sexta-feira, 1 de março de 2013

O Pacifista, de John Boyne

O Pacifista, de John Boyne
Companhia das Letras - 302 páginas
Um livro emocionante, que está me fazendo pensar e repensar os meus conceitos.






Título: O Pacifista
Título Original: The Absolutist
Autor: John Boyne
ISBN: 978-85-359-2193-9
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 302
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Tristan Sadler tem apenas 21 anos - um jovem. Mas a guerra o transformou em um homem com um imenso fardo. Não é apenas a mão direita que começa a tremular nos mais incômodos momentos. Vai muito além disso.

Os danos psicológicos são irreversíveis. Ter sido o único sobrevivente (se você não contar o companheiro que enlouqueceu completamente) de um grupo de vinte não o ajuda de forma alguma.
Ter passado por tudo o que passou, também não.
Ter perdido alguém importante só piora as coisas.

Depois de muito tempo, Sadler resolve procurar a irmã de Will Bancroft para entregar as cartas que ficaram com ele após a morte daquele que havia sido muito mais do que um amigo, muito mais do que um companheiro.
Será que ele conseguiria contar toda a verdade sobre o que aconteceu naquela época?


O que eu achei do livro:
Eu fiquei pensando... e pensando... e pensando... e agora simplesmente cheguei à conclusão de que não vou conseguir falar desse livro como eu gostaria. Já começa pela sinopse, que ficou horrível.
Não vá pela sinopse - o livro não é aquilo que está escrito ali em cima - é muito, MUITO mais.

Esse não é o meu primeiro contato com John Boyne, então estava com altas expectativas quanto a esse livro. Os outros livros que li dele foram maravilhosos.
E com esse não foi diferente: O Pacifista é extremamente delicioso!

Para começar, a escrita de Boyne é inebriante: simples, fluidia, encantadora! O autor teceu sua história de forma a ir contando, muito aos poucos, os detalhes dela. O resultado disso? É impossível deixar o livro de lado, já que o leitor fica curioso demais para saber o que aconteceu.
O bacana é que o autor não deixa para contar tudo no final - ele vai contando os fatos de acordo com que eles vão ocorrendo - nós é que praticamente não aguentamos chegar até o final.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Tristan Sadler - que sabe contar a sua história de maneira embriagante! Ele intercala parágrafos do presente - enquanto vai atrás da irmã de Will, a quem pretende devolver as cartas do falecido amigo - com parágrafos do passado - enquanto estava vivenciando o treinamento e, depois, os horrores do guerra.

Tristan é um narrador muito emotivo e consegue passar uma tonelada de sentimentos para o leitor enquanto conta a sua história. Raiva, dor, amor, dúvidas. É possível sentir tudo isso enquanto lemos esse relato, que é um dos mais lindos que eu já li (e é tão realista, que eu fico pensando se John Boyne não soube de um caso muito semelhante e o transformou em ficção ao simplesmente mudar os nomes dos personagens).
É triste ver garotos tão novos terem que partir para a guerra. Mas, ao mesmo tempo, é lindo ver as reflexões do sobrevivente sobre os pensamentos que eles tinham antes de enfrentarem todos os problemas. No presente ele consegue enxergar o quão idiota eram as suas expectativas (e as de outros garotos), mas no passado fazia sentido.

Ok, eu falei, falei, falei do livro e ainda não disse o principal. Eu queria falar isso de outra forma - aqui reside justamente a minha dificuldade em escrever essa resenha -, mas eis que terei que tocar no assunto de um maneira que nem de longe é a que eu queria.

Não, não vou contradizer tudo o que disse até agora.
O livro é realmente fabuloso! Tudo o que eu disse até então está no livro. John Boyne, como sempre, foi muito sensível ao escrever a história, seus personagens são complexos e terrivelmente humanos (terrivelmente no sentido ruim mesmo, em alguns momentos dá raiva das atitudes de personagens que são graciosos), o livro transborda sentimentos e a leitura é uma delícia.
Mas há mais.

O quê?
Romance.

Isso mesmo. O Pacifista é um livro sobre guerra, mas também um livro sobre amor. Um amor proibido - pela sociedade, pela família, pelos próprios enamorados.
Sabe quando o casal não pode simplesmente querer estar junto porque todas as outras pessoas à sua volta iriam ter algum motivo para dizer que eles nunca deveriam fazer isso? É o caso no romance de Sadler. O agravante maior é que nem mesmo ele - o próprio narrador - aceita o sentimento. Nem Sadler e nem seu parceiro.

ParceirO. Pois é, não falei errado não. O livro trata de homossexualidade, mas de uma forma como eu nunca havia me deparado com o assunto em livros antes.

Sim, existe aquela história de que ninguém vai aceitar (inclusive os dois). Sim, existe o caso de que na época isso era considerado crime. Sim, Sadler estava nadando contra a sociedade e sofreria por isso (sofreu!). Mas esse não é o foco do livro - ninguém é vitimizado.
Não! O livro foca muito mais nos dilemas pessoais de Sadler para se aceitar como é, aceitar o que sente.
A maneira como o autor aborda o assunto é incrível e tocante. Não consigo explicar - não sei explicar. O assunto é tratado simplesmente como um amor que não pode ir para frente porque a sociedade não aceita e faz com que eles mesmos não sei aceitem - mas da mesma forma que teria sido tratado se o problema fosse relativo a classes sociais, cor de pele ou preferência sexual.

Eu queria escrever essa resenha dizendo apenas que o livro fala de um amor proibido pela sociedade - sem deixar claro o porquê dele ser proibido, porque como mencionei acima o problema poderia ser outro. A abordagem do autor foi linda e eu queria conseguir passar isso nessa crítica.
Mas eu não sou o John Boyne, não sou talentosa como ele e, por isso, você está perdendo um tempo precioso lendo esse meu texto ao invés de ler O Pacifista. Valerá cada segundo do seu tempo - na primeira, na segunda ou na vigésima leitura do livro - porque eu tenho certeza que você vai reler essa história e indicar para muita gente.

Será que um dia conseguiremos aceitar o próximo e suas escolhas, mesmo que elas sejam definitivamente diferentes das que faríamos? Aceitar o diferente, o igual, o impensável, o impossível?
Espero que sim.
E que isso seja feito com respeito - de todos os lados. Respeitar e ser respeitado: é pedir demais?

O Pacifista é um livro emocionante, que está me fazendo pensar e repensar os meus conceitos. Uma leitura que recompensa o leitor não apenas com bons momentos - enquanto ele se deleita com a narrativa de Sadler - mas também com importantes reflexões sobre si mesmo e a sociedade na qual está inserido.
Um livro para fazer chorar, pensar, refletir, desejar.


P.S.: O final do livro é simplesmente emocionante demais. Em nenhum momento eu pude perceber aonde essa história estava me levando.
Até onde a narrativa iria chegar? O que, verdadeiramente, tinha acontecido?
Não pude prever nada. Estava às cegas - sem saber o que esperar.
Foi chocante.


Nota: 


95 comentários:

  1. Meu deus, você e a Lilian vão me fazer ler O Pacifista, né?

    Honestamente, não dou muita bola pra histórias de guerra. São sempre TRISTES (Claro, né, guerra). Já li O Menino do Pijama Listrado e gostei, porque foi "leve". Agora esse daí, só de imaginar as situações, os obstáculos, me dá agonia.

    Eu ODEIO Exército (Posso ser preso por isso?). Mas, sério, é uma instituição tão ridiculamente autoritária, tratam os soldados tão mal e se acham muita coisa... Sei lá, às vezes o Exército é uma coisa que nem parece feita de gente. E eu nem entendo porque essa instituição é assim.

    E EU SEI QUE UMA HISTÓRIA DESSAS NÃO PODE ACABAR BEM.
    Angústia. Angústia. Angústia.

    Droga, vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia ou autor por o menino do pijama listrado e gostei, pela sinopse o livro deve ser legal, mas para não ler spoiler eu não li a resenha, tem spoiler Nanie?

    ResponderExcluir
  3. Oi nanie nekm preciso dizer o quanto sua resenha me deixou com vontade do livro. Nunca li nada sobre homossexualismo antes e pela forma que você falou parece que o assunto foi abordado de uma forma bem legal.

    Mas fiquei meio com pé atrás quando você diz que ele vai contando muito aos poucos. As vezes minha ansiedade de saber o que vai acontecer atrapalha tudo. Fico sem paciência se o autor enrolar demais.


    Ainda assim não posso negar que sua resenha me conquistou e na primeira chance vou comprá-lo.


    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro e você sabe muito bem, né!. Se há histórias que chegam perto da perfeição, essa é uma delas. Até hoje me pego pensando nela, em Tristan e em como ele sofreu, em Tristan e Will, naquele final arrasador... É um livro maravilhoso que todo mundo deveria ler.


    E adorei a forma que ele trata a homossexualidade (homossexualismo era um termo que constava no CID, mas como deixou de ser considerado doença, foi retirado de lá e dizem que o correto agora é homossexualidade). Ninguém é vítima e o autor não julga seus personagens. É apenas um sentimento que é. Ele está lá e os envolvidos precisam lidar com ele.


    Enfim, o livro mexeu muito comigo e quero ler mais desse autor.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Sim, vamos fazer você ler esse livro.Sim, você vai sentir angústia. E sim, a história é tão extraordinária que, se você gostar, vai se perguntar por que não fez isso antes. rs

    ResponderExcluir
  6. Fagundes, essa é uma história que MERECE ser lida!


    Eu não sei classificar O Pacifista...
    Eu ainda não li O Menino do Pijama Listrado (que é do mesmo autor!). O livro é tenso, mas na mesma medida é leve. É uma leitura muito gostosa, pode ir sem medo.


    Hahahaaahaha Não vou te dizer o final do livro.... só que vale muito a pena ler!

    ResponderExcluir
  7. Lilian, SE ele gostar não... porque não tem SE. Não nesse caso.

    ResponderExcluir
  8. lucas, o livro é bom demais! Não coloco spoilers nas minhas resenhas.

    ResponderExcluir
  9. Caline, eu já me deparei com o assunto na literatura várias vezes, mas dessa vez foi tratado de uma forma muito diferente - muito diferente mesmo. E muito bacana.


    Ele vai contando a história de acordo com que ela vai acontecendo - mas é angustiante, porque simplesmente queremos saber o final. O autor não enrola, nem um pouco. É lindo!

    ResponderExcluir
  10. Tanto sei que a culpa foi sua por eu desejá-lo tanto, Lilian!

    Eu gosto demais do autor - já tive chance de ler dois outros livros perfeitos dele -, mas não estaria tão a fim de ler O Pacifista se não fosse pela sua resenha.

    Esse livro é incrível... eu também não consigo parar de pensar nele. Pensar na vida de Tristan durante tantos anos. Pobre dele.

    Eu não sabia que o termo homossexualismo era usado para tratar como se fosse doença - acho um absurdo que isso já tenha sido considerado dessa maneira! Vou trocar o termo na resenha agora.
    É interessante demais a forma como o autor conduz a história. Eu gostei demais desse livro - AMEI!

    ResponderExcluir
  11. Guilty. *levanta a mãozinha*

    Então, muita gente não sabe disso - foi por isso que não falei em privado, como costumo fazer. Achei que seria mais útil se comentasse aqui. ;)

    E agora me lembrei que quero muito ler O Palácio de Inverno, e por culpa sua. Então, acho que estamos quites. :P


    2013/3/2 Disqus

    ResponderExcluir
  12. Também acho que não tem "se", mas o Fagundes é imprevisível.

    (Mas se ele não gostar, podemos bater nele, podemos?)


    2013/3/2 Disqus

    ResponderExcluir
  13. Lilian, realmente é muito útil mesmo - eu não sabia!


    O Palácio de Inverno é LINDO, LINDO, LINDO! E não é minha culpa, a culpa é do John Boyne, que escreve bem demais...

    ResponderExcluir
  14. (Ah, eu acho que seria super sensato uma pequena surra caso ele não goste...)

    ResponderExcluir
  15. Olá Nanie, parabéns pela bela e apaixonante resenha. Já tinha vontade de ler o livro, quando vi o livro (amei a capa) na livraria, me chamou atenção a capa e claro, o autor do lindo "O menino de pijama listrado" (o filme é lindo também, muito bem adaptado). E com a leitura de sua resenha a vontade só cresceu. Vou indicar outros títulos em que tratam também do assunto AMOR entre iguais (de uma forma séria), eu tenho os 3 livros, amei todos, então vai a dica:

    1- "Majdanek" de Paulo de Tarso - Editora Baraúna

    2- "Triângulo rosa" * de Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda - Mescla Editorial

    * A história do último sobrevivente gay de Buchewald

    3- "Eu, Pierre Seel, Deportado Homossexual" de Pierre Seel/tradução de Tiago Elídio * - Editora Cassará

    * conheci o jovem tradutor no lançamento do livro, o tema foi pesquisa do mestrado do tradutor.

    Nanie fica a dica dos livros, espero que aprecie. Vai uma dica de um filme israelense, chamdo "Delicada Atração" do premiado diretor Eytan Fox. O filme é baseado numa história real, e como disse o New York Times:"Soldados na emboscada de suas emoções". Um forte abraço carioca (Rio de Janeiro - capital), e parabéns pelo excelente blog. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  16. Agnaldo, obrigada pelo elogio.
    O autor é excelente mesmo (eu ainda não li "O Menino do Pijama Listrado", infelizmente... acho o filme lindo e sei que a versão de John Boyne deve ser ainda melhor). O livro é lindo e vale a pena curtir :)
    Obrigada pelas indicações ^^

    ResponderExcluir
  17. Folhas de Sonhossábado, 02 março, 2013

    Fantástico, adorei a resenha! Não sabia que seria tão interessante e emocionante esse livro. Tão bom que vc sentiu dificuldade em pôr em palavras, mas escreveu muito bem. Esse autor parece ótimo, ainda não li nada dele.


    Luciana

    ResponderExcluir
  18. Oi Nanie
    Ai que vergonha!
    Acredita que ainda não li nada do autor... =(

    Agora, estou curiosíssima pra conhecer essa história!
    Adorei a resenha!

    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Luciana, o livro é excelente! O autor é muito bom, a trama é envolvente e os personagens cativantes - é uma leitura que vale muito a pena ^^

    ResponderExcluir
  20. Livia, acredito >< Mas, olha, esse autor é realmente incrível e se você tiver a oportunidade de ler algo dele, leia! Não irá se arrepender.

    ResponderExcluir
  21. Eu comprei O Palácio de Inverno depois de ler sua resenha, mas cadê que consegui ler?
    Onde vende tempo? rsrsrs

    Na verdade, quero ser uma power leitora igual a você! =)

    ResponderExcluir
  22. Tá bom, pode deixar que agora eu vou ler a resenha

    ResponderExcluir
  23. Quero ler esse livro. Gosto da capa, gosto do tema e creio que a leitura seja rápida e bem envolvente, pois é isso o que sua resenha transmite.
    Maristela G Rezende
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Lívia, sei bem como é isso! Eu já estou procurando esse artigo há algum tempo, mas aparentemente está em falta! hahahah


    Ah, quem dera eu fosse uma power leitora ><

    ResponderExcluir
  25. Maristela, é exatamente assim mesmo - uma leitura muito, muito gostosa que vale demais a pena realizar :)

    ResponderExcluir
  26. Confesso que não fui muito com a cara do livro, mas que a história é boa já deu pra perceber. Gostei da sinopse dele, até senti vontade de ler, só que essa vontade acabou rápido demais. Sabe aquela sensação de esperar por algo e aí chega e então passa e a novidade acabou? Pois foi mais ou menos essa confusão que aconteceu comigo e esse livro. Tive vontade de ler e fui deixando de lado :S
    Um dia desses ainda leio, mas não sei se vai ser em breve....

    ResponderExcluir
  27. Celso Cavalcantidomingo, 03 março, 2013

    Li do autor O garoto do Pijama Listrado e sensibilidade era uma constante no livro. Tratar de um tema tão difícil, campo de concentração e inocência infantil, com tanta sutileza é muito difícil. Pela resenha o tratamento dispensado é o mesmo. Quero ler.

    ResponderExcluir
  28. Cristiane, é um livro adulto, bem maduro. Uma história emocionante, mas bastante séria.
    Vale a pena ler - é incrível ^^

    ResponderExcluir
  29. Celso, eu infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse livro do autor, mas todos falam muito bem dele (vi o filme e sei que a história é mesmo emocionante!).

    ResponderExcluir
  30. Uau, estou totalmente, completamente, efusivamente (agora) louca para ler esse livro. Nunca podia imaginar que a história renderia uma resenha tão apaixonante, que claro, me fez desejar ter/ler esse livro.
    Pela capa não daria um real por esse livro (vc sabe que adoro capas apaixonadas e romantica), mas nem vou olhar para essa capa, quero é ler esse livro, o mais urgente possível.


    Obrigada Nanie por sua resenha e por me abrir os olhos, com certeza não leria esse livro se não fosse por sua indicação.

    ResponderExcluir
  31. Nanie!
    Confesso que ainda não li nada do autor e sua resenha tão detalhada e carregada das emoções que sentiu ao ler, nos faz desejar a leitura.
    Falar sobre a guerra já é difícil, ainda mais quando os rapazes vão tão jovens enfrentar uma luta (muitas vezes sem propósito) e ainda acoplado com um romance homossexual, deve tornar o livro irresistível para se ler.
    Gostei!
    cherinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  32. Leninha, a capa realmente não é lá grandes coisas (embora eu goste muito dela!), mas a história é linda demais...

    ResponderExcluir
  33. Rudy, eu nem tenho palavras para falar mais desse livro - é incrível! Eu me apaixonei por essa história :)

    ResponderExcluir
  34. Apesar de já ter feito um pequeno comentário aqui, vou dizer algo novo. Não resisti, mesmo com a promoção do livro para sorteio, no blog, comprei o livro ontem na Livraria Saraiva, e estou me segurando para começar a ler. Isto, porque estou lendo, ainda, "O deserto dos tártaros" de Dino Buzzati. Mas acho não vou resistir, e lerei os dois livros ao mesmo tempo, um pela manhã e o outro à noite. Tudo isso, depois de ter lido a sensível e brilhante resenha da Nanie para o livro.

    ResponderExcluir
  35. Agnaldo, é sempre bem-vindo para comentar o quanto quiser :)
    Fico muito feliz de saber que comprou o livro por causa da minha resenha - espero que goste dele tanto quanto eu gostei (na verdade, já sei que irá gostar, porque a história é mesmo incrível).

    ResponderExcluir
  36. Eu adorei estes dois lançamentos e nem preciso te dizer que John Boyne é meu escritor favorito e por isso a minha atenção especial está em O Pacifista.
    Bravo. Ainda não tenho o livro, mas ele está na minha lista. (*.*)
    Peciso desesperadamente dele, sou fã de Boyne e não faço nenhum segredo disso.

    ResponderExcluir
  37. Solange, esse livro é tão incrível quanto os demais do autor!

    ResponderExcluir
  38. Você poderia não ter citado que o entrave do casal era o fato de o romance ser homossexual mas apenas por essa passagem: "daquele que havia sido muito mais do que um amigo, muito mais do que um companheiro" já dava para ter uma certa desconfiança de que o livro entraria nesse assunto.

    Uma leitura com certeza diferente.

    EStou ensaiando há muito tempo para ler o menino do pijama listrado e o garoto do convés, quem sabe eu consiga ler eles antes de ler o pacifista.


    Bjus Nanie!

    ResponderExcluir
  39. Ariana, eu poderia, mas daí não conseguiria falar que achei muito bacana a forma como o autor lida com o assunto >< hahahah


    É uma leitura diferente e muito gostosa!


    Eu também estou querendo há muito tempo ler O Menino do Pijama Listrado e O Garoto do Convés - os dois livros do autor lançados no Brasil que ainda não li - parecem ser maravilhoso ^^

    ResponderExcluir
  40. Quando vi o livro a primeira vez, não me interessei. A capa dá uma ideia diferente, pelo menos para mim, achei que fosse simplesmente uma historia sobre a guerra. Mas depois que li algumas resenhas fiquei apaixonada pelo enredo. Estou louca para ler esse livro. Gosto de historias de amor não convencionais, que desafia a sociedade e as vezes nossos proprios preceitos, ou preconceitos. Bjksss

    ResponderExcluir
  41. Oi, Nani!!

    Boa noite ^~

    Minha querida, meus parabéns por esta resenha tão linda e docemente apaixonante!

    *_________________________________*

    Você não faz ideia de como eu me senti ao saber que este livro ia ser lançado aqui no Brasil!!

    Eu já o amava apenas por algumas resenhas em blogs estrangeiros - e passei a amá-lo ainda mais por meio das palavras, que lhe foram tão caras e tão preciosas, em sua resenha *.*

    Sou escritora desde 1998. Há 15 anos que escrevo romances. Romances masculinos.

    Como assim, me perguntam desde então. Se você é mulher, porque não escreve romances hetero?!?! Romance mocinha X mocinho?!?!? Romances água com açúcar?!?, é o que muitos me perguntam.

    Escrevo romances gays masculinos porque AMO ver dois adolescentes, dois rapazes, dois homens se amando. Descobrindo-se... e um ao outro. Admitindo o que realmente sentem pelo homem que amam. E porque estas histórias vem envolvidas com situações e passagens cheias de sentimentos conflitantes, sofrimento, dor, mas também coragem, determinação e fortaleza de espírito.

    A gama de emoções a serem exploradas em textos da literatura homoerótica masculina é densa, envolvente, que muitas vezes nos faz roer as unhas de ansiedade e tensão para com a resolução de conflitos.

    Enfim. AMO tudo isto. E AMO muito mais escrever sobre casais gays que consigam superar amigos, famílias, sociedade - e algumas dolorosas vezes, até eles mesmos, para poderem ser felizes.

    Bom... Além de escritora, também sou tradutora de romances masculinos. Também beto, analiso e faço copidesque de várias autoras nacionais desta mesma temática.

    Trabalhei como Beta e Editora em contos que foram selecionados e publicados em 2 livros da Fantástica Literatura Queer, da Editora Tarja (livro Vermelho/ 2011 e Amarelo/2012) e também em outro conto de uma terceira autora nacional, que foi selecionado para a Coletânea Meu Amor é um Mito, da Editora Graco.

    Estes contos pertencem a 3 autoras diferentes. Além de trabalhar com elas, estou trabalhando há 1 ano e meio com outra autora brasileira que está escrevendo 1 trilogia (estamos no 2º livro) e 1 webcomic. A trilogia e a webcomic também tem como casais principais, casais gays.

    Toda a minha produção literária, como vc vê, é totalmente voltada para romances gays masculinos. Por isso fiquei tão emocionada com o lançamento de O Pacifista em português.

    Eu quero muito ter a emoção de poder conhecer e vivenciar a história de Tristan e do rapaz por quem ele se apaixona - mesmo sabendo que o final não é feliz. Quero sentir todos os sentimentos que Boyne nos brinda no livro.

    E lógico, também quero que ele faça parte de minha seleta biblioteca com o tema, que tanto tem autores nacionais quanto autores estrangeiros.

    Obrigada a você, Nani, pela parceria com a Editora Cia das Letras, pelo sorteio deste exemplar tão... cheio de romance, de amor, que nos rouba as palavras!

    Abraços de pandas gigantescos para ti, Nani o/

    ^________________________^

    Illy

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    http://www.facebook.com/illychan.himurawakai

    http://www.entropiacomic.com.br/

    http://www.fanfiction.net/u/554504/Illy_chan_H_Wakai

    ResponderExcluir
  42. Mey, a capa é bastante série. Eu gosto dela, mas ela não chama muito a atenção mesmo.


    Não é simplesmente uma história sobre a guerra. Claro que a guerra está lá, mas só como um plano de fundo. É muito mais sobre os sentimentos dos protagonistas e como eles lidam com eles.
    Incrível!

    ResponderExcluir
  43. Illy, boa noite!

    Gostou mesmo da resenha? Fico feliz. Porque o livro é realmente muito bom e eu precisava conseguir passar aos leitores do blog ao menos uma ideia do quão boa é essa história.

    Nossa, eu não sabia que você era escritora. E tampouco sabia que gostava de abordar esse tema. Acho que, então, esse livro será ainda melhor para você.

    Tenho CERTEZA que você vai se apaixonar pela versão nacional do livro ^^

    ResponderExcluir
  44. Gostei da resenha o livro parece ser bem interessante, mas não é o tipo de livro que eu gosto de ler. Talvez em outra ocasião eu podia até ler pq vi que a história é bem comevente e emocionante mas não é muito o meu tipo,rsrsrr'...Bjos

    ResponderExcluir
  45. John Boyne é demais! Eu adoro a escrita dele!

    Livro emocionante é comigo mesmo! Sendo do John Boyne então!
    Já estou de olho nesse desde o lançamento. A sinopse já me chamou a atenção e sua resenha só aumentou a minha vontade. O personagem ter passado pela guerra é muito interessante e mesclar isso com romance deve ser realmente algo maravilhoso de se ler.

    ResponderExcluir
  46. Lorrine, esse autor realmente é o máximo! E ele não perdeu a mão nesse livro não - ele também é lindo e emocionante como os demais ^^

    ResponderExcluir
  47. Danny, o livro é lindo demais!


    É um drama com fundo histórico. Para quem gosta de livros assim, certamente é um prato cheio.

    ResponderExcluir
  48. Fiquei mais apaixonada ainda pelo livro ao ler suas palavras e acompanhar os seus sentimentos ao conhecer a história de Tristan, Nani!

    *__________________________*

    Illy

    Illyana HimuraWakai

    illyana.himura@gmail.com

    @IllychanHimuraW

    http://www.facebook.com/illychan.himurawakai

    http://www.entropiacomic.com.br/

    http://www.fanfiction.net/u/554504/Illy_chan_H_Wakai

    ResponderExcluir
  49. Resenha muito bem escrita, abordando os pontos importantes do livro, depsertando a curiosidade do leitor, parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  50. Illy, é uma história muito linda ^^ Minhas palavras certamente não fizeram jus ao conteúdo do livro - que vai muito, muito além do que eu consegui expressar, mas agradeço o elogio.

    ResponderExcluir
  51. Andressa, eu achei a leitura magnífica :D

    ResponderExcluir
  52. Nossa! Adorei sua resenha, gosto muito de livros que me fazem, chorar e refletir. Confesso que pela capa eu não leria o livro, mas depois de ler sua resenha, mudei meus conceitos em relação ao livro.

    ResponderExcluir
  53. Clara, o livro é lindo demais! E nos leva a refletir bastante, o que faz dele uma leitura ainda melhor ^^


    Muita gente disse que não curtiu a capa... olha, eu gostei DEMAIS *-*

    ResponderExcluir
  54. E a minha lista de desejados só aumenta, eu queria ter tempo sobrando para poder ler todos os livros que eu desejo. Claro que além de tempo eu precisaria também de bastante dinheiro, por isso acho que devo começar a jogar na mega sena. Mas falando sério, essa é a primeira resenha que leio desse livro e achei demais, o meu tipo favorito de livro, o que mexe com as emoções e toca em assuntos que muita gente considera incomôdos de maneira a gerar reflexão.

    ResponderExcluir
  55. Cris, eu já sei que nunca vou conseguir ler todos os livros que entram na minha lista de desejados >< hahahahaha Falta tempo e dinheiro...


    Esse é mesmo o tipo de livro para encantar, gerar reflexões e entrar para o hall de melhores leituras! É muito bom.

    ResponderExcluir
  56. Esse livro deve ser mesmo muito bom, o autor é bom demais. A leitura deve ser bem gostosa. Ainda mais por se em primeira pessoa. Livro de guerra assusta, mas vc mesmo fala que é um livro de muito romance, proibido de parceiros! Deve ser bem interessante esse tema ser levado em um livro. E pela sua resenha muito bem abordado.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  57. Adriana, esse autor é excelente! E nesse livro o trabalho dele foi primoroso - ele fala da guerra também, mas muito mais sobre a guerra interna do protagonista, contra os sentimentos dele.
    Vale a pena ler :)

    ResponderExcluir
  58. Cara esse libro parece ser muito bom! Falar de traumas de guerra nos jovens e ainda ter um romance gay só me fez querer mais ainda ler (quanto mais livroa gays melhor para q sociedade comece e entender que é algo natural).
    Enfim, gostei muito da sua resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  59. Perfeita resenha, me emocionou e me deixou mais curiosa ainda pra ler o autor. Não tive coragem de ler 'O menino do pijama listrado', mas 'O pacifista' e 'O palácio de inverno' estão na minha lista.
    É exatamente isso o que procuro numa leitura: que ela me encante, que me peça reflexões, repensar meus sentimentos, atitudes. Me sentir na pele do personagem. Adorei!

    ResponderExcluir
  60. Manu, eu não tive ainda a oportunidade de ler O Menino do Pijama Listrado, o que é uma pena >< Mas O Pacifista e O Palácio de Inverno são histórias densas e muito emocionantes, ambas maravilhosas, embora de maneira distinta.

    ResponderExcluir
  61. Livros "de guerra" muitas vezes tratam de relacionamentos iniciados ou reatados após o fim da guerra.
    Ao ler a sinopse, imediatamente pensei que a estória iria girar em torno do relacionamento entre Sadler e a irmã de Will.
    Surpreendeu-me ler que "O Pacifista" trata de um relacionamento surgido entre companheiros e durante a guerra. Realmente uma estória diferente e inesperada!

    ResponderExcluir
  62. Ao ler a sinopse, imediatamente pensei que a estória iria girar em torno do relacionamento entre Sadler e a irmã de Will.
    "O Pacifista", no entanto, surpreende ao tratar de um relacionamento surgido entre companheiros e durante a guerra. Realmente diferente do que poderíamos esperar!

    ResponderExcluir
  63. Diniz, esse é diferente mesmo. E é incrível - vale a pena ler :)

    ResponderExcluir
  64. Oii, quando li que o livro é muito mais que a sinopse, praticamente pirei. Deve ser muito bom, expectativa a mil. Acredito que esse livro tem um "diferencial", gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  65. Fiquei muuuuuito curiosa para ler "O Pacifista" por causa da sua resenha.
    E olhe que você comentou que estamos perdendo tempo. Quero muito ler!
    Adoro finais surpreendentes, histórias sobre amores proibidos. Além do mais, qualquer coisa que nos faça sair do nosso mundo e refletir é super válida.

    ResponderExcluir
  66. Gosto desse tipo de história em que a personagem relembra o passado, faz um balanço e enxerga os fatos de forma totalmente diferente daquela época. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  67. Elis, o livro é realmente muito mais e uma delícia de história. John Boyne é extremamente competente e conseguiu fazer com que essa história fosse muito além do esperado!
    Vale a pena ler =)

    ResponderExcluir
  68. Alessandra, então certamente esse livro é para você e não irá se arrepender da leitura!

    ResponderExcluir
  69. Daniela, é bem bacana acompanhar a história no presente intercalada com o passado. É um livro muito bom!

    ResponderExcluir
  70. Hello theгe, Үou havе dοnе an incrеԁіble job.
    Ӏ'll certainly digg it and personally suggest to my friends. I'm ѕuгe they will be bеnеfited
    frοm this ѕіtе.

    Feel frее to νisit my wеb ѕitе; payday loans

    ResponderExcluir
  71. This piece оf writing іs аctuаlly a
    fastіdious one it assіsts new web users, ωho аre ωishing for
    blogging.

    Аlso visit my ωеb blog; payday loans

    ResponderExcluir
  72. Nanie, eu li o livro que realmente é surpreendente. Cativante. Emocional. Um romance até a última frase. Amei o livro. Apesar de tratar de assunto repugnante (guerra), ele é sobretudo, sobre emoções, amor, escolhas. Valeu muito a pena ler e recomendo. E parabéns pela resenha e comentários.

    ResponderExcluir
  73. WOW just whаt I waѕ looking for. Came here bу seaгching foг kеywοгd

    Lоok іnto my blоg - Instant Payday Loans

    ResponderExcluir
  74. Agnaldo, o livro é mesmo uma delícia não é?! Sim, é um livro de guerra, que foi um período negro da história da humanidade, mas vai muito além disso... como você colocou muito bem, é sobretudo um livro sobre emoções, amor e escolhas :D

    ResponderExcluir
  75. Τhis paragraph presents clear idea foг the new pеоple οf blogging, thаt really how to do
    blogging.

    My blοg; Payday Loans

    ResponderExcluir
  76. My ѕpouse anԁ I stumbled over here fгοm a dіfferеnt website and thought I might as well check things
    out. I like ωhat I see so now i'm following you. Look forward to checking out your web page yet again.

    my webpage - Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  77. Oi!
    (Qual seu nome? Gosto de tratar as pessoas pelo nome!)
    Esse é realmente um livro fantástico que desperta nossos sentimentos e nos faz sofrer junto com os protagonistas.
    O Will se contradiz o tempo todo porque ele não aceita o sentimento. Talvez por conta do pai, talvez pelas pressões da sociedade da época, talvez por milhares de outros motivos que consigamos pensar se pararmos para pensar na questão. Mas fato é que Will simplesmente não consegue aceitar o amor que sente e acaba por sofrer muito com isso.




    Will e Tristan são ficção, mas esse molde de história não só já foi vivido por muitos como certamente ainda acontece ainda hoje em dia (imagino que até mesmo em situações de guerra, embora não a mesma).


    Realmente uma história linda, né?!

    ResponderExcluir
  78. My brother suggеѕted I woulԁ possіbly liκe this web
    ѕite. He was entirеly right. Thіs publish truly made my dаy.
    Үοu саnn't consider just how so much time I had spent for this information! Thank you!

    Also visit my page best payday loans

    ResponderExcluir
  79. If you wish for to іmprove уour experiеnсe simplу keep visіting this web pаge
    and be upԁated ωith the latest news updаte
    ρoѕted here.

    Feel fгee to ѵisit my homepage :: cash advance

    ResponderExcluir
  80. Undeniably considег thаt that you stаteԁ.
    Υour faѵοurite juѕtifіcatіon sеemеd
    to be at the internеt the simρlеѕt thing to underѕtand of.
    I ѕаy to уou, I certainly get аnnοyed even as other folks think
    аbοut wοrгiеs that they
    plаіnlу do not rесognize аbout.

    Yοu contrоlled tо hit the nаil
    upon the highеst and ԁеfіneԁ out
    the whole thіng without having sіde-effects , fοlks could takе a ѕignal.
    Will lіkely be back tο get morе. Thank yοu

    my ωebsite; New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  81. After I oгіginаllу left a comment I sеem to haνe clicked on thе -Notifу me whеn nеw comments are added- checkbox anԁ noω eасh time a comment is аddeԁ I recieve four emails with the same cοmmеnt.

    Is thеre a waу you can remove me frоm that serνiсe?
    Thank you!

    Also visіt my webpage New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  82. Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

    Check out my weblog - payday loans

    ResponderExcluir
  83. I am really impressed with your wrіting skillѕ as well аs wіth the laуout οn your ωeblog.
    Ιs this а paid themе or did you сustomіze it youгѕelf?

    Εither way keep up the excellent quality wrіting, it's rare to see a nice blog like this one these days.

    Also visit my blog post ... payday loans no credit check

    ResponderExcluir
  84. whoаh this wеblοg is excellеnt i lіke rеadіng your агticlеѕ.
    Stаy up the greаt work! You rеalize, a lot of people
    arе hunting arοund for this info, you
    can aid them greatly.

    Feel free to viѕіt my web page - payday loans

    ResponderExcluir
  85. Greetіngs I аm ѕο excited I found yοur web site,
    І reallу founԁ you by accident, whіle I waѕ broωѕіng оn Yahoo for something else,
    Anyhow I am hеre now and wοuld јust like
    to say cheers foг a remarkable ρoѕt anԁ а all
    round еxciting blοg (ӏ also lονe
    the theme/design), I don't have time to browse it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent work.

    Here is my weblog ... same day payday loans

    ResponderExcluir
  86. I am not sure wherе yοu're getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for magnificent information I was looking for this info for my mission.

    My blog post; quick loans

    ResponderExcluir
  87. If yοu wаnt to obtain much fгom thiѕ post then
    you haνе to aρply such techniques to yоur won blog.


    Here is my blog post - instant loans

    ResponderExcluir
  88. Attractiνe sесtion of content.
    I ϳust stumbleԁ uрοn youг blog and іn accessіon саpital to asѕert that I acquiгe іn fact enjоyеd aсcount yоur blog posts.
    Аnуway I will bе subscгibing to yοuг feeds and even I achіеvеment you acсesѕ cοnsіstently
    fast.

    Hеre is my blog - small loans

    ResponderExcluir
  89. hello thеre and thank you for your info – I haѵe certainly picked up anуthing new from right here.
    I did howeveг expertise several technicаl points using this sitе, as I experienсed to reload
    thе web sіte lots of tіmes pгeνious to I could get іt to lοad propeгly.
    I hаԁ bеen wondering if your
    ωeb hoѕt іs OK? Not that I am соmplаining,
    but ѕluggіsh loading instanceѕ times will very frequеntlу affect your placement in google and could dаmаgе уour high-quality
    scоre if ads anԁ markеting ωith Aԁwords.
    Well I am adding this RSS to my email and cаn look οut for much more of your respectiѵе faѕcinating content.
    Ensure that you upԁate this agаin soon.

    Look at my site: payday loans

    ResponderExcluir
  90. Larissa Ariane de Arrudasegunda-feira, 03 junho, 2013

    Estou lendo o pacifista , já estou beirando a pagina 110.....estou adorando, é triste, ao mesmo tempo maravilhoso e adoro a escrita do John Boyne *-* , já li 2 livros dele, o menino do pijama listrado e o garoto do convés , q são maravilhosos tb.


    Espero q o final fique com um gostinho de ''quero mais''


    Beijos Nanie

    ResponderExcluir
  91. Larissa, os dois livros que você já leu do autor são justamente os dois dele que ainda não li - o que é uma pena porque todo mundo fala super bem.
    A escrita do autor é mesmo maravilhosa - até o final o livro só fica ainda melhor!

    ResponderExcluir
  92. Larissa Ariane de Arrudaterça-feira, 04 junho, 2013

    Vc precisa ler esses , é incrível *-* sério ..rs

    ResponderExcluir
  93. Ai Nanie, terminei esse livrinho ontem...
    Ameeiii que livro bom!!! Concordo com vc emocionante! bjk

    ResponderExcluir
  94. Cinai, o livro é uma delícia, né?! *-* Verdadeiramente emocionante!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥