sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vítimas do Silêncio, Janethe Fontes


Título: Vítimas do Silêncio
Título Original: Vítimas do Silêncio
Autor: Janethe Fontes
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 978-85-99187-74-6
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2009
Total de Páginas: 187
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro: 
"A história que você vai ler é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO... diariamente, milhares de meninas e mulheres em todo o mundo são violentadas ou mutiladas tanto física como psicologicamente e, na maioria das vezes, seus agressores são pessoas próximas como: pai, irmão, padrasto, vizinho, amigo etc.
Espero, do fundo do meu coração, que um dia tanto homens quanto MULHERES sejam respeitados como seres humanos providos de desejo, de vontades próprias e não sejam mais submetidos a humilhações e violências descabidas como o estupro e outros...
...Esse é apenas um 'grito de alerta' para quebrar o 'silêncio' que paira sobre mulheres no mundo todo, que por medo ou vergonha são 'vítimas do próprio silêncio'."
Margarida está indo para Santa Catarina, ela desistiu de morar com a mãe em São Paulo. Ela está indo morar na casa dos tios, porque não tem mais como continuar morando com o padrasto. Está deixando a mãe e a irmã que ama tanto para trás, mas é uma atitude necessária.
Ela não contou nada do que aconteceu para ninguém, nem mesmo para a mãe. O padrasto abusou sexualmente dela e ela ficou um pouco perturbada com tudo isso - e com muita vergonha e medo, não conseguindo contar para ninguém.
E quando ela chega na casa dos tios em Santa Catarina ela reencontra os primos, que se tornam grandes amigos dela. E aos pouquinhos ela vai se apaixonando pelo primo - Marcos, que também se apaixona por ela. Mas o primo já é noivo de outra menina, e a tia é contra o romance dos dois.
Eles acabam tendo uma noite de amor juntos - a primeira e única, pois naquele dia a mãe e a irmã vem morar em Santa Catarina, deixando o marido. E Margarida vai morar com elas.
Ela não vê mais o primo que vai para o exterior estudar.
Mas de repente, o padrasto odiado volta. E sua mãe, que de nada sabe, resolve dar uma segunda chance para o homem. E Margarida vai embora da casa da mãe novamente - e para sempre. E vai para São Paulo, sozinha - ou melhor, com um filho de Marcos na barriga, e sem dinheiro. A vida é difícil, mas ela consegue um emprego para tomar conta de William, um garoto que perdeu o gosto pela vida depois de um acidente.
Margarida vai ser o anjo da vida de William e William vai ser o anjo da vida dela. E Margarida vai fazer de tudo para tentar ajudar a irmã que ficou com a mãe e o pai em Santa Catarina, para que a pequena não passe pelo que ela passou.

O que eu achei da história:
É uma história muito forte e polêmica.
O que aconteceu com Margarida não é uma coisa fácil, ainda mais porque ocorreu em 1988 - 22 anos atrás. Eu fiquei o tempo inteiro pensando em como seria mais difícil naquela época tocar no assunto. Se ainda hoje, muitas mulheres têm medo de falar ou admitir que sofreram violência sexual - principalmente quando vem de alguém próximo - imagina a 22 anos atrás.
E além de tudo isso, Margarida ainda passa por várias situações - como ser mãe solteira, ir morar em São Paulo sem casa e sem dinheiro. Mas a protagonista é uma lutadora que não desiste nunca - eu torci muito por ela. Torci muito também para que ela ficasse com William - torci muito para que os dois engatassem um romance.
O livro é bem denso - conta quase 10 anos de vida da Margarida, ou seja conta muita coisa.
São vários episódios e tem muita coisa polêmica mesmo, é um livro bem forte.
Mas é uma narrativa muito gostosa de ler, com uma linguagem simples e um desenvolvimento dinâmico. É uma história muito boa - eu adorei e aposto que você também vai gostar.

No final do livro, a autora traz alguns dados sobre violência sexual contra a mulher:
"A história que você leu é apenas uma obra de ficção. ENTRETANTO...
Segundo a Anistia Internacional, com bases em dados da ONU (Organização das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de organizações governamentais e não-governamentais, em relatório divulgado em 5 de março de 2004:

- Em todo mundo, um quinto das mulheres foi vítima de estupro ou tentativa deste tipo de crime. E a prática se transformou até mesmo em uma arma de guerra.

- Mais de um bilhão de mulheres - uma em cada três - foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por amigo ou parente.
- Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar da AIDS, tem que fazer sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for a virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta no estupro de 147 mulheres todos os dias.

- Nos EUA, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.

- Na França, 25 mil mulheres são estupradas por ano.

- As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. A América Latina registra os mais altos índices de crimes sexuais. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.

- No Brasil, a OMS constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas fisicamente a ter relações sexuais quando não queriam ou forçadas a práticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na polícia."
Felizmente, hoje já temos muita coisa nova e muito mais proteção para mulher, como é o exemplo da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). O assunto é muito sério e muitas mulheres ainda tem vergonha ou medo de procurar ajuda, mas felizmente é possível enxergar todo o esforço que tem sido feito para que este tipo de atitude seja cada vez mais raro. Acesse o "Portal Violência Contra a Mulher" e fique por dentro das leis, campanhas e até dados sobre o assunto. 

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 

21 comentários:

  1. Realmente um tema forte, mas parece um história interessante. Gostei da dica!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não lerei esse livro, pois tenho pavor dé esse tipo de violência, tenho pavor de ouvir falar ou de ler. Fico pensando em como devem estar essas mulheres, como elas conseguirão voltar a ter uma vida normal após isso. Esse é o crime mais covarde que se pode cometer, infelizmente é o crimo do não ter direito de dizer não, de não ter o direito sobre o próprio corpo. Mas indicarei a todas as mulheres que eu conheço, o silêncio não pode continuar, e a violência um dia terá que ter fim.

    ResponderExcluir
  3. O Livro é bastante polêmico nao é? a capa fala por ele...


    Beijokas;)

    ResponderExcluir
  4. Um tema bem forte e polêmco. Eu tenho mta vontade de ler esse livro. tenho a Janethe no twitter e tudo... sí não sei se eu teria coragem :~
    :**

    ResponderExcluir
  5. Rê vc iria gostar muito do livro - é um ótimo livro!
    E a boa notícia é que vai ter promo dele aqui no blog :) Em breve! Devo postar a promo ainda no final de semana!

    ResponderExcluir
  6. quero muitooo esse livro, a Sa do Libros leu e to louca por ele!

    ResponderExcluir
  7. Eu sigo a Janete Fontes já faz um tempo no Twitter e tenho muita vontade de ler o livro. Apesar de achar que vou demorar muito pra terminar por uma simples razão: só de ler a resenha já chorei, lendo o livro então...

    Esse acho que é um medo comum entre as mulheres, e falar sobre o assunto, infelizmente, ainda é um tabu. E, só pra deixar uma ponderação no ar, se um namorado/marido insiste em ter relações sexuais e a mulher simplesmente desiste de dizer não e fica simplesmente rezando pra terminar logo, é estupro?

    Beijos, e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. esse livro parece ser muito interesante!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, coitada da protagonista.Só sofre.
    O livro parece interessante mas o tema é bem tenso.
    Preciso de coragem pra ler ,mas como parece ser uma boa história acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, coitada da protagonista.Só sofre.
    O livro parece interessante mas o tema é bem tenso.
    Preciso de coragem pra ler ,mas como parece ser uma boa história acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. nossa, que livro mtoooooo forte.Apesar de super ser válido levantar o tema não sei se tenho vontade de ler algo assim

    ResponderExcluir
  12. Gostei do livro, apesar de uma obra de ficção sabemos que isso ainda ocorre... É uma obra para nos alertar!

    ResponderExcluir
  13. Como já disse em outro blog, já tenho esse livro e por isso não vou participar da promo. Mas gostaria de deixar meu comentário porque simplesmente AMEI esse livro. AMEI mesmo! Por isso, não tenham medo de adquirir não, gente, porque vale a pena mesmo. O tema é realmente forte, mas a forma com que a autora conduziu o romance faz a gente se emocionar demais. Nota 1000 para esse livro!!!!

    ResponderExcluir
  14. nossa..so pela capa ja me incentivou de conhecer esse livro.depois ver a resenha então..eu quero esse livro! *-*
    sobre o tema não tenho nenhum tipo de medo pra ler, apesar de ser ficção é real.
    o q torna (na minha opinião) mais interessante ainda.

    ResponderExcluir
  15. Parece mesmo ser um livro forte. Apesar disso, gosto do assunto, gosto desse tipo de leitura, desse tipo de filmes. Não vejo a hora de poder ler!!!

    ResponderExcluir
  16. Torço muito pela Janeth, e o livro parece ser impactante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Amei sua resenha, estou doida para ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  18. que tema forte!
    curti, me interessei

    ResponderExcluir
  19. Puxa, recebi um e-mail com oferta desse livro tão baratinho. Não comprei pq não sabia se era bom, oh arrependimento!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é maravilhoso, amo de paixão pela sua força e tema polêmico!
    Fora que sou fã da autora!

    ResponderExcluir
  21. Outro livro que estou morrendo de curiosidade de ler, já que trata de um tema tão polêmico... mal posso esperar pra saber mais lendo! :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥