O gênero lírico é um dos três gêneros da literatura segunda a classificação de Platão em conjunto com Gênero Narrativo e Gênero Dramático.
Esse gênero é, geralmente, expresso através de poesia. Entretanto é importante realçar que nem todo poema pertence ao gênero lírico. A principal preocupação desse gênero é o mundo interior - o eu-lírico. Os poemas que falam de outras assuntos - como feitos heróicos - não estão incluídos nesse gênero.
Em um poema desse gênero é fundamental o trabalho com as palavras, com o intuito de transmitir a emoção, os pensamentos do eu-lírico. A subjetividade lírica é estruturada com ideias, sentimentos, emoções, recordações, desejos, profundos estados de espírito. Nesse texto é também muito comum encontrar figuras de linguagem - para ajudar o eu-lírico a traduzir os seus sentimentos. Por essa razão é que o lirismo encontrou, durante a evolução histórica, a sua mais perfeita e generalizxada forma de expressão no verso, com seu ritmo e rima próprios. Enquanto a prosa rejeita a rima, o verso a busca, como um instrumento de expressão das emoções.
A linguagem poética é de difícil entendimento. Para familiarizar-se com esta linguagem e este tipo de texto, é preciso uma leitura constante e cuidadosa de poemas.
Eu, particularmente, sou uma pessoa que gosta de poemas, mas não entende muito. E admito que não li muitos poemas. Abaixo vai um dos meus favoritos, um soneto de Camões:
Amor é um fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Veja mais postagens dessa coluna.
Adorei o post. Acho que para nós que gostamos de ler e para todo mundo é bom saber dessas coisa.
ResponderExcluirNossa, esse poema foio primeiro que eu decorei, é realmente lindo *.*
ResponderExcluir