terça-feira, 24 de agosto de 2010

Diminuição de Visitar no Blog. E agora? Eu quero sugestões!


Olá, seguidores queridos!
Hoje eu venho pedir sugestões e críticas. Por quê? Bom, porque o blog chegou a receber mais de 70 visitas diárias, atingindo picos de mais de 100. Entretanto, nas duas últimas semanas, venho sentindo uma diminuição no número de visitas, que está ficando por volta de 50, com pico máximo de 70.
E qual o problema disso?

Bom, o problema é que isso me deixou um pouco preocupada. Eu só gostaria de saber a opinião - sincera - de vocês. O blog piorou? O conteúdo está ruim?
É claro que essa pode ser uma estabilização, natural, do número de visitas. Mas eu realmente gostaria de pedir a opinião de vocês nesse momento. Não quero que me entendam errado, não estou aqui para chorar e implorar visitas não. Quero justamente que o conteúdo do blog fique mais agradável para vocês, que são os visitantes que eu tanto gosto e prezo, visitem porque gostam do blog e do que lêem aqui.
Então, por isso, eu gostaria de pedir algumas sugestões e também opiniões. O blog é feito com muito carinho, eu estou sempre tentando fazer o meu melhor. Mas não é nem perto de perfeito e, certamente, pode ser, e muito, melhorado. Então, conto com a ajuda de vocês para isso.
Espero sugestões, comentários e críticas de todos os tipos, mas vou colocar aqui algumas questões para quem quiser me ajudar:
- Frequência dos posts: Eu faço vários posts por dia, chegando até mesmo a acontecer três posts no mesmo dia. E não há uma regra, também podem existir dias sem posts. Eu gosto de blogs com bastante atualização, mas o que vocês acham?
- Colunas:
- Chegou para a Nanie: é a coluna de Domingo que mostra o que eu recebi durante a semana que terminou. A coluna é interessante? Deve continuar? É sem graça? Sugestões?
- Indicação de Blogs: é a coluna de Segunda-feira, onde indico os meus blogs preferidos, literários ou não. A coluna é interessante? Deve continuar? É sem graça? Sugestões?
- Recomendações da semana: é a coluna de Terça-feira, onde faço uma recomendação (livros, autores, etc) e peço que os seguidores também façam duas recomendações. A coluna é interessante? Deve continuar? É sem graça? Sugestões?
- Curiosidades Sobre Literatura: é a coluna de Quarta-feira, onde tento trazer algumas curiosidades sobre literatura. A coluna é interessante? Deve continuar? É sem graça? Sugestões?
- Não existem colunas para quinta, sexta e sábado. Deveriam existir? Sugestões?
- Entrevista: as entrevistas, atualmente, não tem data certa para ir ao ar. Os posts são variados e entram durante a semana. Se eu resenhei algum livro do autor, tento colocar a entrevista no dia seguinte. A entrevista é composta por algumas perguntas, entre 7 a 12, normalmente, e depois algumas questões rapidinhas (livro, autor, cantor, ator, música, pessoa e frase). As entrevistas são interessantes? Alguma sugestão para melhorá-las? Alguma coisa incomoda na maneira como eu faço as entrevistas?
- Resenhas: as resenhas seguem um padrão (que podem ser visto por completo aqui). Esse padrão é satisfatório? Minhas resenhas são interessantes? Eu tento não colocar spoilers, estou conseguindo? Se você já leu alguma resenha no blog, já se sentiu interessado em ler o livro que foi comentado por causa da minha resenha? Sugestões?
- Layout: vocês gostam do layout do blog? Sugestões?
- Outros assuntos: algum outro assunto que gostaria de comentar?

Bom, eu não estou pedindo para que vocês respondam tudo isso como se fosse um questionário. Mas ao ler esses pontos, caso algum desperte o seu interesse, eu ficaria muito feliz de ouvir a sua opinião. Afinal de contas, foi para isso que criei o blog. Faço resenhas dos livros que leio há mais de dois anos (criei até um software para isso), mas sempre guardava elas em meu computador. Há três meses criei o blog justamente para compartilhar essas resenhas. Então, realmente, quero saber a opinião de vocês, para que o blog cresça e melhore!
Muito obrigada pela atenção!

20 comentários:

  1. Gente, por favor, deem as sugestões que vocês quiserem. E podem criticar também. Inclusive, desde que não use palavras de baixo calão, podem postar como anônimos e criticar o quanto quiser. Eu não vou achar ruim, pelo contrário, vou gostar muito de ouvir tudo o que vocês tenham a dizer!

    ResponderExcluir
  2. AHHH! Nanie, não é nada disso!
    Quer dizer, eu não sei as outras pessoas, mas eu mal estou tendo tempo pra mim mesma, sabe? A faculdade tá tomando praticamente TODO o meu tempo livre, e na verdade, o pouquinho que falta, eu tento usar pra ler, e tals...
    Acho que nessa época do ano é meio normal isso, mas não se preocupa, logo logo as férias tão aí de novo! HUAHSUAHUSAS :)
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  3. Nanie!!

    Olha o meu blog também é assim, as vezes mais, as vezes na mesma, o importante é que sempre que venho aqui o blog está atualizado, eu gosto disso;)

    Sugestões? hum...difícil encontrar alguma, vejo seu empenho e dedicação e acho que melhor impossível!

    Beijos;)

    ResponderExcluir
  4. Ei Nanie,

    Olha as visitas dos blogueiros está mais ligado ao tanto que vc comenta nos outros blogs sabe, é meio que política de boa vizinhança..comente em vários pro povo comentar no seu, eu pelo menos faço assim rs

    Agora acesso sobe mesmo é quando tem promoção no ar, no mais fica na média mesmo. E bom pelo seu número de seguidores está até bem legal as visitas dia.

    Sobre o número de postagens, acho que não aumenta as visitas..até pq são tantos blogs que ninguem consegue acompanhar tudo. Eu posto segunda, quarta e sexta, 1 por dia e resultados e promos no domingo, mas q isso não dou conta rsrsrs

    Mas seu blog é bem legal sim, é um trabalho mesmo de paciencia, com o tempo e dedicação o retorno vem.

    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito blog do jeito que está, então acho díficil dar alguma sugestão.Bem, eu gosto de tudo isso que vc falou aí em cima,mas o que eu mais gosto é da frequência de posts(como tenho pouco tempo só entro onde sei que vai ter alguma atualização),das resenhas e Chegou para Nanie(adoro ver o que as pessoas recebem).
    Como já falaram eu também acho que é falta de tempo mesmo.Eu tô fazendo vestibular,então tenho que me matar de tanto estudar.Poucos blogs eu entro sempre,alguns só quando dá tempo mesmo.Final de ano é complicado(pra mim depois de agosto já é correria de fim do ano).
    Eu acho que se vc continuar se dedicando e postando sempre o blog vai crescer e ter mais visitas como antes.

    ResponderExcluir
  6. Vc tem q levar em conta que as aulas voltaram, entao nem todo mundo tem o mesmo tempo que tinha antes.
    Relaxa e ENJOY! Se vc estiver enjoying the thing, o resto vem sozinho! =)

    ResponderExcluir
  7. Hahaha Nanie, já trabalhou em comércio?
    Bem, um Blog e uma loja são muito parecidos.
    Você pode ter excelentes produtos, mas seu sucesso oscilará sempre de acordo com a temporada.
    O importante é manter a qualidade e construir um "ponto" seguro, onde o "cliente" tenha a certeza que sempre poderá contar com você.
    Eita... Mecanizei a coisa demais não? rs
    Bjs
    P.S. Adoro suas resenhas, promoções, entrevistas e opiniões. ;)

    ResponderExcluir
  8. Thayná, muito obrigada pelo carinho. Eu entendo que a temporada de aulas diminui o tempo do pessoal. Mas aproveitei o acontecido para pedir sugestões =D Por isso resolvi postar.

    Ai Thais, isso é triste né?! Mas eu entendo sim. E pode deixar que vou tentar manter o blog sempre atualizado.

    Nanda, eu tento comentar tanto quanto posso em outros blogs. Mas o tempo é tão curto. Entre estágio, projeto de pesquisa, faculdade, blog, casa e marido não sobra assim tanto tempo para poder comentar em outros blogs. Eu comento no que gosto e nunca esperando um retorno. E muito obrigada pelas dicas =D E é muita dedicação... uau!

    Muito obrigada pelo carinho Nana =D

    Livia, eu sei... mas é tão triste ver o número de visitar caindo tanto >.< Mas muito obrigada e pode deixar que eu estou ENJOYING THE THING sim ^^ Adoro esse blog!

    Nanda Meireles, você falou tudo. E pode deixar que vou me esforçar para tornar o blog um "ponto" seguro para os meus seguidores =D E fiquei muito feliz com os elogios >.<

    Gente, adorei os elogios! Mas quem quiser criticas pode também, ok?! Críticas também são super bem vindas! Muito obrigada pela participação de vocês, está sendo muito importante para mim!

    ResponderExcluir
  9. Ai está um assunto muito complicado... Meu blog é muito variavel, tem tempos de hiper-movimentação, e tem tempos de hipo-movimentação... Mas uma coisa que tenho notado, é que tá tudo muito igual na blogosfera, nada de novo, nada surpreendente... não estou falndo do seu blog, e sim de toda a blogosfera literaria. Acho que buscar um diferencial é importante, embora eu ainda não tenha achado um deferencial para o meu...

    Outra coisa, que no meu caso, não funciona, são rotinas, terça isso, quarta aquilo e assim por diante, eu gosto de escrever e postar quando eu estou com vontade. Até mesmo tiro ferias de leitura, fico um ou dois dias sem pegar num livro, para descançar a mente.
    Acho que fazer o que vocÊ gosta (no caso, assim como eu, blogar, ler, estudar etc...) somado a um diferencial, mais pelomenos um dia de descanço de tudo (blogosfera e leitura) vai ser o suficiente para você se sentir bem, e atrair novos leitores.

    ResponderExcluir
  10. eu tb to tento o mesmo problema que a Thainá, faculdade consome todo o meu tempo, e como o Marcinhow falou a blogosfera literária tá mto igual...

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie,
    Eu acompanho o blog mas por falta de tempo, nem sempre eu comento. Normalmente eu confiro as atualizações dos blogs que sigo através das mensagens que recebo por email e no seu blog ey não achei uma opção de subscrever e receber as atualizações - Não sei se tem ou se eu que não achei, não entendo muito dessas coisas. Então, minha sugestão é que seu blog tenha essa opção para os seguidores poderem receber por email suas atualizações - ou caso tenha, que seja de forma visível no blog.
    Agora sobre alguns pontos...
    - Frequência dos posts: Eu particularmente não me importo muito com frequência/quantidade, é a qualidade dos posts que me fazem voltar a um blog.
    - Colunas: Eu gosto das colunas já existentes... Principalmente a "Chegou para a Nanie". Recomendações são ótimas, pois sempre pesquiso sobre alguns livros para ler e quando vejo que eles são recomendados fico mais "animada" para comprá-los (apesar de saber que "gosto" pode variar de pessoa para pessoa mas serve como um empurrãozinho). Gosto também das entrevistas, pois é uam forma de conhecermos melhor os escritores.
    - Resenhas: Gosto da forma como você escreve as resenhas. Sobre o livro, o que você achou e nota, se colocar muita coisa, na minha opinião, fica cansativo de ler.
    Espero ter ajudado um pouco ;-)
    @mandynha_PE

    ResponderExcluir
  12. Ajudou muito, Amanda. Muito obrigada.
    O blog tem a opção de feed (RSS) e também quem segue pode seguir as postagens automáticamente via Google Reader. Mas realmente, uma opção de newsletter não tem não, porque eu não achei opções gratuitas de newsletter. Mas vou correr atrás novamente, já que descobri pessoas que desejam.
    Mais uma vez obrigada pela opinião.

    ResponderExcluir
  13. ei Nanie! Adoro seu blog!!!
    E concordo com todos os comentários acima...
    eu mesma ultimante quase não tenho tempo, e quando visito um blog já saio olhando todos os post q eu não tinha visto antes, como hj no seu... Esse é o terceiro q vejo no seu blog!

    ResponderExcluir
  14. Pode ter diminuído porque as aulas voltaram; no ínicio do blog muita gente visita pela curiosidade. Também tem muito escritor desconhecido, o que eu particularmente não vejo problema, mas creio que autores e livros de sucesso, de vez em quando, talvez atraiam mais atenção.

    ResponderExcluir
  15. Acho que deve ser normal, quando o blog é novo, muitas pessoas devem vir pra conhecer e depois acabam saindo. Não dá pra agradar todo mundo, né? Eu gosto do seu blog :)

    Minha sugestão é que você tente fazer (ou continuar fazendo) coisas diferentes, inovar. Olha a quantidade de blogs literários que existem. Tenho reparado nesse "boom" há bastante tempo e vendo que aqueles blogs que são muito "iguaizinhos" acabam sumindo com o tempo, sobrevivem os que têm algum diferencial. É muita coisa, ninguém aguenta acompanhar todos. Eu mesma deixei de seguir vários, porque era tudo muito igual (inclusive opiniões iguais, isso eu acho horrível!).

    Ah, e sobre a frequência de atualizações, como leio tudo no reader, não faz muita diferença pra mim. Mas no meu blog eu procuro postar uma vez por dia e em horários padronizados. Aí vai de cada um analisar e decidir qual horário é melhor. Eu prefiro de manhã cedo durante a semana e no início da tarde aos sábados e domingos.

    Tá, melhor eu parar por aqui. Desculpa pelo comentário enorme, rsrs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Não peça desculpas não, Cíntia. Eu gostei muito do seu comentário! Muito obrigada mesmo =D

    ResponderExcluir
  17. Nanie,

    Pode ficar calma, querida, é assim mesmo.
    O problema não é conteúdo, que aliás é ótimo.
    Eu sumi pelos motivos explicados em outro comentário.
    As visitas variam. Eu nem esquento mais.
    É claro que precisa acompanhar e ficar atenta como você, mas sem desespero.
    Provavelmente é uma fase.

    Estarei sempre por aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Brigada pelo carinho, Bianca =D O estresse já foi embora ^^ Não vou me desesperar não ^^ Mas eu realmente precisava saber o que poderia melhorar! Como a newsletter que a Amanda indicou :D

    ResponderExcluir
  19. Ahh.. é por temporada msmo viu nannie!! ahhaha O blog só está melhorando!! ^^ é que as vezes os leitores estão na correria e nao da para comentar em todas as postagens... asssim como to fazendo agora.. estou indo em todas as postagens antigas para conferir pq fiquei na correria esse tempo atras e só agora estou conferindo as news haha
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Mas assusta, né, Tyele?! Eu pelo menos assustei =D Agora já entendi ^^ E fiquei muito feliz com todos os comentários =D
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥