sábado, 10 de julho de 2010

O Iluminado, Stephen King - Resenha Convidada no Wonderbooks


Título: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Tradutor: Betty Ramos de Albuquerque
Editora: Objetiva
ISBN: 85-7302-203-5
Ano da Edição: 2005
Ano Original de Lançamento: 1977
Nº de Páginas: 313
Comprar Online: Saraiva / Submarino

É com muita felicidade que eu posto a resenha de hoje. Por dois motivos:
1º É uma resenha de Stephen King. E é de um dos livros que eu mais gosto dele! Quem acompanha o blog e me acompanha no twitter sabe que o King é o meu autor preferido. Eu adoro falar dos livros desse cara que, a meu ver, é simplesmente brilhante!
2º Esse é o motivo que me deixa realmente mais feliz! A Diana do blog Wonderbooks me convidou para participar da coluna "Resenha Convidada"  no blog dela. Eu fiquei super feliz! Ainda mais por poder participar com uma resenha do King - eu adoro esse autor! A Diana é uma blogueira maravilhosa e o Wonderbooks foi o primeiro blog literário que eu acompanhei - super importante para mim. Então não é para menos que eu estou exultante de felicidade! Então, passa lá no Wonderbooks para conhecer o site, vire seguidor (porque vale muito a pena) e confere a resenha lá no blog dela também. E lembre-se de deixar um comentário, porque o comentário deixa todas as blogueiras felizes! E a Diana merece demais!

Sobre o livro:
Jack está passando por um momento difícil. Ele está desempregado e precisa muito desse emprego de zelador do hotel. 
Ele achava que o mundo melhoraria depois de parar de beber. Ele era um alcoólatra. E muita coisa ruim já tinha acontecido por conta da bebida - inclusive quebrar o braço do filho quando o pequeno tinha apenas 3 anos. Mas o pior mesmo tinha acontecido quando estava sóbrio - ele brigara com um aluno no estacionamento do colégio onde era professor e tinha sido mandado embora. E aí, as coisas tinham ido por água abaixo. É difícil se conseguir um trabalho quando algo desse tipo ocorre na sua vida.
Mas Al Shockley - um amigo dos tempos de bebedeira - conseguiu para ele esse emprego de zelador do hotel. 
O Overlook era um hotel gigantesco - tinha mais de meio século de existência e mais de cem quartos. Durante o inverno, o hotel ficava fechado e, devido a neve, passava vários dias isolado do mundo. E por conta disso, era preciso um zelador para ficar no hotel durante esse tempo. O serviço seria moleza - cuidar de pequenos reparos, olhar a caldeira e depois apreciar todo o tempo que teria para ficar com sua família e para escrever. Jack era um bom escritor, ou ao menos já tinha sido. Tinha muito tempo que ele não conseguia escrever. A maldita peça que não saia do papel de maneira alguma ainda era a mesma que ele vinha escrevendo há mais de dois anos (foi parte dessa peça que Danny estragou - foi o que causou sua raiva desmedida, que culminou com um braço quebrado e um casamento na corda bamba). Mas agora seria diferente, com esse tempo para escrever - num local bonito e tranquilo - ele terminaria a peça ainda antes do Natal e, quem sabe, depois disso iria conseguir fazer aquele romance que ele queria a tanto tempo.
Desde o primeiro momento ele não tinha gostado de Ullman, mas isso não tinha problema - o gerente não estaria no hotel enquanto ele e a família tivessem que ficar lá.
Danny tinha apenas cinco anos, mas era um garoto muito especial. Ele era capaz de ver coisas, coisas que Tony mostrava para ele. Os pais não acreditavam em Tony - chamavam-o de "o amigo invisível", mas Tony era real. Ele mostrava coisas para Danny. E naquele dia enquanto esperava o pai voltar da entrevista, Tony veio falar com Danny. Danny somente conseguia ver Tony a distância - nunca de perto. E dessa vez Tony mostrou para Danny cenas terríveis - que causavam medo. E uma palavra que Danny não conseguia ler - REDRUM - mas que era assustadora o suficiente.
Wendy tinha pensado em divórcio. Quando Jack machucara Danny, ela pensou seriamente nisso. Mas Jack tinha parado de beber - ele tinha melhorado muito e vinha sempre se esforçando. Ela ainda acreditava no marido e ainda amava-o. Acredita que essa oportunidade no hotel seria a oportunidade perfeita.
Chegando ao hotel no último dia da temporada, Danny encontra um cozinheiro muito especial - Dick - que diz para Danny que ele, assim como Danny, também é um iluminado. Ele diz para Danny que o hotel pode tentar machucá-lo, mas que não poderia. Dick diz que Danny pode chamá-lo, caso precise. 
Danny não gosta do hotel, mas os primeiros dias da família são tão tranquilos, que ele também fica mais tranquilo. Os pais estão se amando, Jack não pense mais em bebida e escreve com frequência.
Mas as coisas não vão ficar bem por muito tempo...
"- O Overlook tem cento e dez apartamentos de hóspedes - disse com uma voz de sábio. - Trinta deles, todos suít, estão aqui no terceiro andar. Dez na ala oeste (incluindo a Suíte Presidencial), dez ao centro, e mais dez na ala leste. Todos com vistas deslumbrantes."
"E no fusca, que subia com mais segurança os aclives menos íngremes, Danny, no meio dos dois, olhava para fora; a estrada desenrolava-se, possibilitando vistas ocasionais do Overlook Hotel, o bloco maciçi de janelas voltadas para o oeste refletindo o sol. Era o lugar que vira no meio da tempestade de neve, o lugar escuro do estrondo, onde uma criatura incrivelmente familiar, procurava-o pelos corredores cobertos de mato. O lugar sobre o qual Tony o havia alertado. Era aqui. Fosse o que fosse, REDRUM seria aqui."
"O que você tem, filho, eu chamo de luz interior, a Bíblia chama de visões, e há cientistas que chamam de premonição. Já li sobre isso, filho. Já estudei. Tudo isso significa ver o futuro."

O que eu achei do livro:
Esse livro é incrível! A história é simplesmente maravilhosa, cativante, atemorizante. Stephen King é considerado o mestre do horror não é atoa. E esse é um dos livros que prova tal maestria. O terceiro livro de King, um sucesso de vendas.
Danny é um garoto cativante - você também vai se apaixonar. E não vai conseguir não torcer para essa pequena família - Danny, Jack e Wendy - que vão morar no hotel durante o inverno.
Se você não gosta de tensão e suspense - esse livro não é recomendado para você. Esse é um livro cheio de suspense, cheio de momentos daquele tipo "fechar os olhos", mas como é um livro e não um filme, você simplesmente não tem como fechar os olhos - e isso é muito aterrorizante.
O livro é sobre sobrenatural - nesse caso, um hotel sobrenatural. Um hotel que começa a tomar vida aos pouquinhos - e assusta. O livro diz claramente que os corredores do hotel são forrados com tapetes azuis e a parede também é pintada de azul, num tom mais claro, para contrastar com os tapetes.  Eu só consigo imaginar o Overlook com os tapetes bordôs e a parede de cor creme - com um pequeno detalhe bordô no meio. Por quê? Eu não sei, mas acho isso assustador. Parece que a história é ainda mais real e que King errou nesse detalhe. Parece que o Overlook realmente existe e de alguma forma eu o conheço. Assustador.
Esse livro é indicado para todo mundo - a linguagem de King não é complicada, embora eu sempre sinta que seus livros são densos - uma leitura que leva mais tempo. Entretanto, eu realmente não recomendo o livro para pessoas de coração fraco ou medrosas.
Bom, eu sou uma pessoa medrosa, e tenho que admitir que tive que dormir com a luz acessa no meu 2º dia de leitura. Enfim, esse é, sem dúvidas, um dos melhores livros de King e você precisa lê-lo!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 

10 comentários:

  1. Eu tenho que admitir que adoro os livros do King, mas que eles me assustam horrores aushauhsahus.
    Alguns livros dele só consegui ler durante o dia, mas nunca li O iluminado, espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Fiquei até emocionada com suas palavras no começo. Obrigado de coração!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu nunca li nenhum livro dele? heoheiheoh. ^^ Dps dessa sua resenha vou ver se leio qualquer coisinha dele, parece ser maravilhoooso! *-*
    beijo x@

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Gostei de seu blog!

    É sempre tão bommm ver que a blogosfera está crescendo cada vez mais!
    Adoro,amo,venero os livros! E fico bastante feliz em saber que existe mais "loucos" como como eu por aí. rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a Diana é um amor e merece sim! *--*
    Como eu já tinha comentado lá no Wonderbooks, eu ADOREI a resenha, mas tenho que confesar que nunca li nenhum livro do Stephen King porque eu tenho medo! :S
    Sim! HUAHSUAHUSAS Lembra daquela série que passava na warner "Nightmares & Dreamscapes" ou algo do tipo? MORRIA de medo assistir! Toda vez que tava passando, eu trocava de canal, fato! HAUSHUAHUSAS
    Sim, sou muito medrosa! HUAHSUAHUSAS
    Mas parabéns pela resenha, e pela resenha convidada! :)
    E muitos dizem que King é ótimo mesmo, e eu acredito, só falta criar coragem e ler algum livro dele :S
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  6. Eu também morro de medo dos livros de King, de verdade! Mas ele é bom demais, então não resisto. E como eu sou muito medrosa e morro de medo de escuro, acabo dormindo com a luz acessa por dois ou três dias.. hahahah
    Mas tem livros dele que também são ótimos - na minha opinião quase todos são - e não são assustadores. É o caso do livro "À Espera de um Milagre" e "Os Olhos do Dragão" - ambos maravilhosos!!!
    King é mesmo um mestre, um rei (taí o trocadilho de sempre) e o que mais me agrada nele é que não é sempre o mais do mesmo!!! Não é como outros autores ^^ King é sempre uma surpresa \o/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do autor... mas tem muita gente que arasta um caminhão pelos livros do autor...

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro dele.Não sei porque já que gosto dos filmes.
    Me deu vontade de ler esse livro,mas provavelmente vou dormir com a luz acesa também.

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler... parei.
    Cheguei no sétimo capítulo e nada aconteceu ainda. Sá insiste na bebedeira do personagem. =/
    Um dia volto a ler. rsrs
    Beijos!

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro,e amei.king tbm é um dos meus preferidos.Recomendo muito.E o final Nanie?Me surpreendeu.(Sem spoilers)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥