A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan
Intrínseca - 333 páginas
Quando um livro ganha um prêmio, ele chama a atenção do público. Quando ele ganha vários, entre eles o Pulitzer de Ficção, o National Book Critics Circle Awards, o Los Angeles Times Book Prize e o Tournament of Books, lê-lo é quase uma necessidade.
Título: A Visita Cruel do Tempo
Título Original: A Visit From The Goon Squad
Autor: Jennifer Egan
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 333
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Nesse livro você irá conhecer Sasha. E Bennie. E Lulu. E Dolly, Jules, Lou, Scotty, Rhea, Alice, Jocelyn, Stephanie, Kitty, Alex, Drew, Alison.
Personagens cujas vidas se entrelaçam de forma intrigante e cujas lembranças são contadas.
O que eu achei do livro:
O livro é incrível!
Quase não é possível dizer nada sobre a narrativa de Jennifer Egan... isso porque é quase impossível acreditar que foi uma mesma pessoa que escreveu todos os capítulos do livro. A cada um a narrativa é diferente, completamente diferente! A mutação de estilo narrativo entre os capítulos é inebriante e maravilhosa!
Cada capítulo fala de um momento diferente na vida de um personagem. E os personagens dos diversos capítulos têm suas vidas entrelaçadas de alguma forma.
A narrativa não é linear, portanto, em muitos momentos a leitura se torna difícil. É um livro para ler com calma e muita atenção - não há ordem cronológica no decorrer da história - o leitor tem que se situar a cada parágrafo. Isso torna a leitura um pouco mais lenta, mas também torna a experiência de ler esse livro algo único.
Os personagens são mais do que realistas, são chocantes e envolventes. Eu me senti vestindo a vida de cada um deles enquanto lia a história. Todas recheadas de um sofrimento pungente e real - vitórias e derrotas quase na mesma medida. Jennifer Egan criou histórias que poderiam ser a nossa e que por isso conseguem mexer com nossos sentimentos.
As histórias contadas variam da década de 70 a alguns anos no futuro - quando a autora retrata uma realidade assustadora, principalmente pela possibilidade de se tornar real.
Entretanto, devo dizer que a frase "O melhor livro que você terá nas mãos." que estampa a versão nacional do livro jogou minhas expectativas bem lá no alto e me impedem de dar a nota máxima para ele. É uma história incrível sim, mas não é o melhor livro que eu já tive em mãos.
A Visita Cruel do Tempo é um retrato de vidas entrelaçadas - de sucessos e fracassos, de pessoas, da vida.
PS: Um dos capítulos, o 12, é contado em formato de slides - é incrível! Eu nunca havia visto isso em um livro e adorei.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Que bom que curtiu... não teve o mesmo efeito sobre mim. Sei lá, acho que não gosto de histórias reais!!
ResponderExcluirComprei esse livro, pelos mesmos motivos que a levaram a ler, pela citação da capa e os prêmios. Tomara que eu não me decepcione, como a Van Bosso.
ResponderExcluirbjss,
Oi Nanie!!! Fiquei super empolgada pela sua resenha que foi contagiante!!! Mas apesar de todos os prêmios ele entrará para a minha lista...mas para leituras futuras, bem futuras. estou num momento mais light. Querendo histórias mais leves e descompromissadas. bjs
ResponderExcluirParece ser interessante e essa quantidade de prêmios deixa todo mundo curioso... nunca tinha lido a respeito desse livro, mas vou pesquisar e ver se acho... só fico um pouco com pé atrás pois tenho certa dificuldade em ler livros que não seguem uma ordem cronologica, fico o tempo todo querendo colocar em ordem...rss
ResponderExcluirbeijos,
Dé
Vanessa, que vc não é muito fã de livros realistas eu já sabia. Mas fiquei impressionada por não ter gostado desse... a mudança de estilo narrativo é incrível =)
ResponderExcluirNaty, se você não gosta de livros realistas, vai ser complicado gostar desse. Ele não tem nada de sobrenatural. Mas quem curte um bom drama da vida real com certeza ama esse livro - é uma história incrível! Na verdade, são várias histórias incríveis =)
ResponderExcluirRenata, é uma história um tanto pesada, porque é realista, sabe?! Você sente as dores dos personagens, sofre e torce por e com eles! É um livro muito bom =)
ResponderExcluirDébora, é uma história muito legal! Realista e chocante - o livro nos faz sentir as dores dos personagens.
ResponderExcluirPois é... então prepare-se para surtar >< ahahah a autora não segue uma ordem cronológica nem mesmo dentro dos capítulos... é uma narrativa não-linear que deixa o leitor perdido e maravilhado ao mesmo tempo!
Oi Nanie!
ResponderExcluirEu não estava nem um pouco a fim de ler esse livro, mas depois que li a resenha da Nina (Minha Vida por um Livro) e a sua - que está linda, mudei de ideia!
Já entrou para a lista de super desejados, pretendo ler em breve. Fiquei bem curiosa com esse lance dos slides *-*
Beijos
Livros e blablablá
Que livro interessante! Gostei. Eu gosto de ler livros realistas de vez em quando é bom voltar pro chão rs
ResponderExcluirAdorei a resenha e ri com as suas expectativas! Realmente às vez um comentário na capa pode estragar tudo rs
beijinhos
Juh, para quem gosta de histórias realistas, é um livro maravilhoso! Eu me encantei =D
ResponderExcluirÉ só um capítulo assim - mas é super interessante e muito diferente!
Eu gostei demais do livro! Sou super fã de livros "não fantásticos" ^^ É até mais difícil encontrar livros assim hoje em dia, né?! ><
ResponderExcluirPois é... às vezes eu não gosto dessas citações justamente por isso... afinal de contas, ninguém vai imprimir na capa do livro algo do tipo "levemente decepcionante", né?! >< hehehhe
Oi Nanie,
ResponderExcluirQue resenha empolgada! rsrs Achei bem interessante, mas não sei se o leria agora. Estou em uma fase de ressaca literária :(
Li o primeiro capítulo disponibilizado pela intrínseca e adorei! Achei a personegem muito realista e também gostei da narração. Fiquei com muita vontade de ler o livro todo!
ResponderExcluirVívian, então prepare-se, vai adorar a história! O estranho da história é que não é toda centrada nessa personagem, mas em vários ao redor dela - é muito bom!
ResponderExcluirHérida, o livro é muito diferente! Sempre que encontro coisas tão diferentes assim, eu fico empolgada mesmo =D hehehe
ResponderExcluirAi, nem me fala disso - passa longe de mim! hahahaah
Só o nome do livro já me conquistou... Mas quando vc disse... "Os personagens são mais do que realistas, são chocantes e envolventes." Tipo quero ler já esse livro...
ResponderExcluirDe verdade... comentário postado nas capas dos livros, para mim, são bem inúteis... Mas né...
Os comentários nas capas servem muito para mim >< hahah confesso que sou o tipo de leitura que é fisgada por um bom comentário de capa! Mas, por outro lado, eles também me fazem me decepcionar com alguns livros, porque jogam minha expectativa nas alturas ^^
ResponderExcluirNanie, eu cheguei a ler o primeiro capítulo na Internet, mas não consegui me sentir fisgada pelo livro. Acabei deixando pra lá mesmo e por isso nem pedi pra Intrínseca.
ResponderExcluirMesmo com algumas resenhas positivas (a sua é a terceira que leio - 2ª positiva), ainda não fiquei interessada porque não acredito que o livro faça meu estilo.
Beijão
Babi, acho que não dá para forçar a barra, se o livro não é o seu estilo. Nem vale a pena - vai acabar sendo chato e maçante.
ResponderExcluirO livro é para quem gosta de histórias da vida real!
Bom, confesso que quando vi achei a capa feia e ai ja não tive curiosidade sobre o livro... Mas então li a sua resenha e a da Marina (MVL) e acho que agora quero ler rs Vamos ver no que dá neh, quem sabe eu ganho no sorteio?!
ResponderExcluirGostei da capa do livro! E acho que as histórias que o livro apresenta, devem ser doidas como o estilo da capa. Eu leria esse livro, gosto de histórias realistas e com várias passagens de tempo. Só fiquei mais curiosa para saber um poquinho de cada história hehehe
ResponderExcluirBeijinhos
Você acha essa capa feia?! Nossa... eu acho ela bem bonita!
ResponderExcluirQuem sabe, né?! ^^ ehehehe
Nataly, praticamente cada capítulo tem um personagem protagonista, que de alguma forma está ligado ao mundo da música.
ResponderExcluirNão tinha muito como contar detalhes sobre cada um sem entregar muito da história... hahah como eu não gosto disso, decidi não contar =D
Mas o livro é muito bom!
Adoro histórias reais,deve ser super interessante,quero ler.
ResponderExcluirBjs
Luciane Oppelt
Para quem gosta de histórias reais é um livro maravilhoso!
ResponderExcluirhahaha eu tb não gosto de contar muito sobre o livro, eu acho que estraga a história, mas...juro que eu fiquei muito curiosa para saber sobre as histórias desse livro. Acho que vou ter que comprar hehehe
ResponderExcluirBeijinhos
Hahahahah então você me entende! hahah
ResponderExcluirO livro é muito bom, Nataly! E cada história é o máximo ^^
Oi, Nanie!
ResponderExcluirAinda não tinha tido tempo para ler a resenha com calma , por isso só estou comentando agora.
Achei interessante que a história do livro seja de várias pessoas e que se liguem.
Gostei da sua sinceridade em dizer que não é o melhor livro que vc já teve em mãos, isso me ajuda a não criar grandes expectativas sobre ele.
Bem, a Vanessa não curtiu, vc curtiu... Agora é ler para tirar minhas próprias conclusões.
Beijos
Rose, a Vanessa não gosta muito de livros reais, que não tenham elementos sobrenaturais... e realmente quem não gosta desse tipo de literatura, não vai curtir A Visita Cruel do Tempo. Mas para quem gosta é um livro muito bom! As histórias contadas são ótimas e a maneira de autora escrever é diferente em cada capítulo, o que eu achei incrível =D
ResponderExcluirÉ um livro excelente, mas não é o melhor que já li... hahahaha a frase na capa acabou criando falsas expectativas >< Ainda assim, o livro é MUITO bom e eu super indico a leitura ^^
Ui que medo desse livro, medo de me apaixonar.
ResponderExcluirGostei do mote e sua resenha me impressionou,quero ler.
hahah Agora sim! Esse livro é realista e impressionante - a história é linda =D
ResponderExcluirNossa você gostou mesmo do livro hei? Parece ser bom amiga, quem sabe não leio em breve né? Ainda mais você falando do jeito que o capitulo, amei. Lá se vai meu cofrinho kkkkkkk
ResponderExcluirBjkss
Ká Guimarães
Ká, eu adorei o livro =D Ele é muito bom ^^
ResponderExcluirTomara que você consiga lê-lo em breve =)
Quero este livro, pelo visto é bastante interessante, já está na lista ;)
ResponderExcluirBjs,
@PatriciaADavis
Para quem gosta de histórias realistas, é uma excelente pedida.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro. Gosto bastante de histórias surpreendentes e de personagens marcantes... Adorei a resenha, Nanie!
ResponderExcluirhttp://batepapocomasorte.blogspot.com/
É assim mesmo, Luan! Marcante é uma boa palavra para definir os personagens criados por Jennifer Egan =)
ResponderExcluirEu estou vendo comentários controversos sobre o livro, uns amando, outros achando que foi completamente indiferente. Acho que esse é um livro daqueles que toca algumas pessoas mais que outras e só lendo vamos saber com quem concordar =)
ResponderExcluirEu juro que não consigo imaginar uma história contada em slides dentro de um livro. É muita imaginação!!E que legal, foi a Fernanda Abreu que traduziu.. Será que é A Fernanda Abreu mesmo ou uma outra Fernanda Abreu?
E mais um distópico! Eles estão com tudo!!
Bom, tem muita gente que só curte livros sobrenaturais e daí não vai mesmo gostar desse. É um livro bem realista, pungente, lindo! Eu me encantei com a história e ainda mais com a mutante narrativa da autora.
ResponderExcluirO capítulo em slides é totalmente diferente, mas é ótimo - dá para acompanhar perfeitamente e entender tudo.
Não é um livro distópico não. Apenas o último capítulo se passa num futuro próximo, que é pertubador, mas nada tem dessa ideia de sociedade perfeita.
É um livro excelente e super recomendado para quem gosta de histórias realistas.
Super premiado,hein?!Muito bom.Amo histórias reais e fiquei muito curiosa com relação ao formato de slides .
ResponderExcluirÉ um livro bem diferente! E foi muito premiado mesmo =)
ResponderExcluirConfesso que não tinha visto nada ainda sobre o livro e tive que pocurar a sinopse para entender melhor a resenha.
ResponderExcluirNão sei se faria meu estilo, parece meio dramático para meu gosto. No geral os livros ganhadores de Prêmio Pulitzer são.
Bjkas!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
Esse é um livro que não dá para contar nada, Monique! Mesmo a sinopse oficial não conta as coisas de forma que dê ao leitor uma ideia do que se trata a obra!
ResponderExcluirÉ um livro dramático sim! Mas lindo =)
Eu nunca olho para os prêmios que os livros (ou filmes) ganham, sinceramente. Nem dou importância para esses elogios que aparecem na capa, ainda mais porque parece que 90% dos livros que chegam até nós são best-sellers do The New York Times rs
ResponderExcluirEsse livro me ganharia fácil por esse formato diferente, adoro isso nos livros!
Só senti falta nessa resenha e na sinopse, saber do quê exatamente se trata essa história, mas pelo que entendi nem deve ter uma história central, né?
Felipe, eu confesso que gostaria de não ligar, mas o caso é que ligo e sempre leio os comentários >< hahahah alguns me impressionam e elevam minhas expectativas quanto ao livro, como nesse caso =) O que nem sempre é bom >< hehehe
ResponderExcluirÉ super diferente, sério mesmo! Não há uma história central! A única coisa que conecta todas as histórias é a música - todos os protagonistas de alguma forma estão ligados ao mundo da música. E Bennie e Sasha talvez sejam os que conectam mais personagens >< ahahah é complicado falar - só lendo para entender! Mas cada capítulo é uma história com princípio, meio e fim e, de alguma forma, está relacionada a algum outro capítulo! É um livro muito diferente e muito bom =)
Ai Nani fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro, pois gosto de leituras que tenham propostas diferentes. Acho incrível!
ResponderExcluirÉ legal vc ler um livro que exija um pouco mais da sua capacidade leitora e que te proporcione bons sentimentos em relação à leitura, é explêndido, pois mostra que não é só os clássicos que carregam esse símbolo de densidade elevada né?
Este livro já está na minha lista de desejados, gostei da capa dele, bem diferente e a sinopse me deixou coriosa, mas como vc não gosto quando tem uma frase de chamada que enaltece o livro, pois muitos deles acabam por me deixar frustrada, pq fico esperando tanto e no fim não supre nem a metade das minhas expectativas. Isso já aconteceu várias vezes comigo. =(
Espero que este seja diferente.
E que bacana essa ideia de fazer um capítulo com slides, nossa fiquei interessadíssima nisso!
Adorei a resenha flor. Beijinhos ♥
Gilciany, ele só não chegou a ser o melhor livro que eu já tive em mãos, mas nem por isso deixa de ser um livro INCRÍVEL! Ele tem realmente uma proposta bem diferente e uma história maravilhosa =)
ResponderExcluirNossa! Esse livro deve ser bom. Acho que eu quero lê-lo.
ResponderExcluirSuellen, o livro é muito bom =)
ResponderExcluirGostei demais da sua resenha e preciso muito desse livro.... ele é meio real e por isso as boas impressões....
ResponderExcluirbjos
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
www.entrandonumafria.com.br
Philip, o livro é muito bom! E as histórias são extremamente realistas - vale a pena conferir =)
ResponderExcluirNem sei o que dizer deste livro! Vencedor do Pulitzer!
ResponderExcluiruau!Tenho visto várias resenhas dele, inclusive uma na revista Veja. O livro é genial!Tá na minha lista de leituras aqui para este mês!:)Parabéns mesmo!
A ideia geral do livro é incrível - colocar cada capítulo de forma independente, com protagonistas diferentes e uma maneira de narrar completamente diversa é muito interessante =)
ResponderExcluirEi Nanie, que livro hein, super diferente!!!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha... e nossa quaaaaaaaantos personagens é de ficar maluca não???
Beijoss
Menina, é super diferente MESMO!
ResponderExcluirNão fica maluca, porque cada capítulo tem um protagonista, mas tem princípio, meio e fim. Mas ao mesmo tempo as histórias estão conectadas - é realmente muito bacana =)
Livro interessante!Vou ler,pois gosto quando os livros não apresentam uma narrativa não linear.
ResponderExcluirFabianne
gostei bastante!!!
ResponderExcluirparabens...
Oi!
ResponderExcluirEu comprei o livro no começo deste mês, mas ainda não li ;)
Colocam cada frase nas capas dos livros que muitas vezes é exagero e nos enganam!
Depois de ler o livro passarei novamente por aqui para deixar a minha impressão da leitura :D
Bjs,
@PatriciaADavis
Patrícia, as frases são sempre positivas, claro =D hahahah
ResponderExcluirO livro é muito bom, espero que você goste do livro tanto quanto eu gostei =)
Hum, legal. Tinha mais expectativas com relação a esse livro, mas o deixarei para depois. Não consegui captar o que ele quer passar, mesmo após sua resenha. São vários personagens, os relatos de suas vidas e...?
ResponderExcluirSei lá, não me conquistou, mesmo após toda a propaganda feita em cima dele. Nem da capa gostei, rs.
Parabéns pela resenha. Adoro o modo como você sempre ressalta coisas únicas de cada livro!
Beijos,
Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com
E é só isso mesmo, Fátima! Os reveses da vida =D
ResponderExcluireu li e nao achei o livro muito bom
ResponderExcluiracho que gostei mais da capa doq do conteúdo em si
Dani, não gostou da história?! Nossa, eu adorei =D Achei muito legal e com uma dose de realidade que eu já estava com saudades em meio a tantos livros fantásticos.
ResponderExcluirLi recentemente e me encantei, mesmo sendo bem diferente do que se está acostumado. Fui buscar resenhas pra ver o que o pessoal achou, você é uma das poucas pessoas que parecem ter gostado.
ResponderExcluir;)
http://oepitafio.blogspot.com.br/2012/08/a-visita-cruel-do-tempo-jennifer-egan.html
Elder, eu me apaixonei pela narrativa de Jennifer Egan - ela consegue transformar uma história em algo incrível.
ResponderExcluirNão sei quanto as outras pessoas, mas eu verdadeiramente me apaixonei por essa história e pela autora.