quinta-feira, 14 de março de 2013

A Fera, de Alex Flinn

A Fera, de Alex Flinn
Galera Record - 317 páginas
Um dos mais lindos e tocantes conto de fadas em uma versão juvenil contemporânea.




Título: A Fera
Título Original: Beastly
Autora: Alex Flinn
Tradutora: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09021-8
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 317
Série: Kendra Chronicles - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Kyle Kingsbury não era um cara legal. Aliás, ele é um garoto lindo, rico, filho de um importante apresentador de televisão, mas um tremendo babaca!
O menino não conseguia suportar pessoas pobres e menos ainda pessoas feias.

Quando apareceu uma garota bem esquisita na escola - que ele pensava nunca ter visto antes- ele não pensou duas vezes antes de decidir que irá humilhar a menina. Claro que ele não vê problema algum nisso -  para a mente doentia do jovem, o mundo deveria ser livre de pessoas feias.

Obviamente, entretanto, a garota não pensa do mesmo jeito. O que ele não sabia é que ela era, na verdade, uma bruxa disfarçada que lançaria um terrível feitiço nele para se vingar.

Kyle é transformado em um monstro e não há médico no mundo capaz de reverter o problema, mesmo com todo o dinheiro do famoso pai do menino.
Porém, a bruxa ainda deixou para ele uma chance: Kyle tem dois anos para se apaixonar verdadeiramente por alguém e fazer com essa pessoa também se apaixone por ele - mesmo com a aparência de uma fera. Um beijo entre os dois enamorados é a única forma de reverter o poderoso feitiço.


O que eu achei do livro:
Regular.

Eu sou super fã de contos de fadas!
E amo assistir as versões que a Disney fez para alguns dos meus favoritos. O meu filme favorito (e um dos contos favoritos também) é "A Bela e A Fera".
Por esse motivo, eu estava super receosa quanto à leitura desse livro, pois temia que a autora estragasse a história. Quando ganhei o livro em um amigo oculto do qual participei achei bacana o presente - porque quem me deu realmente tinha gostado da história -, mas ao mesmo tempo fiquei com medo de pegar o livro para ler... Se não fosse o Desafio Realmente Desafiante, acho que ainda levaria alguns anos para tomar coragem (ou, talvez, nunca tomasse).

Ela não estragou a história, mas estragou os personagens dos quais gosto tanto.
Vou optar por não pensar neles como os meus queridinhos, já que ao menos têm nomes diferentes.

A escrita de Alex Flinn é bacana! A autora narra sua história em primeira pessoa, na figura do protagonista que é transformado em monstro, Kyle. O ritmo da trama é muito bom, o que torna a leitura rápida e bastante agradável.

Confesso que só achei estranho (e completamente descabidas) as partes da sala de bate-papo... ainda não entendi qual foi o propósito da autora ao inserir isso na história - porque tudo continuaria exatamente a mesma coisa se todas as menções à sala de bate-papo fossem simplesmente suprimidas do livro.
Aliás, eu gostaria bem mais se a autora tivesse feito isso.
Porque essas partes não são apenas desnecessárias, são também chatas e horríveis de ler.

A capa do meu livro é a que ilustra esse post (até onde sei, aqui no Brasil o livro não foi publicado com outra capa) e é uma propaganda do filme. Eu não gosto desse tipo de capa e não foi diferente nesse caso...
Gosto do fundo utilizado e das fontes, mas a propaganda (que está presente na forma de uma frase dizendo que o livro deu origem a um filme e também da ilustração dentro do círculo - que é exatamente com os atores do longa metragem) estragou a capa - na minha opinião.

Mas não foi a capa que realmente me incomodou nessa história... foram os personagens.
A autora tinha tudo para fazer uma bela história, mas a meu ver pecou em diversos momentos. Kyle é simplesmente insuportável... e se você acha que ele terá um grande crescimento apenas por ter se tornado um monstro, esqueça! Alex Flinn meio que força a barra para que pareça que ele mudou, mas não conseguiu me convencer - Kyle apenas entende que a beleza não é tudo, mas não consegue valorizar o que realmente importa... ao menos foi isso que senti. Eu terminei o livro sentindo que ele continuava exatamente o mesmo garoto. Nada havia de fato mudado nele.
E a Bela (vou chamá-la assim só para que você possa descobrir durante a leitura quem realmente se encaixará nesse papel) é totalmente sem sal. Uma garota sem personalidade nenhuma, sem força de vontade, sem graça de tudo. Ok, ela é uma leitora voraz, mas e daí? Isso não é o suficiente para me fazer conectar com um personagem - é preciso mais, é necessário uma personalidade (mesmo que seja uma garota insuportável... pelo menos ela seria alguma coisa)! Gosto de personagens mais profundos, mais vivos, mais cativantes - esse, infelizmente, não é o caso da Bela.

De forma geral, é até legalzinho ler a história... Embora seja um Juvenil (daquele tipo que se encaixa na tal categoria "Young Adult") e, como é comum em livros desse tipo, esteja recheado de clichês e, ainda por cima, seja totalmente previsível, é bacana conhecer a adaptação moderna desse conto de fadas feitas por Alex Flinn. A autora pegou várias características presentes nos contos de fadas dessa história (em suas várias versões espalhadas pelo mundo) e inseriu em seu livro. O pai está presente, a bruxa, a maldição, as rosas, Lumière, os livros... achei bem bacana todo o trabalho que a autora teve para criar a sua versão contemporânea do livro.
O que estraga mesmo são os personagens.


P.S.: Esse foi o livro mais votado no último "Escolha para a Nanie" e eis aqui a resenha dele.


P.P.S: Risquei mais um item do "Desafio Realmente Desafiante 2013": "Ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira".


P.P.P.S: Eu fui procurar o cadastro do livro na Biblioteca Nacional para poder ver a data de lançamento original (que não estava escrita na ficha catalográfica do mesmo) e para meu espanto eu não consegui achar!
Consultei pelo número do ISBN, pelo título e pela autora e NADA.
Eu não sabia o que isso queria dizer, mas achei bem estranho - isso nunca havia acontecido. Falei sobre isso no twitter e a Diana me mandou essa matéria que explica que os livros da editora (não sei se isso ainda é realidade, mas era naquela época) tinham ISBN, mas não eram cadastrados na instituição. Um absurdo, né?!
Para o post, eu peguei a data de lançamento em blogs que divulgaram a notícia do lançamento de A Fera no Brasil.


Nota: 

26 comentários:

  1. Não conhecia esse livro...Também gosto de contos de fadas e adoro quando alguém faz essa mistureba e reinventa, o que virou mania nos últimos anos... A bela e a fera é o meu favorito dos contos, adoro aquela história. Agora, nesse livro não sei se..hum...sei lá, senti vontade de ler não. Não quero que estraguem meus amados! Cansada de ver esse povo fazendo filme e série e estragando minha ideia de conto de fadas da infância. Tem uns que ficam legais, mas outros que só Jesus na cruz. Então, esse livro não vai passar perto de mim nem tão cedo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanie! Eu li o livro e pelo que percebi a gente ficou com as mesmas impressões - eu acho.

    Eu esperava uma história juvenil bonitinha e romântica, e acho que a autora até tentou, mas pecou na construção do enredo, do personagens e do relacionamento da "Bela" com a "Fera". As partes da conto original que eu gostaria que ela tivesse mantido, ela mudou; as partes que eu gostaria que ela tivesse mudado pra se ajustar ao toque de modernidade, ela não mudou. Ficou um negócio estranho...

    E por eu não ter curtido o livro, esperava que o filme suprisse a deixa, só que... fuén, fuén, fuén! Foram muito poucas as cenas do longa que me agradaram, assim como a aparência que deram pro live-action - que na minha humilde opinião ficou muito mais coerente do que no livro.

    Nanie, um beijo do gor... ops, do magro!

    ResponderExcluir
  3. comprei esse livro no calor do momento depois de ler uma resenha e ele ta ali esperando na estante ha mais de um ano rs e como ele parece nao ser mt bom vai esperar mais um pouco rs essa capa ai é bem feinha, original(internacional) é mt bonita

    ResponderExcluir
  4. Eua até que gostei do livro. Embora prefiro o fime, mesmo que ambos sejam diferentes.
    Tbm não entendi qual era a do bate-papo. É também não vi uma mudança grande no Alex, esperava mais.
    Mesmo assim, acabei gostando da história.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Cristiane, isso virou mania mesmo, né?! Eu não gosto muito quando dão uma nova visão aos meus clássicos favoritos... e isso vale para fábulas e contos de fadas também >< Por isso fiquei apreensiva quanto a esse livro e talvez esse também seja o motivo de não ter curtido tanto a história.


    O livro não é ruim, mas por ser A Bela e A Fera eu esperava mais - MUITO MAIS - dos protagonistas, que foram meio chatos, na minha opinião...

    ResponderExcluir
  6. Jonathan, eu não vi o filme (e, honestamente, nem pretendo), mas o livro não me agradou tanto assim... acho que a narrativa foi boa, a ideia da autora também, mas os personagens são fracos demais... são chatos. Não gostei ><
    Eu esperava bem mais de personagens que me são tão caros.


    hahahah eu ri com esse seu beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Thamires, eu acho essa capa mais bonita do que a original... só queria que não tivesse a bolota e a frase de propaganda...
    O livro não é ruim, mas os personagens são. E acabam tirando um bocado do brilho da história, sabe?!
    Espero que você leia um dia e que não concorde com minha opinião >< hahaha

    ResponderExcluir
  8. Dany, eu não desgostei totalmente do livro, mas não gostei muito tampouco >< Por isso o "regular". Os personagens me desagradaram demais... o Kyle (ele chama Alex no filme?! Acho que o ator é que é Alex, né?) não muda quase nada... e isso foi frustrante demais! E a Bela é um pé no saco - boba demais, sem personalidade...
    A parte da sala de bate-papo é a maior inutilidade... eu achei muito desnecessária - não gostei nem um pouco.


    Eu não vi o filme e não pretendo ver...

    ResponderExcluir
  9. Também fiquei sem entender os chats, não fariam diferença alguma se fossem excluidos do livro. Eu vi o filme e achei que o livro é bem melhor. Se esse já foge dos contos de fadas... o filme é absurdamente sem noção. Tive as mesmas impressões que você sobre os personagens, faltou emoção...sentimentos...

    ResponderExcluir
  10. Nanie!
    Que coincidência, além de amar os contos de fadas o meu preferido desde a infância é A bela e a fera e gosto de assistir e ler todas as versões que surgem, embora ainda não tenha lido o livro da Alex Finn, nem assistido o filme baseado na história dela.
    Essa resenha foi longa, hein? Falou detalhes importantes e gosto da sua sinceridade ao resenhar.
    Obrigada!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Rênia, mas não faz muito sentido mesmo, né?! Eu achei essas partes péssimas...


    Eu não vi o filme e não pretendo ver...


    Isso - faltou emoção!

    ResponderExcluir
  12. Rudy, foi?! Nossa... eu nem reparei que a resenha tinha ficado grande... o editor do blogger não dá muita noção de tamanho >< hahahahah
    O livro é fraquinho, o que é uma pena... porque esse conto é lindo demais, né?!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li esse livro mas assisti ao filme. Simplesmente magnífico. O personagem principal era lindo mas frívolo, pois o pai era de rico mas não lhe dava amor. Kyle achava que podia atormentar qualquer pessoa e o alvo foi alguém que para ele era totalmente deslocada e louca. Só que ela lhe lança uma maldição: Só se tornaria o cara lindo que era quando encontrasse o verdadeiro amor.
    Nas histórias de A Bela e a Fera, a Bela era realmente bela, mas no filme ela era apenas normal. O autor não estragou a história mas mostrou um jeito diferente e moderno de contar. Gostei da sua resenha.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  14. Maristela, o livro não me agradou tanto quanto poderia, justamente porque eu achei os protagonistas fracos demais... a Bela era apenas uma garota normal, mas ela era bastante sem personalidade e foi isso o que não gostei.
    Ainda não vi o filme e não pretendo ver - porque acho que vou encontrar os mesmos problemas que vi no livro.

    ResponderExcluir
  15. Fiz o contrário, assisti ao filme e passei longe do livro. Não achei o filme péssimo, mas também não é inesquecível. Ele tem lá seus momentos fofos, mas só. Assisti na verdade por causa da Vanessa Hudgens (gosto bastante dela) e da Mary-Kate Olsen, que também adoro. Não curti os personagens e a trama é meio fraquinha mesmo, e por isso não tive vontade de ler o livro. Mas achei bacana a ideia de uma história inspirada no conto de fadas, mas com uma atmosfera "high school".

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  16. Aline, a ideia é bacana, a história é gostosinha, mas os personagens estragaram tudo - achei-os muito fracos, bobinhos >< Uma pena...

    Eu não sabia que a Mary-Kate Olsen fez esse filme!

    ResponderExcluir
  17. Oiee



    Assisti o filme, e muuito tempo depois li o livro. É claro que o filme nem sempre é tão bom quanto o livro, e achei o livro mais legal. Gostei muito, apesar de alguns fatores.


    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Assisti o filme e não gostei muito acho que esperei demais e recebi de menos, pelo menos tinha o lindo do Alex né? rsrsrs'
    Não sei se leio o livro e estrago o resto q sobrou do filme, mas quem sabe!Não é uma prioridade minha >< Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Driely, eu ainda não assisti ao filme, mas também não estou com muita vontade de vê-lo... achei a história meio fraca: embora legalzinha de ler, os personagens são muito ruinzinhos...

    ResponderExcluir
  20. Danny, como não vi o filme não tenho como comparar... Mas o livro deixou a desejar no desenvolvimento dos personagens. Uma pena ><

    ResponderExcluir
  21. Nanie!
    Acho que é o meu momento....kkkk Achei lnga no dia que li mas agora não achei tanto....kkkkkk
    Uma pena o livro ser fraquinho...
    cheirinho
    Rudy

    ResponderExcluir
  22. Rudy, certamente é o momento! hahahahaha É uma pena mesmo, porque eu acho essa história (a da Bela e a Fera, não especificamente a desse livro) incrível!

    ResponderExcluir
  23. Como assisti ao filme primeiro perdi o interesse em ler o livro..

    agora essa do isbn eu ainda não tinha visto com nenhum livro, sem encontro nos que procuro

    ResponderExcluir
  24. Pah, eu não assisti ao filme ainda - e tampouco pretendo. Acho que se a autora tivesse dado um pouco mais de atenção aos personagens e a construção dos mesmos, a história teria ficado melhor.


    Acontece com os livros da Record. Quando você for procurar os livros desse grupo (incluindo os diversos selos - Record, Bertrand, Verus, Galera) isso vai acontecer.

    ResponderExcluir
  25. Tava vendo o filme outro dia e achei tão ralinho... pensei que o livro poderia ser melhor. Bom, graças à sua resenha não vou fazer mais uma compra enlouquecida! HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  26. Então, Lil, não é que o livro seja péssimo, mas é bem fraquinho, sabe?!
    Daí, realmente não indico a compra não...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥