domingo, 24 de março de 2013

Domingo da Depressão


Um post rápido só para desabafar.


Eu estou postando a minha história: Entrando em Forma aqui no blog.
Comecei contando lá do início, o que já faz quase dois anos. E hoje eu senti necessidade de falar de HOJE. Do agora. Então não vou postar, ainda, a terceira parte dessa história (que deve sair ainda essa semana, eu prometo!), porque preciso abrir um espaço para falar do presente.

Chamei esse desabafo de "domingo da depressão" - porque hoje eu estava muito, muito, muito mal. E fiz o que eu não deveria ter feito. Saí da dieta!

Vamos por partes.
Toda essa tristeza que tomou o meu domingo começou na sexta-feira, quando eu vi na balança um quilo a mais que não deveria estar ali.
Tudo bem - isso acontece. Não sei como é a relação de vocês com seu peso, mas o meu é bem inconstante. E, de maneira geral, sei lidar bem com isso.
Mas daí a calcinha me contou a verdade. A peça que ficava certinha deu uma apertadinha. Ligeira. Nada que deveria incomodar. Porém, incomodou e eu não consegui tirar isso da cabeça.

No sábado, continuou a apertar (não a mesma calcinha, claro).
E daí de noite eu saí da dieta.
Normalmente eu também consigo lidar com isso. Todavia, há alguns momentos em que as coisas simplesmente saem do controle. E dessa vez foi assim.

Comi um hamburguer (na verdade, foi um sanduíche diferente no pão sírio, mas em estilo hamburguer e super gostoso) e no domingo eu continuei a sair da dieta - comi farofa no almoço (não muito, mas minha dieta - que eu vou contar a vocês qual é no momento oportuno - impede), frappé à tarde (mas minha irmã comeu o chantilly, eu fiquei só com o café mesmo) e salgadinho (aqui foi o maior pecado do domingo) com vinho tinto (metade da garrafa sozinha).

Eu precisava disso. Queria ter sido forte o suficiente para não ter feito toda essa loucura de comer coisas fora da dieta, mas não consegui porque eu surtei.

Pode parecer estranho e totalmente irracional para quem está vendo de fora. Contudo, toda vez que eu surto (não, essa infelizmente não foi a primeira vez e tenho certeza que não será a última) por estar fora do peso ou por estar há muito tempo comendo só aquelas mesmas coisas que são permitidas pela dieta receitada, eu como, como e como sem freios.
Não sei explicar, não sei se com você será assim. Comigo é desse jeito que acontece e eu não consigo evitar (quando estou no modo "surtada" - normalmente, eu digo não a todas as coisas que não estão na dieta).

Por que então eu quis compartilhar isso?
Para que aquelas pessoas que estão seguindo a minha história no Entrando em Forma saibam que todo mundo tem dias ruins... e que esses dias ruins às vezes são piores do que pareciam à princípio e podem levar a loucuras. No meu caso, me fizeram sair da dieta.

Entretanto, isso não deve fazer com que você desista. Pelo contrário, deve servir como uma válvula de escape, que vai liberar toda a frustração e fazê-lo se empenhar novamente dali para frente.
Foi isso que aconteceu comigo. Eu estou bem melhor agora (embora, confesso, ainda não esteja totalmente bem) e amanhã volto à minha rotina normal.

Quanto ao que me fez surtar: aquele quilo apontado pela balança e que se mostrou quando eu coloquei a roupa, sei exatamente porque o ganhei.
Primeiro: a balança é variável mesmo e você não deve ser fiar a cada grama que aparece no mostrador. Assim como eu também não devo (na verdade, eu tento não fazer isso e usar a balança apenas como um guia).
Segundo: a diferença nas roupas - quando pequena, como foi o meu caso - pode significar várias coisas. Até mesmo um pequeno inchaço por retenção de líquido, dentre outras inúmeras possibilidades. Não há necessidade de surtar.
No meu caso, eu realmente devo ter ganhado um pouco de gordura porque essa foi uma semana de chuvas intensas aqui na minha cidade - o que me impediu de sair para minha caminhada diária a semana inteira. Mantendo a mesma dieta de sempre, é esperado que eu ganhe alguma coisa, já que não fiz exercício algum. E foi justamente saber que aquele ganho deveria ser real e não apenas imaginário que me levou a surtar - porque para perder cada quilo que perdi, passei por muita dificuldade. Ganhar um quilo de bobeira assim me fez sair dos eixos.

Não surte!
E se surtar: não desista!
Renove as forças, recobre a determinação e volte para os trilhos.

Amanhã (coincidentemente segunda-feira, porque sou contra esse negócio de que as resoluções têm que começar a funcionar em uma segunda-feira... sou a favor do agora - ou no máximo no dia seguinte) tudo volta ao normal!

Esse post me ajudou. Muito. Embora eu não queira explicar exatamente como ele me ajudou, foi muito importante para que eu não ficasse me sentindo culpada por ter surtado e consiga seguir em frente (prometo que no final da semana eu faço outro post contando como foi a minha recuperação depois desse surto).
Espero que de alguma forma ele também tenha ajudado quem está seguindo a minha história.
Os surtos existem - não desista por ter saído da linha!
Isso acontece e é super natural. Não somos robôs e só quem está lutando contra o próprio corpo (e, principalmente, contra seu psicológico) sabe o quanto é difícil se manter na linha.

Continue firme, continue em frente. Eu estou aqui para te dar todo apoio e preciso de você para me apoiar também. Em conjunto chegaremos ao nosso objetivo!


P.S.: Lá em cima eu disse - "Um post rápido só para desabafar" - porque realmente pretendia que fosse algo rápido. Mas acabei escrevendo demais.
Entretanto, depois não consegui tirar uma linha.
E, além disso, eu só reli o que escrevi - não fiquei pensando, reestruturando, reescrevendo nada - porque é um desabafo e, como tal, requer o calor do momento e pouca reflexão.



21 comentários:

  1. Olhe só, a psicóloga que reside em mim falará nesse momento: Os surtos são positivos, eles liberam a carga pesada que carregamos por conta de uma porrada de coisas. Veja isso como uma válvula de escape e nada mais. O que não pode é surtar todos os dias, aí vc ferra com todo o trabalho já realizado. Na minha dieta, existe o DIA DO SURTO. Sim!!!! Uma vez por semana eu saio da rotina e me permito fazer uma MEGA REFEIÇÃO JUNK FOOD COM SOBREMESA BEM PODRE E MELADA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... é algo necessário e vc evita esses "surtos" fora de hora, sacou? Vc já fez besteira, então, não fique se punindo. O estresse engorda, sabia? Volte à rotina e feche a boca... em 1 semana vc estará de volta ao peso antigo. E força na balança, mulher!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nanie!!
    Venho acompanhando o Entrando em Forma, menina tô precisando de um incentivo.
    Ontem fui ao médico com uma infecção de urina, e ao passar na farmácia para comprar os remédios, fiquei de boca aberta, tô com 79 kilos!!!!
    Fiquei tão triste, preciso emagrecer, comecei hoje minha dieta, nem gosto de doce, meu problema é o salgado.
    Vou acompanhar seus posts.
    Bjus
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Olá Nanie! =)

    Seu texto me lembrou muito uma analogia que eu vi em um video da Flávia (Fla1982) no youtube (eu acompanho os videos dela de emagrecimento). Em um dos videos ela fala assim: "Se vc está subindo uma escada e cai um degrau, vc vai se jogar pelo resto da escada!?" e é exatamente isso. Algumas vezes fugimos da dieta, mas não é por isso que vamos desistir de tudo e nos entregar! =)


    Bjus
    PS: Estou amando a série Entrando em Forma

    ResponderExcluir
  4. Maria Clara Teixeirasegunda-feira, 25 março, 2013

    Oi, Nanie, essa dica da Vanessa é realmente boa.
    Durante a gravidez, que eu estava ganhando muito peso, precisei buscar uma dieta, mas como não podia diminuir as calorias e ainda havia a possibilidade dos desejos, eu usava um guia de porções por tipo de alimento e podia "chutar o balde" em uma das refeições (que eram 6 diárias). Contanto que não fosse exagerado, não havia problema.
    Se for uma refeição, uma vez por semana, também dá pra recuperar.
    Força nessa empreitada.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  5. Obviamente não entendo nada dessa situação de querer perder peso, por isso sou só um cara olhando de fora sem nenhum conhecimento de causa então... Será que não tem como pensar num surto menos negativo para a causa em questão? Isso é ser muito lógico num momento de descontrole, claro, mas poderia ser pensado antes. Tavez comprar coisas, dormir mais, chutar o balde dos compromissos, sei lá. Isso existe? Não sei.

    ResponderExcluir
  6. Nanie, até os marombeiros (as) que malham pesado e não ingerem nada além de proteina e carboidrato, têm o "Dia de lixo"... O dia que comem o que quiser! Então não adianta se sentir culpada. Eu também tô na luta, quero eliminar alguns kilos, mas não deixo de comer, apenas diminuo (muito) a porção. Eu tenho que aprender a comer pouco ou parar de comer quase tudo pelo resto da vida. Eu sei que sua dieta restringe muita coisa, mas tenha também o seu "Dia de lixo"... Agora eu tenho o meu!

    ResponderExcluir
  7. Felipe, sorte a sua! hehe
    Mas posso dizer por experiencia propria que comprar mais não ajuda... 2 cartões de crédito estourados comprovam isso! =(

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie. Posso ser sincera? Acho que você está exagerando. "Deslizes" também fazem parte de uma dieta (e não estou falando somente sobre dieta de emagrecer) mas da alimentação do dia a dia. Uma dieta totalmente restritiva só lhe fará mal. O problema é fazer disso um hábito: "deslizar" todo dia. Eu já fiz dietas que restringiam praticamente tudo. Não é saudável. Eu emagreci. E quando a dieta acabou, engordei tudo de novo. E eu não fui a única. Sabe por quê? A gente simplesmente não consegue viver numa dieta restritiva pelo resto da vida.



    Quer comer um doce? Coma. Coma UM bombom, não a caixa de bis inteira. Não todos os dias. Emagrecer não é um processo linear. A gente SEMPRE emagece mais no começo.
    Não faça de uma "saída" da dieta um tragédia. O Hamburguer tava bom? Gostoso? Isso é que o importa. E continue tentando atingir seu objetivo. SEM NEURAS. Senão, simplesmente não vale a pena.



    bjs

    ResponderExcluir
  9. Vou dizer de novo, de coração,você é linda, de alma transparente, algo muito raro de se encontrar. Luz e Paz para a tua semana.

    ResponderExcluir
  10. Esse é um probleminha comum de quem faz dieta, tem hora que você vê que não deu resultado, se desespera ou fica com raiva e joga fora as ultimas duas letras de dieta...DIE! :S
    Tenso. Mas o jeito e tentar controlar, uma forra de vez em quando não mata se você correr atrás depois, não?

    ResponderExcluir
  11. Vanessa, é verdade, eles servem para liberar um monte de coisas e, de vez em quando, acabam sendo positivos. Mas eu só consigo enxergar isso depois e nunca quando estou tão próxima ao momento >< hahahaha


    Nossa, se surtar todos os dias conseguirei acabar com o trabalho de quase dois anos em um único mês ><


    Então, na verdade eu já tentei isso. Há algum tempo atrás fiz dieta com o domingo livre - para que eu pudesse comer chocolate e outras baboseiras do tipo. Só que não dá muito certo para mim, porque eu tenho uma dificuldade enorme para perder peso. Daí, se saio da dieta uma vez por semana, eu recupero o peso perdido e não consigo perder o que ainda é necessário.


    Hahahah Hoje já voltei à rotina - está tudo certo e espero que até sábado eu já tenha conseguido recuperar o peso que ganhei :)

    ResponderExcluir
  12. Fabi, assusta mesmo quando vemos o nosso peso estampado ali, na balança. Venha comigo e vamos perder peso juntas o/ Chegar ao ideal não é fácil, mas a gente consegue ^^
    Não fique triste, siga a dieta que começou que você certamente chega lá :)


    P.S.: Eu também sou mais fã de salgado do que doce...

    ResponderExcluir
  13. Gostei dessa analogia, Rosiene! Nunca havia visto dessa forma :D Os surtos acontecem, mas eu ainda não consigo lidar bem com eles (ou vencê-los todas as vezes). Mas hoje já voltei à rotina normal e à dieta :)


    Fico feliz que esteja curtindo a série ^^

    ResponderExcluir
  14. Maria Clara, essa dica da Vanessa é maravilhosa e funciona para muitas pessoas. Eu já tentei e poderei usar dela quando tiver chegado ao meu peso - porque consigo mantê-lo saindo da dieta uma vez por semana -, mas enquanto não atinjo o peso ideal estipulado pelo médico não posso me dar esse luxo. Mas certamente no futuro o fare :) heheheh
    Continuo firme e forte - hoje já voltei à rotina ^^

    ResponderExcluir
  15. Felipe, é por isso que eu chamei de "surto", sabe?! Totalmente impossível de raciocinar nesse momento - é algo quase surreal.
    Não gosto de descontar em comprar mais (sou muito controlada com meu dinheiro) ou com chutar o balde dos compromissos (sou certinha demais para isso), mas dormir mais também faz parte dos meus dias tristes... Acontece e, para mim, é inevitável surtar em alguns momentos.
    Apesar de querer muito emagrecer, isso não é tudo na minha vida também... e quando estou triste pesam outros fatores ><
    (Acho que esse comentário não está muito coerente... ignore ><)

    ResponderExcluir
  16. Karolyne, menina, você é doida! Ainda bem que sou muito controlada com o meu dinheiro =D
    E o Fagundes é mesmo um menino de sorte - quem dera eu fosse magrela ><

    ResponderExcluir
  17. É verdade, karolyne! Eu já tentei desse tipo de dieta, mas tenho MUITA dificuldade de emagrecer e com o "dia de lixo" eu recuperava tudo que havia perdido durante a semana e daí não ia em frente. Pode parecer incrível, mas o meu metabolismo é extremamente lento e justamente por isso tenho tanta dificuldade em perder peso. A dieta que faço hoje é mesmo muito restritiva, mas ela não é para sempre, é só para que eu consiga chegar ao meu peso ideal - que foi estipulado pelo médico - e depois ela irá ganhar algumas aberturas para que eu possa levá-la pelo resto da vida. Espero que dentre essas aberturas esteja um "dia de lixo" >< hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Thaís, eu sou exagerada mesmo. Sei disso e tento controlar muito, mas às vezes sai do meu controle.
    Eu tenho muita dificuldade em emagrecer, por isso faço uma dieta tão restritiva (era isso ou remédio e eu não queria remédio). Estou fazendo isso com acompanhamento médico para que possa chegar ao peso ideal que ele estipulou para mim.
    Não será essa a dieta que seguirei para o restante de minha vida, mas também não irei parar do nada - ela será modificada e adaptada até que eu possa comer normalmente e sair de vez em quando. Mas isso só será feito quando eu conseguir alcançar meu peso e ainda estou um tanto longe disso.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pela força, Simone ^^

    ResponderExcluir
  20. Cristiane, certamente não. Essa não é a primeira vez que saio da linha e infelizmente sei que não será a última. É algo que simplesmente acontece - principalmente quando estou triste.
    Mas hoje já voltei à minha rotina normal, corri bastante, segui à risca a dieta passada pelo médico e rapidinho elimino o peso extra que adquiri.

    ResponderExcluir
  21. Lucivânia, não é fácil com tanta coisa boa assim, né?! ahahaha


    Está sendo eficaz, ainda bem, mas muito difícil de manter. A paciência para esperar o tempo necessário para alcançar o peso desejado é uma das coisas mais difíceis.


    Nossa, que dureza, hein?! Mas se já está voltando agora está bem, né?! Que bom ^^ Sucesso para você :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥