sábado, 16 de março de 2013

Dando notas aos livros


A Nanie agora tem um método para dar nota aos livros que lê!
Conheça-o.


Por muito tempo eu simplesmente dei nota aos livros de acordo com o que eu pensava naquele momento, sem uma base real que servia para todas as resenhas.
Qual o resultado disso? Notas díspares - livros com nota 8 que na verdade me agradaram um tantinho mais do que livros com nota 7, mas que por causa do momento receberam esses valores discrepantes.
Eu quero dizer que em um dia 7 para mim era equivalente a muito bom, mas em outro dia o 7 queria dizer ótimo... Não havia algo permanente como significado de um valor.

Por isso, eu decidi fazer um quadro de notas - para me ajudar a ter uma base na hora de qualificar os livros que leio e também para deixar esse meu método claro para os leitores do blog.

É importante lembrar, entretanto, que as notas sempre foram e continuarão a ser subjetivas.
Estão completamente conectadas com o momento que estou vivendo, com meu estado de espírito... Dessa forma, não é possível tampouco tomar as notas como algo definitivo e como uma fotografia daquele livro. Muito mais vale ler a resenha - porque ela esmiúça melhor o meu sentimento durante a leitura e dá uma ideia mais ampla do motivo de ter escolhido aquele valor.
Só que agora a nota sete sempre terá o mesmo significado (a saber, sete é bom).

Portanto, a metodologia que criei servirá apenas como um guia para que as notas sejam dadas com a mesma base não importa quando isso aconteça. Entretanto, elas ainda continuarão sendo subjetivas e, acima de tudo, pessoais.





Metodologia Nanie para pontuar um livro





Valores

As notas continuarão a ser dadas de 0-10. O 0 nem entrou na imagem acima simplesmente porque eu não acredito em livros que sejam tão abomináveis que mereçam levar um 0 (mas, ainda assim, ele é uma possibilidade).
As demais notas estão separadas de 1-10 e logo na frente o seu significado.

Por favor, reparem que as minhas notas não são condizentes com as notas de redes sociais (como Skoob ou Goodreads).
O que vale na minha nota é esse gráfico acima e não a ideia da rede social. Um livro com duas estrelas para mim é "Fraco" ou "Muito Fraco" e não Regular (como nas redes sociais).

Por que eu decidi por esse modelo de notas?!
Porque um livro Regular para mim está no meio termo - não é bom ou ruim - e levando-se em conta 5 estrelas, sua nota deveria estar no meio do caminho, ou seja 3 estrelas (um 5 na nota de 1-10).
Também vale ressaltar que para traduzir minhas notas para as redes sociais, eu apenas irei copiar as estrelas, arredondando o valor para cima (1 = 1 estrela, 5 = 3 estrelas, 9 = 5 estrelas).

Acho que somente os termos na frente das notas já são autoexplicativos e, portanto, não vou explicar valor por valor.




O que irá influenciar essa nota?

Na hora de qualificar um livro, eu já levava em contas os aspectos que irei citar, mas agora isso fica melhor definido e deixo de maneira clara explicado nesse post a forma como eles irão influenciar a minha avaliação. São cinco quesitos principais: História, Narrativa, Personagens, Parte Gráfica, Tradução/Revisão.



História

Esse é o quesito que mais influencia na nota final do livro!
Afinal de contas, a ideia principal de um livro é contar uma história. Portanto, esse é o item de maior peso.
Detalhes pertinentes a esse quesito:
- Enredo;
- Desenvolvimento;
- Mistérios;
- Complexidade da trama;
- Continuidade;
- Pontos bem amarrados;
- Finalização.



Narrativa

A narrativa é outro quesito bastante importante, afinal de contas não adianta ter uma boa história se ela for mal contada.
Detalhes desse quesito:
- Fluidez da narrativa;
- Tipo (1ª ou 3ª pessoa);
- Boa diferenciação entre os narradores (quando o livro tiver mais de um narrador);
- Descrições;
- Complexidade.

Não vou pontuar melhor uma narrativa em primeira pessoa do que uma em terceira, ou tirar pontos por ser uma narrativa simples - vai depender muito mais se o estilo de narrativa se encaixa com a trama proposta, mas os pontos acima serão muito importantes na hora de avaliar a obra.



Personagens

A história é boa, a narrativa bacana, mas os personagens precisam ser bem construídos para que o texto tenha alma. Portanto, esse é outro ponto que tem um peso significativo na hora de avaliar o livro.
Detalhes do quesito:
- Complexidade dos personagens;
- Personalidades bem definidas;
- Atitudes condizentes com as personalidades;
- Protagonistas, antagonistas e personagens secundários;
- Evolução dos personagens no decorrer da trama;
- Passado dos personagens e o seu peso no presente.



Parte Gráfica

Esse é um quesito de menor importância e não irá influenciar tanto na nota quanto os dois anteriores.
Entretanto, também será levado em conta.
Detalhes do quesito:
- Tipo da fonte;
- Tamanho da fonte;
- Margens;
- Abertura de capítulos;
- Ilustrações;
- Tipo de folha;
- Ilustração da capa;
- Acabamentos da capa.



Tradução/Revisão

Esse também é um quesito de menor importância, de forma que ele influencia menos a nota final da obra.
Aliás, ele vai contar muito mais quando estiver ruim do que quando estiver bom.
Detalhes do quesito:
- Tradução;
- Ortografia;
- Gramática;
- Coerência;
- Coesão;
- Erros de digitação.




Conclusão

De forma geral, as notas aqui do blog agora serão dadas com base na imagem que ilustra esse post, levando em conta os quesitos acima assinalados.
Dessa maneira, espero que as minhas avaliações fiquem mais condizentes umas com as outras e também possam ser facilmente entendidas pelos leitores aqui do blog.

Em cada resenha, o livro será pontuado conforme os critérios apontados e a primeira linha da parte "O que eu achei do livro" virá com a tradução da nota, de forma a deixar ainda mais evidente o que eu achei da leitura.

Espero que a minha metodologia tenha ficado clara e que ajude-os a entender a minha forma de classificar o livro!

14 comentários:

  1. Nanie!
    Ter um parâmetro próprio é interessante e achei criativa a forma como organizou, além de ter uma variedade de análises.
    Muito bom!
    cheirinhos
    Rudy
    (O LEGALZINHO está ali...kkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Legal esse quadro, agora deu pra entender um pouco melhor o que você sentiu com a leitura. Mas uma coisa que acho ser muito melhor é o final com a nota dizendo isso. Sabe, sem as estrelinha. Colocando lá o que você achou, porque tem gente que nem olha ou não entende ou não tem nem paciência pra ver o que é a nota. Gosto quando fazer essa anota escrita, acho mais direto..

    ResponderExcluir
  3. Gostei do quadro.
    Eu concordo que 2 estrelas como regular não funciona. Tenho problemas para avaliar livros no Skoob e sinto falta da meia estrela. Como não tem sempre acabo pontuando para mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rudy, achei que seria bacana ter uma metodologia invariável na hora de avaliar os livros que leio - de forma que as avaliações tivesse, ao menos, alguns parâmetros de avaliação fixos. Ainda é subjetivo, mas agora tem uma base.


    Ah, descobriu de onde veio o legalzinho, né?! hahaha É para um livro que é regular, mas um tiquinho melhor, sem entretanto ser possível considerá-lo "bom".

    ResponderExcluir
  5. Cristiane, eu sempre faço uma resenha - antes da nota - explicando detalhadamente o que achei da leitura. Tento falar sobre a narrativa, os personagens, a trama, e até mesmo sobre a edição. A nota é uma tentativa de resumir tudo o que eu falei.

    ResponderExcluir
  6. Carissa, eu também sinto muita falta da meia estrela... mas sempre arrendondo para cima. Com esse quadro, entretanto, arredondar para cima não será um problema - porque a diferença será pequena.
    E para mim regular como duas estrelas está errado - porque regular é mediano e tem que ficar no meio, ou seja, três estrelas. Eu não consigo ver um livro três estrelas e pensar que ele é bom. >< hahahahaa

    ResponderExcluir
  7. Adorei a nova classificação, Nanie.
    Acho que ficará bem mais fácil para você se organizar e para a gente ter uma referência!!
    Parabéns pela iniciativa!
    beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  8. Camila, gostou?! Era essa a ideia :)

    ResponderExcluir
  9. Estou na pegada de reformular o blog e já faz um tempo que venho pensando nessa coisa de classificação dos livros. Lógico que não pretendo fazer nada tão elaborado quanto você, mas seu post me ajudou muito a pensar melhor sobre o assunto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Camila, não foi muito elaborado, mas já está me ajudando bastante na hora de dar notas :D
    Eu também ando numa de ir mudando o blog - buscando melhorias ^^

    ResponderExcluir
  11. Não é um pouco injusto com uma história ter sua nota diminuída por conta de uma má revisão?

    ResponderExcluir
  12. Ariana, eu dou nota ao livro - à obra como um todo - e não puramente à história. Assim sendo, não cho que seja injusto tirar ponto se a revisão estiver ruim. E eu só vou tirar ponto se estiver ruim mesmo, em um nível que incomode e atrapalhe a leitura - o que infelizmente é mais comum do que eu gostaria.


    Entretanto, a tradução/revisão assim como a parte gráfica tem um peso bem menor na nota. Só vão influenciar se for algo que chame mesmo muita atenção.

    ResponderExcluir
  13. Durante muito tempo eu classifiquei os livros do jeito que o Skoob sugere, mas agora não tenho feito mais isso. O ruim é que meu Skoob agora tá confuso no quesito classificação. Já estou ficando com vontade de reclassificar tudo pelo jeito que costumo fazer hoje. kkkk

    ResponderExcluir
  14. Carissa, eu nunca fui do jeito do skoob... mas antes também não tinha uma metodologia fixa que eu seguia, sabe?!
    Mas já são tantos livros classificados do jeito antigo que eu não vou refazer tudo não... hahahahaha A preguiça falou mais alto!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥