Hoje, via twitter, a Nanda do Viagem Literária falou que queria ver o meu Top 10 (confira o que ela fez clicando aqui). Confesso que eu nem estava pensando em fazer algo do tipo... e quando ela mencionou, eu disse que não daria tempo de fazer um. Mas acontece que isso ficou na minha cabeça e não me deixou em paz enquanto eu não fiz...
Eis aqui, então, o meu Top 10 2011! É claro que, como sempre, eu não sei seguir as regras e meu Top 10 não pôde ficar com apenas 10 livros... Eu coloquei os 10 primeiros em suas posições (mais ou menos nas posições, para falar a verdade... nunca consigo me decidir completamente) e os outros 12 como menção honrosa (porque eu não consegui tirar um só desses 22 livros da lista). Clique na capa dos livros para acessar a resenha.
10º A Linguagem das Flores, de Vanessa Diffenbaugh
Arqueiro, 2011 (2011) - 294 páginas
Esse livro foi uma leitura tão surpreendentemente gostosa que não poderia faltar nessa lista! Complicado até mesmo para explicar o porquê de ter me sentido tão mexida... O fato é que a autora escreve muito bem e consegue envolver o leitor em sua história.
Com uma história simples, personagens complexos e problemas que parecem insuperáveis, A Linguagem das Flores é um livro marcante!

Rocco, 2008 (2007) - 236 páginas
Um livro simples, mas ainda assim extremamente delicioso! Daqueles que te fazem desejar que a história seja mesmo verdadeira e que durante as férias você poderá passar uma semana hospedado com a protagonista!
Não dá para descrever o quanto essa leitura foi prazerosa e o quanto eu indico esse livro para vocês. Acho que todos deveriam ler e provar o encanto das flores desse jardim maravilhoso!

Companhia das Letras, 2011 (2010) - 195 páginas
Sou fã confessa de livros narrados por crianças! A inocência dessas figurinhas sempre é capaz de arrebatar meu coração. E quando o livro ainda é escrito de forma magistral e com um toque de mágica, não havia como resistir! Uma história cativante, que me ganhou desde as primeiras páginas.
Encantador!
Não há nenhuma outra palavra que consiga descrever tão bem esse livro. Aliás, não há nenhuma palavra que realmente consiga descrever bem esse livro.

Dracaena, 2011 (2011) - 435 páginas
Vanessa Bosso figura entre os meu autores favoritos! E Senhor do Amanhã, para mim, é de longe o melhor livro da autora! Recheado com teorias da conspiração (seriam realmente apenas teorias), o livro nos leva a aventuras incríveis e reflexões profundas!
Um livro memorável que está entre os meus favoritos e que indico para todo mundo! Leia Senhor do Amanhã, fique paranoico com as vacinas que você já tomou na vida e se divirta muito!

Arqueiro, 2011 (2006) - 271 páginas
Um livro que é capaz de mostrar uma realidade completamente diferente - a vida no circo nos anos 1930, com uma boa pitada de romance! Sara Gruen é uma narradora encantadora - que consegue envolver completamente o leitor.
Se você não acha que ganhar um pedaço de maçã é emocionante, você precisa ler Água para Elefantes. E chorar. O suficiente para matar a sede de um elefante.

Record, 2009 (2008) - 446 páginas
Bernard Cornwell é um mestre na hora de escrever romances históricos! E com Azincourt ele não errou a mão, muito pelo contrário - escreveu uma das melhores histórias que já li. O cara é realmente muito bom e esse livro é maravilhoso!
Não sei se Azincourt é um livro para todos. Não o indicaria para pessoas fracas. Como eu disse a narrativa é muito envolvente e real - e os acontecimentos não são exatamente agradáveis. Mas o livro é extremamente perfeito e maravilhoso! Então, se você está afim de encarar o mundo do século XV, a partir do ponto de vista dos ingleses, mergulhe de cabeça e aproveite essa história!

Arqueiro, 2010 (2010) - 910 páginas
Uma aula de história condensada em apenas 910 páginas. Só quem já leu essa história consegue entender como eu posso achar que essas quase mil páginas são, na verdade, pouquíssimas para descrever um enredo tão rico! Ken Follett conseguiu narrar a Primeira Guerra Mundial de forma magistral! Mal posso esperar pela continuação dessa série.
Ler esse livro é praticamente uma aula de História. Mas com algo a mais: o cotidiano. Sempre gostei muito de estudar História e algo de que sempre senti falta foi do relato do cotidiano das pessoas. Quanto mais voltamos no tempo, menos detalhes temos do dia a dia. E mesmo de eventos mais recentes, como os retratados nesse livro, geralmente são estudados apenas do ponto de vista político. E ler essa história é se deparar com pessoas, suas vidas, amores, pensamentos, filosofias. Os personagens de Ken Follett são tão bem criados que eu quase posso escutá-los respirando aqui ao meu lado. E o autor ainda nos faz acompanhar aristocratas e operários, de minas de carvão ao parlamento inglês.

Verus, 2011 (2004) - 433 páginas
Uma história para emocionar até mesmo os corações mais duros! Impossível conseguir desvendar todos os segredos que Jodi Picoult guarda dos leitores. Emocionante é pouco para descrever um enredo tão intenso!
Primeiro retire todo o seu casaco de preconceito. Esse mesmo que você tenta fingir que não veste.
Não julgue.
Quem disser que não julgou Anna antes de ler o livro, certamente estará mentindo. Todos julgamos. Todos pensamos em como pode ser errado uma irmã se recusar a salvar a outra. Todos, entretanto, pensamos que nunca faríamos o mesmo.
Leia o livro.

Galera Record, 2011 (2007) - 189 páginas
Uma história simples, porém encantadora! Mathias Malzieu conta poesia em prosa, levando o leitor a se deleitar com cada uma de suas palavras!
Personagens encantadores e amáveis - um livro que muito me marcou, pela sua beleza e simplicidade!
Sabe quando você termina de ler um livro e tem a sensação de que ele é o livro mais incrível que você já leu na vida? Sabe quando você termina uma leitura e já quer logo recomeçá-la. Reler tudo, mesmo que tenha acabo de ler o último ponto da última página? Sabe quando você se apaixona por cada um dos personagens, pelo enredo, pela narrativa e até mesmo pela capa do livro?
1º Coração de Tinta, de Cornelia Funke
Companhia das Letras, 2006 (2003) - 455 páginas
Esse é o meu livro preferido! Então, foi o único cuja posição eu não tive que pensar e repensar mil vezes... esse é o 1º de todas as listas que eu faça sobre livros que gosto!
Se você ainda não leu Coração de Tinta, está perdendo a oportunidade de conhecer uma história incrível!
Se o livro já é bom para pessoas normais, para aficcionados por livros é ainda melhor! Como não se apaixonar por um livro que fala sobre livros - sobre a paixão pela leitura e a maravilha que é embarcar em uma viagem literária? É realmente impossível.
Como eu falei, não consegui escolher apenas dez livros. Apesar desses doze livros não aparecerem no Top 10 2011, eles são maravilhosos e mereciam ser mencionados aqui! Eles estão listados em ordem alfabética. Para acessar a resenha, apenas clique na capa dos livros.
- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll - editora Martin Claret
- A Maldição da Pedra, de Cornelia Funke - editora Companhia das Letras
- Apátrida, de Ana Paula Bergamasco - editora Todas as Falas
- A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan - editora Intrínseca
- Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling - editora Rocco
- Maldosas, de Sara Shepard - editora Rocco
- O Céu Está Em Todo Lugar, de Jandy Nelson - editora Novo Conceito
- Quarto, de Emma Donoghue - editora Verus
- Tim, de Colleen MacCullough - editora Bertrand
- Um Amor para Recordar, de Nicholas Sparks - editora Novo Conceito
- Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks - editora Novo Conceito
Espero que vocês tenham gostado da minha lista! Se quiserem boas leituras para 2012, aí tem 22 excelentes livros que eu super recomendo!
E você?! Concorda com essa lista? Algum desses livros também faz parte da sua lista de melhores leituras de 2011? Que tal deixar um comentário me contando quais livros fazem parte da sua lista?