quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dexter no Escuro, Jeff Lindsay


Título: Dexter no Escuro
Título Original: Dexter in the Dark
Autor: Jeff Lindsay
Tradutor: Cassius Medauar
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-7665-505-3 
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 287
Série: Dexter - Vol. 3
Outros livros da série:

ATENÇÃO
Esse é o terceiro livro da série de Dexter. Então a resenha pode conter algum spoiler, já que o livro é continuação do segundo. Se você não leu o segundo livro e não curte spoiler, não leia a resenha.


Sobre o livro:
"Que tipo de lua é essa? Não é aquela lua brilhante e reluzente de felicidade formidável, não mesmo. Ah, ela atraía, se lamuriava e brilhava em uma imitação barata e miserável do que deveria ser, mas não há espaço para isso. Essa lua não tem vento suficiente para empurrar os navios dos varnívoros por um feliz céu noturno até um êxtase de cortar-e-estralhaçar. Em vez disso, essa lua cintila timidamente através de uma janela terrivelmente limpa sobre uma mulher que está empoleirada, feliz e animada, na ponta do sofá e que fala de flores, canapés e Paris."
"Sim, acredito muito na fé, pastor, tenho fé na ganância e na estupidez humana, e também na doçura fiada no aço em uma noite de luar. Tenho fé nas trevas invisíveis, nos sussurros frios das trevas internas, na clareza absoluta da faca. Sim, pastor, tenho muita fé, mas acima dela tenho certezas, pois já vi as trevas absolutas e sei que é real; é lá aonde eu vivo."
"Sun Tzu, um cara muito inteligente apesar do fato de estar morto há bastante tempo, escreveu um livro chamado A arte da guerra, e uma das muitas ótimas observações que ele fez é que toda vez que coisas terríveis acontecem, sempre há um jeito de você tirar alguma vantagem se conseguir examiná-las do jeito certo. E esse não é aquele pensamento Pollyanna da era Moderna, que insiste que se a vida lhe der ovos, você sempre pode fazer um bolo com eles. É um conselho muito prático que pode ser mais útil do que se pode imaginar."
Dexter vai se casar. Num episódio totalmente inesperado, ele acabou pedindo a mão de Rita. Ou melhor, ela encontrou uma aliança (que não era para ela) e achou que era isso o que estava acontecendo. Ele ficou sem saber o que fazer e assim ficou noivo. Agora os preparativos para o casamento estavam a todo vapor. E logo, Dexter não mais seria sozinho - ele estaria casado. Mas esse seria o próximo passo no seu disfarce de humano. O casamento seria perfeito. E ainda por cima, Astor e Cody viriam juntos. Apesar de ser um monstro sem sentimentos, ele sempre gostara das crianças. E aquelas crianças, que haviam sofrido um grande trauma na infância por causa do pai beberrão que cismou em espancá-las, tinham revelado um Passageiro das Trevas. E Dexter queria ensiná-las tudo o que sabia, passar para elas o Código de Harry. 
O que ele não esperava era um problema maior ainda na sua vida, enquanto tinha que se preocupar com o casamento. Mas a vida não é somente como se espera. E foi no assassinato na universidade que tudo começou. Dois corpos queimados, sem cabeça. No lugar, duas cabeças de cerâmica de touro. Mas isso em si não era tão assustador. O que assustou mesmo Dexter, pela primeira vez, foi que o Passageiro das Trevas não só demonstrou medo, como fugiu. E pela primeira vez na vida (muitas primeiras vezes) ele estava sozinho. E não tinha palpites sobre o crime. Lidar com essa ausência seria muito difícil para Dexter.

O que eu achei do livro:
Não gostei muito. 
É bom deixar claro isso logo de cara. Meu marido adorou, considerou esse o melhor livro da série. Eu não gostei não. Para mim estragou a série. Eu gosto muito de livros policiais. E um que conta o lado do assassino, e com o assassino praticamente na posição de mocinho, ganhou minha atenção logo de cara. Nenhum dos livros foi brilhante, não na minha opinião. E eu achei o segundo bastante macabro, o que não quer dizer que eu não tenha gostado. Mas o terceiro praticamente estragou a série.
Não gostei de uma bobeira de sobrenatural que fala na série - não combinou, não caiu bem e não colou. Achei péssimo.
Bom, cada um tem uma opinião e pode ser que você goste do livro no final das contas, mas eu ainda tenho a esperança de que o próximo volte ao ritmo normal da série.
E a nota 5 foi mesmo pela construção das histórias secundárias do livro, como a relação do Dexter com os filho de Rita, Astor e Cody. A história principal mesmo merecia muito menos na minha opinião.
É sempre ruim fazer uma resenha negativa, eu pelo menos não gosto. Mas quanto a esse caso específico não foi tão ruim, porque ainda guardo grandes esperanças para o quarto livro da série. 

Nota: 







Dificuldade de Leitura: 






8 comentários:

  1. Nanie, não li toda a resenha!!!!Por causa dos spoilers, sei como é difícil resenhar livros de série, por que não tem como resenhar, sem contar algo!

    Espero ler em breve, mesmo temendo, não gostar muito também....

    ResponderExcluir
  2. Olha, não desista da série não. Eu não desisti. Só não gostei do terceiro. Ainda tenho esperanças de que o quarto vai melhorar :)
    E além disso, essa é a minha opinião. Talvez a sua seja completamente diferente :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm detesto quando o livro tá super legal, seguindo uma linhagem, e depois ele toma outra, principalmente se essa outra é sobrenatural, pois colocando o sobrenatural, é muito mais simples de explicar certas coisas... já usando algumas explicação mais complexas e tangiveis é muito mais complicado, ai o autor acaba perdendo pontos comigo.

    ResponderExcluir
  4. É... eu não gostei muito do rumo que o livro tomou não... Mas na verdade eu bem que gosto do sobrenatural. Só achei que nesse caso não combinou muito e não caiu bem...

    ResponderExcluir
  5. Achei que o terceiro livro simplesmente ACABOU com a história de Dexter!

    Não tem como o quarto livro ser bom se vai se basear em algo "sobrenatural", "fantástico", etc...

    Os dois primeiros livros tinham uma abordagem totalmente diferente e eu fiquei incrédula com o rumo que resolveram dar a este!

    Parecia até que outra pessoa tinha escrito aquela baboseira toda!

    Definitivamente, nem quero ler os outros dois livros!

    Vou continuar vendo a série e manter a esperança de que não a levem para o mesmo caminho!

    ResponderExcluir
  6. Andréa também não gostei nem um pouco do rumo que a história tomou nesse terceiro livro... ele foi bem decepcionante para mim... Eu provavelmente vou ler o quarto (meu marido ama essa série e gostou do terceiro livro, então, comprá-lo eu vou, com certeza), mas não irei gostar se continuar nesse rumo muito estranho.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nunca li os livros, mas já vi alguns episódios da série televisiva, que é bárbara.

    Tenho muita vontade de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Super sincera, eu não leio muito livros policiais, mas se tu achas que não é muito bom, você é que manda, mas mesmo assim quero ler

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥