Título: Persuasão
Título Original: Persuasion
Autor: Jane Austen
Tradutor: Roberto Leal Ferreira
Editora: Martin Claret
ISBN: 978-85-7232-879-1
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 1818
Nº de Páginas: 229
Comprar Online: Submarino
Sobre o livro:
Os Elliot eram uma família da nobreza. E disso Walter Elliot nunca deixara de se gabar. Ele estava sempre a apreciar a descrição de sua família e a se gabar de sua nobreza.
A mulher havia morrido a alguns anos, e deixara-o com três filhas: Elizabeth, Anne e Mary. A mais nova já era casa, embora não tivesse sido um casamento maravilhoso, fora bom o suficiente. E a mais velha, Elizabeth, embora já tivesse 29 anos, era ainda motivo de grandes esperanças para o pai - que sempre via para ela um bom casamento. Para a filha do meio, Anne - a mais parecida com a falecida mãe, não eram dadas muitas atenções. E isso sempre aborrecia lady Russel. Ela era viúva, assim como o sr. Elliot, e após o falecimento da esposa desse, havia se tornado amiga íntima da família e ajudado na criação das filhas. Ela adorava Anne e achava-a a mais graciosa das três mocinhas.
Mas apesar do sangue nobre, os Elliot estavam passando por dificuldades financeiras, e por isso teriam que se mudar para uma casa menor e alugar a propriedade de Kellynch Hall até que as finanças ficassem em melhores condições. Depois da morte da sra. Elliot, as finanças haviam se descontrolado e chegado num ponto quase insustentável. Mas depois de muita conversa, decidiu-se que a propriedade seria alugada.
E como Anne ficou surpresa ao descobrir que o locatário ninguém era senão o cunhado de seu ex-noivo. Ela havia se rompido o noivado, que havia sido do conhecimento de poucos, por insistência da família. Havia sido persuadida porque o rapaz não seria bom o suficiente para uma Elliot. Mas Anne o amava e o sentimento persistia até os dias atuais. Como seria se encontrar novamente com ele? O que ele pensaria de tudo o que havia acontecido no passado? Ainda existiria algum tipo de sentimento entre os dois?
O que eu achei do livro:
Esse livro é muito lindo! Eu adoro livros que se passam na Inglaterra do século XVII, XVIII e XIX - costumam ser simplesmente encantadores. E esse não foi diferente.
Sem contar que eu amei a protagonista, a Anne Elliot. Ela é uma mocinha muito decidida e enérgica, embora tenha essa personalidade no século XIX, ou seja, não tão forte quanto nos dias atuais.
E também achei muito bonita a maneira como a história foi contada. Eu nunca havia lido nada escrito pela famosa Jane Austen. Mas Persuasão foi um ótimo começo, pois apreciei muito a história.
A simplicidade e inocência do amor sentido por Anne, os encontros casuais com o seu amado e todos os pensamentos que passam pela cabeça da garota - tudo é encantador, mágico e extremamente romântico!
Enfim, me diverti muito com a leitura e recomendo para todo mundo que gosta de um bom clássico recheado com um romance inocente! Mas sempre lembrando que é um clássico do século XIX, ou seja, a linguagem não é a mesma dos livros contemporâneos, mas também não é complicada não. É uma linguagem até simples para um clássico dessa época. Com certeza um livro que deve ser lido.
Ainda tenho que acrescentar que a edição da Martin Claret tem uma capa linda, que eu amei! E além da capa (em geral, eu gosto das capas que trazem as pinturas clássicas dos livros da Martin Claret) a edição ainda trás um capítulo 23 (o livro tem 24 capítulos) diferente, que havia sido modificado porque Jane Austen não achou que ficou bom. E sinceramente, o que ficou no final é realmente muito melhor, mais apaixonante. Mas eu gostei muito de ter a outra versão para leitura.
Abaixo um trecho de uma carta que aparece no livro, mas eis aqui o aviso, apenas clique no botão aqueles que não ligam para spoiler ou que já leram o livro. Eu não me contive e coloquei a carta aqui no post. E consegui um artifício para que as pessoas não lessem a carta caso não quisessem. Mas, aviso novamente, pode estragar um pouco para quem não gosta de spoiler.
Nota:
Dificuldade de Leitura: