segunda-feira, 25 de março de 2013

O Fio, de Victoria Hislop

O Fio, de Victoria Hislop
Intrínseca - 365 páginas
Duas vidas entrelaçadas à história de uma cidade.




Título: O Fio
Título Original: The Thread
Autor: Victoria Hislop
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-298-8
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 365
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Era uma vez uma cidade litorânea próspera e de povo feliz. Viviam juntos cristãos, judeus e muçulmanos em perfeita harmonia.

Era uma vez o bicho homem, sua arrogância e ganância. Um bicho que não sabia viver em paz e não sabia respeitar o próximo - visava o lucro acima de tudo, mesmo que para isso tivesse que passar sobre sua própria dignidade, ética, honra ou vergonha.

O Fio segue a história de Dimitri e Katerina, moradores da Tessalônica, cidade da Grécia.
A trama passa pelas guerras mundiais e também por uma guerra civil, mostra incêndio, terremoto e as dificuldades e modificações pelas quais a cidade passou.


O que eu achei do livro:
Ótimo!

Já há algum tempo eu tinha vontade de conhecer Victoria Hislop. A Ilha, outro romance da autora, está dentre os meus desejados desde o seu lançamento. Ainda não consegui ler essa obra, mas O Fio caiu nas minhas mãos e eu enfim tive a oportunidade de conhecer Victoria Hislop, para a minha felicidade e deleite.

A escrita de Hislop é viciante, inebriante, deliciosa!
Quase não sentia as páginas passando enquanto ia acompanhando a história de seus protagonistas e, principalmente, da Tessalônica. São mais de trezentas e cinquenta páginas que passam rapidamente e quase despercebidas, tão deliciosa é a narrativa da habilidosa escritora.
Ela é bastante descritivista, mas não de uma forma exagerada ou enjoativa - ela consegue transportar o leitor para o meio de sua trama, fazendo-o sentir na pele cada mínimo acontecimento. Adoro livros que conseguem me levar para dentro de suas páginas - a experiência de leitura, quando isso acontece, é sempre muito intensa e maravilhosa.

A autora mescla realidade e ficção de forma sublime! Segundo palavras da própria, personagens e nomes de ruas e locações são ficção, mas os eventos históricos são reais. Foi muito gratificante ler esse livro e conhecer um pouco mais da história da Grécia - mesmo que do fundo do meu coração eu desejasse que alguns dos eventos narrados fossem simplesmente imaginação de Victoria Hislop e não algo que realmente aconteceu.

Os personagens são um show à parte.
Nenhum deles é perfeito, pelo contrário, são todos humanos e bastante coerentes com a época à qual pertencem. Têm sonhos, anseios, medos e obrigações - vivem o passar dos dias da melhor forma possível, mas nem por isso de forma lúdica. É tão real que chega a doer. Mas ao mesmo tempo é real o suficiente para emocionar e maravilhar.

Me apaixonei por Katerina - torci tanto por ela! A história é narrada em terceira pessoa, mas na maior parte do tempo acompanha o cotidiano dessa moça tão determinada.
Fiquei pensando nos acontecimentos na vida de Dimitri enquanto ele esteve longe da Tessalônica. Ele passou por tanta coisa que sua história daria um novo livro. Confesso que guardo esperanças de que Hislop escreva as desventuras de tão destemido jovem.

Não esperava tanto desse livro. Embora estivesse ansiosa para conhecer a Victoria Hislop, pensei que a leitura seria um pouco maçante ou, ao menos, um pouco mais lenta. Esperava um livro devagar, cheio de coisas bacanas sim, mas não tão dinâmico e delicioso quanto o que encontrei.
O Fio é uma história excelente, narrada de maneira primorosa.
Preciso urgentemente dos demais livros da autora.


Nota: 


28 comentários:

  1. Oi Nanie!
    Ah! Estou com os dois livros em casa \o/
    Vou pegar para ler, fiquei curiosa agora, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, sua sortuda! Agora eu estou doida para ler A Ilha ><
    O Fio é realmente MUITO bom!

    ResponderExcluir
  3. Foi um lançamento que fiquei com vontade de ler, mas vi pouquiiiiiissiiiimas resenhas. Essa pode ser a segunda, talvez. Gostei da história dele, bem legal. Pela sinopse não tinha dado pra saber muito, mas depois da resenha deu e gostei mesmo, interessou ler.

    ResponderExcluir
  4. Você se surpreendeu com o livro e eu me surpreendi com a empolgação da sua resenha! ^^ Já queria ler O Fio há um tempo, já tinha lido coisas positivas sobre o livro, mas caramba, não imaginava que fosse assim imperdível. Sua resenha me deixou querendo o livro urgentemente! Gostei muito de saber que a autora tem essa pegada mais descritiva, amo descrições e me decepciono quando a narrativa não dá a devida atenção a elas.

    O que mais me chama atenção em O Fio é que se trata da Grécia, dos fatos históricos desse país que me encanta. Quero ler mais que nunca!

    Bj,
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia, não conhecia essa autora, mas acho que preciso conhecer. A capa do livro me conquistou, só por ela já compraria o livro *Leninha apaixonada por belas capas*.

    Amei como vc passa o que esperava e o que sentiu na leitura, em sua resenha. Como sempre arrasou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Cristiane, esse é uma lançamento que vale muito a pena ler - o livro é incrível!

    ResponderExcluir
  7. Aline, eu queria ler a autora, já havia lido coisas positivas sobre ele, mas eu tinha a ideia de que ela faria um livro mais lento - daqueles cuja leitura é gostosa, mas demora, sabe?! Só que não foi assim... eu simplesmente me vi envolvida demais no livro e não conseguia parar de ler antes de chegar ao final - é ótimo =D
    E aliar a ficção a fatos históricos só deixou o livro ainda mais bacana!

    ResponderExcluir
  8. Leninha, o livro é bom demais! A autora é muito competente e nos transporta para dentro da história - incrível!

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, tenho o outro livro da autora que quando ganhei já havia me apaixonado pela capa. O Fio parece ser um livro igualmente gostoso de se ler, ver tua narração dos personagens me deixou bastante curiosa, porque também esperava uma leitura mais maçante. Beijos

    ResponderExcluir
  10. É a primeira resenha que leio desse livro.
    O livro te cativou mesmo, heim!
    Sua resenha despertou meu interesse, ;)

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante e talvez seja surpreendente esse livro. Uma boa dica de leitura, eu leria! Trazer um pouco de História no conteúdo deixa tudo mais rico.


    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Eu já li um livro da autora e adorei, além de um belo romance tive uma aula de história sobre a Guerra Civil Espanhola com muito prazer. Bom saber que a qualidade é a mesma nesse livro, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia nem o livro nem a autora. Mas vc descreveu o livro tão bem que deu vontade de ler, principalmente sabendo que as passagens histórias são reais e o livro é na terceira pessoa, algo que adoro. E também amo livro que te levra para dentro do ambiente. Vou gostar desse!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Raquel, as capas dos livros dela são lindas demais!
    O Fio é uma delícia e nada maçante - pode ler sem medo ^^

    ResponderExcluir
  15. Gladys, o livro me ganhou mesmo - é uma leitura maravilhosa!

    ResponderExcluir
  16. Luciana, eu me surpreendi - adorei o que encontrei em O Fio e recomendo muito essa leitura!

    ResponderExcluir
  17. Cris, eu agora estou morrendo de vontade para ler os demais livros da autora.
    O livro é maravilhoso - vale muito a pena ler :D E junto com a história, que é uma delícia, vem uma aula de História, dessa vez sobre a Tessalônica.

    ResponderExcluir
  18. Maristela, o livro é muito bom e a autora é mesmo muito competente - vale a pena ler :)

    ResponderExcluir
  19. Adriana, o livro acabou de ser lançado pela Intrínseca, que já publicou outros livros da autora!

    É muito bom esse livro e vale a pena ler =)

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie !

    Eu conheço e quero o livro, e essa é primeira resenha que leio!

    Adoro narrativas que estão ali, no ponto certo, sem exagerar na descrição e sem pecar na falta dela. E meu receio foi tirado porque eu achava que seria uma narrativa meio lenta e sem objetivo, mas agora estou curioso mesmo pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Lucas, o livro é maravilhoso! Eu adorei =D

    ResponderExcluir
  22. Nanie, sua resenha reforçou meu desejo de conhecer essa autora. Já tenho um livro dela e ainda não li, mas já sei que as resenhas de suas obras são positivas e a autora é muito bem recomendada.
    Gosto particularmente desse mix de fatos históricos com a ficção que a autora cria, proporcionando uma leitura rica em dados e mais empolgante. Mais um pra minha estante de desejados.

    ResponderExcluir
  23. Manu, ela é muito competente! Ao menos nesse livro, foi incrível :)

    ResponderExcluir
  24. Zilda Helena de Paulo da Silvasábado, 13 abril, 2013

    Não conhecia a autora, tampouco o livro, mas descreveu tão bem que deu vontade de ler 365 páginas em uma noite.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Nanie pela belíssima resenha, simplesmente adorei, confesso que a primeira vista eu não fiquei muito interessada no livro, sabe aquela coisa de julgar o livro pela capa, então rs
    Mas após ler a sinopse e sua resenha eu fiquei com muita vontade de ler esse livro, achei a história muito interessante e envolvente, espero em breve lê-lo.
    Parabéns pela bela resenha.

    ResponderExcluir
  26. Zilda, da autora eu só conheço esse livro, que é excelente! Essa é uma história que vale muito a pena ler!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada, Luciana!
    O livro é incrível! Eu esperava que ele fosse bom, mas tampouco achei que fosse ser tão bacana quanto foi - por algum motivo que eu nem ao menos consigo explicar, achei que seria uma leitura enfadonha... mas, pelo contrário, foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  28. Qualquer livro dela é fantástico, A ilha, regresso, ou a arca, ainda não li, o novo romance porque ainda não está traduzido em português, sunrice ou mini histórias.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥