O Cavaleiro Fantasma, de Cornelia Funke
Seguinte - 157 páginas
Como cuidar de fantasmas que querem te matar?
Se tornando o escudeiro de um cavaleiro fantasma!
Título: O Cavaleiro Fantasma
Título Original: Geister Ritter
Autor: Cornelia Funke
Tradutor: Laura Rivas Gagliardi
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-10-7
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 157
Comprar Online: Amazon / Cultura / Saraiva
Sinopse:
Jon detesta o Barba - o novo namorado de sua mãe - e tem certeza que há um dedo dele na ideia de mandá-lo para um internato!
Claro que Jon não queria ir, mas também é claro que não iria pedir para ficar, embora pretendesse fazer com que todos soubessem exatamente o quanto estava chateado com a mudança de escola.
O que ele não poderia imaginar é que as coisas tomariam um rumo impensável. Um bando de fantasmas começam a assombrar a vida de Jon - eles querem matá-lo!
Felizmente, com a ajuda de sua mais nova amiga - Ella - ele descobre como enfrentar os perigosos seres de outro mundo: clamando pela ajuda de Sir William Longspee, o cavaleiro fantasma.
O que eu achei do livro:
Excelente!
Só pela sinopse a aventura já parece divertida, não é? E por mais incrível que possa parecer, garanto, ela é ainda mais bacana.
Desde que li Coração de Tinta, me apaixonei pela Cornelia Funke e a cada livro que leio da autora essa paixão só aumenta. A mulher é uma maga da escrita. Ela não apenas é tremendamente criativa, como tem uma narrativa deliciosa, que embala os leitores em suas histórias e os envolve em suas tramas de forma inescapável, além de ter uma capacidade incrível de criar personagens apaixonantes.
Em O Cavaleiro Fantasma a autora uniu realidade e ficção de forma que me impressionou - porque não deixou o livro pesado, nem com tom de "livro de escola" nem nada do tipo - a aventura continuou deliciosa, embora tenha algum fundo histórico por trás.
Não, o livro não é um histórico, mas se passa em um lugar real e os seus fantasmas são baseados em figuras histórias da Inglaterra. No final, há uma nota da autora explicando de onde tirou sua ideia e logo em seguida um pequeno glossário que fala rapidamente quem é cada uma das personalidades que participaram da trama ou cujo nome tenha sido citado (o glossário também explica alguns dos termos que a autora utiliza).
O livro é bem curtinho e acaba rápido demais, o que é uma pena porque deixa aquele gostinho de quero mais.
A narrativa é em primeira pessoa, na visão de um Jon mais velho, e a leitura é super fluída e gostosa.
Aliás, falando de Jon é importante mencionar o quanto gostei dos personagens criados por Cornelia Funke. Jon é um típico garoto de onze anos que age como tal. Além dele ainda encontramos adultos-super-protetores (como os Popplewell), adultos-malucos (como Bonapart e Zelda), adultos-que-pareciam-chatos-mas-não-são (esse eu vou deixar você descobrir quem é), além de vilões, amigos, uma donzela que é capaz de cuidar de si mesma. Tudo o que eu poderia pedir em uma aventura infanto-juvenil e ainda um pouco mais.
A edição da Seguinte ficou boa, mas deixou a desejar.
A capa é simplesmente linda demais - eu me apaixonei. Também gostei do fato da letra ser bem grande, o que facilita a leitura e a deixa mais agradável, principalmente para os leitores mais jovens - que são justamente o público-alvo do livro.
Entretanto, há um problema que não costumo encontrar nos livros dessa editora (que é um selo da Companhia das Letras): a tradução/revisão deixou a desejar. São pequenos errinhos, mas que me incomodaram e me deixaram preocupada justamente por isso ser incomum em livros da editora - espero que tenha sido um fato isolado.
O livro é voltado para o público infanto-juvenil, mas irá encantar crianças e adultos igualmente. Uma aventura leve, extremamente divertida e agradável, O Cavaleiro Fantasma é indicado para todas as idades.
Nota:
Ae! Legal a resenha e o livro parece ser legal. Opa! Pequenos problemas que podem se tornar grandes como o livro que li recentemente, eu não sei o que foi, mas em algumas páginas dava para ver o outro lado e em outras páginas a letra ficava como borrada como se eu tivesse dilatado a pupila, mas tirando isso o livro é maravilhoso. E imagino esse probleminha.
ResponderExcluirBeijos!
ps: andei meio sumida mesmo, mas voltando...
Suellen, o livro é uma delícia! Eu adoro a Cornelia Funke e ela mandou super bem nessa história.
ResponderExcluirComo eu falei na resenha, são apenas problemas com revisão/tradução. Por exemplo, em um momento aparece escrito "Elle" ao invés de "Ele" - são coisas pequenas, mas que me incomodaram.
A parte gráfica do livro está toda muito boa! As letras são grandinhas, a qualidade do papel é maravilhosa - quanto a isso não há do que reclamar ^^
P.S.: Andou mesmo e eu já estava com saudades ^^ Espero que esteja tudo bem com você :) É sempre super bem-vinda ao blog!
Poxa, estou realmente tentando não ver mais nada sobre livro nenhum pq não to podendo querer nada, mas vou acabar marcando esse... uma pena que a edição esteja com problemas de revisão, é muito triste quando acontece - parece que a gente só vê isso, né? aquelas palavrinhas erradas que tiram toda a graça da página... será que é melhor pegar em inglês? (a capa daqui é tão linda ._.)
ResponderExcluirNão sei o que isso diz sobre mim, mas eu gosto sim de infanto-juvenil, mesmo já tendo passado da fase hehe
Já vi esse livro antes e confesso que não me chamou muita atenção. Não pareceu ser história pra mim. Apesar disso acho até legal, é uma boa história.
ResponderExcluirRaphaella, sei bem como é essa situação - eu ando mais ou menos no mesmo nível... mas esse livro é uma delícia *-* Quem gosta de infanto-juvenis (eu tampouco sei o que isso diz sobre uma pessoa... ainda mais quando é um adulto, mas eu também adoro livros voltados para essa faixa etária) vai realmente se apaixonar por essa história :D
ResponderExcluirOlha, eu achei ainda pior por ter visto isso em uma editora onde esse tipo de problema era praticamente inexistente! Não são muitas coisas, mas ainda assim me incomodou. Por exemplo, eu encontrei um "Elle" (no lugar de Ele) no texto... E isso é péssimo ><
Cristiane, é um livro indicado para quem curte infanto-juvenis ^^
ResponderExcluirA história é excelente!
Parece uma gracinha, mas não curti a revisão não estar legal. Não gosto mesmo de ler livro mal revisado.
ResponderExcluirCarissa, o livro é uma delícia e vale a pena ler =D
ResponderExcluirA revisão não está perfeita, mas também não está ruim a ponto de fazer com que a leitura seja prejudicada não. São apenas pequenos detalhes, mas que me chamaram atenção principalmente por ser de uma editora que costuma chegar muito perto da perfeição nos livros que lança.
Hum... entendo. o meu sumiço tem explicação a falta de tempo. Faculdade agora esta me sugando quase o tempo inteiro. Beijos!
ResponderExcluirSuellen, então se joga na faculdade - que certamente é o mais importante nesse momento ^^
ResponderExcluirestou focar no momento na faculdade, mas também saindo da rotina para não enlouquecer. =)
ResponderExcluirSuellen, eu me lembro da minha época de faculdade - é de enlouquecer mesmo :D
ResponderExcluirQuando li o nome do livro, achei tratar-se da história do filme O Cavaleiro Fantasma de 2007 com o ator Sam Elliott. Gostei muito da sua resenha e pretendo ler o livro mas lá pelo final de 2013, pois tenho vários livros para ler antes.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
Maristela, não tem nada a ver com esse filme não - é uma história diferente (mas muito gostosa). É uma delícia de leitura - sou super fã da Cornelia Funke!
ResponderExcluirEsse livro deve ser legal mesmo, esses dias eu o vi na livraria e achei a capa muito linda, me deu vontade de comprar, pena que o preço é muito salgado, custa 33, vou colocar na minha lista, acho que vou comprar na bienal.
ResponderExcluirAlém do mais, eu li Coração de Tinta, mas não gostei, acho que vou dar a autora um segunda chance, porque o enredo desse livro parece ser demais.
Ahh eu me amarrei em coração de tinta, lindo e criativo! Nem precisava ler o resto da resenha para querer ler esse livro rs
ResponderExcluirLivros com o ponto de vista de crianças são sempre interessantes. Ainda por cima tenho uma queda por livros infantis.
Enfim quero muito ler!
Adorei a resenha.
p.s: tb espero que os erros sejam fatos isolados.
bjs
Anda cada vez mais comum encontrar erros em revisão.
ResponderExcluirSerá a pressa de lançar os livros?
Da Cornélia li A maldição da Pedra e me apaixonei.
Espero ter a oportunidade de ler os outros.
Bjuuu
Nanie, parece que esse livro tem vários elementos importantes para ser bom: uma narrativa gostosa, bons personagens, um bom enredo e uma autora ótima \o/
ResponderExcluirGostei muito da resenha e já quero ler! Sou fã de infanto juvenis e esse parece ótimo. Aliás, a autora escreveu Coração de Tinta, um dos melhores que já li!
Beijos
~Lucas
DescobrindoLivros.blogspot.com
Lucas, você acha que o preço está ruim? Eu nem acho, afinal de contas é uma lançamento!
ResponderExcluirVocê não gostou de Coração de Tinta?! Como assim?! *surta* Esse é simplesmente o meu livro favorito *-*
Mesmo não tendo gostado de Coração de Tinta, acho que você poderá gostar dele, pois o estilo da história é bem diferente, embora igualmente gostoso!
Ainda não acredito que você não gosta de Coração de Tinta *chora*
Marinna, eu também! Coraão de Tinta é inigualável, mesmo para Cornelia. Nem mesmo os outros dois livros da série conseguem ser tão incríveis quanto o primeiro.
ResponderExcluirAinda assim, entretanto, a autora é fabulosa e esse outro livro é uma delícia - vale a pena ler! Quem gosta de livros infantis, então, irá gostar ainda mais! hahahahaha
Pelo jeito é coisa isolada sim... inclusive, a editora já está com alguns problemas anotados para correção na próxima edição.
Ariana, eu prefiro pensar que sou uma leitora mais atenta hoje do que eu era há algum tempo... até porque quando releio um livro que já faz muito tempo que li, encontro erros cuja existência eu desconhecia... e de maneira geral, tenho visto as editoras se empenhando mais no sentido de deixar os livros cada vez melhores!
ResponderExcluirA Maldição da Pedra é uma delícia (Coração de Tinta, entretanto, é o melhor da autora! Melhor de todos os livros, aliás! hahahah). Certamente iria curtir se gostou desse :)
Inês, a Cornelia é maravilhosa *-* Sou fã de carteirinha da autora!
ResponderExcluirInfelizmente, Coração de Tinta é um livro bem carinho mesmo... esse, por outro lado, já tem um preço mais convidativo ^^ hahah
Não tem nada a ver com a lenda do Cavaleiro Sem Cabeça... mas é muito bacana!
P.S.: Eu AMO o livro Coração de Tinta, mas nunca vi o filme O.o
Lucas, a autora é um espectaculo e mandou muito bem nesse livro também! Com certeza, se é fã de infanto-juvenis, vai gostar dessa história!
ResponderExcluirCoração de Tinta é o meu livro favorito *-*
Nunca tinha ouvido falar dessa mulher que tu ama aououia mas já tinha ouvido falar de o Coração de Tinta :p
ResponderExcluirDe qualquer forma, curti muito a história do livro a e tua resenha mais ainda. Parabéns! :)
Bom, Lucas, ela é a autora de Coração de Tinta O.o Então, de tabela, você já havia ouvido falar dela! hahahaha Ela é uma excelente escritora e os livros dela são garantia de boas horas de leitura *-*
ResponderExcluirEu sei, duuh uaoiuaoi Tinha ouvido falar do livro, mas não da autora :p
ResponderExcluirEu achei Coração de Tinta meio parado, mas já comprei a continuação, me disseram que a continuação era melhor.
ResponderExcluirQue coincidência eim, você também não gostou do meu livro favorito (o labirinto dos ossos) kkkkk
Lucas, eu prefiro o primeiro livro... os outros dois eu já não gostei muito >< mas como nossos gostos são beeem diferentes, talvez você goste mais dos outros dois! ahahahahaha
ResponderExcluirnossa essa capa é lindaaa demais! não tive chance ainda de ler os livros Cornelia, mas coração de tinta ja era uma pretensão e agora esse! não há salario que cubra meus desejos literários hauahuahauhuahuah! adoro aventura e tenho certeza que vou gostar desse livro!
ResponderExcluirEu não acho que temos estilos tão diferentes assim, pois nós gostamos de livros de riordan, snicket, jogos vorazes, treze porquês, etc.
ResponderExcluirNanie!
ResponderExcluirLivros de aventuras e que nos fazem rir ainda, é bom demais. E quando a escrita é envolvente, ainda melhor. Não li nenhum livro da autora ainda, mas confesso que fui conquistada por sua reseha, ainda mais que achou o livro excelente! E ainda porque é um livro infanto-juvenil, leitura que chamo de descomplicada.
cheirinhos
Rudy
Tamires, a Cornelia é ótima! Esse livro dela não é tão caro, mas a série Mundo de Tinta é meio carinha mesmo >< hahahah
ResponderExcluirCertamente vai adorar esse livro :D
Rudy, a Cornelia é extremamente competente *-* O livros dela são um presente par ao leitor \o/
ResponderExcluirLucas, eu tenho certeza que não são >< Eu estava brincando ^^ hehehehe
ResponderExcluirAdoro Snicket *-* Paixão demais! E também gosto muito do tio Riordan...
Eu até tenho um livro da cornelia Funke aqui em casa mas ainda não consegui ler, mas sempre leio resenhas positivas sobre os livros dela. Esse parece ser bem bacana, a começar pela capa. Adoro infanto-juvenis de qualidade e pelo que ouvi falar os livros da autora se enquadram nessa categoria. Quero ler com certeza, mas antes vou corrigir essa minha falha e ler o livro que já tenho aqui em casa, é Reckless, no original, não me lembro agora qual o título da edição brasileira.
ResponderExcluirCris, a Cornelia é uma autora excelente! Sempre maravilhosa na hora de criar seus enredos e dar vida aos seus personagens, as histórias dela encantam leitores de qualquer idade :D
ResponderExcluirAh, já li esse livro, em português virou A Maldição da Pedra e é uma delícia ^^
Acho que vou ler esse livro em seguida. Lendo Desespero de Stephen King, a história é super tensa, preciso de uma leitura diferente agora.
ResponderExcluirCris, é uma boa ideia, o livro é uma aventura fantástica bem leve e muito divertida! O livro do King é bom, mas realmente é bem tenso! hahahah
ResponderExcluirA sinopse já é muito divertida mesmo! Ainda não li nada da autora mas tenho muita vontade. Parece uma ótima aventura. ^^
ResponderExcluirLuciana
Gostei de saber que o protagonista tem 11 anos e se comporta como um garoto de 11 anos. Porque tem livros que a criança parece um adulto. E é bom saber que tem vários personagens interessantes. E me admiro também com a cia das letras, sempre tão detalhista, deixar passar alguns erros.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Muito legal! não conheço a autora ainda, mas quero muito conhecer! Adoro infanto juvenil e estou louca para conhecer todos esses personagens que vc falou, e essa historia que mistura realidade e ficção!! E claro, achei capa linda tbem!bjos
ResponderExcluirÓtima resenha! Desejando ainda mais o livro :D
ResponderExcluirAdriana, eu gosto quando os protagonistas se comportam de acordo com sua idade >< hahahahahha
ResponderExcluirPois é, por isso os erros me incomodaram - porque a editora normalmente não deixa esse tipo de coisa passar. Mas como foi mencionado na resenha são erros leves.
Ana Paula, ela é uma das minhas autoras favoritas! Escreve super beem *-*
ResponderExcluirOi Nanie!
ResponderExcluirEu adoro livros voltados para o público infanto-juvenil, principalmente quando realmente o são...pois o que temos visto por aí são livros mais young adult.
Gostei do que li na resenha, livros de aventura me fascinam, ainda mais quando o personagem principal tem 11 anos. É uma fase tão mágica e boa na nossa vida, que quando leio, volto no tempo de verdade...rs.
Você comentou que amou a capa, engraçado porque o meu primeiro pensamento com relação ao livro foi "que capa sem graça"...rs. Provavelmente não chamaria a minha atenção se não fosse a sua resenha.
Bem, agora realmente fiquei curiosa.
Beijinhos.
Daniela, é uma leitura super gostosa - vale a pena ler \o/
ResponderExcluirVanessa, é verdade... aqui no Brasil costumam classificar tudo como infanto-juvenil... eu classifico como infanto-juvenil livros como esse e como juvenil livros do tipo "young adult" - para diferenciar.
ResponderExcluirEu também adoro livros que me transportam de volta à minha infância - é uma fase deliciosa, despreocupada, quando ainda temos muitos sonhos e poucas responsabilidades ^^
Sério que não gostou da capa?! Nossa... eu adorei! hahahahahahahaha
O livro é muito bom - uma leitura bem gostosa!
Adorei a sinopse e pela sua resenha o livro não deixa nada a desejar. Ainda não li nada da autora mas todos falam tão bem das histórias dela que tenho muita vontade de conhecer. E O Cavaleiro Fantasma parece ser bem recheado de aventura para um livro curtinho.
ResponderExcluirVanilda, não deixa mesmo - é uma história maravilhosa :D
ResponderExcluirPoxa, só agora vi que o livro é bem curtinho! ): Com certeza vou ficar querendo mais! haha Gostei desse livro desde que li apenas a sinopse. Depois que comecei a pesquisar e sabia que a autora não me era estranha! Não li Coração de Tinta, mas sempre vejo ótimas resenhas acerca do livro e também da escrita da autora! Estou bastante ansiosa para tê-lo em mãos! *-*
ResponderExcluirAndreza, realmente o livro é bem curtinho, mas a história é deliciosa e bem completa! Acaba deixando mesmo um gostinho de quero mais por ser tão gostosinho ><
ResponderExcluirEla está entre os meus autores favoritos *-* Cornelia Funke é sensacional \o/
Nossa, que história gostosa... me lembrou meus medos e chateações de criança. E da vontade de fugir de todos eles!
ResponderExcluirAdoraria ler esse livro junto ao meu filho, para nos divertirmos juntos e até abrir espaços para falarmos de suas chateações e medos tb.
Acho que a capa está muito convidativa e bonita e que essa aventura promete momentos de tensão, adrenalina e muita torcida por Jon.
Pena os errinhos que até prejudicam a obra. Tb fico impaciente quando isso acontece.
Manu, a história é uma delícia :D
ResponderExcluirE o livro é uma ótima pedida para ler sozinho ou em companhia dos filhos pequenos ^^