quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Resultado Parcial da Pesquisa de Opinião

Pesquisa de Opinião é muito importante para que o blog saiba qual está sendo a sua aceitação entre os leitores para que possa melhorar.
A Pesquisa de Opinião foi colocada no ar na última quinta-feira e bastante gente respondeu - um muito obrigada especial a todos pelo carinho e pela ajuda. O formulário ainda ficará no ar, caso você queira dar a sua opinião sobre o blog (clique aqui para acessá-lo).
Já deixo avisado que o post será longo, porque desejo comentar todos o pontos da pesquisa.
Foram recebidas 26 respostas completas e apenas essas serão utilizadas nos resultados.


Parte 1/5: Sobre o blog

Nessa primeira parte o que eu queria mesmo era saber o que as pessoas achavam do blog de maneira geral!
A primeira questão era para classificar o blog dando uma nota de 1 a 5. O resultado final ficou:
1: 4%          2: 0%          3: 12%        
4: 31%            5: 54%
Fiquei muito feliz de ver que o blog tem uma boa aceitação!
Dentre os comentários recebidos, alguns pontos me chamaram a atenção:
- Layout pesado:
Apenas uma pessoa reclamou que o layout é pesado, mas já foi o suficiente para me deixar extremamente preocupada. Principalmente porque sei o quanto é chato ter que ficar esperando uma página carregar. 
Eu fiz então alguns testes no blog, com a página inicial e uma página de resenhas para comparar os resultados (já que são conteúdos bastante diferentes nessas duas páginas) e mostro o resultado para vocês.
Foram utilizados quatro sites de medição online (clique no nome dos sites para acessá-los):
2 - WebWait
3 - Pingdom

Resultados na página inicial do blog:
1 - Pontuação 86 (no máximo de 100);
2 - 3,89 segundos;
3 - 2,72 segundos - pontuação 90 (no máximo de 100);
4 - 21,15 segundos para o primeiro carregamento e 2,57 nos demais.

Resultados em uma página de resenha:
1 - Pontuação 76 (no máximo de 100);
2 - 8,53 segundos;
3 - 2,72 segundos - pontuação 89 (no máximo de 100);
4 - 20,25 segundos para o primeiro carregamento e 3,09 nos demais.

Com esses resultados, eu apenas quero mostrar que os testes dizem que o blog não está lento, embora possa melhorar. Vou usar algumas dicas que o Google Page Speed passa para tentar melhorar o desempenho do blog.

- Layout feio:
Quem comentou não disse exatamente dessa forma, mas algumas pessoas se mostraram descontentes com o layout do blog. 
Infelizmente não dá para agradar a todos e fico feliz que a maioria goste do layout. Eu também gosto e por algum tempo é esse que irá permanecer.

- Mais posts pessoais:
Confesso que me surpreendi quando alguém disse que sentia falta de posts mais pessoais aqui no blog. E me surpreendi ainda mais quando recebi outros comentários do mesmo tipo. Sempre que faço um post mais pessoal, sinto que todo mundo vai odiar. Bom saber que esse espaço está aberto e que posso utilizá-lo quando assim me aprouver.
O caso é que as resenhas já são bem pessoais - uma vez que espelham a minha experiência de leitura e a minha opinião sobre os livros. Mas fora isso, eu sinto dificuldade mesmo em ficar postando coisas sobre a minha vida e o meu cotidiano, até mesmo porque esse não é o foco do blog. De vez em quando, entretanto, me dá alguma loucura e fala sobre mim - esses posts vão aparecer, mas não com muita frequência (como já é feito hoje em dia).

- Resposta aos comentários:
Eu  adoro responder os comentários que recebo aqui no blog e tento responder todos - mesmo que seja de forma simples!
Se eu demorar para responder, é realmente porque estou muito ocupada, mas vou tentar responder sempre o mais rápido possível.

- Resenhas quase sempre favoráveis:
Não é que isso me deixa preocupada às vezes?! Mas é porque eu realmente gosto dos livros que leio e fico preocupada se não vai parecer que não estou sendo sincera nas resenhas. Acontece que escolho bem os livros que pretendo ler e, por esse motivo, quase nunca pego algo que não me agrada. Daí as resenhas são positivas! Além disso, sou uma leitura fácil de agradar - gosto dos mais diversos estilos.
Enfim, isso vai continuar me preocupando, mas não vou ler um livro que acho ruim só para ter alguma resenha negativa no blog.
Como a própria pessoa disse é coisa minha, não há muito o que fazer. 


A segunda pergunta foi sobre qual coluna as pessoas gostavam aqui no blog. Eu me ative às colunas que apareceram aqui nesse início de ano e o resultado foi:
Chegou para a Nanie - 24%        
Citação da Semana - 8%        
Esculturas com Livros - 7%        
Resenhas - 39%          Promoções - 22%
Eu fiquei muito feliz ao ver a grande aceitação das resenhas! E mesmo os posts que só apareceram nesse início de ano - Citação da Semana e Esculturas com Livros - já têm uma boa aceitação do público! 
Tive dois comentários:
- "Nenhum": A pessoa não gosta de nenhum dos posts do blog. Eu conheço vários blogs literários bacanas e indico-os aqui para quem não gosta do Nanie's World e quer bons blogs literários: Leituras e DevaneiosLendo nas Entrelinhas, Menina da Bahia, Romances e LeiturasSempre Romântica, Sonho de ReflexãoViagem Literária, Wishing a Book entre outros.
Há de se levar em conta que se a pessoa não está buscando um blog literário realmente aqui não é um bom lugar.

- "Eu gostava dos contos!": Eu também, muito! Mas estou completamente sem cabeça para escrevê-los. Tão logo a inspiração volte, eu publico mais aqui no blog. Quem sabe um dia isso não aconteça, né?!


Parte 2/5: Sobre as resenhas do blog

A segunda parte da pesquisa foi sobre as resenhas do blog - o carro chefe, por assim dizer, do blog! Afinal de contas, na minha opinião são os posts mais importantes. Me deixou muito satisfeita descobrir que 96% das pessoas que responderam o formulário gostam das resenhas do blog!

Um ponto que sempre me deixou em dúvida foi quanto à sinopse colocada nas resenhas. Perguntei o que vocês achavam do fato de colocar uma sinopse feita por mim nas resenhas. O resultado foi:
Adoro! Prefiro que seja assim: 61,5%
Gosto, mas preferia que também tivesse a sinopse oficial: 23%
Não gosto muito, preferia a sinopse oficial: 11,5%
Detesto, acho errado colocar outra sinopse: 4%
Não posso deixar de notar o grande número de pessoas que sentem a falta da sinopse oficial na minha resenha. Pensei bastante nessa questão e resolvi, por final, que não irei coloca´-las. Explico-me: primeiro porque a sinopse oficial pode ser facilmente encontrada no skoob, no site das editoras e em livrarias online, ou seja, não é uma informação que acrescentará muita coisa para a resenha, já que pode ser encontrada em outros lugares. Além disso um dos pontos que deixaram nos comentários da quinta questão é que às vezes minhas resenhas ficam muito grandes. Colocar a sinopse oficial seria apenas estender a resenha - fazendo ficar aparentemente maior (o que já é um problema em alguns casos sem esse acréscimo). Portanto, mesmo que alguns sintam falta dessa sinopse oficial, ela não será colocada nas resenhas.


Parte 3/5: Sobre as promoções do blog
A terceira parte perguntava sobre as promoções do blog - para que eu pudesse calibrá-las de acordo com o gosto de vocês, afinal de contas, as promoções são sempre para vocês.
Apenas 85% das pessoas que responderam já haviam participado de promoções aqui do blog, mas mesmo assim os resultados me ajudaram a escolher como seriam as próximas (aliás, as duas últimas já saíram  nos moldes da pesquisa).
Eu perguntei qual tipo de promoção vocês mais gostam e o resultado foi:

Comentaristas: 22,5%                   Formulário: 21%
Concurso Cultural: 8,5%
Via Twitter: 14%                  Via Facebook: 14%
Única chance para todos: 20%
O Concurso Cultural, conforme já era esperado, foi a opção com menos votos. As pessoas realmente não gostam muito de participar desse tipo de promoção. O que é uma tristeza porque, apesar de ser a modalidade que mais dá trabalho, é o tipo de promoção que eu mais gosto - porque as participações, embora poucas, costumam ser bem divertidas.
Me surpreendeu bastante saber que a maioria gosta de promoções entre os comentaristas! Eu gosto bastante, porque acaba premiando quem está sempre por aqui! Então é uma promoção que continuará existindo aqui no blog - uma vez por mês entre aqueles que comentaram nas resenhas.
Em seguida veio a promoção via formulário - que dá um trabalho danado e muitas vezes nem é muito justa. Mas se vocês gostam, também não irá sumir!
As promoções via Twitter e Facebook ficaram com a mesma votação! São super fáceis para quem quer participar e mais ainda para mim. Ou seja, é claro que vai ter muita promoção desse tipo aqui no blog, porque facilita bastante a minha vida.

Eu também perguntei qual seria a duração ideal para uma promoção. O resultado foi:

Uma semana: 8%                   Quinze dias: 31%
Três semanas: 18%                   Um mês: 43%
Ou seja, não há consenso... Mas as durações mais votadas foram 15 e 30 dias. Então, as duas últimas promoções que lancei no blog já tiveram a duração estipulada em três semanas - a maneira que eu encontrei para agradar o máximo possível.

Quanto perguntei o tipo de prêmio preferido, o resultado foi:
Livros: 50%                  Marcadores: 30%
Livretos: 20%
Não posso dizer que isso não era esperado! É claro que a maioria gosta de ganhar livros - até eu que sou boba. Eu quase nunca faço promoções cujo prêmio principal sejam marcadores e/ou livretos. É muito mais comum que eles sejam um prêmio para quem comentou em alguma resenha (sem aviso prévio) ou algo do tipo. Então, acho que está bacana continuar assim (mesmo que eu tenha zilhões de marcadores para sortear).

O pessoal também deixou comentários bacanas sobre as promoções do blog, alguns dos quais eu gostaria de responder diretamente:
"Gosto das promoções, mas acho que poderiam haver mais livros de editoras mais e menos conhecidos (como da porto das letras), para conseguirmos fugir um pouco do de sempre"
As promoções do blog são em suma maioria patrocinadas pelas editoras parceiras do blog. Sinto muito, mas isso não vai mudar muito não. Eu já tenho um gasto com Correio para poder enviar os prêmios e, no momento, não posso também bancar livros para outras promoções.
"Acho que seria legal ter mais lançamentos, mas entendo que talvez isso não seja possível."
Esse comentário me deixou surpresa. Como disse logo acima, as promos são patrocinadas pelas editoras parceiras e quase todas são de lançamentos.
"Acho bacana a frequência das promoções e os prêmios, são muitas de uma vez só ;) Só as acho repetitivas e iguais a de outros blogs (Me refiro a sorteios, que são a maioria por aqui)."
Bom, como visto é o que a maioria prefere. E como os sorteios são para os leitores, eu realmente vou continuar fazendo promoções do jeito que a maioria prefere - e isso se reflete em sorteios.


Parte 4/5: Sobre as parcerias do blog
Confesso que estava muito preocupada quanto a esse ponto. O meu maior medo era que o público não gostasse de ver livros de parceria sendo resenhados e que tivesse alguma dúvida quanto à idoneidade do blog (o que seria um preço que eu não estou disposta a pagar para ser parceira das editoras).
A maioria disse que achava ótimo o blog ter parcerias e que confiava na minha sinceridade nas resenhas - o que realmente me tranquilizou bastante e me deixou muito feliz.
Grande parte dos que responderam acham que é muito interessante que os lançamentos sejam resenhados e que hajam mais promoções!
Alguns comentários que eu gostaria de responder:
"Acho importante ter parcerias sim. Isso facilita as resenhas de lançamentos e promoções maiores, mas caso elas não existam resenhas de livros mais antigos são sempre bem-vindas."
Mesmo com as parcerias, eu tento postar resenhas de livros mais antigos aqui no blog! Com o Desafio N.I.E.R.C.O. eu posto ao menos a resenha de um clássico e a de um livro mais antigo (que eu li antes de começar o blog, ou seja, tem pelo menos dois anos de publicação) todos os meses. Mais do que isso é bastante complicado, porque eu sou a única que posta resenhas aqui no blog e não consigo ler mais rápido do que isso. Ainda assim, acho que já é uma forma de diversificar as resenhas que aparecem por aqui.
"Acho muito bom que blogs bons tenham parcerias, em absoluto acho que isso compromete a credibilidade do blog. Sim, iria sentir falta de saber o que está acontecendo atualmente, mas também sinto falta de um pouco mais de clássicos."
Folgo em saber que minha credibilidade não está em risco (porque, como já disse, esse seria um preço que não pagaria para ter parcerias) e que você goste de ver as resenhas de lançamentos aqui no blog. Como já respondido acima, eu faço o que posso para colocar resenhas de clássicos aqui no blog e, por falta de tempo e não de vontade, não conseguirei trazer ainda mais resenhas do que já posto.
"Ora, mas se o blog não tem parceria não existe blog, é isso? Se não tem parceria, não tem resenha de lançamentos, é isso? Se não tem como sustentar um blog, não tenha. Não fique confiando em parcerias pra ter livr pra ler. Isso se compra tbm..."
Acho que essa pessoa se equivocou completamente e não leu o que eu disse. É claro que o blog continuaria existir sem parcerias, até porque ele nasceu muito antes de fechar qualquer parceria. Mas realmente se não tiver parcerias, quase não terá resenhas de lançamentos - pois esses livros são mais caros e eu prefiro esperar abaixar o preço para poder comprá-los.
Ou seja, eu não tenho livros para ler apenas de parceria (haja visto minha pilha de livros não lidos que contém mais de 200 exemplares, todos comprados por mim), mas é através delas que consigo os lançamentos. Caso o blog algum dia não tenha mais editoras parceiras, as promoções irão diminuir muito (isso é fato) e as resenhas serão de livros mais antigos. Entretanto, o blog continuará existindo e a frequência de resenhas não diminuirá por conta disso.


Parte 5/5: Sobre você
Essa última parte era apenas para conhecer um pouco mais sobre os leitores do blog! Dentre os que responderam aos questionário 80% eram mulheres e apenas 20% homens. Cadê os leitores homens desse blog?! Não me surpreendi com esse número, porque pelos comentários que recebo, já vejo que a maior parte dos leitores é mesmo formada por mulheres!


Até 10 anos -  0% 
De 11 a 15 anos - 11,5%
De 16 a 20 anos - 27%
De 21 a 25 anos - 35%
De 26 a 30 anos - 11,5%
De 31 a 40 anos - 15%
Mais de 41 anos - 0%
A idade dos leitores também não me surpreendeu, embora eu sinta falta que leitores com mais de 41 anos visitem o blog.

Adorei saber que tenho leitores de quase todo o Brasil e gostaria de ter também leitores do Norte! São todos super bem-vindos ao meu mundo!

Sudeste: 65%
Sul: 11,5%
Nordeste: 11,5%
Centro-Oeste: 7,5%
Norte: 0%
EUA: 3,5%

Todos que deixaram email de contato foram respondidos individualmente.


Sei que o post ficou longo e a maioria das informações aqui contidas são mais úteis para mim do que para os leitores. Ainda assim, resolvi compartilhar com vocês os resultados dessa pesquisa de opinião.
Muito obrigada, mais uma vez, pela ajuda.

31 comentários:

  1. Nanie!
    Como assim não tem leitores do Norte!!!!!!
    Eu sou do Norte!!!! rs
    Será que não respondi essa última parte da Pesquisa?
    Sou de Rondônia.
     E eu acho o layout do Blog tão clean!!

    =)

    ResponderExcluir
  2. EU LI! rs

    Adoro ler esses resultados de pesquise, sério.

    Achei bem legal que muitas pessoas participaram!

    Agora, os resultados não foram nada favoráveis pra mim Hahahah
    Estou me sentindo um ET :P
    Mas, óbvio, a maioria é quem manda. Não é por isso que vou deixar de passar por aqui.

    Achei confusos os comentários de algumas pessoas reclamando da falta de livros lançamentos/clássicos/famosos/desconhecidos. Tem de tudo isso aqui no blog.

    Sobre as promoções... COMO ALGUÉM PODE GOSTAR DE PROMOÇÕES QUE DURAM 30 DIAS??? kkkkkk
    Posso fazer uma última reivindicação sobre promoções? Ao invés de fazer promoções de 3 semanas, você não poderia lançar algumas de 2 semanas e outras de 4? #souchato

    Outra coisa que me deixou confuso: O que são as promoções via formulário?

    ResponderExcluir
  3. que bom que o saldo geral da pesquisa foi positivo!
    o blog é muito aconchegante, gosto muito de vir aqui :)


    beijos
    bibs

    ResponderExcluir
  4. hahah uai, você respondeu, eu acho >< Mas eu só li o que estava marcado no resultado das pesquisas!!! hahahahaha
    Vai ver que você não clicou no último enviar e a sua resposta ficou entre as consideradas "incompletas" - essas eu não levei em conta ^^
    Eu gosto bastante do layout ^^ Ele é mesmo bem clean, o que faz com que demore a carregar são as imagens que eu posto na sidebar, a opção de curtir no rodapé - essas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Oba \o/ Eu também gosto desses resultados e por isso quis compartilhar ^^ Assim, como você, as pessoas ainda podem me dar mais uma ajudinha!

    Hahah e não é que é verdade, Felipe! Quase ninguém gosta de promoções Culturais, o que eu, infelizmente, já havia notado... e esse tipo de promoção, normalmente eu tenho que bancar, já que por conta da baixa participação, as editoras acabam não curtindo muito. Sendo assim, eles são raras por aqui... mas vou tentar não deixá-las de fora totalmente...
    Hhahaha E não foi uma só pessoa não >< Confesso que eu também gostaria de ler mais clássicos, só que o meu dia, infelizmente, só tem 24 horas (ô injustiça) e eu não consigo ler 23 páginas por minuto, ainda... Então, eu não consigo dar conta de mais do que isso... mas acho que, de forma geral, eu consigo dar uma boa diversificada nas resenhas aqui do blog! Pode não estar perfeito, mas já é alguma coisa ^^

    Há quem gosta de tudo! Talvez porque deixando mais tempo a pessoa tenha como conseguir mais chances extras ^^ Aí eu realmente não sei ><
    Olha, a última - O Atlas Esmeralda - já vai durar duas semanas e meia! É o mais próximo que conseguirei chegar de 15 dias... hehehehe Pode deixar que vou tentar dar uma variada para agradar todo mundo! Só que 15 dias exatos é muito pouco, porque senão eu teria que ficar indo aos correios toda hora (sim, sou preguiçosa), mas como já disse, vou tentar arrumar um jeito de melhorar ^^

    Muito obrigada, mais uma vez, pela ajuda ^^

    PS: Promoções via formulário são aquelas que as pessoas preenchem os formulários do Google Docs e costumam ter vários pontos extras.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei satisfeita ao constatar isso, Bibs ^^

    Muito obrigada, querida =)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bem eu acho que não respondi todo o questionario porque não conhecia totalmente o blog, mas o que eu vi eu comente. Nossa! Adorei essa postagem e achei muito interessante alguns pontos e olha que eu coloquei seu blog como um dos meus recomendados e suas resenhas são maravilhosas mesmo não tento a sinopse oficial. Sempre que posso estarei por aqui porque o blog me conquistou. Beijos e boa sorte! 

    ResponderExcluir
  8. Ah, não tem problema! Aqueles que não responderam a pesquisa toda também me ajudaram muito - eu só não usei os números no resultado mostrado aqui  no blog, para não ficar torto (as porcentagens são sempre baseadas em 26 pessoas) e fora de padrão. Mas a opinião foi contabilizada com certeza!
    Colocou mesmo?! Que delícia =) Fico muito feliz em ler isso ^^ Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, que ideia bacana essa pesquisa! Pena que eu só fui saber agora hehe...

    Resenhas de livros são mesmo polêmicas, assim como as famosas promoções (que eu raramente participo), mas seu blog tem resenhas de livros diversificadas, desde os clássicos que eu adoro, até lançamentos, ao contrário do meu que a tendência é só clássicos mesmo. Mas aí, a gente para e pensa: algumas pessoas reclamam que só há resenha de "livros da moda", aí sai uma resenha, sei lá, da "Odisséia", por exemplo, e a maioria dos comentários são: ai que legal, nunca ouvi falar desse livro, ai ñ leio porque acho chato, ai ñseioque! Infinitamente estúpido a meu ver. Eu fico chateada...

    Opa, ficou grande isso aqui haha.

    Bjos!

    http://www.silentmyworld.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  10. Nanie, eu adoro ler a opinião dos blogueiros sobre os livros que tenho vontade de ler e dos que conheço graças a vocês. Se existem dois blogs que eu recomendo e que confio plenamente são o Nanie's World e o Leiturinhas. Suas resenhas são ótimas, sua credibilidade é incontestável. Não tenho nada a reclamar. Não acho que o blog é pesado ou lento. E os quadros que mais gosto são: as resenhas, as promoções (apesar de não ter muita sorte) e o "Chegou Para a Nanie".

    Continue sempre assim. Muita boa sorte e ah, quase me esquecendo, eu adoraria ver concursos culturais por aqui.

    Beijão!
    http://batepapocomasorte.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa pesquisa!!!!

    ResponderExcluir
  12. hahaha pior que é assim mesmo..
    E vc viu as respostas?! Tem quem reclame que eu não posto clássico, tem quem reclame que eu não posto lançamentos >< hhahahaha Tento dar uma diversificada e é isso aí ^^
    Sempre fico de cara quando resenho um clássico super famoso e tem gente que diz que nunca ouviu falar O.o


    PS: Se quiser preencher a pesquisa, ela ainda está aberta! Vou adorar saber a sua opinião sobre o blog ^^

    ResponderExcluir
  13. Ai, que lindo *-* Tô toda boba agora com esse comentário ^^
    Fico feliz que goste bastante do blog =)

    É mesmo?! Vou colocar promoções culturais aqui, prometo! Vou pensar em um livro interessante, mas já prometo uma de um calendário lindo que recebi ^^

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por responder e ajudar o blog ^^

    ResponderExcluir
  15. Que bom que o resultado foi super positivo, Nanie.
    Continue sempre com as parcerias. Às vezes eu também não entendo quando algumas pessoas falam que faltam resenha de lançamentos (sendo que a gente vive correndo atrás de parceria pra poder dar uma ajuda na parte de lançamentos, né?) ou que faltam resenhas de livros mais antigos ou clássicos.
    Por isso mesmo que ando intercalando livros de parcerias com livros que ainda tenho na estante para ler (desde aqueles que comprei na Bienal até àqueles que ganhei, super antigos, de alguns amigos).
    Eu gosto muito de como o seu blog está.
    Sempre que entro aqui leio uma resenha diferente e adoro.
    Continue assim!

    ResponderExcluir
  16. Pois é, Babi, eu estou tentando fazer o possível! hahah já vi que nunca vou conseguir agradar todos, mas vou tentar agradar o maior número possível ^^
    Fico tão feliz quando vejo as pessoas dizendo que gostam do meu blog - me sinto recompensada!

    ResponderExcluir
  17. Espero cheio de ansiedade!
    Beijão, Nanie :]

    ResponderExcluir
  18. Gostei de conhecer o resultado parcial da pesquisa, é bom saber o que anda 'rolando' nos bastidores ... rsrs.
    Estou super atarefada esses dias por conta das tão sonhadas férias que começam amannhã, mas semana que vem passo por aqui com calma e coloco os comentários em dia.
    Bjkas,
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  19. Ainda bem que compartilhei - porque muita gente gostou mesmo de ver o resultado da pesquisa ^^
    Férias?! Que delícia =D Aproveita bastante!

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!!!
    Adorei saber o resultado da pesquisa.
    Não acho o blog lento e adoro o lat-out.
    Sò fiquei curiosa em saber se a mioria dos leitores são homens ou mulheres. Só percebi agora que não tinha essa pergunta.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Tinha essa pergunta sim, Rê! 80% dos que responderam eram mulheres ^^

    ResponderExcluir
  22. =) Qualquer coisa que precisa pode enviar um e-mail que se eu pude ajuda eu ajudo. Beijos! 

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, querida =D O mesmo vale para você ^^

    ResponderExcluir
  24. Alguém não gostou do layout do seu Blog?
    Eu gosto dele, acho clean, tudo organizadinho e com 'aspecto' de clareza.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  25. Ah, não tem como agradar todo mundo, né?! Heheheh
    Mas fico feliz que você tenha gostado - eu também gosto bastante desse layout ^^

    ResponderExcluir
  26. Conheci o blog a algumas semanas e gostei bastante!
    A única coisa que senti falta foi do gênero dos livros nas resenhas.
    Poderia ter uma Tag assim como tem para editora e autor.
    Assim seria mais fácil encontrar um determinado tipo de livro no Blog.
    Quanto as promoções gosto de ganhar marcadores de livro. Acho que até mais do que dos livros. =)

    ResponderExcluir
  27. Aline, fico feliz que goste do blog =)
    Eu não coloco gênero porque nunca sei o gênero do livro e sempre me confundo >< hahahaha Mas é uma ideia bacana ^^ Vou tentar implementá-la nas novas resenhas (pq nas antigas fica complicado demais).

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie, 

    não sei se vou responder a pesquisa, descobri o blog muito recentemente e não sei se poderia colaborar de forma efetiva com a pesquisa. Mas, aproveito os comentários para registrar que gostei muito do que já vi por aqui e o blog já entrou para a lista dos que acompanho através do Google Reader. E já dou minha opinião sobre o item 2/5 (resenhas), apoio e concordo com sua opinião de não colocar a sinopse oficial nas resenhas, isso é algo que sempre me incomodou em muitos blogs literários e o fato de você não fazê-lo é o que me faz gostar de ler suas resenhas. Gosto de conhecer a história sobre a ótica do resenhista, isso nos entrega muito sobre o processo de leitura e o encanto ou desencanto que a obra lhe causou. É como você disse, sinopses oficiais, encontramos fácil nos sites das editoras e skoob. Bom é isso, vida longa ao Nanie's World!

    ResponderExcluir
  29. Só com esse comentário já me ajuda, Núbia ^^ Muito obrigada!
    Pois é... Eu não coloco porque já está facilmente disponível para todos! Sempre gosto de falar da minha maneira - mas de forma bem breve e só contando o iniciozinho, porque tenho pavor de spoiler >< hahahaha
    Fico feliz que goste do blog! E que a vida do Nanie's World seja MUITO longa \o/

    ResponderExcluir
  30. Que legal esta prévia,gostei bastante de saber,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  31. Vou deixar a pesquisa aberta para quem quiser responder ^^ Mas já pude ter uma ideia!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥