sexta-feira, 30 de julho de 2010

Entrevista: Kizzy Ysatis


Mais uma entrevista. Nesses últimos dias eu tive a oportunidade de entrevistar alguns autores brasileiros bem legais! Só tenho tido contato com gente muito simpática mesmo, estou adorando conhecer tantos autores nacionais. Então fiquem de olho porque ainda tem mais entrevistas para colocar no ar. E hoje eu estou colocando a entrevista que fiz com o autor Kizzy Ysatis. Queria usar outro termo, mas acho que nenhum seria tão perfeito, embora peço para que não o vejam pelo lado pejorativo. Kizzy Ysatis é uma figura, mesmo! Super simpático me respondeu prontamente e ainda respondeu a entrevista de maneira irreverente com muito bom humor e uma confiança gigantesca. Eu adorei a entrevista e por isso mesmo decidi até adiantar o post, que só iria no ar no sábado ou no domigo. Espero que vocês gostem tanto quando eu gostei!


1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Cristiano de Oliveira Marinho, 29 anos e nasci em Santos.

2) Se me permite a intromissão (tenho de admitir que a curiosidade é maior), de onde veio o nome: "Kizzy Ysatis"?
Kizzy é um apelido de Cris, dado por Yoko, uma menininha que amo e mora no Japão; ela não falava Cris, como todo mundo, falava Kizzy, e esse nome só foi vingar na faculdade por motivos artísticos. Depois, vim a descobrir as origens místicas africanas do nome e adorei. Tem vários significados e alguns deles têm a ver com a Lua ou um brilho. Ysatis é o nome de um perfume da marca Givenchy, usado por uma amiga que morou comigo na Espanha. Ela me chamava de Marquês de Ysatis por causa de uma historinha que veio no perfume. Que o perfume vem de uma flor rara, como minha amizade; que do caule se fazia um bálsamo, como minha amizade; que era alta e de beleza exótica, assim ela me via; que o pólen era negro e, se esmagado, criava um dos mais nocivos venenos, assim ela cria que eu me comportava se ferido fosse. Tempinho depois, fui saber das origens medievais do nome e amei. Da planta ysatis se extraia a cor azul, mais precisamente o índigo blue. Enchia-se tonéis com ysatis e urina. Para obter urina, o fazendeiro dava grandes festas regadas a conhaque e cerveja nas noites de lua cheia; bebia-se e urinava-se nos tonéis. Esses homens eram respeitados e chamados de os fazedores de azul, nos dia seguinte, descansavam a ressaca. Por causa deles até hoje na Inglaterra, o happy hour é chamado de blue hour. A segunda lua cheia é chamada de blue moon, e, pelos camponeses, lua de ysatis. A Igreja, passou a dizer que azul era a cor do diabo, só por conta das festas azuis, por isso em algumas lendas, a chama azul era dita como a chama do demônio. Todas essas lendas são originadas pela flor de ysatis.

3) Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
É escritor todo aquele com alguma imaginação e solidão o suficiente para expressar isso com palavras. Descobrimos isso desde pequeno, recebemos sinais, e a decisão de sentar e escrever ocorreu aos poucos, de modo gradual.

4) Ter o romance "Clube dos Imortais" premiado pela União Brasileira de Escritores com o prêmio Rachel de Queiroz mudou muita coisa na sua carreira? Como foi ser premiado?
Sim, claro que mudou. Abriu portas para editoras; respeito dos colegas da literatura em geral; inveja dos pequenos espiritualmente leprosos; orgulho da família e amigos; atenção da mídia e auto-estima renovada. Ser premiado é se certificar de que realmente existem alguns tipos de emoções das quais o dinheiro não pode comprar.

5) Você tem alguma atividade profissional além de escritor?
Sim: “dona de casa”. Acha fácil, é?

6) De onde vem a inspiração para escrever os seus livros?
Vem do ócio.

7) Na sidebar do seu blog tem informações sobre alguns escritores: Lygia Fagundes Telles, Edgar Allan Poe, Virginia Woolf, Oscar Wilde e Thomas Mann. Qual a importância desses escritores para você?
Não são informações, são frases sobre a arte da escrita. A importância deles para mim é enorme por terem me tocado mais profundamente que os outros. Ensinaram-me ao mesmo tempo em que me comoveram, não só com a ficção, mas com suas histórias de vida, das quais me identifiquei imediatamente.

8) Fale um pouquinho dos livros que você já têm publicados.
Tentarei ser breve. Em O Clube dos Imortais – A nova quimera dos vampiros, toco em uma questão: “O que vale mais, uma vida longa e apagada, ou uma vida curta, intensa e brilhante? Uma única noite, mas que essa noite faça-se valer por toda uma vida”. Já em o Diário da Sibila Rubra – O retorno das bruxas, há uma afirmação: “Nós somos nossos maiores inimigos, os vilões de nossa própria história: é na hora da verdade que descobrimos quem somos e do que somos feitos”.

9) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
A TRÍADE – Qual segredo une o anjo, o templário e o vampiro?, meu novo romance co-escrito com Carlos Andrade, Claudio Brites e Octavio Cariello será lançado neste inverno. Aproveito para convidar você e seus amigos para o lançamento d’A Tríade, que ocorrerá sábado, dia 28 de agosto, às 18h, durante o Fantasticon 2010 (IV Simpósio de Literatura Fantástica) na Biblioteca Viriato Corrêa. O endereço é Rua Sena Madureira, 298. Próximo à estação Vila Mariana do metrô, em São Paulo. Meus parceiros de prosa, a Terracota Editora e eu, contamos com sua presença!

10) Foi muito difícil para conseguir publicar os seus livros?
Tudo é difícil, mas sou persistente, reconheço meu talento, bem como enxergo meus limites, estes eu procuro ultrapassar na minha jornada de evolução.

11) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Minha dica? Minhas dicas. Lá vão: Não puxe o saco, não vai conseguir respeito bajulando escritores. Eu sei quando gostam de mim ou quando estão me lambendo para “conseguir um contato no meio”. Não difame também, esse é o comportamento do frustrado invejoso. Já notou que os caras que falam mal de você são justamente aqueles que querem estar no seu lugar, em seu gênero de escrita? Releia tudo o que escrever, o autor tem de ser no mínimo escritor; e se te corrigirem, não xingue, agradeça, no fundo estão lhe ajudando a se policiar na próxima. Outra coisa: se quer ser famoso, tente caminhos mais fáceis, escrever é se expressar, não é dar autógrafos. O talento é inato, não se adquire em cursos. Os cursos só ajudam a lapidar a técnica, a arte é soprada pela inspiração do gênio. E não se convença de que sabe escrever porque sua mãe disse ou por opinião própria, submeta-se, como eu me submeti. Conheço diletantes que até escrevem razoavelmente bem, tem futuro caso se empenhem, mas existe uma população inteira de pretensos escritores que escrevem mal pra diabo, horrivelmente mal. Não sabem escrever e insistem, fazem de tudo, são desesperados. Deus do Céu, coitados, não se mancam. Poluem as livrarias com porcarias pagas. Depois, o leitor vai procurar porcaria estrangeira porque acha que os autores nacionais não sabem escrever. É uma merda!

12) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
Leia e descubra. Qual a importância da arte? Da pintura? Da música? Da cultura? É a mesma importância da literatura. Literatura é a arte da escrita.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: O Lobo da Estepe
b) Um autor: Lygia Fagundes Telles
c) Uma música: Carry on my wayward son.
d) Um cantor: Bono
e) Um filme: Café da manhã em Plutão.
f) Um ator: Cate Blanchett
g) Uma pessoa: eu
h) Uma frase: goze bastante e não implique, porque é feio.




Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Sim. Continue lendo meus livros, eu demoro a terminar porque respeito meus leitores e prezo especialmente a qualidade.

____________
Espero que tenham gostado da entrevista. Eu gostei bastante e ri muito! Não acho que ser "dona de casa" seja fácil não, Kizzy, sei que é complicado mesmo - dá um trabalhão. 
Ah, e não acredito que não poderei ir para São Paulo >.< Mas espero que todos os leitores do blog que morarem por lá compareçam ao evento e me mandem gifts
Eu gostei muito mesmo da entrevista e da conversa que tive com o autor! Ele é super simpático =) E ainda por cima fiquei morrendo de vontade de ler os livros dele (sim os três) ^^ 
Quem quiser ter mais contato com o autor, aqui vão alguns links:
- Blog da tríade: www.triadeolivro.blogspot.com
- Hotsite da tríade (ainda em construção): www.atriade.com.br
- Site da editora Terracota: www.terracotaeditora.com.br 
- Twitter do autor: http://twitter.com/kizzyysatis 

E ainda tem o convite para o evento de Lançamento do livro "A Tríade":

PS: Esse é o 100º post do blog *-* 

11 comentários:

  1. "Carry on my wayward son" É mais do que apenas uma música, é um hino!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, pensei que já tinha saido o resultado da promo xD

    ResponderExcluir
  3. Nanie! Como ele é divertido! Gostei demais da entrevista!


    bjos;)

    ResponderExcluir
  4. tenho que confessar, já entrei um milhão de vezes pra ver se tinha saído o resultado da promo xD

    ResponderExcluir
  5. aaaaah eu adoro ele, um dos meus escritores nacionais favoritos! curti muito a entrevista, sortuda!

    ResponderExcluir
  6. tb adorei rsrs, ele parece ser bem engraçado xDD

    gostei muito de 2 coisas:
    1ª a resposta da pergunta 6, "Vem do ócio", o engraçado é que no meu caso é o contrario, qnd estou mais ocupada, que penso em histórias

    e 2º o modo como ele fala, passa emoção, dá vontade de conhecer o trabalho dele...

    ResponderExcluir
  7. Gabriela eu me considero uma sortuda mesmo. Fazer essa entrevista com ele foi ótimo, porque ele é super simpático e engraçado também =)

    ResponderExcluir
  8. “Nós somos nossos maiores inimigos, os vilões de nossa própria história: é na hora da verdade que descobrimos quem somos e do que somos feitos."

    Esta é uma das frases mais sensatas que li ultimamente. É a mais pura verdade humana: descobrir quem somos e do que somos feitos.

    ResponderExcluir
  9. ele e linnnndoooo eu amo esse homem quero que le me leve pra ele.amoooooo demaissssssss.cris.a musica good enough da amy lee vai pra ele.crisss

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥