quarta-feira, 27 de março de 2013

Outubro, de Kamile Girão

Outubro, de Kamile Girão
Literata - 237 páginas
Quando um grande amor marca a sua vida, nem o tempo, nem as mais duras provações são capazes de extingui-lo.




Título: Outubro
Autora: Kamile Girão
Editora: Literata
ISBN: 978-85-63586-77-3
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 237
Comprar Online: Loja Virtual da Literata


Sinopse:
Felipe Alves é enfermeiro e entre suas responsabilidades está cuidar dos pacientes que ficam internados no hospital onde trabalha. Quando ele se depara com a mulher do 706, entretanto, uma tonelada de sentimentos volta à tona.

Oito anos antes, ele era conhecido como Shau e namorava seu amor de infância, Cecília. Mas a vida dele mudou completamente quando conheceu Kaero Morgan - uma pianista muito talentosa, embora fosse tão jovem ainda.
Os dois acabam se envolvendo e algo dá muito errado. Tão errado que Felipe ainda se culpa oito anos depois de tudo ter acontecido e é incapaz de encarar Kaero sem sentir o fardo que carrega desde então.
O fardo e o amor, que nem todo o tempo do mundo seria capaz de apagar.


O que eu achei do livro:
Ótimo.

Como não se apaixonar por um livro que é ao mesmo tempo intenso e singelo? Que fala de um amor que nem mesmo o tempo foi capaz de destruir? Um amor que resistiu a provações tamanhas...

A história de Shau e Kaero é uma delícia de acompanhar. A autora intercala momentos do presente, quando Shau já é um enfermeiro formado e está trabalhando no hospital onde Kaero está internada, e do passado, quando ambos têm 17 anos e ainda estão na escola, oito anos antes de seu reencontro no hospital.

Há um grande mistério que permeia toda a história: o que aconteceu entre os dois que os manteve afastados durante tanto tempo? Esse é um segredo que é guardado até bem no final do livro, enquanto vamos nos deparando com as escolhas de Felipe no presente e vamos conhecendo a história dos dois em sua juventude.
Não me agrada quando uma trama vai juntando segredos sem nada revelar ao leitor. Felizmente não é isso que acontece em Outubro, apesar do grande segredo realmente não ser contado antes do tempo. Mas Kamile Girão vai narrando detalhes da adolescência dos protagonistas que não deixam que o leitor largue as páginas de seu livro.

Os protagonistas, aliás, são muito bem delineados - são complexos, com personalidades bem construídas. Um detalhe que considero muito importante na construção de personagens para que eles pareçam reais é o passado - gosto quando o passado tem algum peso no caráter, porque nossa história nos define. Quando vejo isso na ficção, sinto que aquelas pessoas de palavras poderiam ser de carne e osso e, assim, me sinto ainda mais próxima

Não vou contar o final do livro, mas preciso dizer que ele me agradou bastante. Não pensei que a história pudesse ser tão pesada, tão difícil. Mas ela é. Então, prepare-se, porque não é fácil acompanhar a vida de Felipe e Kaero.
A escritora conseguiu passar os sentimentos conflitantes de seus personagens de forma magnífica e eu consegui entender perfeitamente as atitudes dos dois, mesmo não tendo concordado com elas. É uma narrativa bastante intensa, viciante e deliciosa.

A edição da Literata está um primor.
Essa capa é simplesmente deslumbrante - não tenho como dizer o quanto eu gosto da dela e o quanto ela realmente se encaixa à história.
A diagramação do livro também está muito bacana: a abertura de capítulos está linda. De forma geral, a parte gráfica do livro é um presente para os olhos.

Entretanto, há um entretanto.
Duas coisas me incomodaram com relação a Outubro.
A primeira diz respeito à edição que até agora tanto elogiei... embora Kamile Girão escreva muito bem, o livro está com bastante erros, o que acaba prejudicando um pouco a leitura. A revisão deixou um pouco a desejar, o que é uma pena (principalmente no que diz respeito às vírgulas... eu acho que vírgulas mal colocadas acabam com a fluidez do texto). De forma alguma estraga a leitura, mas é um detalhe que poderia estar melhor.

E a segunda é justamente o título do livro e sua junção com as diferentes partes da história (cujos nomes remetem a uma estação do ano).
Outubro se encaixa bem à trama, mas para mim outono é Março e não Outubro... Ainda mais a história se passando no Brasil.
Não que a autora tenha dito que me Outubro seja outono (ela não disse isso, podem ficar tranquilos), mas ainda assim foi essa impressão que me passou. A estação tem um significado especial no texto, assim como esse mês (que foi tão importante para os protagonistas). Ainda assim, entretanto, me causou grande estranhamento a união de um mês e uma estação que não combinam (ao menos, não no hemisfério sul). Não consegui deixar de pensar que o mês escolhido poderia ter sido outro, como Março, por exemplo (exceto por uma música... o que me deu a sensação de que o título só se justificava por causa dela).

Ainda assim, Outubro é um livro extremamente agradável de ler. Me vi tão envolvida com essa história, tão ligada aos protagonistas e seu romance que fui incapaz de deixá-la terminar da forma como acabou. O que quero dizer com isso? Amanhã eu conto (clique aqui para acessar o post).

Kamile Girão é extremamente competente enquanto escritora - tem uma escrita belíssima: encorpada, sem deixar de ser simples, encantadora e densa, sem deixar de lado a fluidez - e sua criatividade surpreende. Espero que publique outras histórias em breve - porque eis aqui uma grande admiradora de seu trabalho.
Outono é uma história inebriante e envolvente, que irá levar os leitores a sofrer e se apaixonar. A desejar algo parecido e torcer para que nunca algo nem ao menos levemente similar aconteça em sua vida. Há coisas boas e ruins - como na vida de todo mundo - e acompanhar o desenlace dessa narrativa é saboroso demais.


Nota: 


5 comentários:

  1. Que fofo esse livro! Nunca tinha visto e gostei do que vi na resenha, me interessou e bastante. Boa essa história *-*

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, o livro é uma graça - a história é muito boa sim!

    ResponderExcluir
  3. Kamile, gostei demais de Outubro *-* Uma delícia de história ^^
    E não pare com suas perturbações - e as adoro!

    ResponderExcluir
  4. Kamile, nem fui tão malvada... mostrei rapidinho :D

    ResponderExcluir
  5. Dany, a capa é linda demais e o livro também é muito bom - vale a pena conferir =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥