sábado, 16 de março de 2013

A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern

A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern
Novo Conceito - 383 páginas
Encontrar sua própria Vida não é para todos. Mas Lucy tem essa chance e agora poderá consertar tudo o que está errado com sua Vida.






Título: A Vez da Minha Vida
Título Original: The Time of My Life
Autora: Cecelia Ahern
Tradutor: Ronaldo Luís da Silva
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-012-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 383
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Um dia, ao voltar do trabalho, Lucy Silchester encontra uma carta em um envelope dourado (e aparentemente muito caro) em seu carpete. É uma carta de sua Vida, que demanda encontrá-la o mais breve possível para que, enfim, a Vida de Lucy entre nos eixos.

Desde que deixou Blake - o ex-namorado gostosão que agora é um astro na TV, onde protagoniza um programa de viagens pelo mundo -, as mentiras parecem ser uma constante na vida da garota. E após contar uma mentira que parecia pequena - que ela havia terminado com Blake e não o contrário - se viu em uma rede de mentiras da qual não conseguia sair.

Atualmente ela tem um emprego que não a satisfaz, uma casa da qual tem vergonha e um mundo de mentiras para manter. A Vida de Lucy Silchester realmente não vai bem.


O que eu achei do livro:
Bom.

Esse foi meu segundo contato com Cecelia Ahern. Eu esperava algo totalmente diferente depois que li P.S. Eu Te Amo, mas fui surpreendida ao ler A Vez da Minha Vida. Positivamente surpreendida, porque o livro tem um estilo completamente dissemelhante embora seja também uma leitura bem legal.

Lucy é a narradora de sua própria história.
A minha primeira impressão foi péssima... ela já começa falando sobre o cigarro (sem deixar de mencionar o imundo hábito dos fumantes de deixar bitucas jogadas por aí) e eu tomei birra dela. Achei que a leitura seria péssima e que eu a odiaria até o fim (ei, eu realmente detesto cigarro e uma personagem que fuma não ganha a minha simpatia, ao menos, não de cara).

Duas páginas depois, entretanto, ela já havia me dobrado.
Porque ela é louca.
E engraçada.
Mas principalmente louca. E uma grande mentirosa!
Aliás, esse é exatamente o principal problema de Lucy: as mentiras! Ela começou com uma que parecia pequena, mas para mantê-la ela teve que criar outras e assim foi construindo uma rede de mentiras da qual não consegue se desvencilhar e que atrapalha demais a Vida dela.

Para falar a verdade (ao contrário de Lucy, eu não tenho problemas com a verdade!), já no início descobrimos que ela nem ao menos fuma... ela diz fumar apenas para que possa ter direito às "pausas extras" que os fumantes tiram para nutrir seu vício.
Isso já mostra o quanto a Vida dela é patética e dá pena...

Caramba, é realmente bastante intrigante acompanhar a Vida de Lucy. Ficamos em dúvida sobre o que é verdade e o que é invencionice da protagonista.
Não fiquem preocupados, porém, porque ela vai esclarecendo tudo quando começa a realmente se relacionar com sua Vida e o leitor consegue ficar mais íntimo da protagonista e mergulhar de cabeça em sua história..

Mas que Vida é essa?
Pois é... também foi o que eu fiquei pensando durante toda a leitura do livro.
A autora nos apresenta a Vida de Lucy e ninguém acha estranho que ela esteja se relacionando com sua Vida... causa bastante estranhamento no leitor, entretanto...
Afinal de contas, como assim a Vida de Lucy?
Porque a Vida no livro não é metafórica, não é intangível: a Vida de Lucy é uma pessoa: um homem! E ela não só entra em contato com esse cara, como ele passa a acompanhá-la em seu cotidiano. É super diferente, intrigante e curioso.
Com certeza é algo que vai fazê-lo refletir durante toda a leitura e tenho certeza que cada um que ler o livro vai tirar sua própria conclusão - e serão opiniões bem diferentes - sobre esse detalhe (que na verdade, é mais do que isso... é o centro do livro). Eu ainda não tenho muita certeza se entendo completamente a tal Vida, ou melhor, o tal Vida.
Dá um pequeno toque de autoajuda à história, porém, ao mesmo tempo, é muito bacana!

A edição da Novo Conceito dessa vez me desagradou de inúmeras formas.
A começar pela capa. Eles quase acertaram... mas... que mulher é essa? Dá uma ideia totalmente errada sobre o conteúdo do livro. E, convenhamos, ficou feio, né? Se tivesse tirado essa mulher, a capa já teria ficado mais bonita...
Todavia, esse não é o problema verdadeiro com esse livro. Afinal de contas, uma capa feia não atrapalha em nada, né? Mas uma tradução mal feita estraga.

Ok, esse livro seria, de qualquer forma, um grande desafio para o tradutor - reconheço isso! Vida, em português, é um termo feminino, a protagonista é uma mulher, mas a Vida dela, na verdade, é o Vida dela.
O tradutor optou por não usar nenhum artigo na maioria das vezes - talvez isso funcione em inglês (eu não li a versão original do livro para comparar), mas em português definitivamente não funcionou, porque deixou as frases truncadas, tirando o ritmo da leitura.

Se isso fosse tudo, entretanto, eu não iria falar mal da tradução do livro, porque é totalmente compreensível, Mas não é só isso, há vários outros problemas notáveis na tradução dessa história.
Por exemplo, em uma passagem do livro a autora menciona que uma senhora tem um sotaque comum no sul dos Estados Unidos e para fazer essa referência utiliza um apelido dado ao país "American Pie" - por causa da torta de maçã que é tão comum no país e um símbolo. Mas além desse apelido não fazer muito sentido para os brasileiros (talvez você o conheça, como eu o conheço, mas ele não é utilizado pelos nossos compatriotas para se referenciar ao EUA), ele ainda foi traduzido ao pé da letra. Ou seja, na leitura do livro nos deparamos com a aberração: "um suave sotaque sulista de torta americana" (além de outras referências tão mal feitas quanto essa). Pois é... é horrível assim.

Além disso, (ainda tem mais, infelizmente ainda tem mais) há aquele velho problema de passar o discurso direto do inglês para o português trocando a utilização de aspas por travessão... É muito comum ver o que encontrei nesse livro: falas misturadas com narrativa por conta da falta de separação (parágrafo ou travessão).
Não é algo que impossibilita a leitura, mas incomoda e faz com que a narrativa fique menos fluída, já que em muitos casos é necessário reler o trecho para entender quem está falando.

A história criada por Cecelia Ahern é muito diferente e muito gostosa!
Embora o ritmo de leitura seja prejudicado pela tradução, ainda assim é muito bom acompanhar as loucuras de Lucy, enquanto ela tenta dar um jeito em sua Vida e se encontrar.
Vale a pena ler esse delicioso livro!


P.S.: Segunda história em que há um totalmente-improvável-é-praticamente-inexistente encontro entre duas pessoas através de um celular...
Será que isso já aconteceu com alguém? Porque eu realmente não vejo isso como algo que possa acontecer verdadeiramente.
O outro livro onde já encontrei algo do tipo foi Fiquei Com o Seu Número.


Nota: 


22 comentários:

  1. Eita Nanie!
    Me acabei de rir com esse livro, achei hilário e bem envolvente.
    Sem contar que me identifiquei um pouco com a família, achei parecida com a minha (Só não tive um pai tão déspota quanto Lucy, muito pelo contrário...), falo em relação as reuniões familiares, na condição financeira da família e na minha eterna receldia em não aceitar imposições...
    Acredito que todos deveríamos ter 'uma vida' (e melhor que seja homem mesmo) vez por outra a interferir na nossa realidade...
    Bom findi!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Será minha próxima leitura! Amo de paixão Cecelia Ahern por causa de "Se você me visse agora" (Rocco). Os livros dela seguem todos essa mesma linha: mulher com uma vida não tão feliz + um toque de fantasia. E eu ADORO livros assim. É o tipo de livro que eu gostaria de escrever. Cecelia Ahern deve ser uma pessoa bem feliz.

    O agravante pra mim nesse livro será as mentiras dessa mulher. EU. ODEIO. MENTIRA. Me lembra a Becky mentindo à toa e me enchendo de raiva. Espero que Vida dê uns tapas na cara dessa mulher Hahahah

    Essa capa é realmente... urgh!
    Agora que você falou, tem razão, ficaria muito melhor se apenas tirassem essa mulher esquisita.



    Acho que os problemas na tradução não vão me incomodar :D


    Outro livro que quero ler dela é O Livro do Amanhã.

    ResponderExcluir
  3. resposta ao seu PS: EU QUEROOOO! xD
    já imaginou? É bem sem noção isso, mas super fofo na história. Adorei esse livro dela! Foi uma delícia de ler, super fofo e engraçadinho, meio sem noção também esse negócio de se encontrar com a vida (eu custei a digerir isso, ficava lendo e pensando "esse livro é doido né? Hã? Isso existe na Irlanda? É algum progama de tv? E esse tipo de coisa...) maaaas, ficou muito legal e no final do livro a mensagem foi bem linda. Eu gostei mesmo dessa história.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanie!

    Vou fazer mais um daqueles comentários desorganizados que eu tanto gosto de fazer, espero que você consiga entender.

    1) Essa capa é bem bizarra, né? Apesar de adorar capas com cartas, essa não me agradou tanto... Primeiro porque as cartas não tem essa aparência no livro (sim, sou chata) e depois porque elas não tem um papel tão importante na história (ao meu ver, né. Elas só aparecem no começo e isso não é uma participação tão grande digna de ser mencionada na capa. É o que acho). E, bom, a moça. Nem comento nada. rs Esse estilo "colagem mal feita" ficou bem pobrezinha mesmo e "O livro do amanhã" tá no mesmo estilo... :(

    2) Acho que cheguei a ver essas bizarrices de tradução porque algumas coisas não fizeram sentido. Não me atrapalhou, mas concordo que é uma coisa chata e até meio desleixo por parte da editora, né? E isso das aspas eu até já acostumei... Vario livros da NC vem assim e, isso sim, atrapalha pra caramba.

    3) Eu achei a Lucy o máximo! As mentiras dela foram, de certa forma, divertidas. E morri de rir vendo ela se meter nas situações mais impossíveis pra sustentar tudo. É uma lição: nunca é bom sair inventando mentiras, nem pequenas e, muito menos, qa torto e a direito. =P

    4) Adorei o Cosmos (acho que é o nome, memória ruim, sabe como é). Essa coisinha da Vida é complicado de entender, mas foi algo bacana no livro, um toque mágico e diferente à história. Eu adorei!



    E sobre o PS, aconteceu comigo, então, pode sim acontecer (tá que não foi algo tão louco como nos dois livros — essa parte sim, deve ser difícil de acontecer — mas ainda assim envolveu um celular + mensagens de texto + desconhecido. rs


    Beijo, Nanie!

    ResponderExcluir
  5. Já está na minha relação de leituras para esse semestre. Acho que a capa é bel legal, a história me interessou e amei sua resenha.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já está dentre minhas próximas leituras e estou bastante empolgada para lê-lo, já que gostei da leveza da autora em P.S. Eu Te Amo. Gostei da ideia de personificar a Vida, isso me fez lembrar assim vagamente de um filme francês em que a doença é personificada.

    Só que devo confessar que eu não gosto dessas capas com pessoas. A cada do P.S. Eu Te Amo, por exemplo, é bem feinha e não fez jus à trama gostosinha que o livro traz.

    Bj,
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. Rudy, eu não achei exatamente engraçado, mas me diverti bastante com a leitura!
    A família dela é bem engraçada... mas aquele pai ninguém merece, né?! Poxa... não custava nada ser um pouquinho mais amoroso...
    É bastante diferente e muito divertido.

    ResponderExcluir
  8. Felipe, esse foi o segundo livro que li da autora e gostei bastante. Também quero muito ler O Livro do Amanhã - se for tão bom quanto os outros dois que li dela, vou adorar!
    Ainda não li o suficiente para estar acostumada com o estilo dela... mas achei P.S. Eu Te Amo beeeeeem diferente deste - embora a semelhança entre as protagonistas próximas do trinta que ainda não se encontraram na vida estejam presentes nos dois.


    Ah, acho que não será um agravante não... porque é engraçado ver ela tentando mentir e a Vida, claro, não vai deixá-la levar mentiras adiantes. Garanto que será divertido - quase mais do que a Becky ><


    Essa capa... sem comentários, né?! Não sei por que fizeram algo tão "urgh" assim...
    Já melhoraria - mas ainda não ficaria tão bom quanto um livro da Cecelia Ahern merece.


    Infelizmente eu acho que a tradução vai te incomodar sim - porque está gritantemente ruim, sabe?! Dá para ler, mas atrapalha um bocado...
    Espero que você curta o livro tanto quanto eu curti :)

    ResponderExcluir
  9. Cristiane, eu também >< hahahahahaha
    É super, super, super fofo na história!


    Eu gostei bastante do livro - muito diferente e encantador.
    Eu fiquei intrigada com isso o livro inteiro... como assim estava tudo bem para todo mundo que a Vida dela estivesse ali? Achei o máximo.

    ResponderExcluir
  10. Janaina, comentário gigante, hein?! hahhahaha Vou tentar responder tudo ^^

    1) Bizarra é pouco - eu não sei de onde eles tiraram essa capa...
    Então... eu também adoro cartas nas capas - dá um toque tão legal, mas concordo com você: não tem nada a ver com esse livro. Até tem carta no livro, mas elas estão em um envelope chique - dourado - e não em papel que parece velho como as que estão na capa...
    Enfim, ficou horrível - essa mulher aí em cima com essa cara - nem dá para falar nada dela.
    O Livro do Amanhã ficou melhorzinho... mas também tá ruinzinha.

    2) Menina, foi MUITO bizarro - achei péssimo. Ok, eu sei que esse livro seria um desafio, mas poderia ter ficado melhor. Achei a tradução bastante mal feita.
    Dá para ler, mas eu acho que atrapalha sim - principalmente porque interfere no meu ritmo de leitura.
    Ah, eu não me acostumei não... acontece muito (e não só nos livros da NC, infelizmente), mas atrapalha e eu detesto.

    3) A Lucy é super divertida e engraçada - eu gostei demais dela.
    Não morri de rir, mas me diverti bastante com a leitura. Ela tentando manter as mentiras é impagável.

    4) Ele me dava nos nervos... mas eu também gostei bastante dele!
    É algo completamente estranho, mas muito bacana - eu concordo que deu um toque mágico e diferente à história.



    Caramba... o PS aconteceu contigo *-* Isso sim é mágico!

    ResponderExcluir
  11. Maristela, eu não gosto dessa capa >< hahahah não tem jeito! Mas a história é ótima!

    ResponderExcluir
  12. Aline, você certamente irá gostar desse se curtiu P.S. Eu Te Amo - o livro é bem bacana :D


    Essa ideia de personificar a Vida é diferente, intrigante e muito legal - eu gostei muito.


    Eu até gosto da capa de P.S. Eu Te Amo... Essa eu não gostei mais por causa da cara da mulher O.o

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie.
    Infelizmente a capa desse livro sempre me impediu de querer saber mais sobre ele! rs...
    Eu já cansei de ver esse livro na livraria, mas nunca tive vontade de pegar o livro na mão e ver do que se tratava. Acredita?! Tudo por causa da capa...
    E é uma pena que a edição não esteja boa. Agora que li sua resenha, achei a história interessante!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  14. Camila, essa capa atrapalha mesmo, né?! hahahaha Mas a história é muito bacana :)

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler esse livro, sou fã da autora desde PS, e acredito que apesar dos pormenores que vc cita acho que vou gostar de leitura.
    Prometo voltar aqui e deixar minha opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Leninha, certamente você vai adorar o livro :)

    ResponderExcluir
  17. Eu estranhei bastante o fato de a Vida de Lucy ser literalmente uma pessoa, mas depois de embarcar nessa premissa louca eu curti bastante a história e as confusões em que a personagem se meteu para sustentar as várias mentiras que ela inventou tanto nas relações pessoais quanto na vida profissional.

    ResponderExcluir
  18. Cris, é algo que causa estranhamento mesmo... não tem jeito. É super bacana, eu achei mais do que interessante, mas causa estranhamento >< hahaha


    Menina, eu achei o máximo - curti demais as loucuras da Lucy - a menina é doidinha e muito divertida.

    ResponderExcluir
  19. Esse tal de sotaque de torta ficou péssimo mesmo.
    Eu não entenderia nada ao ler uma frase como essa =X

    ResponderExcluir
  20. Ariana, eu nem tinha parado para pensar por esse lado - realmente pode soar totalmente estranho (e sem sentido) para muitas pessoas...



    Mas de forma geral a tradução ruim só atrapalha na fluidez do texto, mas não no entendimento do mesmo. É bem bacana acompanhar essa história!

    ResponderExcluir
  21. Acho
    que todo mundo tem um pouquinho de Lucy em si, quero ler e descobrir como ela
    lidou com a sua vida. Amei sua resenha.. e é claro que por causa dela estou
    mega curiosa e interessada por esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Paty, certamente todo mundo tem um pouquinho de Lucy em si >< hahahah talvez seja justamente por isso que é tão divertido acompanhar as loucuras dessa protagonista :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥