sexta-feira, 22 de março de 2013

Entrando em Forma #02: Os Primeiros Passos

Porque, às vezes, emagrecer é necessário!

Julho de 2011 - por volta de 90 kg


Ok, eu estava mesmo decidida: iria perder peso.
Mas uma coisa é saber que eu queria perder peso - MUITO FÁCIL - outra era fazer algo para alcançar esse objetivo - MUITO DIFÍCIL.

Dizer que eu estava perdida é pouco...

Não tenho plano de saúde (é caro demais e, lembrem-se, nessa época eu estava desempregada) e sabia que ir a um médico do SUS pedir dieta seria inútil.
Aliás, os médicos da rede pública que me desculpem o generalismo, mas nunca encontrei um médico que me tratasse bem pelo SUS - mesmo que fora dele fosse super bem recomendado. Comigo foi sempre assim e só recorro a médicos do SUS quando não há alternativa.

Nesse caso havia: a televisão.
Não, eu não acho que a televisão seja uma caixinha de verdades. Convenhamos, está muito mais para uma caixinha de manipulações do que qualquer coisa, né?!
Mas ainda há coisas que se salvam. E uma delas foi o quadro "Medida Certa" do Fantástico. A primeira edição do quadro, protagonizada por Zeca Camargo e Renata Ceribelli, havia começado em abril (abril de 2011 - como faz tempo!) e os apresentadores conseguiram resultados significativos de forma saudável. Resolvi que aplicaria alguns conselhos do Mácio Atalla - consultor no quadro - e também entraria em forma, ou pelo menos começaria a ganhar mais saúde.

Eu sabia que não conseguiria perder todo o peso que seria necessário (nessa altura do campeonato eu ainda não tinha um peso desejado definido, só sabia que precisava perder muita coisa) de uma hora para outra e que precisaria me esforçar muito para chegar lá.
Decidi começar bem de leve.

Como? Reeducação alimentar e caminhada diária.
Acho que essas duas palavras-chaves são um excelente início.

Primeiro, um quadro geral da Nanie de Junho de 2011: nenhum controle alimentar - frituras, massas, quantidades exageradas de tudo quanto era alimento, não havia horário ou número de refeições pré-definido - e sedentarismo puro - nada de atividade física em nenhum sentido.
Se você também estava no mesmo ponto que eu, acho que é uma boa ideia começar de leve - porque ninguém muda completamente de um segundo para o próximo. Mudar aos poucos é bom para que você possa se adaptar e, conforme for conseguindo se enquadrar naquela primeira proposta, ir em frente buscando novos desafios.

Se você come bastante errado, também como acontecia comigo (eu era um péssimo exemplo), a reeducação alimentar é necessária.
Não apenas durante algum tempo, mas por toda a vida.
Hoje eu faço uma dieta bastante restrita (vou falar dela quando chegar a hora), mas ela não é para o resto da vida - uma hora voltarei a ter uma alimentação normal. 
Entretanto, é importante enfatizar que essa alimentação normal precisa ser saudável e não tresloucada como a minha era (aliás, aqui até cabe uma discussão de como a alimentação normal de hoje em dia não é saudável) e como é a de várias pessoas atualmente.

Também é uma boa ideia começar com um exercício físico mais leve.
Se não está acostumado com atividades físicas, não adianta pensar que irá correr uma maratona dali a dois meses, porque isso não é verdade. Seu corpo, como o meu, certamente não terá elasticidade alguma, seu fôlego será pior do que o de um fumante e sua disposição... bem, não há disposição alguma.
A caminhada é um exercício leve, que apesar de não ser a melhor opção para perder peso, é uma atividade física super válida, tranquila e pouco exigente, é um aeróbico que faz muito bem à sua saúde. Portanto, a caminhada é um ótimo ponto de partida.

No próximo post, vou compartilhar algumas dicas sobre reeducação alimentar e caminhada que foram muito importantes nessa primeira fase!

Acompanhe os posts da série:
- Tudo tem um início





18 comentários:

  1. Estou adorando essa serie de postagens, sabe ainda estou só na reeducação alimentar, nao comecei com as atividades fisicas, pois estou super pesada, e nao conseguiria ir muito longe, por causa do meu joelho e tornozelo, preciso perder uns 10 kg primeiro e ai sim, começar a me mexer mais...obrigada pela iniciativa de dividir com a gente sua experiência, bjão!

    ResponderExcluir
  2. Adriana, então acho que você vai gostar do próximo post! Porque eu pretendo compartilhar algumas dicas que foram fundamentais para a minha reeducação alimentar e quero que os leitores também deem suas dicas :D


    Ah, entendo o seu caso - aí é bem complicado mesmo. Mas só de você começar a andar em casa já ajuda, sabia?! Tente aposentar o controle remoto e dar uma volta pela casa (aquela que parece bobinha e leva cinco minutos) a cada hora, se possível. Parece bobeira, mas já começa a melhorar. Quando você perder alguns quilos, você começa a andar na rua - mas não precisa ser rápido não, pode ir devagarinho, no ritmo que conseguir - vai dez minutos e volta dez. Depois vai aumentando. Leva uma amiga junto para não ter problema e uma garrafinha de água SEMPRE. E se você cansar no meio do caminho, não se acanhe: sente e descanse antes de voltar.

    ResponderExcluir
  3. Medico publico é uma birosca mesmo. Não sei se é por causa do excesso de gente ou o descaso, mas é difícil ser bem tratado por eles. A ideia da TV foi ótima se quer saber. Reeducação alimentar e caminhada é mesmo a chave para o sucesso. Tenho parentes que só assim conseguiram um melhor peso, gente que era gorda mesmo e estava mal de saúde seguindo esses dois passos e mais umas outras coisas conseguiram melhorar e hoje em dia ainda tem o habito de manter os dois. Vejamos o que vem por aí nos próximos posts!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse texto, apesar de eu não precisar emagrecer (Mais um pouco e viro uma caveira) e sim o contrário. Meu IMC está abaixo do ideal /o\

    Mesmo assim gostei por ser pessoal e interessante. Vou acompanhar sua saga :)

    ResponderExcluir
  5. Oiie Nanie, eu passe por isso no ano passado e sei que não é nada fácil. Hoje estou vivendo a fase oposta. Antes de finalizar meu processo de emagrecimento, faltava apenas 4 kg, eu engravidei. Minha cabeça está virada, não posso restringir muito minha alimentação por causa da minha filha, (claro que não estou achando ruim), mas não esta sendo fácil, minha cabeça pira as vezes.

    Beijos

    Raíssa Lis

    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse nova sessão é ótima Nanie. Estou me identificando a cada linha, só espero um dia ter tanta disposição e força de vontade quanto ti para mudar minha rotina e meus hábitos. Parabéns querida!!

    ResponderExcluir
  7. Cristiane, infelizmente o tratamento de saúde público é um terror. Eu não tenho uma experiência bacana e por isso evito sempre que possível.

    Pois é, o quadro foi bem bacana e passou dicas super interessantes!

    Sim, são duas coisas bem simples, mas que ajudam! Vou tentar não demorar a postar a continuação ^^

    ResponderExcluir
  8. Felipe, invejinha básica de você >< hahahah Eu ainda preciso emagrecer um bocado bom. Mas chego lá!

    ResponderExcluir
  9. Raíssa, nossa realmente deve estar sendo um desafio por estar grávida! Mas um desafio gostoso, né?!

    ResponderExcluir
  10. Monique, basta querer e lutar um bocadão! Tem muito choro e sofrimento no meio, mas se quiser você consegue =)

    ResponderExcluir
  11. Ixi, Nanie, eu fui ao médico umas 2 vezes, só pra pegar receita pra tomar remédios de emagrecer/tirar o apetite. Que resolveram na hora, perdi cerca de 9 kg em 1 mes. Mas que voltara, depois de meses e agora são ainda mais dificeis de eliminar.
    Agora vou a academia pelo menos 3 x na semana. TEnho 3 meses de treino, agora melhorei minha alimentação, meu "fôlego", minhas roupas estão mais confortáveis, apesar de não ter mudado meu peso. (dizem que é gordura saindo e massa magra entrando). Essa semana minha série mudou, agora é pra secar mesmo, e comecei a usar um termogênico. No proximo post ja da pra eu contar se ta fazendo efeito. =)

    ResponderExcluir
  12. Como você é linda, que pessoa maravilhosa é esse que faz o blog que eu adoro e eu nem imaginava.
    Abraço de luz e paz do interior de SP.

    ResponderExcluir
  13. Karolyne, eu acho que remédio é furada, sabe?! Por isso resolvi fazer tudo de maneira saudável e sem pressa :)


    Ai, que delícia, Karol! Espero que as coisas continuem boas assim.
    E realmente músculo pesa mais do que gordura :)

    ResponderExcluir
  14. Ah, sua linda... posso falar a verdade? Pensei que vc iria desistir na primeira dificuldade, mas vc me surpreendeu! Esqueci que vc é do signo de virgem e quando mete uma coisa na cabeça, nem Deus tira!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... sua gatona!!!!

    ResponderExcluir
  15. Vanessa, não desisti! Até eu pensei que iria desistir, sabe?! hahahaahh Mas consegui me superar - e muito :)

    ResponderExcluir
  16. Desde que eu me entendo por gente eu vivo de dieta... rs
    A turma lá de casa é tudo "reforçada", então eu tenho que ralar para não engordar...
    Você fez certinho: começar devagar é a melhor forma para não desistir no meio do caminho!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Livia, é como aqui em casa! Também tive que ralar muito para perder peso e agora para não recuperar...
    Começar devagar é a melhor forma de não desistir e não desanimar.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥