que a literatura brasileira precisa: otimista, talentoso e boa pessoa.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nanie.

    Gostaria de agradecer a oportunidade que você está me dando para divulgar meu trabalho e minha história como escritor. Tenho certeza que são trabalhos como esse que farão a nossa literatura ser mais reconhecida pelas pessoas.

    Agora com o livro em mãos aguardarei sua resenha rs

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a entrevista!!!

    Boa Sorte Leandro!!!

    ResponderExcluir
  7. nossa!! já tinha visto muito o nome dele, mas não sabia qual era o livro.
    Adorei a frase: "Só há duas coisas certas na vida: A morte e os impostos."

    =D

    ResponderExcluir
  8. Só há duas coisas certas na vida: A morte e os impostos.

    by Bejamin Button

    Lembrei o Brad Pitt dizendo isso no filme x)

    ResponderExcluir
  9. Que dia ele estará na Bienal? Quero comprar o livro e pegar um autógrafo se possível.

    É tão bom ver a literatura fantástica ganhando adeptos e divulgação!

    Preciso dizer que também adoro Save a Prayer!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Diana estarei na bienal no dia 19 de Agosto no stande da editora Novo Século às 19 horas!

    Ficarei muito feliz com a sua presença e a de todos que puderem comparecer!

    ResponderExcluir
  11. O Leandro é um fofo! Sempre tão gentil.
    E adorei conhecer um pouco mais de sua história.
    Não vejo a hora de conhecê-lo na Bienal.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. O Schulai é muito gente boa e sempre muito acessivel! E você sabe, ná Nanie, eu gosto muito das suas entrevistas, tanto é que peguei suas perguntas emprestadas!

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz em saber que você gosta das entrevista do blog! É com muito carinho que corro sempre atrás das entrevistas =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥