sábado, 9 de março de 2013

Um desabafo ou uma declaração?

Um pouquinho dos dois em um só post.


Blogar é fácil.
Acho que muita gente realmente acredita nisso. Só que essa não é a minha realidade.

Resolvi escrever esse texto como um desabafo. Um desabafo da blogueira Nanie, que ama esse espaço, mas precisa cuidar dele sozinha (porque ela assim o quer) e isso é cansativo.

Eu não sei como é a sua experiência com um blog e o que vou dizer aqui reflete apenas a minha experiência pessoal e, de forma alguma, é uma verdade absoluta (mas, talvez, você se identifique com algumas coisas).

Tenho um trabalho de verdade.
Pode espernear, brigar, gritar aos quatro ventos, mas blogar para a maioria das pessoas não passa de um hobby porque não traz retorno financeiro algum. Assim é para mim.
Como tenho qeu sobreviver (pagar minhas contas, comprar coisas novas, gastar inutilmente de vez em quando), eu preciso de um trabalho de verdade - daquele tipo que dá ao funcionário um soldo no final do mês (no meu caso, só no quinto dia útil do mês seguinte). Portanto, só posso me ocupar com o blog no meu tempo livre.

O tempo livre não é muito e o blog é um guloso. Para mim blogar está longe de ser fácil!
O Nanie's World (para quem não conhece, Nanie's World é esse blog aqui - esse é o nome dele!) exige demais de mim.
Acha que ele se contenta com uma hora diária? Nada disso.
Eu costumo gastar de duas a quatro horas por dia envolvida com o blog. E olha que não estou contabilizando tempo de leitura aqui não (porque ler já é outro hobby e eu gastaria horas lendo mesmo que não existisse o Nanie's World). É um tempo bem longo para escrever os posts, formatá-los, revisá-los, arrumar o blog, responder comentários, responder emails... já está cansado? Eu estou, só de pensar que faço tudo isso todo dia.

Eu poderia diminuir o ritmo - postar só uma ou duas vezes por semana.
Também existe a opção de chamar colaboradores para o blog.
Sempre posso abandonar o Nanie's World.
Mas não, nenhuma das opções acima me seduz.

O blog é o meu cantinho, o meu espaço. Um lugar onde eu posso falar o que eu quiser (até mesmo desabafar sobre o quanto blogar pode ser uma atividade cansativa), quando quiser (ou melhor, quando tiver tempo para conseguir escrever aquilo que eu desejo falar) e onde eu posso trocar ideia com pessoas que já se tornaram amigos (já que estão sempre por aqui) ou com pessoas que aparecem aqui só uma única vez para enriquecer minha vida com suas experiências e opiniões.

Justamente por ser o MEU cantinho, eu sou extremamente egoísta quanto a ele. Não quero outras pessoas escrevendo aqui comigo. Nem mesmo me ajudando a "cuidar" do blog de forma alguma... eu quero que ele tenha a minha cara, que os textos tenham a minha alma (mesmo que seja apenas um texto falando sobre um software praticamente inútil (mas que eu ainda assim adorei) ou um texto mostrando links de outros blogs/sites/etc interessantes).

Eu quero muita gente dando sua opinião aqui no blog (ou via twitter, facebook, email, pinterest e até mesmo sinais de fumaça - desde que antes me ensine a usar sinais de fumaça, claro).
Acho realmente que a parte mais divertida de blogar é poder compartilhar com os leitores e conversar via disqus (por isso amo tanto esse sistema de comentários). Interagir é a palavra-chave!

Não é que eu não queira outras pessoas dando pitacos - eu quero! -, mas quero esse espaço com a minha cara. Por isso, colaboradores para o blog não são uma opção. Não deveria dizer "dessa água não beberei" porque sempre há o risco de "pagar língua", mas direi mesmo assim: essa não é uma opção viável agora ou nunca, não quero colabores no blog, quero cuidar de tudo aqui sozinha.

Quanto a deixar o blog de lado? Não. Por quê? Porque não. Eu simplesmente gosto disso daqui demais para conseguir deixá-lo de lado.

Diminuir a quantidade de postagens seria uma opção.
Talvez.
Um dia, quem sabe...

Hoje eu simplesmente não consigo (mas penso que chegará uma hora em que serei obrigada a diminuir o ritmo, querendo ou não).

Tenho tanta, tanta, TANTA, TANTA coisa para escrever por aqui que vocês nem imaginam.
Só que não dá tempo, infelizmente.
Sou uma lerdeza gigantesca para escrever - levo horas para fazer um post simples (como esse, por exemplo) e isso me impede de colocar mais coisas no blog (sei que vocês também não teriam saco para ainda mais posts do que os que já faço hoje - que são muitos -, mas no fundo eu bem que queria).
Portanto, apesar de ser uma possibilidade para o futuro, hoje não é uma opção à qual eu queira me render.

Resultado? Gasto horas e horas cuidando do blog (fazendo um pouquinho de tudo o que eu já falei ali em cima) e me considero super feliz e ultra sortuda por poder fazer isso.
Simplesmente porque é uma delícia essa troca de experiências que o Nanie's World me proporciona.

Quem nunca teve um blog - ou já teve mas não se comprometeu realmente com ele - pode achar que blogar é uma atividade simples, fácil e rápida. Blogar é demorado, trabalhoso, exaustivo e financeiramente pouco recompensador (no meu caso, a recompensa financeira não existe).
Entretanto, é tanto carinho que a gente recebe, tanta gente bacana que conhecemos, amigos que fazemos, coisas que descobrimos - faz tudo valer a pena!

Talvez você já tenha conseguido perceber o quanto eu gosto de blogar. Mas se ainda não percebeu eu vou te dizer: eu AMO o Nanie's World.
AMO o Nanie's World.
ADORO blogar.
SOU APAIXONADA pelos leitores e comentaristas que me ajudam a fazer dessa uma experiência maravilhosa da qual não abro mão nem mesmo frente ao cansaço.

36 comentários:

  1. Oi Nanie! Te entendo perfeitamente, lá no blog somos duas escrevendo (eu e a Mari) e mesmo assim blogar demanda muito tempo, assim como você demoro horas para escrever um post e até tenho um "calendário" com ideias para futuros posts, que vai acabar se transformando em bloco de anotações porque as ideias só aumentam, mas o tempo não fazer o que né.
    Levando-se em consideração que esse é meu último ano do doutorado, que tenho muitas coisas de laboratório para finalizar e uma tese para escrever, poderiam até me falar que o certo seria parar ou diminuir o ritmo, mas vejo o blog como uma válvula de escape do stress do dia-a-dia, blogar cansa, mas é muito recompensador e divertido. Acho que você tem que continuar o Nanies World do jeito que você o concebeu, adoro visitar o seu cantinho. Posso até não comentar muito, mas tô sempre de olho pelo twitter ou pelo reader. Forças e muitas alegrias para compensar esse cansaço todo. =*

    ResponderExcluir
  2. Ai Nanie, nós e nossos blogs, filhos queridos e amados. Tomam tempo da gente, sempre querendo alimento, cuidado, nos dando apenas em troca um sorriso, um comentário amigo, uma opinião.
    Eles nos deixam felizes pelo simples fato de existirem, dinheiro? Eles não nos dão, mas a gente, que já se considera rico apenas pelo fato de tê-los, ainda pegamos cada centavo disponível, se preciso for e investimos neles, kkk

    Amo seu blog como um afilhado, um primo,um sobrinho, assim como amo o Sempre Romântica como a um filho.
    Somos loucas?! - Sim, loucas e apaixonadas pelo que fazemos. E vamos parar de fazer?! - Nada, somos brasileiras e não desistimos nunca!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie, seu texto é tudo que eu penso mas nunca tive coragem pra escrever (no sentido de ser preguiçosa mesmo).
    Te entendo perfeitamente. Eu também não tenho nenhum compensação financeira por blogar, apenas o prazer de compartilhar minhas ideias com outras pessoas e poder interagir e sentir o carinho delas por isso.
    Não tenho fôlego pra postar todo dia, por isso são apenas dois posts por semana, melhor assim do que apelar para colaboradores. Meu blog é o meu canto, tem a minha cara e eu não quero que isso mude.
    Esse ano está bem mais complicado pra mim, mas vou tentar manter esse ritmo porque abandonar o blog está fora de cogitação. É minha diversão, minha válvula de escape também.
    Tantos e tantos blogs estão surgindo por ai e tenho certeza que nem todos tem apenas como objetivo compartilhar opiniões e ideias, mas essa é a minha intenção, a sua intenção e a de tantos outros blogs por ai.
    Vou tentar ao máximo segurar o ritmo e seguir em frente, o esforço é compensado a cada comentário carinhoso que eu recebo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!

    Vamos lá: blogar não é fácil. Quem nunca teve um blog e acha que é simples, está enganado. É um hobby, uma paixão, um filho, um amigo, um veículo...um tudo. É como ele que interagimos com pessoas que estão a quilometros de distância, é com ele que conhecemos pessoas com o mesmo gosto, paixão, sonhos...
    Confesso que também fico cansada, que alguns momentos quero largar. Mas penso em tudo que consegui, um cantinho com a minha cara, com as minhas loucuras e surtos, com os amigos que conquistei e deixo essa minha vontade de lado.
    Também não vejo o blog com colaboradores o.O eu sou muito apegada as minhas coisas, e não me imagino fazendo isso, hoje. Para o futuro eu não posso falar...
    Eu conheço você pelo blog, e você é uma pessoa maravilhosa que sempre está ali quando alguém precisa, então, mesmo que esteja cansada, não abandone seu cantinho.
    Ele é adorável e magnífico!
    É um momento díficil, cansativo, mas é sua paixão \o/
    Sabe que estou com você!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nanie, realmente não dever ser fácil escrever no blog, mas por favor, não desista nunca. Amo passar por aqui, ver as excelentes resenhas, as dicas, e partilhar com outros o amor pela literatura, e claro, pelos livros. Força e siga em frente. Um abraço carioca, Agnaldo Alves.

    ResponderExcluir
  6. AMO o Nanie's World.
    ADORO saber que você é gente como eu, sem frescura, admito sua transparência
    SOU APAIXONADA pelas novidades que você posta aqui

    Abraço de Luz e paz

    ResponderExcluir
  7. Nanie, eu te entendo perfeitamente.. Amo o seu blog, e amo o meu também, e também me sinto exausta às vezes, é cansativo, toma muito tempo, mas é mega gratificante. Eu também não quero colaboradores no blog.Como você disse, quero a minha alma nas postagens. Muita gente não entende isso, mas também gosto do meu blog com a minha cara.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Núbia, não é fácil manter um blog, né?! São horas de dedicação para que tudo dê certo.
    Ah... eu tenho tantas ideias para posts também - nem me arrisco a colocar em calendários porque o tempo foge mesmo e aí eu fico muito frustrada...


    Ah, eu vou continuar o blog sim - mesmo que eu precise dar uma diminuída na frequência de posts... porque gosto demais desse cantinho!
    Ultimamente eu também não tenho conseguido comentar em blogs que gosto - porque acabo visitando do tablet ou lendo via email e o tempo me impede de fazer mais do que isso ><

    ResponderExcluir
  9. Leninha, como te falei hoje pelo twitter eu vejo o blog como um filho mimado que requer muita atenção... e eu como mãe coruja realizo todos os desejos egoístas de meu filho >< hahahahhaha
    Sim, eles nos deixam felizes por existirem e também por todo o delicioso contato que temos com os leitores, né?! Eu acho uma delícia. O retorno financeiro não existe, o que é um apena... mas tudo bem. Ainda assim vale a pena :D


    Somos mesmo loucas e apaixonadas pelo que fazemos *-*

    ResponderExcluir
  10. Caline, no meu caso eu não tenho preguiça de escrever, mas sou lerdinha demais e daí falta é tempo mesmo... mas sempre que dá, eu passo para o blog aquilo que estou pensando.


    Acho que a maioria dos blogueiros não tem mesmo compensação financeira - faz por amor!


    Eu posto todo dia graças às colunas, se não fosse por esse formato, também não conseguiria.


    Eu sou do tipo que sempre pensa o melhor das pessoas... e vendo o trabalho que dá blogar, realmente acho que todo mundo que mantém um blog faz isso porque ama compartilhar suas ideias ^^

    ResponderExcluir
  11. Carla, não é fácil mesmo, né?! Mas quem tá começando acha que é... e não vê o quanto esses blogs sugam da vida daqueles por trás.


    Eu fico cansada em vários momentos - mas não penso de fato em largar... eu penso em diminuir o ritmo, mas nem isso eu consigo, porque gosto demais desse espaço >< hahahah


    Eu não gosto de colaboradores. Gosto de blogs mais pessoais, com a cara daqueles que estão por trás (tem blogs com três donos e eu não acho isso ruim... não gosto é quando vai inflando o blog só para que ele possa continuar enquanto o blogueiro já não tem mais tanto trabalho). Eu ainda posso pagar língua, mas digo que colaboradores aqui no Nanie's World não...


    Ah, obrigada >< Eu sou essa daqui do blog mesmo... e por isso gosto tanto de compartilhar - adoro poder conhecer outras pessoas pelo mundo da blogosfera!
    É minha grande paixão \o/


    Obrigada pelo carinho e pelo apoio ^^

    ResponderExcluir
  12. Agnaldo, não é fácil não... Dá muito trabalho, é cansativo e rouba um longo tempo de minha vida. Mas eu AMO isso aqui e não tenho pretensões de parar! Aliás, se um dia eu não tiver tanto tempo (não o tenho hoje, mas consigo dar um jeito de arrumar!), diminuo as postagens mas não paro com o blog!


    Obrigada pelo carinho :D

    ResponderExcluir
  13. Simone, que comentário lindo *-* Adorei! E me emocionei :)


    Muito obrigada pelo carinho ^^ O Nanie's World não vai parar - vai seguir em frente como minha grande paixão.

    ResponderExcluir
  14. Ju, é mega gratificante mesmo! A gente dá um jeito de arrumar tempo para conseguir interagir com os leitores, né?! É muito, muito, muito gostoso!
    O Nanie's World sou eu na alma, no nome, nas linhas >< Não há espaço para colaboradores aqui... há muito espaço para leitores, comentaristas, visitantes, entretanto :)

    ResponderExcluir
  15. Oláaaaaaa Nanie!!!
    Não sabes como fico feliz por você não parar de vez!!!
    Tu escreves muuuito bem , seu blog é uma delicinha e adorei conhecer vc mesmo que virtualmente...
    Claro que é trabalhoso por isso, agradeço a dedicação porque tenho a ganhar com seu espaço! Aliás adorei a comparação que o Bruno do Minha Estante, fez num vídeo. (me divirto c/ ele) Ele disse que ter um blog (vlog) é como trabalhar numa revista, mas fazendo tudo ao mesmo tempo, revisão, edição, layalt... Imagina loucura, loucura, loucura...
    Bjk e
    boas leituras!
    PS: Os nosso amados amigos os livros merecem!

    ResponderExcluir
  16. Olá, CMachado!


    Não, não, não... não vou parar e, por enquanto, vou tentar não diminuir o ritmo! Eu adoro esse blog - ele é a minha paixão :)


    Dá muito, muito, muito trabalho levá-lo adiante, mas recompensa!


    Ah, gostei da comparação a uma revista...

    ResponderExcluir
  17. Eu entendo o seu cansaço, a falta de tempo e tudo mais. E te admiro muito por tudo que dá conta de fazer. Isso não é pra qualquer um! Eu espero de coração que você nuuunca pare de blogar. Mesmo que diminua o ritmo, descanse, fique uns dias sem postar, mas não pare. As vezes, na correria do dia a dia, leio, mas não comento. Mas pode ter certeza de que seus posts são lidos com carinho e sempre espero por mais. =)

    ResponderExcluir
  18. Não é seu.
    Haha
    É nosso.
    Já me sinto parte disso aqui tb.
    Bjus Nanie

    ResponderExcluir
  19. Concordo com você não por colaboradores. Gosto muito do seu jeito de "fazer" o blog.
    Apesar de não ter blog imagino como deve ser.
    Pena que você esteja tão cansada. Seria uma pena você ter que fazer menos postagens, mas compreendo e acredito que seja melhor do que outras pessoas mudando as coisas por aqui. =)

    ResponderExcluir
  20. Sabe Nanie, por vezes as pessoas não entendem nosso ponto de vista. Compreendo você plenamente...
    Quando criei meu blog, foi para ter a minha cara, falar sobr as minhas coisas, sobre as coisas que gosto, minha vida, minhas paixões, enfim, uma misturada geral, mas que me dá prazer. Então, como colocar outro pessoa para cuidar do que é meu? Não entra na minha cabeça (pelo menos por enquanto não).
    Passo por coisa semelhante a sua, queria dedicar mais tempo ao blog, embora por motivo de saude seja complicado, mas dou meu melhor e faço o que posso diariamente.
    Marido diz que é trocado pelo pc e pelo blog...
    Fico feliz que não desista e que sua paixão e adoração pelo blog e pelas pessoas que o visitam, continuarão ser recompensados.
    Força e fé!!


    Boa emana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  21. Posso falar por mim, pq já me senti assim tbm, e seu desabafo é totalmente compreensível! :)

    Acho que a grande maioria dos blogueiros que conheço faz isso tudo por hobby e por amor! E tem que ser algo que nos dê satisfação pessoal, prazer em fazer. Demanda tempo? Sim, mas acho que no final, vale muito a pena! :D



    Beijo grande! E é isso aí..desistir NUNCA! :D

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa bem básica: não desista, continue fazendo o que você gosta e escreva quando conseguir. O importante é manter a qualidade e o amor pelo que você faz no blog! Enquanto for bom continue e passe acime dos obstáculos, só não desista.

    ResponderExcluir
  23. Karolyne, você é uma fofa! É para qualquer um sim - só precisa de um tempinho e de amor por blogar (o primeiro está em falta, mas o segundo eu tenho de sobra e acaba compensando!).
    Por enquanto eu não vou parar de postar... mas se for preciso, eu diminuirei o ritmo. Para de postar não é uma opção >< hahahah


    Será sempre bem-vinda, mesmo que não possa comentar ^^

    ResponderExcluir
  24. Ah, que linda *-* AMEI seu comentário, Ariana! Certamente é um bocado seu mesmo :)

    ResponderExcluir
  25. Aline, respeito quem quer ter colaboradores, mas particularmente não gosto. Não é para mim, não é para o Nanie's World.
    Eu fico cansada porque o blog me consome bastante, mas é um cansaço bom - acredite! Eu adoro gastar meu tempo por aqui =)
    Vou tentar ao máximo não precisar diminuir as postagens ^^ Só vai acontecer em último caso.

    ResponderExcluir
  26. Rudy, você compreendeu exatamente o que eu queria falar! Esse é o meu espaço e gosto de misturar as coisas do meu jeito e ter outras pessoas aqui iria atrapalhar completamente a minha liberdade ><


    Hahahahahahah espero que seu marido não fique com ciúmes do seu blog.


    Não desisto porque gosto demais disso aqui \o/

    ResponderExcluir
  27. Brincando com livros, demanda tempo, mas é gratificante! Eu gosto demais disso aqui =)

    ResponderExcluir
  28. Cristiane, obrigada! Não vou desistir \o/ Gosto demais disso aqui :)

    ResponderExcluir
  29. Do Blog ele não tem ciúmes não, mas com certeza do pc ele tem...kkkkk Até já me deu um tablet e fez uma das nossas filhotas trazer um netbook para ficar mais tempo perto dele na cama... Ele é demais!
    Bom que não vai desistir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  30. Menina,
    Fiquei com a impressão de que você lê mentes... hehehe
    Me sinto exatamente assim com o Leitora Compulsiva.
    Te compreendo totalmente.
    beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo post.
    Realmente blogar é uma coisa que dá muito trabalho, mas vale a pena.


    bjs

    ResponderExcluir
  32. hahahahaha Achei isso muito engraçado, Rudy ><
    Ah, que marido bonzinho - é muito amor!

    ResponderExcluir
  33. Camis, nunca te contaram que eu leio mentes?! hahah Mentira!
    Mas é que o blog dá mesmo muito trabalho... às vezes eu fico cansada demais, sabe?! Mas gosto tanto que não consigo deixar isso aqui...

    ResponderExcluir
  34. Hey Nanie. Concordo com tudo que você nos disse acima. Imagino como deva ser difícil conciliar os afezeres do dia a dia com a tamanha responsábilidade de escrever e ter um blog onde você é responsável por tudo (experiência própria, rsrs). O que adoro no teu cantinho é que mesmo com tudo isso que você relatou, não deixa de responder um só comentário da gente e é sempre muito atenciosa e simpática. Como muitos outros já disseram... Continue assim e persista com o blog, querendo ou não é uma realização pessoal pra você. Beijos! (Blog De Frente com os Livros)

    ResponderExcluir
  35. Clóvis, não é fácil, mas é muito gostoso!
    Bloggar é algo que me faz muito bem e me deixa feliz, enquanto for assim, continuarei com o blog :)
    Poxa, a parte mais bacana é justamente interagir com os leitores do blog e justamente por isso nunca deixo de responder a um comentário :)


    Obrigada pelo carinho ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥