quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entrevista: Drica Pinotti

Hoje a entrevista é com a autora Drica Pinotti, que escreveu a série "De menina a mulher". Seu livro mais novo é "A Pílula do Amor".

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu? 
Adriana Pinotti, 34 anos e nasci em São Paulo

2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Na verdade não descobri. Apenas escrevi o De menina a mulher por que meu ex marido também é escritor e ele me incentivou a escrever. Foi meio de brincadeira, eu queria escrever um manual de moda e comportamento para adolescentes e de repente eu tinha livro legal nas mãos. Levei na editora e eles adoraram. Daí virei escritora e me apaixonei pela profissão.

3) De onde veio a inspiração para escrever o lilvro "A Pílula do Amor"?
Uma amiga americana. Eu estava buscando uma história divertida para contar e comecei a observar as pessoas a minha volta. Quando percebi que a minha amiga tinha esse traço hipocondríaco e mesmo assim ela é uma garota encantadora. Foi assim que nasceu Amanda. O livro não tem nada de autobiografico. Eu não sou nem um pouco hipocondríaca.

4) Você já tem vários livros publicados. Fale um pouquinho sobre eles.
 Meu trabalho mais importante antes do A pílula do amor, foi mesmo a série De menina a mulher. Com ele recebi reconhecimento e as pessoas passaram a apostar em mim e nas minhas ideias. Tenho muito orgulho desse trabalho que além dos livros, rendeu também uma linha de licenciamentos em Brinquedos, album de figurinhas, bolsas, cadernos e muitas outras coisas. Hoje quando ouço as meninas falarem do De menina a mulher como uma bíblia para as adolescentes fico muito feliz. Não esperava isso. Nem se quer imaginava que isso pudesse acontecer e foram mais de 150.000 exemplares vendidos. Supresa total.

5) Você é formada em Moda. Essa formação influencia no seu trabalho como escritora?
Já influenciou bastante. Como eu disse, o livro De menina a mulher é um manual de moda e comportamento para adolescentes. Então usei muito do que aprendi na Faculdade de Moda. Hoje ainda sinto influência da minha formação quando componho as minhas personagens na minha cabeça. Tipo qual o estilo da Amanda para se vestir? E o do Brian? O que eles usariam se saissem do livro e andassem pelas ruas de Manhattan?

6) Você tem outras atividades profissionais? Elas influenciam no seu trabalho?
Sim. Eu sou empresária da area de lincenciamento. Eu mesma crio e desenho alguns dos meus produtos. Acho que quando você se torna escritor até o ar que você respira influência a sua obra de alguma maneira. Então não descarto nenhuma experiência. Tudo que me acontece pode virar um bom capítulo no próximo livro.

7) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Sim. Além do De menina a mulher 5 que será lançado durante a Bienal do livro, no mês que vem. Tenho outro livro já revisado que está esperando o lançamento. Talvez aconteça em Novembro de 2010. E estou escrevendo outros dois livros que já tenho contrato para lançá-los no ano que vem. Vou lançar o A pílula do amor em inglês, nos Estados Unidos sob o título de Love Pills. Então ando trabalhando muito e teremos muitas coisas legais acontecendo na ano que vem também.

8) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu primeiro livro? 
No Brasil não. Foi até bem fácil na verdade. Consegui a minha primeira editora através de uma indicação. Levei o livro pronto e duas semanas depois eu tinha um contrato. Mas nos Estado Unidos as coisas são bem mais complicadas. E a negociação é muito mais difícil. É preciso ter um agente e depois convencer até o Obama que seu livro é bom (rs). Isso leva tempo e é muito desgastante.

9) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Escreva muito. Crie um estilo próprio e  uma disciplina de trabalho. Depois deixe as pessoas (Editores) conhecerem a sua obra. Não desista ao primeiro "não". De ínicio você pode levar vários, faz parte do negócio. Mas um dia alguém abre a porta para você. Publica seu livro e daí por diante tudo fica mais fácil.

10) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
Ler leva as pessoas a lugares mágicos. É um precioso exercício imaginativo que só depende de uma boa história e da sua capacidade de sonhar. O livro é a resposta para a fome da alma. Tanto quando se quer aprender ou apenas para entreter. Leitura é definitivamente um alimento vital na vida das pessoas.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Vários, sou bookaholic, leio dois livros por semana e não posso ser injusta com nenhum dos meus favoridos. Mas sou fã de Chick-lit.
b) Um autor: Também várias (normalmente mulheres)... entre elas Sophie Kinsella, Mariam Keyes, Lauren Weisberger,  Helen Fielding, Meg Cabot, entre outras.
c) Uma música: Não me deixe só.
d) Um cantor: Vanessa da Mata, eu amo! Em NY mato as saudades do Brasil ouvindo as músicas dela.
e) Um filme: Muitos. Adoro cinema. Mas tenho um clássico entre os favoritos, Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo).
f) Um ator: Julia Roberts
g) Uma pessoa: Airton Sena, Coco Chanel e William Shakespeare. Sou fã, pelo esforço, carater e persistência profissional para atingir a perfeição.
h) Uma frase: "A girl must be two things: classy and fabulous". Coco Chanel (estilista)

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Gostaria apenas de dizer que um autor se faz com leitores preparados e dispostos a compreender a sua obra. Sou imensamente grata por minhas leitoras fazerem isso por mim. Muito obrigada pela generosidade de vocês. Espero que vocês curtam as aventuras de Amanda Loeb (em A pílula do Amor) e continuem a seguir o meu trabalho. Obrigadíssima pelo carinho.

E para quem quiser saber mais sobre a autora e suas obras pode visitar o site e o twitter dela.

6 comentários:

  1. ah, como ela é fofa! Não sabia que ela já tinha lançado um livro antes de pílula do amor !

    ResponderExcluir
  2. Vi algumas coisas da autora rolando nos blogs, mas nunca tinha ouvido falar! Nada que uma boa entrevista não mude! Agora conhesso a autora e um pouquinho das obras dela =D

    ResponderExcluir
  3. Lariane - Libros di amorequarta-feira, 04 agosto, 2010

    Nunca tinha ouvido falar dela... fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  4. Ahh que legal a entrevista com ela! Adorei! :)
    Hummmmm, que chique! Ela vai lançar livro nos EUA! @_@
    Ela parece ser super gente boa mesmo! Quero ler o livro dela! :)
    Adorei mesmo!
    Beijooo :*

    ResponderExcluir
  5. Quero tanto ler o novo lançamento dela!!!! Ela é tão fofa!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá,Drica adorei os presentes,gostaria muito de te ver novamente.O joão e o carlinhos estão morrendo de saudades, que nem eu é claro!.Não tive a oportunidade de mostrar quem sou de verdade, mais quando estiver de volta ao Brasil vou mostrar quem sou.Não quero me gabar mais sou uma pessoa meiga e legal,que nem vc.Há eu mostei os seus livros para quase todos do colégio e agora quase todas as garotas são fãns de {menina a mulher}.Meu orkul é mavibrarahotmail.com.Beijão fui!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥