sábado, 31 de julho de 2010

Papel x Bit

E-book ou livro tradicional? Qual é o melhor?
O e-book tem toda a facilidade de transporte, em um único e-book reader você pode carregar diversos livros, revistas e jornais. Não pesa e não ocupa espaço. Além disso, os e-books costumam ser mais baratos que os livros tradicionais e o mais importante: eles são ecologiamente corretos, porque utilizam pouca energia (que carrega as suas baterias) e não utiliza nenhuma folha de papel.
Por outro lado temos o livro, que tem toda uma aura romântica a sua volta. O livro é mais real, é mais gostoso. Os verdadeiros apaixonados por um bom livro gostam de sentir a textura da página, o cheiro da tinta. Gostam de olhar a encadernação e contemplar todo o trabalho editorial envolvido. O livro tradicional ainda tem uma grande arma - ele não cansa, ele não estressa, ele diverte! 
É muito comum ouvirmos pessoas reclamando que ler através de dispositivos tecnológicos, sejam e-book readers ou computador, cansa. As pessoas ainda reclamam de dor de cabeça e dor nos olhos. O tempo de leitura também é mais baixo, segundo um estudo do Nielsen Norman Group. E o prazer de tocar um livro? De sentir as páginas sendo viradas?
Mas como pode o livro tradicional lutar contra o e-book? Munido de tecnologia de ponta, os e-book readers evoluem cada vez mais - possibilitando novas realidades e novas experiências.
Então, no fim das contas, com que ficar? E-book ou livro tradicional? Qual vencerá essa guerra?
Eu acho que nenhum dos dois vencerá guerra alguma. Assim como a televisão não foi capaz de acabar com o cinema, o e-book também não vai acabar com o livro. Por que eu penso isso? Porque eu acho que os dois tem seus atrativos.
Eu realmente prefiro ler um livro impresso - uma boa história nas minhas mãos. Posso sentir o livro, as páginas, a textura do papel utilizado, o cheiro de livro novo, as marcas de minhas leituras anteriores - um e-book não tem nada disso. Mas isso é a minha opinião. Eu não vou substituir o livro pelo e-book, aliás, acho que a maior parte das pessoas não vai. O e-book é uma alternativa, mas não é a única.
O e-book vai vencer dentro dos ônibus e metrôs e, penso eu, vai vencer nas revistas e jornais. Aliás, qual melhor alternativa para os periódicos (que, salvo raros casos, são sempre jogados fora pouco tempo após seu lançamento) do que não serem impressos? Eu realmente acho o e-book a melhor opção para os periódicos, uma vez que os mesmo são formados por leituras temporais, que vão perder o significado com o tempo (ainda vão ter importância histórica, mas não vão mais servir para os leitores normais). 
Por outro lado, a literatura é atemporal. Ainda hoje lemos histórias que já foram escritas há mais de mil anos. Então, é mais ou menos por aí que vejo a vida do livro. Um livro não é simplesmente descartado! As pessoas guardam os seus livros, ou passam para frente. Emprestam, releem, doam ou vendem. O livro tradicional tem o seu valor que, a meu ver, não será suplantando.
Mas o mais importante não é o meio onde você vai ler, mas sim o hábito da leitura. Então, mesmo que prefira ler no computador, não deixe de ler - leia sempre. Cresça lendo e aprenda muito. E se divirta! 

22 comentários:

  1. Concordo com você! Nunca deixe de ler! :D
    Então, eu acho que não existe nada melhor do que o papelzinho alí, cheirosinho e tudo mais, right? :D
    Mas as vezes, pra mim, é mais prático ler no computador do que no livro, e vice versa.
    Porque eu posso carregar o livro pra tudo quanto é canto, mas quando eu estou fazendo alguma coisa no computador, posso dar uma "escapadinha" e ler um pouquinho! :D
    Eu sinceramente utilizo os dois jeitos, mas no computador, as vezes a leitura rende menos, por causa da luz própria que ele emite :S
    Então, sou a favor do papel mesmo! :p Por isso apóio o reflorestamento! HAUSHUAHUSAHUSHUAS (brincadeiras a parte :p).
    E é isso, acho que escrevi um testamento aqui, mas tudo bem!
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  2. Não quero ser pré-historico, mas prefiro o de papel, o e-book não tem o mesmo "tesão" do livro fisico! Mas penso na natureza, e se olharmos por esse lado, o e-book é a melhor solução! Vamos ver para onde o futuro nos levara!

    ResponderExcluir
  3. Independente de qual ficar (se é que existe esse embate) o que vai ganhar é sempre a boa literatura !

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho que o importante é que toda mundo leia sempre, independente do meio que utilizar.
    Eu penso, como já disse no texto, que nenhum dos dois vai perder essa. Cada um tem o seu momento de melhor utilização e seus fãs. Acho que os periódicos, tais como jornais e revistas, podem temer nunca mais sair no papel, mas o livro eu acho muito difícil :)

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Giannellasábado, 31 julho, 2010

    Bom, eu prefiro ler o livro mesmo. E quando leio em e-book, se eu gostei, eu sempre compro o livro. Porque nada melhor do que ter o livro em mãos.

    ResponderExcluir
  6. Eu também prefiro ler com o livro de papel em mãos, pois não tem nada mais gostoso que cheirinho de livro. Leio em ebook tbm, e como a Fernanda, se gostei do livro corro e compro.
    Com certeza o que vale é Ler.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma vez, em uma aula na faculdade debatemos isso.
    Daí é sempre o mesmo ponto: o livro impresso ganha pelo parte "sentimental" (o cheiro, a sensação e tal) enquanto o e-book é pela praticidade.
    Na verdade, uso os dois e a escolha depende da situação (ex: no ônibus é e-book e em casa o livro "tradicional") e então, faço como a Fernanda na maioria das vezes.
    Ainda assim prefiro virar páginas e páginas e sentir cheirinho da tinta.
    De qualquer modo o importante mesmo é ler!
    E disso eu gosto!
    AAH! Concordo totalmente com a parte dos periódicos!

    ResponderExcluir
  8. isso... e-book é alternativa pra qm tem pouco dimdim no bolso e quer ler muito!

    ResponderExcluir
  9. Sei lá, na real, acho que as pessoas dão mais valor pro material do que pras histórias que o livro trás, será que faria tanta diferença assim ler um grande clássico em e-book ou em papel? Deixaria de ser um grande clássico?
    Eu particularmente tenho um sony reader, e akeles que dizem que cansa os olhos estão doidos, ele nao tela de computador, não tem luz, a leitura é muito semelhante ao papel, e é uma grande ajuda pra quem como eu não tem rios de dinheiro pra comprar livros e gosta de ler.
    Eu acho que toda forma de leitura é válida, desde eletrônico ao papel de pão. ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que toda forma de leitura é válida, desde eletrônico ao papel de pão. ;) [2]

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente acho que o que importa é ler e ler bastante!
    Eu não tenho e-book reader, então eu não posso mesmo ficar falando muito desse tipo de aparelho especificamente.
    Mas eu só quis gerar a discussão para saber qual meio você prefere.
    Mas concordo totalmente com a Samantha de que o que vale mesmo é a leitura e não o meio pelo qual ela é feita.
    Eu só discordo que leitor eletrônico seja bom para quem não tem grana... afinal de contas temos que lembrar que os e-books NÃO são gratuitos. Baixar e-books que tenham direitos autorais é pirataria.

    ResponderExcluir
  12. Tive uma conversa com a Samantha (@Samis_a) no twitter agora. Muito interessante nosso debate. Achei muito legal mesmo =) Ela expôs os pontos de vista dela e eu os meus. Eu não mudei de ideia, nem ela, mas a conversa em si foi muito legal mesmo =)

    ResponderExcluir
  13. Vou dar um “pitaco” nesta história, ou vários, rsrsrs!
    1º - O livro, tirando o prazer de ler de muitos leitores, é uma das maiores alternativas para presente, e se desaparecer, joga-se um mercado lucrativo fora.
    2º A vida do e-book vai depender do comportamento do consumidor com a cultura da pirataria. Se houver um prejuízo por causa dela, tudo voltará a ser impresso. Se não houver grandes prejuízos, tende a ficar e se estabelecer.
    3º Quem já carregou livros técnicos sabe que mochila alguma aguenta este peso por muito tempo, e nesta área o e-book tende a vencer, pois além de tornar este tipo de livro mais barato, facilita a vida na hora de carregar.
    4º Achei interessante o que algumas leitoras disseram: Se eu gostar do livro, compro o físico. Provavelmente será uma tendência de mercado. Isto é uma característica do ser humano, ou de muitos: queremos ter o objeto amado em nossas mãos. E esta cultura não desaparecerá tão cedo.
    5º Nos próximos 20 anos o e-books não tem chance de derrubar o livro físico. Ele é uma aposta para longo prazo.
    Conversa muito boa! Dá para conjecturar um monte de coisas, mas a única coisa que eu tenho certeza é que a literatura não morrerá, :)
    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Andrés, você realmente levantou ótimos pontos! Concordo plenamente que livros técnicos irão sim ganhar mercado em e-books, assim como os periódicos. Porque os livros técnicos também ficam velhos. É claro que alguns permanecem, mas a maioria fica ultrapassado.
    Eu acho que o e-book tomará conta de uma certa parcela de mercado, enquanto o livro físico tomará conta de outra parcela. Acho que nenhum dos dois morrerá. Embora, eu acho que com o tempo o mercado de e-books possa se tornar mais lucrativo, mas como você disse daqui a alguns bons anos.
    Mas estou totalmente contigo quando você diz que a literatura não morrerá \o/ Ou seja, não importa quem vença, nem mesmo se haverá vencedores, porque a literatura continua aí! E nós leitores estaremos amparados ^^

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você, Nanie, o mais importante é ler. Eu ainda não tenho um e-reader, mas já li muitos livros no PC. Primeiro porque não tinha condições de comprar. Agora que tenho, compro muitos livros, mas tem horas que é mais fácil ler no PC.

    Por exemplo, eu sempre leio no computador quando estou fazendo as unhas ou arrumando o cabelo. Não dá pra ficar passando página de livro, mas dá pra apertar a setinha pra baixo, rs.

    Por outro lado, não acho que os e-reader's dominem nos ônibus e metrôs, por causa da violência. Eu não tenho coragem de carregar um aparelho desses na bolsa, pelo menos por enquanto.

    Enfim, como você mesma disse, acho que daqui a um tempo os dois vão conviver pacificamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi. Gostei do post!

    Eu prefiro o papel,,pelo cheiro, pela espessura, enfim. Mas tbm quero experimentar o e-reader sim.Deve ser bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. mil vezes o livro, nao tem bateria para acabar rsrs.

    adorei seu blog, bom saber que vc gosta muito de livros (pude conferir pelos posts). acabei de te enviar um email e acho que vai mais um livro ai pra sidebar. vc acaba de ganhar o livro sussurro do meu blog. Parabéns e depois responda ao meu email.

    abs

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nada contra os e-books. Até leio alguns quando acho que o livro não vale a pena pelo preço. Mas no meu caso, o grande problema que tenho com o e-book é ler no PC. Já fiz isso algumas vezes e os resultados não são bons, pois quando gosto do livro, eu não quero parar de ler. - Já fiquei mais de 10h na frente do PC lendo um livro e no outro dia, parecia que tinha areia nos meus olhos - Como uso óculos, tenho problemas também de postura, ficar sentada lendo, não dá certo.
    Mesmo às vezes me arrependendo por ter comprado tal livro, ainda prefiro tê-los em mão.
    Não é só a questão do ler, sabe? É a questão de tê-lo, manuseá-lo, senti-lo. Há todo um aspecto sentimental aí.

    Concordo que com os livros técnicos, é muito mais em conta e proveitoso ter o e-book. Muitos dos livros da faculdade eu nem li totalmente, li apenas capítulos, partes que realmente me interessavam.

    E-book é uma alternativa? Sim! Mas creio que não irá suplantar o livro de papel.

    ResponderExcluir
  19. Para mim, a maior vantagem dos e-readers é a agilidade com que vc tem acesso aos títulos (esperar pelas encomendas é gostoso mas, depois que meu último pedido da Amazon demorou 3 meses pra chegar, eu fiquei estressada.. rs). O recurso do dicionário embutido tb é muito útil pra quem lê em outra língua... Porém, nada substitui o toque e o cheiro do livro - novo ou velho, não importa... Pelo lado ecológico, o e-reader tb num é nenhum santo já que o descarte de lixo tecnológico é uma das maiores preocupações atualmente... O ideal seria q cada cópia impressa de um livro garantisse acesso a versão e-book do msm título (afinal, os direitos autorais já foram pagos, né?). Assim, poderíamos desfrutar dos 2 formatos, da maneira q fosse mais conveniente no momento :)

    ResponderExcluir
  20. ahh!! eu gosto dos dois!! no trabalho por exemplo, eu leio os livros no meu celular (é, naquela telinha minúscula!!) pq nao dá pra ficar segurando um livro (dá mto na cara rsrs)
    mas qnd volto de ônibus, trem ou metrô pra casa, não dispenso um bom livro de verdade nas mãos, acho mto melhor *-* mesmo qnd é pesado e tudo mais...

    ResponderExcluir
  21. Ótima dicussão. Não vou negar que leio muitos ebooks (devo ter mais de 200 no arquivo) mas, pode parecer uma coisa estranha, quando gosto demais da leitura prefiro ler o livro em papel. Foi assim com Hush, Hush e Vampire Academy, comecei lendo ebook e parei até comprar o livro porque estava muito envolvida com a história. Quando a narrativa não me atrai tanto prefiro o ebook porque é mais rápido. Acho que esta é a questão fundamental pra mim, demoro mais par ler um livro em papel, o que torna a "apreciação" mais significativa. Os ebooks leio rapidamente e são mais pra passar o tempo mesmo.
    Tenho vontade de ter um e-reader, porém sempre vou preferir ter meus queridinhos em papel.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. It all matter possibly even earns resembled in the faster edges inside
    women's seafood tails. Deflector Area markets lots of sun from your burning writers toward the flue bowls. Advantages foodstuffs that people cooking who are not adequate enough to need to be carried out in many of the stove.

    Feel free to surf to my homepage - which toaster is best

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥