O Pacifista, de John BoyneCompanhia das Letras - 302 páginas
Título: O Pacifista
Título Original: The Absolutist
Autor: John Boyne
Tradutor: Luiz Antônio de Araújo
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-2193-9
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 302
Sinopse:
Tristan Sadler tem apenas 21 anos - um jovem. Mas a guerra o transformou em um homem com um imenso fardo. Não é apenas a mão direita que começa a tremular nos mais incômodos momentos. Vai muito além disso.
Os danos psicológicos são irreversíveis. Ter sido o único sobrevivente (se você não contar o companheiro que enlouqueceu completamente) de um grupo de vinte não o ajuda de forma alguma.
Ter passado por tudo o que passou, também não.
Ter perdido alguém importante só piora as coisas.
Depois de muito tempo, Sadler resolve procurar a irmã de Will Bancroft para entregar as cartas que ficaram com ele após a morte daquele que havia sido muito mais do que um amigo, muito mais do que um companheiro.
Será que ele conseguiria contar toda a verdade sobre o que aconteceu naquela época?
O que eu achei do livro:
Eu fiquei pensando... e pensando... e pensando... e agora simplesmente cheguei à conclusão de que não vou conseguir falar desse livro como eu gostaria. Já começa pela sinopse, que ficou horrível.
Não vá pela sinopse - o livro não é aquilo que está escrito ali em cima - é muito, MUITO mais.
Esse não é o meu primeiro contato com John Boyne, então estava com altas expectativas quanto a esse livro. Os outros livros que li dele foram maravilhosos.
E com esse não foi diferente: O Pacifista é extremamente delicioso!
Para começar, a escrita de Boyne é inebriante: simples, fluidia, encantadora! O autor teceu sua história de forma a ir contando, muito aos poucos, os detalhes dela. O resultado disso? É impossível deixar o livro de lado, já que o leitor fica curioso demais para saber o que aconteceu.
O bacana é que o autor não deixa para contar tudo no final - ele vai contando os fatos de acordo com que eles vão ocorrendo - nós é que praticamente não aguentamos chegar até o final.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Tristan Sadler - que sabe contar a sua história de maneira embriagante! Ele intercala parágrafos do presente - enquanto vai atrás da irmã de Will, a quem pretende devolver as cartas do falecido amigo - com parágrafos do passado - enquanto estava vivenciando o treinamento e, depois, os horrores do guerra.
Tristan é um narrador muito emotivo e consegue passar uma tonelada de sentimentos para o leitor enquanto conta a sua história. Raiva, dor, amor, dúvidas. É possível sentir tudo isso enquanto lemos esse relato, que é um dos mais lindos que eu já li (e é tão realista, que eu fico pensando se John Boyne não soube de um caso muito semelhante e o transformou em ficção ao simplesmente mudar os nomes dos personagens).
É triste ver garotos tão novos terem que partir para a guerra. Mas, ao mesmo tempo, é lindo ver as reflexões do sobrevivente sobre os pensamentos que eles tinham antes de enfrentarem todos os problemas. No presente ele consegue enxergar o quão idiota eram as suas expectativas (e as de outros garotos), mas no passado fazia sentido.
Ok, eu falei, falei, falei do livro e ainda não disse o principal. Eu queria falar isso de outra forma - aqui reside justamente a minha dificuldade em escrever essa resenha -, mas eis que terei que tocar no assunto de um maneira que nem de longe é a que eu queria.
Não, não vou contradizer tudo o que disse até agora.
O livro é realmente fabuloso! Tudo o que eu disse até então está no livro. John Boyne, como sempre, foi muito sensível ao escrever a história, seus personagens são complexos e terrivelmente humanos (terrivelmente no sentido ruim mesmo, em alguns momentos dá raiva das atitudes de personagens que são graciosos), o livro transborda sentimentos e a leitura é uma delícia.
Mas há mais.
O quê?
Romance.
Isso mesmo. O Pacifista é um livro sobre guerra, mas também um livro sobre amor. Um amor proibido - pela sociedade, pela família, pelos próprios enamorados.
Sabe quando o casal não pode simplesmente querer estar junto porque todas as outras pessoas à sua volta iriam ter algum motivo para dizer que eles nunca deveriam fazer isso? É o caso no romance de Sadler. O agravante maior é que nem mesmo ele - o próprio narrador - aceita o sentimento. Nem Sadler e nem seu parceiro.
ParceirO. Pois é, não falei errado não. O livro trata de homossexualidade, mas de uma forma como eu nunca havia me deparado com o assunto em livros antes.
Sim, existe aquela história de que ninguém vai aceitar (inclusive os dois). Sim, existe o caso de que na época isso era considerado crime. Sim, Sadler estava nadando contra a sociedade e sofreria por isso (sofreu!). Mas esse não é o foco do livro - ninguém é vitimizado.
Não! O livro foca muito mais nos dilemas pessoais de Sadler para se aceitar como é, aceitar o que sente.
A maneira como o autor aborda o assunto é incrível e tocante. Não consigo explicar - não sei explicar. O assunto é tratado simplesmente como um amor que não pode ir para frente porque a sociedade não aceita e faz com que eles mesmos não sei aceitem - mas da mesma forma que teria sido tratado se o problema fosse relativo a classes sociais, cor de pele ou preferência sexual.
Eu queria escrever essa resenha dizendo apenas que o livro fala de um amor proibido pela sociedade - sem deixar claro o porquê dele ser proibido, porque como mencionei acima o problema poderia ser outro. A abordagem do autor foi linda e eu queria conseguir passar isso nessa crítica.
Mas eu não sou o John Boyne, não sou talentosa como ele e, por isso, você está perdendo um tempo precioso lendo esse meu texto ao invés de ler O Pacifista. Valerá cada segundo do seu tempo - na primeira, na segunda ou na vigésima leitura do livro - porque eu tenho certeza que você vai reler essa história e indicar para muita gente.
Será que um dia conseguiremos aceitar o próximo e suas escolhas, mesmo que elas sejam definitivamente diferentes das que faríamos? Aceitar o diferente, o igual, o impensável, o impossível?
Espero que sim.
E que isso seja feito com respeito - de todos os lados. Respeitar e ser respeitado: é pedir demais?
O Pacifista é um livro emocionante, que está me fazendo pensar e repensar os meus conceitos. Uma leitura que recompensa o leitor não apenas com bons momentos - enquanto ele se deleita com a narrativa de Sadler - mas também com importantes reflexões sobre si mesmo e a sociedade na qual está inserido.
Um livro para fazer chorar, pensar, refletir, desejar.
P.S.: O final do livro é simplesmente emocionante demais. Em nenhum momento eu pude perceber aonde essa história estava me levando.
Até onde a narrativa iria chegar? O que, verdadeiramente, tinha acontecido?
Não pude prever nada. Estava às cegas - sem saber o que esperar.
Foi chocante.
Nota:
Meu deus, você e a Lilian vão me fazer ler O Pacifista, né?
ResponderExcluirHonestamente, não dou muita bola pra histórias de guerra. São sempre TRISTES (Claro, né, guerra). Já li O Menino do Pijama Listrado e gostei, porque foi "leve". Agora esse daí, só de imaginar as situações, os obstáculos, me dá agonia.
Eu ODEIO Exército (Posso ser preso por isso?). Mas, sério, é uma instituição tão ridiculamente autoritária, tratam os soldados tão mal e se acham muita coisa... Sei lá, às vezes o Exército é uma coisa que nem parece feita de gente. E eu nem entendo porque essa instituição é assim.
E EU SEI QUE UMA HISTÓRIA DESSAS NÃO PODE ACABAR BEM.
Angústia. Angústia. Angústia.
Droga, vou ler.
Já conhecia ou autor por o menino do pijama listrado e gostei, pela sinopse o livro deve ser legal, mas para não ler spoiler eu não li a resenha, tem spoiler Nanie?
ResponderExcluirOi nanie nekm preciso dizer o quanto sua resenha me deixou com vontade do livro. Nunca li nada sobre homossexualismo antes e pela forma que você falou parece que o assunto foi abordado de uma forma bem legal.
ResponderExcluirMas fiquei meio com pé atrás quando você diz que ele vai contando muito aos poucos. As vezes minha ansiedade de saber o que vai acontecer atrapalha tudo. Fico sem paciência se o autor enrolar demais.
Ainda assim não posso negar que sua resenha me conquistou e na primeira chance vou comprá-lo.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
Eu amei esse livro e você sabe muito bem, né!. Se há histórias que chegam perto da perfeição, essa é uma delas. Até hoje me pego pensando nela, em Tristan e em como ele sofreu, em Tristan e Will, naquele final arrasador... É um livro maravilhoso que todo mundo deveria ler.
ResponderExcluirE adorei a forma que ele trata a homossexualidade (homossexualismo era um termo que constava no CID, mas como deixou de ser considerado doença, foi retirado de lá e dizem que o correto agora é homossexualidade). Ninguém é vítima e o autor não julga seus personagens. É apenas um sentimento que é. Ele está lá e os envolvidos precisam lidar com ele.
Enfim, o livro mexeu muito comigo e quero ler mais desse autor.
Bjs!
Sim, vamos fazer você ler esse livro.Sim, você vai sentir angústia. E sim, a história é tão extraordinária que, se você gostar, vai se perguntar por que não fez isso antes. rs
ResponderExcluirFagundes, essa é uma história que MERECE ser lida!
ResponderExcluirEu não sei classificar O Pacifista...
Eu ainda não li O Menino do Pijama Listrado (que é do mesmo autor!). O livro é tenso, mas na mesma medida é leve. É uma leitura muito gostosa, pode ir sem medo.
Hahahaaahaha Não vou te dizer o final do livro.... só que vale muito a pena ler!
Lilian, SE ele gostar não... porque não tem SE. Não nesse caso.
ResponderExcluirlucas, o livro é bom demais! Não coloco spoilers nas minhas resenhas.
ResponderExcluirCaline, eu já me deparei com o assunto na literatura várias vezes, mas dessa vez foi tratado de uma forma muito diferente - muito diferente mesmo. E muito bacana.
ResponderExcluirEle vai contando a história de acordo com que ela vai acontecendo - mas é angustiante, porque simplesmente queremos saber o final. O autor não enrola, nem um pouco. É lindo!
Tanto sei que a culpa foi sua por eu desejá-lo tanto, Lilian!
ResponderExcluirEu gosto demais do autor - já tive chance de ler dois outros livros perfeitos dele -, mas não estaria tão a fim de ler O Pacifista se não fosse pela sua resenha.
Esse livro é incrível... eu também não consigo parar de pensar nele. Pensar na vida de Tristan durante tantos anos. Pobre dele.
Eu não sabia que o termo homossexualismo era usado para tratar como se fosse doença - acho um absurdo que isso já tenha sido considerado dessa maneira! Vou trocar o termo na resenha agora.
É interessante demais a forma como o autor conduz a história. Eu gostei demais desse livro - AMEI!
Guilty. *levanta a mãozinha*
ResponderExcluirEntão, muita gente não sabe disso - foi por isso que não falei em privado, como costumo fazer. Achei que seria mais útil se comentasse aqui. ;)
E agora me lembrei que quero muito ler O Palácio de Inverno, e por culpa sua. Então, acho que estamos quites. :P
2013/3/2 Disqus
Também acho que não tem "se", mas o Fagundes é imprevisível.
ResponderExcluir(Mas se ele não gostar, podemos bater nele, podemos?)
2013/3/2 Disqus
Lilian, realmente é muito útil mesmo - eu não sabia!
ResponderExcluirO Palácio de Inverno é LINDO, LINDO, LINDO! E não é minha culpa, a culpa é do John Boyne, que escreve bem demais...
(Ah, eu acho que seria super sensato uma pequena surra caso ele não goste...)
ResponderExcluirOlá Nanie, parabéns pela bela e apaixonante resenha. Já tinha vontade de ler o livro, quando vi o livro (amei a capa) na livraria, me chamou atenção a capa e claro, o autor do lindo "O menino de pijama listrado" (o filme é lindo também, muito bem adaptado). E com a leitura de sua resenha a vontade só cresceu. Vou indicar outros títulos em que tratam também do assunto AMOR entre iguais (de uma forma séria), eu tenho os 3 livros, amei todos, então vai a dica:
ResponderExcluir1- "Majdanek" de Paulo de Tarso - Editora Baraúna
2- "Triângulo rosa" * de Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda - Mescla Editorial
* A história do último sobrevivente gay de Buchewald
3- "Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual" de Pierre Seel/tradução de Tiago Elídio * - Editora Cassará
* conheci o jovem tradutor no lançamento do livro, o tema foi pesquisa do mestrado do tradutor.
Nanie fica a dica dos livros, espero que aprecie. Vai uma dica de um filme israelense, chamdo "Delicada Atração" do premiado diretor Eytan Fox. O filme é baseado numa história real, e como disse o New York Times:"Soldados na emboscada de suas emoções". Um forte abraço carioca (Rio de Janeiro - capital), e parabéns pelo excelente blog. Sucesso sempre.
Agnaldo, obrigada pelo elogio.
ResponderExcluirO autor é excelente mesmo (eu ainda não li "O Menino do Pijama Listrado", infelizmente... acho o filme lindo e sei que a versão de John Boyne deve ser ainda melhor). O livro é lindo e vale a pena curtir :)
Obrigada pelas indicações ^^
Fantástico, adorei a resenha! Não sabia que seria tão interessante e emocionante esse livro. Tão bom que vc sentiu dificuldade em pôr em palavras, mas escreveu muito bem. Esse autor parece ótimo, ainda não li nada dele.
ResponderExcluirLuciana
Oi Nanie
ResponderExcluirAi que vergonha!
Acredita que ainda não li nada do autor... =(
Agora, estou curiosíssima pra conhecer essa história!
Adorei a resenha!
Bjo
Luciana, o livro é excelente! O autor é muito bom, a trama é envolvente e os personagens cativantes - é uma leitura que vale muito a pena ^^
ResponderExcluirLivia, acredito >< Mas, olha, esse autor é realmente incrível e se você tiver a oportunidade de ler algo dele, leia! Não irá se arrepender.
ResponderExcluirEu comprei O Palácio de Inverno depois de ler sua resenha, mas cadê que consegui ler?
ResponderExcluirOnde vende tempo? rsrsrs
Na verdade, quero ser uma power leitora igual a você! =)
Tá bom, pode deixar que agora eu vou ler a resenha
ResponderExcluirQuero ler esse livro. Gosto da capa, gosto do tema e creio que a leitura seja rápida e bem envolvente, pois é isso o que sua resenha transmite.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
mgrezender@gmail.com
Lívia, sei bem como é isso! Eu já estou procurando esse artigo há algum tempo, mas aparentemente está em falta! hahahah
ResponderExcluirAh, quem dera eu fosse uma power leitora ><
Maristela, é exatamente assim mesmo - uma leitura muito, muito gostosa que vale demais a pena realizar :)
ResponderExcluirConfesso que não fui muito com a cara do livro, mas que a história é boa já deu pra perceber. Gostei da sinopse dele, até senti vontade de ler, só que essa vontade acabou rápido demais. Sabe aquela sensação de esperar por algo e aí chega e então passa e a novidade acabou? Pois foi mais ou menos essa confusão que aconteceu comigo e esse livro. Tive vontade de ler e fui deixando de lado :S
ResponderExcluirUm dia desses ainda leio, mas não sei se vai ser em breve....
Li do autor O garoto do Pijama Listrado e sensibilidade era uma constante no livro. Tratar de um tema tão difícil, campo de concentração e inocência infantil, com tanta sutileza é muito difícil. Pela resenha o tratamento dispensado é o mesmo. Quero ler.
ResponderExcluirCristiane, é um livro adulto, bem maduro. Uma história emocionante, mas bastante séria.
ResponderExcluirVale a pena ler - é incrível ^^
Celso, eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse livro do autor, mas todos falam muito bem dele (vi o filme e sei que a história é mesmo emocionante!).
ResponderExcluirUau, estou totalmente, completamente, efusivamente (agora) louca para ler esse livro. Nunca podia imaginar que a história renderia uma resenha tão apaixonante, que claro, me fez desejar ter/ler esse livro.
ResponderExcluirPela capa não daria um real por esse livro (vc sabe que adoro capas apaixonadas e romantica), mas nem vou olhar para essa capa, quero é ler esse livro, o mais urgente possível.
Obrigada Nanie por sua resenha e por me abrir os olhos, com certeza não leria esse livro se não fosse por sua indicação.
Nanie!
ResponderExcluirConfesso que ainda não li nada do autor e sua resenha tão detalhada e carregada das emoções que sentiu ao ler, nos faz desejar a leitura.
Falar sobre a guerra já é difícil, ainda mais quando os rapazes vão tão jovens enfrentar uma luta (muitas vezes sem propósito) e ainda acoplado com um romance homossexual, deve tornar o livro irresistível para se ler.
Gostei!
cherinhos
Rudy
Leninha, a capa realmente não é lá grandes coisas (embora eu goste muito dela!), mas a história é linda demais...
ResponderExcluirRudy, eu nem tenho palavras para falar mais desse livro - é incrível! Eu me apaixonei por essa história :)
ResponderExcluirApesar de já ter feito um pequeno comentário aqui, vou dizer algo novo. Não resisti, mesmo com a promoção do livro para sorteio, no blog, comprei o livro ontem na Livraria Saraiva, e estou me segurando para começar a ler. Isto, porque estou lendo, ainda, "O deserto dos tártaros" de Dino Buzzati. Mas acho não vou resistir, e lerei os dois livros ao mesmo tempo, um pela manhã e o outro à noite. Tudo isso, depois de ter lido a sensível e brilhante resenha da Nanie para o livro.
ResponderExcluirAgnaldo, é sempre bem-vindo para comentar o quanto quiser :)
ResponderExcluirFico muito feliz de saber que comprou o livro por causa da minha resenha - espero que goste dele tanto quanto eu gostei (na verdade, já sei que irá gostar, porque a história é mesmo incrível).
Eu adorei estes dois lançamentos e nem preciso te dizer que John Boyne é meu escritor favorito e por isso a minha atenção especial está em O Pacifista.
ResponderExcluirBravo. Ainda não tenho o livro, mas ele está na minha lista. (*.*)
Peciso desesperadamente dele, sou fã de Boyne e não faço nenhum segredo disso.
Solange, esse livro é tão incrível quanto os demais do autor!
ResponderExcluirVocê poderia não ter citado que o entrave do casal era o fato de o romance ser homossexual mas apenas por essa passagem: "daquele que havia sido muito mais do que um amigo, muito mais do que um companheiro" já dava para ter uma certa desconfiança de que o livro entraria nesse assunto.
ResponderExcluirUma leitura com certeza diferente.
EStou ensaiando há muito tempo para ler o menino do pijama listrado e o garoto do convés, quem sabe eu consiga ler eles antes de ler o pacifista.
Bjus Nanie!
Ariana, eu poderia, mas daí não conseguiria falar que achei muito bacana a forma como o autor lida com o assunto >< hahahah
ResponderExcluirÉ uma leitura diferente e muito gostosa!
Eu também estou querendo há muito tempo ler O Menino do Pijama Listrado e O Garoto do Convés - os dois livros do autor lançados no Brasil que ainda não li - parecem ser maravilhoso ^^
Quando vi o livro a primeira vez, não me interessei. A capa dá uma ideia diferente, pelo menos para mim, achei que fosse simplesmente uma historia sobre a guerra. Mas depois que li algumas resenhas fiquei apaixonada pelo enredo. Estou louca para ler esse livro. Gosto de historias de amor não convencionais, que desafia a sociedade e as vezes nossos proprios preceitos, ou preconceitos. Bjksss
ResponderExcluirOi, Nani!!
ResponderExcluirBoa noite ^~
Minha querida, meus parabéns por esta resenha tão linda e docemente apaixonante!
*_________________________________*
Você não faz ideia de como eu me senti ao saber que este livro ia ser lançado aqui no Brasil!!
Eu já o amava apenas por algumas resenhas em blogs estrangeiros - e passei a amá-lo ainda mais por meio das palavras, que lhe foram tão caras e tão preciosas, em sua resenha *.*
Sou escritora desde 1998. Há 15 anos que escrevo romances. Romances masculinos.
Como assim, me perguntam desde então. Se você é mulher, porque não escreve romances hetero?!?! Romance mocinha X mocinho?!?!? Romances água com açúcar?!?, é o que muitos me perguntam.
Escrevo romances gays masculinos porque AMO ver dois adolescentes, dois rapazes, dois homens se amando. Descobrindo-se... e um ao outro. Admitindo o que realmente sentem pelo homem que amam. E porque estas histórias vem envolvidas com situações e passagens cheias de sentimentos conflitantes, sofrimento, dor, mas também coragem, determinação e fortaleza de espírito.
A gama de emoções a serem exploradas em textos da literatura homoerótica masculina é densa, envolvente, que muitas vezes nos faz roer as unhas de ansiedade e tensão para com a resolução de conflitos.
Enfim. AMO tudo isto. E AMO muito mais escrever sobre casais gays que consigam superar amigos, famílias, sociedade - e algumas dolorosas vezes, até eles mesmos, para poderem ser felizes.
Bom... Além de escritora, também sou tradutora de romances masculinos. Também beto, analiso e faço copidesque de várias autoras nacionais desta mesma temática.
Trabalhei como Beta e Editora em contos que foram selecionados e publicados em 2 livros da Fantástica Literatura Queer, da Editora Tarja (livro Vermelho/ 2011 e Amarelo/2012) e também em outro conto de uma terceira autora nacional, que foi selecionado para a Coletânea Meu Amor é um Mito, da Editora Graco.
Estes contos pertencem a 3 autoras diferentes. Além de trabalhar com elas, estou trabalhando há 1 ano e meio com outra autora brasileira que está escrevendo 1 trilogia (estamos no 2º livro) e 1 webcomic. A trilogia e a webcomic também tem como casais principais, casais gays.
Toda a minha produção literária, como vc vê, é totalmente voltada para romances gays masculinos. Por isso fiquei tão emocionada com o lançamento de O Pacifista em português.
Eu quero muito ter a emoção de poder conhecer e vivenciar a história de Tristan e do rapaz por quem ele se apaixona - mesmo sabendo que o final não é feliz. Quero sentir todos os sentimentos que Boyne nos brinda no livro.
E lógico, também quero que ele faça parte de minha seleta biblioteca com o tema, que tanto tem autores nacionais quanto autores estrangeiros.
Obrigada a você, Nani, pela parceria com a Editora Cia das Letras, pelo sorteio deste exemplar tão... cheio de romance, de amor, que nos rouba as palavras!
Abraços de pandas gigantescos para ti, Nani o/
^________________________^
Illy
Illyana HimuraWakai
illyana.himura@gmail.com
@IllychanHimuraW
http://www.facebook.com/illychan.himurawakai
http://www.entropiacomic.com.br/
http://www.fanfiction.net/u/554504/Illy_chan_H_Wakai
Mey, a capa é bastante série. Eu gosto dela, mas ela não chama muito a atenção mesmo.
ResponderExcluirNão é simplesmente uma história sobre a guerra. Claro que a guerra está lá, mas só como um plano de fundo. É muito mais sobre os sentimentos dos protagonistas e como eles lidam com eles.
Incrível!
Illy, boa noite!
ResponderExcluirGostou mesmo da resenha? Fico feliz. Porque o livro é realmente muito bom e eu precisava conseguir passar aos leitores do blog ao menos uma ideia do quão boa é essa história.
Nossa, eu não sabia que você era escritora. E tampouco sabia que gostava de abordar esse tema. Acho que, então, esse livro será ainda melhor para você.
Tenho CERTEZA que você vai se apaixonar pela versão nacional do livro ^^
Gostei da resenha o livro parece ser bem interessante, mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler. Talvez em outra ocasião eu podia até ler pq vi que a história é bem comevente e emocionante mas não é muito o meu tipo,rsrsrr'...Bjos
ResponderExcluirJohn Boyne é demais! Eu adoro a escrita dele!
ResponderExcluirLivro emocionante é comigo mesmo! Sendo do John Boyne então!
Já estou de olho nesse desde o lançamento. A sinopse já me chamou a atenção e sua resenha só aumentou a minha vontade. O personagem ter passado pela guerra é muito interessante e mesclar isso com romance deve ser realmente algo maravilhoso de se ler.
Lorrine, esse autor realmente é o máximo! E ele não perdeu a mão nesse livro não - ele também é lindo e emocionante como os demais ^^
ResponderExcluirDanny, o livro é lindo demais!
ResponderExcluirÉ um drama com fundo histórico. Para quem gosta de livros assim, certamente é um prato cheio.
Fiquei mais apaixonada ainda pelo livro ao ler suas palavras e acompanhar os seus sentimentos ao conhecer a história de Tristan, Nani!
ResponderExcluir*__________________________*
Illy
Illyana HimuraWakai
illyana.himura@gmail.com
@IllychanHimuraW
http://www.facebook.com/illychan.himurawakai
http://www.entropiacomic.com.br/
http://www.fanfiction.net/u/554504/Illy_chan_H_Wakai
Resenha muito bem escrita, abordando os pontos importantes do livro, depsertando a curiosidade do leitor, parece ser uma boa leitura.
ResponderExcluirIlly, é uma história muito linda ^^ Minhas palavras certamente não fizeram jus ao conteúdo do livro - que vai muito, muito além do que eu consegui expressar, mas agradeço o elogio.
ResponderExcluirAndressa, eu achei a leitura magnífica :D
ResponderExcluirNossa! Adorei sua resenha, gosto muito de livros que me fazem, chorar e refletir. Confesso que pela capa eu não leria o livro, mas depois de ler sua resenha, mudei meus conceitos em relação ao livro.
ResponderExcluirClara, o livro é lindo demais! E nos leva a refletir bastante, o que faz dele uma leitura ainda melhor ^^
ResponderExcluirMuita gente disse que não curtiu a capa... olha, eu gostei DEMAIS *-*
E a minha lista de desejados só aumenta, eu queria ter tempo sobrando para poder ler todos os livros que eu desejo. Claro que além de tempo eu precisaria também de bastante dinheiro, por isso acho que devo começar a jogar na mega sena. Mas falando sério, essa é a primeira resenha que leio desse livro e achei demais, o meu tipo favorito de livro, o que mexe com as emoções e toca em assuntos que muita gente considera incomôdos de maneira a gerar reflexão.
ResponderExcluirCris, eu já sei que nunca vou conseguir ler todos os livros que entram na minha lista de desejados >< hahahahaha Falta tempo e dinheiro...
ResponderExcluirEsse é mesmo o tipo de livro para encantar, gerar reflexões e entrar para o hall de melhores leituras! É muito bom.
Esse livro deve ser mesmo muito bom, o autor é bom demais. A leitura deve ser bem gostosa. Ainda mais por se em primeira pessoa. Livro de guerra assusta, mas vc mesmo fala que é um livro de muito romance, proibido de parceiros! Deve ser bem interessante esse tema ser levado em um livro. E pela sua resenha muito bem abordado.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Adriana, esse autor é excelente! E nesse livro o trabalho dele foi primoroso - ele fala da guerra também, mas muito mais sobre a guerra interna do protagonista, contra os sentimentos dele.
ResponderExcluirVale a pena ler :)
Cara esse libro parece ser muito bom! Falar de traumas de guerra nos jovens e ainda ter um romance gay só me fez querer mais ainda ler (quanto mais livroa gays melhor para q sociedade comece e entender que é algo natural).
ResponderExcluirEnfim, gostei muito da sua resenha!
bjs
Marinna, ele é muito bom mesmo!
ResponderExcluirPerfeita resenha, me emocionou e me deixou mais curiosa ainda pra ler o autor. Não tive coragem de ler 'O menino do pijama listrado', mas 'O pacifista' e 'O palácio de inverno' estão na minha lista.
ResponderExcluirÉ exatamente isso o que procuro numa leitura: que ela me encante, que me peça reflexões, repensar meus sentimentos, atitudes. Me sentir na pele do personagem. Adorei!
Manu, eu não tive ainda a oportunidade de ler O Menino do Pijama Listrado, o que é uma pena >< Mas O Pacifista e O Palácio de Inverno são histórias densas e muito emocionantes, ambas maravilhosas, embora de maneira distinta.
ResponderExcluirLivros "de guerra" muitas vezes tratam de relacionamentos iniciados ou reatados após o fim da guerra.
ResponderExcluirAo ler a sinopse, imediatamente pensei que a estória iria girar em torno do relacionamento entre Sadler e a irmã de Will.
Surpreendeu-me ler que "O Pacifista" trata de um relacionamento surgido entre companheiros e durante a guerra. Realmente uma estória diferente e inesperada!
Ao ler a sinopse, imediatamente pensei que a estória iria girar em torno do relacionamento entre Sadler e a irmã de Will.
ResponderExcluir"O Pacifista", no entanto, surpreende ao tratar de um relacionamento surgido entre companheiros e durante a guerra. Realmente diferente do que poderíamos esperar!
Diniz, esse é diferente mesmo. E é incrível - vale a pena ler :)
ResponderExcluirOii, quando li que o livro é muito mais que a sinopse, praticamente pirei. Deve ser muito bom, expectativa a mil. Acredito que esse livro tem um "diferencial", gostei muito da resenha.
ResponderExcluirFiquei muuuuuito curiosa para ler "O Pacifista" por causa da sua resenha.
ResponderExcluirE olhe que você comentou que estamos perdendo tempo. Quero muito ler!
Adoro finais surpreendentes, histórias sobre amores proibidos. Além do mais, qualquer coisa que nos faça sair do nosso mundo e refletir é super válida.
Gosto desse tipo de história em que a personagem relembra o passado, faz um balanço e enxerga os fatos de forma totalmente diferente daquela época. Fiquei curiosa.
ResponderExcluirElis, o livro é realmente muito mais e uma delícia de história. John Boyne é extremamente competente e conseguiu fazer com que essa história fosse muito além do esperado!
ResponderExcluirVale a pena ler =)
Alessandra, então certamente esse livro é para você e não irá se arrepender da leitura!
ResponderExcluirDaniela, é bem bacana acompanhar a história no presente intercalada com o passado. É um livro muito bom!
ResponderExcluirHello theгe, Үou havе dοnе an incrеԁіble job.
ResponderExcluirӀ'll certainly digg it and personally suggest to my friends. I'm ѕuгe they will be bеnеfited
frοm this ѕіtе.
Feel frее to νisit my wеb ѕitе; payday loans
This piece оf writing іs аctuаlly a
ResponderExcluirfastіdious one it assіsts new web users, ωho аre ωishing for
blogging.
Аlso visit my ωеb blog; payday loans
Nanie, eu li o livro que realmente é surpreendente. Cativante. Emocional. Um romance até a última frase. Amei o livro. Apesar de tratar de assunto repugnante (guerra), ele é sobretudo, sobre emoções, amor, escolhas. Valeu muito a pena ler e recomendo. E parabéns pela resenha e comentários.
ResponderExcluirWOW just whаt I waѕ looking for. Came here bу seaгching foг kеywοгd
ResponderExcluirLоok іnto my blоg - Instant Payday Loans
Agnaldo, o livro é mesmo uma delícia não é?! Sim, é um livro de guerra, que foi um período negro da história da humanidade, mas vai muito além disso... como você colocou muito bem, é sobretudo um livro sobre emoções, amor e escolhas :D
ResponderExcluirΤhis paragraph presents clear idea foг the new pеоple οf blogging, thаt really how to do
ResponderExcluirblogging.
My blοg; Payday Loans
My ѕpouse anԁ I stumbled over here fгοm a dіfferеnt website and thought I might as well check things
ResponderExcluirout. I like ωhat I see so now i'm following you. Look forward to checking out your web page yet again.
my webpage - Same Day Payday Loans
Oi!
ResponderExcluir(Qual seu nome? Gosto de tratar as pessoas pelo nome!)
Esse é realmente um livro fantástico que desperta nossos sentimentos e nos faz sofrer junto com os protagonistas.
O Will se contradiz o tempo todo porque ele não aceita o sentimento. Talvez por conta do pai, talvez pelas pressões da sociedade da época, talvez por milhares de outros motivos que consigamos pensar se pararmos para pensar na questão. Mas fato é que Will simplesmente não consegue aceitar o amor que sente e acaba por sofrer muito com isso.
Will e Tristan são ficção, mas esse molde de história não só já foi vivido por muitos como certamente ainda acontece ainda hoje em dia (imagino que até mesmo em situações de guerra, embora não a mesma).
Realmente uma história linda, né?!
My brother suggеѕted I woulԁ possіbly liκe this web
ResponderExcluirѕite. He was entirеly right. Thіs publish truly made my dаy.
Үοu саnn't consider just how so much time I had spent for this information! Thank you!
Also visit my page best payday loans
If you wish for to іmprove уour experiеnсe simplу keep visіting this web pаge
ResponderExcluirand be upԁated ωith the latest news updаte
ρoѕted here.
Feel fгee to ѵisit my homepage :: cash advance
Undeniably considег thаt that you stаteԁ.
ResponderExcluirΥour faѵοurite juѕtifіcatіon sеemеd
to be at the internеt the simρlеѕt thing to underѕtand of.
I ѕаy to уou, I certainly get аnnοyed even as other folks think
аbοut wοrгiеs that they
plаіnlу do not rесognize аbout.
Yοu contrоlled tо hit the nаil
upon the highеst and ԁеfіneԁ out
the whole thіng without having sіde-effects , fοlks could takе a ѕignal.
Will lіkely be back tο get morе. Thank yοu
my ωebsite; New Bingo Sites
After I oгіginаllу left a comment I sеem to haνe clicked on thе -Notifу me whеn nеw comments are added- checkbox anԁ noω eасh time a comment is аddeԁ I recieve four emails with the same cοmmеnt.
ResponderExcluirIs thеre a waу you can remove me frоm that serνiсe?
Thank you!
Also visіt my webpage New Bingo Sites
Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.
ResponderExcluirCheck out my weblog - payday loans
I am really impressed with your wrіting skillѕ as well аs wіth the laуout οn your ωeblog.
ResponderExcluirΙs this а paid themе or did you сustomіze it youгѕelf?
Εither way keep up the excellent quality wrіting, it's rare to see a nice blog like this one these days.
Also visit my blog post ... payday loans no credit check
whoаh this wеblοg is excellеnt i lіke rеadіng your агticlеѕ.
ResponderExcluirStаy up the greаt work! You rеalize, a lot of people
arе hunting arοund for this info, you
can aid them greatly.
Feel free to viѕіt my web page - payday loans
Greetіngs I аm ѕο excited I found yοur web site,
ResponderExcluirІ reallу founԁ you by accident, whіle I waѕ broωѕіng оn Yahoo for something else,
Anyhow I am hеre now and wοuld јust like
to say cheers foг a remarkable ρoѕt anԁ а all
round еxciting blοg (ӏ also lονe
the theme/design), I don't have time to browse it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent work.
Here is my weblog ... same day payday loans
I am not sure wherе yοu're getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for magnificent information I was looking for this info for my mission.
ResponderExcluirMy blog post; quick loans
If yοu wаnt to obtain much fгom thiѕ post then
ResponderExcluiryou haνе to aρply such techniques to yоur won blog.
Here is my blog post - instant loans
Attractiνe sесtion of content.
ResponderExcluirI ϳust stumbleԁ uрοn youг blog and іn accessіon саpital to asѕert that I acquiгe іn fact enjоyеd aсcount yоur blog posts.
Аnуway I will bе subscгibing to yοuг feeds and even I achіеvеment you acсesѕ cοnsіstently
fast.
Hеre is my blog - small loans
hello thеre and thank you for your info – I haѵe certainly picked up anуthing new from right here.
ResponderExcluirI did howeveг expertise several technicаl points using this sitе, as I experienсed to reload
thе web sіte lots of tіmes pгeνious to I could get іt to lοad propeгly.
I hаԁ bеen wondering if your
ωeb hoѕt іs OK? Not that I am соmplаining,
but ѕluggіsh loading instanceѕ times will very frequеntlу affect your placement in google and could dаmаgе уour high-quality
scоre if ads anԁ markеting ωith Aԁwords.
Well I am adding this RSS to my email and cаn look οut for much more of your respectiѵе faѕcinating content.
Ensure that you upԁate this agаin soon.
Look at my site: payday loans
Estou lendo o pacifista , já estou beirando a pagina 110.....estou adorando, é triste, ao mesmo tempo maravilhoso e adoro a escrita do John Boyne *-* , já li 2 livros dele, o menino do pijama listrado e o garoto do convés , q são maravilhosos tb.
ResponderExcluirEspero q o final fique com um gostinho de ''quero mais''
Beijos Nanie
Larissa, os dois livros que você já leu do autor são justamente os dois dele que ainda não li - o que é uma pena porque todo mundo fala super bem.
ResponderExcluirA escrita do autor é mesmo maravilhosa - até o final o livro só fica ainda melhor!
Vc precisa ler esses , é incrível *-* sério ..rs
ResponderExcluirAi Nanie, terminei esse livrinho ontem...
ResponderExcluirAmeeiii que livro bom!!! Concordo com vc emocionante! bjk
Cinai, o livro é uma delícia, né?! *-* Verdadeiramente emocionante!
ResponderExcluir