quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrevista com Vanessa Bosso: Entendendo os motivos da saída da autora da editora Arelli


Vanessa Bosso, autora de "2012: Uma aventura no fim do mundo", iria publicar "O Elemental" agora em Abril pela editora Arielli. Ontem (30 de Março de 2011), entretanto, publicou em seu blog uma nota dizendo que estava se desligando da editora e que seu livro não seria mais publicado por lá, mas sim de forma independente. Como fã da autora e de suas obras, resolvi entrar em contato e fazer uma entrevista, tentando entender os porquês dessa desistência tão próxima à data de lançamento.


Nanie: Vanessa, por que você decidiu sair da Arielli?
Vanessa Bosso: Faltava apenas um mês para o lançamento de O Elemental. Tudo parecia correr bem, exceto por um motivo: eu ainda não tinha contrato assinado.
Também achei algumas coisas muito estranhas no decorrer dos meses em que estive ligada à editora.
Ontem, por desencargo de consciência, resolvi fazer uma busca no banco de dados do ISBN. Descobri que O Destino Do Amor, da linda autora Caroline Farias, ainda não tinha seu número devidamente registrado como manda a lei brasileira.
Também descobri que o livro da autora Nessie Araújo, cujo lançamento seria nesta última quarta feira, dia 30, também não possuía registro no ISBN.
Achei muito estranho.
Fiz uma nova pesquisa utilizando alguns de meus contatos no meio empresarial e contatei minha advogada e meu contador.
Todas as pesquisas feitas levavam a crer que a Editora Arielli não existe como empresa.


Nanie: Há quanto tempo você já estava em negociação com a Arielli?
Vanessa Bosso: Desde dezembro de 2010. A Editora Arielli aceitou a publicação de três livros de minha autoria: O Elemental, Senhor do Amanhã e O Imortal.


Nanie: E nenhum dos três livros tinha contrato? Ou só O Elemental que estava com esse ponto pendente?
Vanessa Bosso: Nunca vi o contrato. O que acho muito estranho, porque quando fechei com a Novo Século a publicação do 2012, a primeira etapa do processo foi: assinar o contrato!


Nanie: Mas você não pagou nada à Arielli, certo?
Vanessa Bosso: Correto. Não paguei nada.


Nanie: Quando você começou a desconfiar que alguma coisa estava errada?
Vanessa Bosso: Quando o lançamento do livro Eshan foi adiado. Como o lançamento seria em Ribeirão Preto, onde moro, fui eu que fiz o contato com a livraria escolhida para a noite de autógrafos. Quando pedi à Editora Arielli que me passasse os dados da empresa e o ISBN do livro, senti no meu íntimo que algo estava muito errado. A Editora assumiu o contato com a livraria e eu não tive acesso ao CNPJ da empresa e nem ao ISBN do livro. Aliás, a livraria me confirmou que também não possui esses dados.


Nanie: Então, você está mesmo fora da Arielli. A saída foi amigável? Houve algum tipo de briga com alguém da editora?
Vanessa Bosso: Eu sou da paz. Jamais brigaria com alguém. O sonho da Nessie Araújo é muito lindo, mas, é ainda um sonho. Se ela tivesse me informado da real situação, é provável que eu ainda estivesse na editora. Como descobri a situação da pior forma, me senti excluída. Enganada é uma palavra forte demais, mas, em certo momento, foi exatamente assim que me senti.


Nanie: E como ficam os seus livros? Eles serão publicados? Você já tem outra editora em mente? Irá procurar uma editora ainda ou pensa em publicar independente?
Vanessa Bosso: Estou pensando em todas as possibilidades. É provável que O ELEMENTAL eu faça de forma independente. Quanto aos outros dois livros, já vou enviar o original para algumas editoras e aguardar.


Nanie: Então isso é uma boa notícia. Você não irá desistir dos seus livros, certo?
Vanessa Bosso: De maneira alguma! São três livros muito bons e acredito que serão bem aceitos no mercado. Tive muito trabalho e muito amor por essas obras. Desistir não consta do meu dicionário! Rs


Nanie: Nós fãs agradecemos por não desistir de seus livros! Agradecemos também por ter contado o que aconteceu e ter exposto os seus motivos.
Acredito que tudo será para o melhor. Iremos aguardar ansiosamente o lançamento de "O Elemental" e também das outras duas histórias.
Muito obrigada pela entrevista e pela sinceridade!
Vanessa Bosso: Nanie, eu só gostaria de ressaltar que Nessie Araújo é uma guerreira. Nunca conheci uma mulher tão forte e decidida. Torço pelo sucesso da Editora Arielli e dos autores que lá estão. Tem gente muito boa por ali e excelentes obras! Desejo a todos muito sucesso e que Nessie Araújo consiga atingir todos os seus objetivos e realizar seus sonhos. Não ficou qualquer mágoa ou ressentimento. Como eu disse, eu sou da paz. Eu vibro pela paz. E vibrarei muito quando a Editora Arielli for o grande sucesso que promete ser. Beijo grande a todos e muito obrigada por esse espaço!

31 comentários:

  1. realmente é uma situação chata né, pra dizer o mínimo.
    espero que a editora consiga se regularizar, se for esse o caso, e que outros autores não se sintam prejudicados ou desestimulados.
    fico feliz que a vanessa bosso não tenha desistido de suas publicações, e espero ver em breve o elemental!

    beijos
    bibs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista, é sempre bom esclarecer os fatos antes que comecem com as fofoquinhas. Não gostei da falta de transparência da editora, mas estou torcendo para que tudo seja regularizado logo e que ela lance ótimos livros nacionais. A Van é um exemplo para mim, fico muito feliz por ela não desistir de seus livros. Vamos ficar ansiosas no aguardo, meu apoio ela sempre terá :D

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  3. Complicado... Acho que ela fez bem... Eu escrevo, não tenho nada publicado ainda, mas sei que meus manuscritos são como um filho... E ninguem confia um filho a qualquer pessoa... Sou bem assim, ou tudo certo e as claras, ou nada!

    ResponderExcluir
  4. Bá, que péssimo isso.
    Eu já li o livro 2012 da autora e gostei bastante!

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  5. Caiu meu queixo aqui, indo procurar!
    Estarrecida!
    sem palavras!

    ResponderExcluir
  6. Acabei de conhecer o seu blog e adorei ;*
    Quando a entrevista, achei muito legal, pelo menus dessa maneira sabemos o motivo da Vanessa Bosso ter saido da Editora. Situação chata né ;/

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  7. Nanie, fiquei muito triste após ler o post, mas meu sexto sentido já tinha deixado seu alerta para mim faz um tempinho...
    A editora Arielli aceitou a publicação do meu livro A Herdeira para 2011 e também achei estranho ainda não ter recebido um contrato. Enfim, agora que a Vanessa prestou esclarecimentos sobre a REAL situação da editora, já fico mais apreensiva a respeito...
    Claro, não descartarei outras possibilidades, pois quero ver meu livro publicado algum dia, com fé em Deus!! rs
    Boa Sorte para a Vanessa Bosso, ela merece todo nosso apoio!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie.

    Adorei essa entrevista com a Van Bosso e pelos seus esclarecimentos a respeito da saída da editora.

    Desejo todo o sucesso do mundo para ela em sua carreira como escritora, porque ela tem talento e é uma guerreira por não desistir de seu sonho de ter seu livro publicado. Pode contar com o meu apoio.

    Estou estarrecida com o ocorrido. Sem comentários, porque é difícil colocar isso em palavras.

    Boa sorte a Van Bosso e vamos aguardar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista Nanie!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ótima entrevista. É importante deixar os fatos as claras, ainda mais quando tantos autores estão na expectativa da publicação de seus livros. Espero que a Editora se manifeste e possa esclarecer a situação par ao bem de todos.
    Bjkas!
    Monique

    ResponderExcluir
  11. Ei Nanie,

    Ótima a idéia da entrevista para esclarecer o assunto, mas estou de queixo caído! publicar livro sem ISBN??? O.O

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Uma bela entrevista Nanie. E eu tb desejo que Vanessa Bosso consiga publicar O Elemental e que seja um grande sucesso. E espero que a Editora Arielli trabalhe com maior transparência para não ficar desacreditada no mercado editorial. Afinal, os escritores colocam o fruto de seu trabalho nas mãos da editora e ficam esperando o retorno, não é!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que situação desagradavel... mas que bom que ela ainda vá publicar todos os livros. ^^
    Adorei a entrevista Nanie!!

    beij

    ResponderExcluir
  14. ei Nanie, adorei a entrevista.

    A Vanessa parece ser super simpática e suas respostas foram mara.

    Gostei muito das perguntas que você fez também ^^.

    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Quando eu soube que a Van se desligou da Arielli fiquei triste, mas ler o que ela fez para conseguir dados isso foi bem triste. Mas espero que a Nessie consiga manter viva a Editora A rielli e que a linda Van lançe esses e vários outros livros. Torçendo pelas duas e eu amo amo muito.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que situação chata! Ainda bem que ela vai continuar a publicar seus livros.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Ei Nanie!
    Não sabia desse bafafa ainda...
    As respostas foram super esclarecedoras, mas queria ver tb o que a 'editora' dirá sobre este caso.
    Parabéns pela iniciativa da entrevista.
    Bjins

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a entrevista! Achei a Vanessa super educada! Digamos que ela não "desceu do salto" hehe. Achei legal ela não ter detonado a editora iniciante, apesar de tudo! Ainda não li 2012, mas quero ler logo! E fico torcendo pela publicação dos próximos! =)
    Beijos
    Camila Candomil
    Seleção Literária
    http://selecaoliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Poxa, que chato isso. Logo a Vanessa Bosso que logo me chamou a atenção com a capa de "Senhor do Amanhã" e "O Elemental" :S
    Queria muito ler esses livros que seriam lançados pela Arielli esse ano... Agora vai demorar um pouco mais :(

    De qq forma espero que cada um faça sucesso no caminho que escolheu.

    ResponderExcluir
  20. Oiiiii... Adoreeeeeeeeeeei o post!!! Eu como escritora, acho importante pesquisarmos bastante a respeito de uma editora antes de enviar o livro ou aceitar um contrato. Todas as editoras devem ter CNPJ inscrito na junta comercial da ciddade onde tem sede, e os livros com data certa para lançamento tem q estar com ISBN, isso não tem desculpa, nem conversa fiada, não é burocracia, é pré-requisito para o profissionalismo! Se a editora é profissional, tem esses requisitos, simples assim! Parabéns à autora que foi inteligente e soube dar valor à sua obra sem jogá-la nas mãos de qualquer um.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Desejo muito sucesso para a Vanessa e tb para a Arielli, que consiga resolver todos os seus problemas e apareça ai realizando sonhos!

    Parabéns pela entrevista Nanie!

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. No post anterior, o dos lançamentos da Arelli, eu tinha dito que os que mais me chamaram a atenção foram os da Vanessa Bosso, foi uma pena o que aconteceu :/
    Espero que ela consiga publicar logo seus livros
    E que a editora se estabilize ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie!!
    Legal sua entrevista, esclarece bastante coisas. Acho que seria legal entrevistar a Nessie também, ouvir o que ela tem a dizer.
    Espero que tudo seja resolvido e que todos os livros possam ser publicados, grandes amigas virtuais tem lançamentos previstos pela Arielli e ficaria muito triste se isso não acontecesse.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Menina, que situação, hein! Vi um burburinho no twitter, mas não sabia o que era.
    Realmente, não dá pra viver de sonho. As coisas tem que ser muito bem pensadas e organizadas antes. Espero que a editora Arielli possa resolver esses probleminhas, porque aí todo mundo sai ganhando.

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Que situação! Bastante complicada.

    Ainda bem que a Vanessa vai publicar os livros ainda...

    Bjs
    Tah

    ResponderExcluir
  26. Nanie,

    acho que é a primeira vez que comento aqui.

    Poxa, fiquei chocada!

    Entendi e apoio a Vanessa, realmente fica complicado saber dessa forma.

    Ela é uma autora que admiro bastante.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nanie
    Adorei a iniciativa de esclarecer os fatos.
    O fuxico ficou feio no Twitter.
    Adorei também a atitude da Van, ela merece todo o sucesso que conseguir, sem dúvida.
    Espero que a editora se manifeste, pois o forte deles é o contato com o público, né? Ainda mais no início.

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  28. Adorei a entrevista, até porque a Vanessa foi bem profissional e somente esclareceu sua saída.
    Desejo sucesso a ela e que a Arielli consiga realizar o sonho de muitos autores ainda.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  29. Nossa, isso é muito difícil p/ os escritores. è como um balde de agua fria. Mas espero q a Vanessa consiga editoras p/ os outros livros!! Ela já conseguiu a Novo século pra 2012. Que bom né?!

    ResponderExcluir
  30. Isso realmente deu o que falar né. Quando as pessoas acreditam no sonho e acaba acontecendo isso. Mas é bom quando a pessoa não desiste como a Vanessa!!

    ResponderExcluir
  31. Nossa, mas um se desligando dessa Editora. Seria bom entrevistar a Arielli tbm e ver o que ela diria sobre tudo isso

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥