terça-feira, 3 de agosto de 2010

Entrevista: Andrés Carreiro

Mais uma entrevista no blog. Até fiz uma brincadeira no twitter dizendo que esse seria o mês das entrevistas! E tem bastante entrevista mesmo para publicar aqui no blog! Espero que vocês estejam curtindo as entrevistas (eu amo fazer as entrevistas). E fiquem sempre de olho no blog, para não perder. E se você é novo por aqui clique aqui para conferir as outras entrevistas que já foram postadas aqui no Nanie's World.
Hoje, eu tenho o prazer de apresentar a entrevista que fiz com Andrés Carreiro, autor do livro "A Essência do Dragão", que será lançado esse mês pela editora Novo Século.


1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Meu nome é Andrés Carreiro Fumega, tenho 33 anos e nasci no Rio de Janeiro.

2) Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
Foi em 2003. Havia em mim certo desgaste em relação a textos acadêmicos. Na época um professor me apresentou um livro chamado Visões de Liberdade, de Sidney Chalhoub. O autor se vale de uma “liberdade” para escrever que foi uma espécie de revelação para mim. Eu poderia escrever sem ser “chato”. Minha paixão pela literatura acabou me influenciando a experimentar algo novo. Comecei, despretensiosamente, a redigir um texto que fosse parecido com os livros que tanto gosto. Senti um prazer que nunca havia sentido antes em escrever. A questão era, naquele momento, o que eu queria escrever. Este, confesso, levou mais um tempinho para despertar.

3) De onde veio a inspiração para escrever a série "A Essência do Dragão"?
Eu procurava um gênero para escrever. Pensei, na época, em escrever sobre a condição humana, sobre História romanceada, etc. Eu tinha um fascínio por literatura fantástica (fantasia, ficção científica, aventura, etc.) só que como muitos brasileiros, na época, havia certo preconceito de minha parte em relação a este gênero de literatura. Contudo quebrei esta barreira e descobri que é um caminho maravilhoso para se começar. Diante desta nova realidade em minha vida, comecei a pensar no que seria “inédito” em relação à ficção no Brasil e no Mundo. Num dia em que não tinha muita coisa para fazer, comecei a rabiscar um dragão numa folha qualquer. O desenho esdrúxulo foi o pequeno estopim para algo maior. Depois imaginei uma história em que um jornalista iria à China e entrevistaria, numa sociedade secreta, o último dragão existente. Seria uma espécie de “Entrevista com o Dragão” ou algo assim. Agradeço por não ter comprado esta idéia, mas posso dizer que foi nesta linha de pensamento que criei a saga A Essência do Dragão. A história ganhou corpo e fugiu completamente do pensamento original.

4) Quantos volumes serão no total? Quantos volumes você já tem escrito?
No total serão três volumes. Uma trilogia nos moldes clássicos. Estou finalizando o Segundo e iniciarei o terceiro para não deixar pontas soltas ou situações mal explicadas. Seria como escrever dois livros de uma vez só.

5) Quando você começou a escrever "A Essência do Dragão" você já sabia que seria uma série? Em que momento você descobriu que seria uma série e como foi isso?
Sim. Tenho por hábito fazer um resumo antes de escrever propriamente dito. Ajuda muito contra os “brancos” ou bloqueios criativos. Portanto, desde que comecei a escrever já sabia da continuidade, obviamente muitas idéias vieram com o desenvolvimento do primeiro volume, como outras estão surgindo durante o segundo volume.

6) Você estudou Física e História na UFRJ. Como essas formações influenciam nas suas obras?
A Física me influenciou nas possibilidades de transformar em ficção a ciência, utilizando-me dela para construir um universo ficcional. A História me forçou a escrever e me ajudou a compreender numa escala maior a construção e os fatos que moldam a humanidade.

7) Você já tem algum outro livro esperando publicação (além dos livros da série "A Essência do Dragão")?
Não. A Essência do Dragão: Ressurreição é o primeiro, ainda.

8) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu livro? Ser uma série dificultou ainda mais essa busca por uma editora?
Em Julho de 2009, quando recebi da Biblioteca Nacional o registro do livro, comecei a pensar em procurar uma editora. Como muitos sabem, o mercado editorial no Brasil é extremamente fechado. Poucas editoras, hoje em dia, abrem espaço para novos escritores. Mandei para a primeira editora, em agosto de 2009. Ela pedia um prazo de 45 dias de exclusividade. Esperei por 60 dias e não obtive resposta. Resolvi fazer uma proposta para a Novo Século, e oito dias depois ela pediu o original para análise. Mandei e 45 dias depois eles aceitaram publicar. Em dezembro de 2009 já tinha contrato fechado com eles. Minha jornada editorial fugiu um pouco do padrão, rsrsrsrs! Ser uma série não atrapalhou, porque o primeiro tem uma história fechada. Claro que abre possibilidade para mais, mas o enredo principal se resolve no primeiro livro mesmo.

9) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Ter paixão pela literatura e por escrevê-la. As dificuldades existem para qualquer profissão e ser escritor não foge desta regra. Muita autocrítica, e ouvidos preparados para o que se diz por aí. Se eu ouvisse os conselhos gratuitos da internet, não teria escrito nem a primeira página do livro. Se o sonho de uma pessoa é a de seguir a carreira de escritor, só posso incentivá-la a perseguir seu sonho. Quanto mais autores aparecem, venderem livros e criando-os, melhor será para a nossa literatura.

10) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
O ato de ler em si é um exercício fantástico para o cérebro. Só isso já seria o suficiente, mas ainda ganhamos momentos maravilhosos, vivendo histórias fantásticas. Para mim é tão necessária como comer e dormir. Parece um clichê dizer isto, mas é a pura verdade. Aqueles que criam o hábito não largam mais, por perceberem estes benefícios. Além disto, a Literatura torna-se uma válvula de escape do estresse do dia a dia e um estimulante à criação de uma identidade nacional. Os livros vindos de fora nos influenciam com coisas novas, mudando nossos hábitos, muitas vezes. Os dos escritores nacionais reforçam nossos laços de identidade. É algo essencial na vida das pessoas, apesar de ainda não ser um hábito geral (o Brasil de um modo geral não poderá fugir disto).

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
Uma foto do Andrés quando criança (fofo, né!)
a) Um Livro: Musashi, de Eiji Yoshikawa
b) Um autor: Ian McEwan
c) Uma música: The Imperial March (Star Wars)
d) Um cantor: Milton Nascimento.
e) Um filme: O Pianista, de Roman Polanski
f) Um ator: Liv Ullmann (atriz), Clint Eastwood (ator)
g) Uma pessoa: Stephen Hawking
h) Uma frase: “Se minha Teoria da Relatividade estiver certa, a Alemanha dirá que sou alemão e a França dirá que sou cidadão do mundo. Se minha Teoria estiver errada, a França dirá que sou alemão e a Alemanha dirá que sou judeu” Albert Einstein.

Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Espero que ao lerem A Essência do Dragão: Ressurreição, vocês gostem do universo que criei do mesmo jeito que eu tive prazer em escrevê-lo. Sejam bem-vindos ao mundo dos dragões.


Espero que tenham curtido a entrevista \o/ O livro daqui a pouquinho está chegando às livrarias para todos os interessantes em conhecer esse mundo fantástico de dragões! E para quem quiser ficar de olho nas novidades do livro, é só seguir:

11 comentários:

  1. Viu só gente? Não sou a única que gosta de Musashi, de Eiji Yoshikawa \o/ Já nem me sinto tão louca assim por ter comprado o livro!!!
    Estou muito ansiosa pelo lançamento do livro do Andrés - que não deve demorar \o/
    Já não vejo a hora de ler essa história *-*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ele fez física e história! Vc tem noção de quão difícil é uma pessoa fazer duas faculdades tão distintas !!!Anyway, gostei bastante da entrevista e mais ainda da frase dele !Mas continuo sem gostar da capa do livro. Acho que não gosto de capas marrons xD

    ResponderExcluir
  3. A dica pra quem quer escrever dele foi incrível!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nanie.

    Só posso agradecer de coração esta sensacional oportunidade. Muito Obrigado, :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Great interview! I love the photo from when he was a little boy. So cute.

    ResponderExcluir
  6. Adorei toda a entervista. Mas a parte dele pequeno e a rapidinha foi o que mais gostei, tirando saber alguns informações desse livro que parece ser otimo. E a sua cara nanie ¬¬

    Andrés, sucesso nesse livro que está pra chegar quentinho e com ótimo conteúdo.
    que seja o primeiro de muitos a vir.

    =)

    nanie, tem selo pra vc no blog

    ResponderExcluir
  7. Nanie!!!!!!!!

    Está arrasando com essas entrevistas, eu adoro mesmo, conhecer as idéias e o que tem em mente o autor!


    beijos;)

    ResponderExcluir
  8. Como sempre: entrevista maravilhosa!!!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler o livro dele!
    Adorei a entrevista, Nanie.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. adorei a entrevista, e só vim ver pq vc postou o link lá no post dos livros que vc ganhou!!
    gostei bastante tb da dica dele e da frase *-*

    parabéns pelas entrevistas =D

    ResponderExcluir
  11. Estou devorando o livro, esse livro é apetitoso demais... os dragões são bem diferentes dos meus, mas totalmente apaixonantes.

    Um abraço
    Alexandra Jahnel

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥